Ambientalização: Vivendo no Mundo de Witch Hunter
O mundo de Witch Hunter é igual ao nosso, mas com bruxas e seres místicos! Entretanto, após a Era das Bruxas terminar, por algum motivo desconhecido as pessoas se esqueceram da existência dessas criaturas, e a maioria delas duvidam da existência destes seres sobrenaturais. Por isso, a maioria dos PNJs humanos possuem uma a desvantagem Mundano (Recebem H-2 se falharem em um teste de R quando se depararem com criaturas ou situações sobrenaturais).
Quanto à
Geografia e
Política, o mundo é 99,9% igual ao mundo atual. As fronteiras dos países são as mesmas, assim como seu tipo de governo, língua e população. Algumas poucas cidades como Salém, Samhain e Insmouth são inseridas como pontos importantes da campanha. Clima, densidade demográfica, terrenos e vegetação também são iguais.
Quanto à moeda, para evitar o uso de sistema de câmbio, utilizaremos apenas o termo
Dinheiro. Mesmo que não seja errado que os jogadores falem em dólares, reais ou euros, no jogo não será visto qual vale mais ou menos. Um jogador que possua 3 de Dinheiro em Reais possui a mesma quantia de alguém que possua 3 de Dinheiro em Dólares.
Regra Alternativa: Dinheiro como característica (Créditos ao Padre Judas)– Você pode utilizar o dinheiro como um tipo de atributo do personagem, utilizado para comprar bens através de testes. A quantidade de D do personagem determina sua capacidade de comprar bens e contratar serviços.
D0 -Miserável - Você é tão pobre que passa fome, vive na rua e tem dificuldades em obter necessidades básicas.
D1 -Pobre Você tem dificuldades em sobreviver, mas possui um teto e comida (nada excepcional).
D2-3 -Classe Média Baixa - Você tem que trabalhar bastante, mas não passa necessidades. Por outro lado, não tem muitos luxos.
D4-5 -
Classe Média Alta - Você tem um bom emprego ou um pequeno negócio. Todas as suas necessidades básicas estão satisfeitas e possui algum luxo.
D6-9 -Classe Alta - Você é rico, e pode acumular uma quantia razoável de bens. Provavelmente tem um excelente cargo em uma empresa ou no governo (ou é dono de um negócio próspero).
D10+ -Magnata - Quem precisa trabalhar? Você é MUITO rico, tanto quanto um rei – de fato, talvez você SEJA um.
Todos os personagens possuem D2 como base e depois somam ou subtraem 1 ponto para cada dado(independente do multiplicador de moedas) que rolariam se fossem calcular o dinheiro através de vantagens, perícias e desvantagens conforme o Manual Alpha, pag 14, ou seja, um personagem que possua Má Fama e uma Perícia, subtrairá 1 ponto pela Má Fama e somará 2 pontos pela Perícia, ficando com D3. Personagens com Pobreza recebem -6 em D e personagens com Riqueza recebem +6.
Para adquirir um Item ou Serviço comum, o personagem simplesmente compara o seu nível em Dinheiro com o nível necessário, determinado pelo Mestre. Se for igual, o personagem adquire o bem ou serviço automaticamente. Entretanto, caso queira algo acima de suas posses, o personagem ainda pode tentar comprar com um teste de Característica. Ele rola um dado e deve tirar um valor igual ou menor que o seu nível em Dinheiro. É aplicada uma penalidade igual a diferença entre o nível do personagem e o nível necessário, -1. Assim, se o personagem tem D2 e quer adquirir uma Arma de D3, ele testa normalmente. Mas se quiser comprar Roupas Finas de D4 ele testa com D-1, ou seja, precisa tirar 1 no dado para conseguir. Se for bem sucedido, compra o item. Um resultado 6 é sempre uma falha.
Mesmo tendo falhado, o personagem ainda pode adquirir o item em questão. Neste caso ele sacrifica uma quantidade de níveis de D igual à diferença entre seu nível e o necessário. Deste modo, se o personagem com D2 falhar em adquirir uma Arma de D3, ele pode sacrificar 1 ponto, ficar com D1 e conseguir a Arma. Se quiser a Roupa Fina, tem que sacrificar 2 pontos, ficando na completa miséria (D0), mas será um mendigo bem vestido. Obviamente não é possível sacrificar mais pontos do que se tem, então há itens que simplesmente não podem ser obtidos.
