RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 08 Fev 2017, 17:47

Fala pessoal, tudo bem?

Uma curiosidade: vocês teriam interesse em jogar um jogo eletrônico de PC/console baseado nas regras de 3D&T Alpha?

Nas últimas duas semanas eu estive trabalhando em um protótipo desse jogo e queria compartilhar com o pessoal aqui do fórum. Claro que ainda falta um milhão de coisas pra fazer, mas atualmente o protótipo já tem:
  • Movimentação, ataque de perto e longe, esquiva e iniciativa
  • Algumas poucas vantagens implementadas (Aceleração, Alquimia e Ataque Especial)
  • Pathfinding pra movimentação dos personagens
  • Possibilidade de ver a fecha dos personagens completa ou compacta
  • Log com todas as ações feitas pelos personagens (como no Neverwinter Nights e outros jogos do gênero)
  • Montagem da ficha com as diferentes características, cálculo de PMs e PVs automático, perícias, vantagens, desvantagens e desvantagens (destes, apenas algumas poucas vantagens estão de fato implementadas. O restante somente aparece na ficha)
Imagem

Minha ideia seria fazer algo como uma mistura entre FTL e XCOM. No combate o jogador enfrentaria os inimigos em um grid tendo que posicionar bem seus personagens e usar habilidades pra vencer. E fora de combate haveria uma historinha bem simples com um pouco de rogue-like onde iriam acontecer encontros que seriam resolvidos por decisões do jogador e testes de habilidades, perícias e etc.

É claro que o projeto ainda está muito no início (como disse, comecei há duas semanas) e estou fazendo nas horas vagas, então não sei se vou de fato fazer tudo isso que comentei acima. Mas vou tocando o projeto como for possível.

Se tiverem alguma dúvida sobre o desenvolvimento ou alguma sugestão, fiquem à vontade pra comentar!

Postei no Youtube um vídeo mostrando um pouco mais do protótipo com alguns turnos de combate:


Demonstração IA vs IA:
Editado pela última vez por diegocbarboza em 16 Fev 2017, 22:44, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por the ga » 08 Fev 2017, 18:19

Bem interessante. Não tenho nada pra sugerir diretamente, porque eu não sei o quão difícil seria implementar no jogo, mas incluir as manobras de combate (Ataque Localizado e etc.), ajudaria a enriquecer o jogo além das Vantagens.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por BURP » 08 Fev 2017, 18:36

Eu lembro que fiz uma vez um protótipo de 3D&T no RPG Maker. Nada muito sério, na real, só um demo de exploração de masmorra estudando como colocar elementos do sistema no jogo. Deve ter o arquivo boiando na net em algum lugar ainda.

O projeto tá bem legal, tem que ver como fica mais pra frente.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 08 Fev 2017, 21:14

Achei interessante. Se ficar com uma boa jogabilidade eu jogaria. Sim, se possível incluir as manobras seria bom. Também tem que como as diferentes magias funcionariam no game.

Boa sorte no projeto. Espero que vá pra frente.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 08 Fev 2017, 22:30

Dou meu apoio moral, sempre pensei nisso mas nunca me prestei a tentar fazer.

A única coisa observável é que como vai ser um jogo estilo tactics talvez seja uma boa limitar o alcance do PdF, afinal deixar quase a tela toda de alcance e combinar com Aceleração faz com que dificilmente um personagem melee consiga se aproximar, ou levariam vários turnos pra alcançar o ranged (que se move pra longe e ataca). Talvez comece com 2 ou 3 quadrados de distância (o padrão pra muitos tactics) e depois aumente, seja +1 a cada ponto em PdF (ou a cada dois) ou com alguma vantagem que duplique. Alcance Ampliado do Manual do Defensor fica legal com algumas modificações: F vai de 1 pra 2/3 (o padrão de PdF) e o PdF dobra pra 4/6. Obviamente o movimento também seria reduzido, deixando mais estratégico; 1 casa para cada ponto de H fica legal.

Pra mim pelo menos esse detalhe faz o jogo ficar menos repetitivo, afinal o(s) player(s) vai(ão) ter que prestar atenção no cenário e movimentação, deixando menos maçante os combates.
Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 09 Fev 2017, 00:32

Valeu pelo feedback pessoal! Vou postando aqui sempre que tiver novidades. Vou ver se disponibilizo uma versão pra quem quiser testar em breve (sem IA por enquanto, claro).
the ga escreveu:Bem interessante. Não tenho nada pra sugerir diretamente, porque eu não sei o quão difícil seria implementar no jogo, mas incluir as manobras de combate (Ataque Localizado e etc.), ajudaria a enriquecer o jogo além das Vantagens.
Sim, as manobras poderiam ser implementadas da mesma forma que as vantagens. Acredito que dê pra fazer sim.
BURP escreveu:Eu lembro que fiz uma vez um protótipo de 3D&T no RPG Maker. Nada muito sério, na real, só um demo de exploração de masmorra estudando como colocar elementos do sistema no jogo. Deve ter o arquivo boiando na net em algum lugar ainda.

O projeto tá bem legal, tem que ver como fica mais pra frente.
Se tiver compartilha aí pra gente ver!
Padre Judas escreveu:Achei interessante. Se ficar com uma boa jogabilidade eu jogaria. Sim, se possível incluir as manobras seria bom. Também tem que como as diferentes magias funcionariam no game.

Boa sorte no projeto. Espero que vá pra frente.
Magias também funcionariam em um esquema parecido com o uso de vantagens, mas tenho que ver como funcionaria o aprendizado de novas magias, diferentes tipos de duração e tal. Ainda não pensei nessa parte.
Shion escreveu:Dou meu apoio moral, sempre pensei nisso mas nunca me prestei a tentar fazer.