Tabela Exemplo de Itens/Serviços
Itens & Serviços....................................................Nível
Lanterna...............................................................1
Refeição Comum.....................................................2 a 3
Itens Doméstico Comum..............................................2
Roupas casuais........................................................2
Celulares e Aparelhos Eletrônicos ................................. 3+ (variável)
Kit Profissional (Maleta de primeiros socorros, Ferramentas, Etc...)3+ (variável)
Instrumento Musical...................................................3
Armas Brancas ........................................................2+ (variável)
Armas de Fogo.........................................................3+ (variável)
Roupas finas...........................................................4
Estadia (pernoite)...................................................2-4
Metrô/Taxi............................................................3+(variável)
Passagens Aéreas......................................................5+(variável)
Carro/Moto ............................................................ 4+(variável)
Aluguel (moradia).....................................................2+ (variável)
Casa....................................................................3+ (variável)
Tanque de Guerra.....................................................7 (Sim, porque existem tanques por meros 70.000 dólares)
Jato Particular, Mansão..............................................8
Palácio, Submarino, Ônibus Espacial...............................10
Ainda falando do Dinheiro, temos que levar em conta que no mundo também existe o mesmo problema da má distribuição de renda: temos as inevitáveis classes baixa, média e alta. Em termos de jogo, estamos falando do fato dos personagens possuírem
Riqueza (2 pontos),
Pobreza (-1 Ponto) ou
Nenhum desses atributos. Personagens sem nenhum desses atributos pertencem à classe média. geralmente são trabalhadores que recebem um salário razoável, suficiente para sobreviver, ter um teto e acesso a alguns bens. Personagens com Pobreza são os realmente pobres e vão ter muita dificuldade para comer e se vestir, morarão em um casebre, quando não na rua ou em albergues, quase nunca conseguirão comprar nada diferente de comida (isso quando conseguirem comprar comida). Por outro lado, personagens com Riqueza são os podres de ricos. Em regras, quem possui essa vantagem passa a ter uma “escola de magia”, com acesso irrestrito a qualquer efeito que não provoque dano, pelo custo normal em PMs e respeitando todos os demais efeitos (como duração e alcance). Apenas as exigências não precisam ser respeitadas. Tampouco é necessário que o “mago das verdinhas” conheça a magia em questão, mas é imprescindível que ele encontre no caminho alguém para realizar o serviço em nome dele.
Quanto à
Tecnologia, o mundo de Witch Hunter apresenta o mesmo nível atingido por nós: existem celulares com internet e GPS; as viagens espaciais ainda se limitam ao máximo à nossa Lua e ainda não tivemos contato direto com vida fora da terra; Impressoras 3D começam a ser criadas e utilizadas no mundo todo; os rápidos meios de transporte permitem que seja possível ir para quase qualquer lugar do mundo em poucas horas, etc... Entretanto, algumas pessoas com Genialidade e a Witch Hunter raramente conseguem extrapolar o limite tecnológico da época, realizando verdadeiros milagres como o desenvolvimento de cura para doenças até então incuráveis ou meios para se teletransportar matéria de um ponto a outro do globo terrestre.
As
Religiões também são similares, com a adição de algumas religiões próprias das Bruxas, como é o caso da R’lyeh Gishki e de algumas que cultuam as Bruxas em si (Algumas bruxas poderosas são vistas como se fossem deusas, sendo cultuadas geralmente em vilas e cidades afastadas). Esta é uma variável interessante a ser abordada na campanha, uma vez que muitas religiões são terminantemente contra as bruxas enquanto outras valorizam todo e qualquer ser vivo.
Existe um Setor de História e Arqueologia na Witch Hunter que estuda o mundo antigo de forma conjunta com o conhecimento que a guilda obteve acerca das Bruxas. Em seus estudos, o setor já conseguiu provar que as Divindades de mitologias antigas como a Nórdica, Egípcia, Chinesa e Grega eram na verdade Bruxas e Bruxos venerados pelos seus poderes, e que inclusive algumas delas ainda vivem entre nós! Por exemplo, a poderosa dividade chinesa Nu Wa é uma bruxa na forma de uma simpática senhorinha que cuida de uma loja de penhores em China Town...