A única coisa observável é que como vai ser um jogo estilo tactics talvez seja uma boa limitar o alcance do PdF, afinal deixar quase a tela toda de alcance e combinar com Aceleração faz com que dificilmente um personagem melee consiga se aproximar, ou levariam vários turnos pra alcançar o ranged (que se move pra longe e ataca). Talvez comece com 2 ou 3 quadrados de distância (o padrão pra muitos tactics) e depois aumente, seja +1 a cada ponto em PdF (ou a cada dois) ou com alguma vantagem que duplique. Alcance Ampliado do Manual do Defensor fica legal com algumas modificações: F vai de 1 pra 2/3 (o padrão de PdF) e o PdF dobra pra 4/6. Obviamente o movimento também seria reduzido, deixando mais estratégico; 1 casa para cada ponto de H fica legal.

Pra mim pelo menos esse detalhe faz o jogo ficar menos repetitivo, afinal o(s) player(s) vai(ão) ter que prestar atenção no cenário e movimentação, deixando menos maçante os combates.
Concordo! Eu limitei o alcance do ataque à distância a 4 + PdF (no vídeo está errado, está calculando 4 + H). O movimento está limitado a 4 + H. A ideia é justamente deixar esses elementos mais estratégicos, como você falou. Esse 4 é um número mágico usado só pra testes. Posso alterar à vontade pra ficar melhor balanceado, mas eu quis deixar um valor mínimo razoável pra não ficar muito chato usar um personagem com uma característica muito baixa (especialmente pro movimento). Uma outra opção que eu considero também é poder ou não andar depois de atacar. No XCOM, por exemplo, atacar encerra o turno.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 09 Fev 2017, 00:47

Verdade, sem um valor base pra movimento fica ruim por obrigar a comprar a característica relevante até pra andar (mesmo que já se fosse comprar H de qualquer forma).

Sobre não andar depois de atacar, Isso eu não gosto >_>

Sei que é padrão de muitos tactics também, mas em 3D&T onde um movimento vale mais (até pra ativar vantagens/poderes) acho que não fica legal. Não me recordo de nenhum jogo onde se pode fazer algo diferente com o movimento que nem em 3D&T.
Imagem

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Tiagoriebir » 09 Fev 2017, 09:41

Que bacana Diego! Reforço o que os demais disseram, de que ficarei acompanhando e aguardando novidades no projeto. =)

Sobre o aprendizado de magias, duas sugestões de possibilidades:
1. Aprender por pergaminhos, na exploração de masmorras ou cidades (os pergaminhos também poderiam ser itens de uso único por personagens não-jogadores, como já acontece normalmente).

2. Um sistema de "árvore de skills", em que, a cada novo ponto de personagem, o conjurador ganha direito de aprender uma de duas ou três possíveis novas magias, de acordo com as escolas mágicas que possua.

Ainda, essas duas possibilidades não são excludentes. Mas enfim, só sugestões. Tem chão ainda até chegar na parte das magias, huaha!
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 13 Fev 2017, 22:18

Shion escreveu:Verdade, sem um valor base pra movimento fica ruim por obrigar a comprar a característica relevante até pra andar (mesmo que já se fosse comprar H de qualquer forma).

Sobre não andar depois de atacar, Isso eu não gosto >_>

Sei que é padrão de muitos tactics também, mas em 3D&T onde um movimento vale mais (até pra ativar vantagens/poderes) acho que não fica legal. Não me recordo de nenhum jogo onde se pode fazer algo diferente com o movimento que nem em 3D&T.
Sim, andar depois de atacar dá mais uma opção tática interessante. Estou pensando em obrigar que o ataque com PdF fique no mínimo a um bloco de distância do inimigo (não daria pra atacar do mesmo lugar do corpo-a-corpo). Assim talvez ajude a não deixar o PdF muito melhor que o ataque de perto.
Tiagoriebir escreveu:Que bacana Diego! Reforço o que os demais disseram, de que ficarei acompanhando e aguardando novidades no projeto. =)

Sobre o aprendizado de magias, duas sugestões de possibilidades:
1. Aprender por pergaminhos, na exploração de masmorras ou cidades (os pergaminhos também poderiam ser itens de uso único por personagens não-jogadores, como já acontece normalmente).

2. Um sistema de "árvore de skills", em que, a cada novo ponto de personagem, o conjurador ganha direito de aprender uma de duas ou três possíveis novas magias, de acordo com as escolas mágicas que possua.

Ainda, essas duas possibilidades não são excludentes. Mas enfim, só sugestões. Tem chão ainda até chegar na parte das magias, huaha!
Essa ideia dos pergaminhos é bem legal. Seria uma forma de recompensar o jogador. Eu vou dar uma lida com mais detalhes na parte de magias do manual Alpha pra ver se me inspiro!

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 13 Fev 2017, 22:30

Ei pessoal, fiz algumas atualizações:
  • Adicionei habilidades que só podem ser usadas com o personagem está Perto da Morte (vejam a imagem abaixo!).
  • A interface agora mostra os PVs em vermelho se o personagem estiver perto da morte.
  • Adicionei a vantagem Energia Extra (1 e 2 pontos). Em ambos os casos, o personagem só recupera os PVs no próximo turno e se não sofrer dano antes disso. A versão de 1 ponto só pode ser usada perto da morte.
  • Adicionei as vantagens Pontos de Vida e de Magia Extras.
  • Adicionei um preview da ficha de personagem (aquela versão compacta) quando passa o mouse por cima de um inimigo. Assim dá pra ter uma ideia do poder dele e decidir se ataca ou não.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”