RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 13 Fev 2017, 23:06

Vai dar um trabalhão, mas vai ficar bem legal. Vai precisar de muita ajuda e/ou paciência quando chegar a hora dos kits...
Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 15 Fev 2017, 00:18

Fala pessoal, hoje consegui adicionar várias novidades. Acho que estou chegando perto de uma versão que daria pra disponibilizar pra vocês testarem!
  • Adicionei uma distância mínima de um bloco para ataques à distância (não dá pra atacar blocos adjacentes com PdF). Isso poderia ajudar no balanceamento desse tipo de ataque, mas é algo que pode ser retirado se ficar ruim nos testes.
  • Implementei a vantagem Armadura Extra e a desvantagem Vulnerabilidade.
  • Implementei a vantagem Arena, mas fiz um pouco diferente do manual. Aqui eu fiz o bônus acontecer quando o personagem está sobre um bloco do seu tipo de arena. Por exemplo, "piso de pedra" ou "chão de terra". Isso adiciona um elemento estratégico no posicionamento do personagem no mapa.
  • Adicionei um esquema de cores preto-vermelho-azul para mostrar atributos modificados com bônus ou penalidades.
  • Adicionei um mostrador de FA e FD quando um ataque é executado. Se o personagem for tentar uma esquiva, a porcentagem de acerto da esquiva também é mostrada. Ver imagem abaixo.
  • Pra deixar o combate mais dinâmico, eu não quero que o jogador tenha que confirmar a cada ataque se quer ou não tentar uma esquiva. Pra resolver isso, eu adicionei um botão que permite alternar a pose de combate do personagem durante seu turno entre "normal" e "esquiva". Neste último, ele irá tentar se esquivar de todos ataques que receber, respeitando as regras do manual quanto ao número máximo de esquivas por turno e limite baseado na H do adversário. Trocar de pose não tem nenhum custo, mas é feito somente no turno do personagem.
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 15 Fev 2017, 00:34

Sei que ainda é cedo, mas posso sugerir que, assim como tem um 'toogle' pra Esquiva já aproveitar e colocar o mesmo para as manobras ataque e defesa totais do manual do defensor. Acho que é bem parecido:
Ataques e Defesas Totais
Um ataque total é feito quando você decide atacar um adversário com tudo, se descuidando da defesa, fazendo um ataque em carga, por exemplo, ou uma rajada de tiros enquanto fica imóvel na mesma osição. Neste caso, você pode dobrar a sua Força ou Poder de Fogo, mas será considerado indefeso no cálculo de FD até a próxima rodada.

Uma defesa total é exatamente o contrário: ao invés de atacar, você usa uma ação para se concentrar em manobras defensivas. Se o fizer, irá dobrar a Armadura até a próxima rodada.
Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 15 Fev 2017, 01:34

Shion escreveu:Sei que ainda é cedo, mas posso sugerir que, assim como tem um 'toogle' pra Esquiva já aproveitar e colocar o mesmo para as manobras ataque e defesa totais do manual do defensor. Acho que é bem parecido:
Ataques e Defesas Totais
Um ataque total é feito quando você decide atacar um adversário com tudo, se descuidando da defesa, fazendo um ataque em carga, por exemplo, ou uma rajada de tiros enquanto fica imóvel na mesma osição. Neste caso, você pode dobrar a sua Força ou Poder de Fogo, mas será considerado indefeso no cálculo de FD até a próxima rodada.

Uma defesa total é exatamente o contrário: ao invés de atacar, você usa uma ação para se concentrar em manobras defensivas. Se o fizer, irá dobrar a Armadura até a próxima rodada.
Boa! De repente pode ficar tudo no mesmo botão. Aí o jogador escolhe normal, esquiva, ataque total ou defesa total no seu turno. Vou tentar fazer hoje durante o dia e dou um retorno mais tarde!

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 15 Fev 2017, 02:24

Eu acho que o pra Esquiva vai usar uma função parecida, afeta jogadas até o próximo turno quando ele pode desativar o opção, mas creio que ele pode ser usado em conjunto a Defesa Total. Afinal, se falhar na Esquiva ela é removida da FD, mas ainda sim tu vai ter o dobro da A.

Mas aí é esperar mais opiniões antes de tornar permanente, pois ambos os lados fazem sentido: se for focar na defesa pra que jogar a H fora na FD caso falhe na Esquiva? Mas ainda sim, uma Esquiva bem sucedida garante ignorar completamente o ataque, e caso falhe a A cobre a perda da H na FD.
Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 16 Fev 2017, 15:20

Comecei a prototipar uma IA bem simples pra enfrentar o jogador. Fiz um vídeo deixando todos os personagens controlados pela IA e divididos em dois times (azul x vermelho). Confiram:

Vídeo: Teste de IA vs IA

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 16 Fev 2017, 17:41

Tem que tirar o 's' do 'https' pra funcionar o video do youtube aqui :)



Tá bem legal, mostra o que é importante nas rolagens e alcances mesmo que seja automático (a AI fazendo).

Aproveitar e postar o outro vídeo, jogando manualmente:
Imagem

diegocbarboza
Mensagens: 16
Registrado em: 08 Fev 2017, 16:56

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por diegocbarboza » 16 Fev 2017, 22:43

Shion escreveu:Tem que tirar o 's' do 'https' pra funcionar o video do youtube aqui :)
Valeu! Eu tinha tentado de várias formas e nenhuma tinha funcionado. Vou atualizar o primeiro post com os vídeos!

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Tiagoriebir » 17 Fev 2017, 16:40

Hey diego, estava ontem pensando nesse seu projeto e surgiu uma sugestão. Acho que você poderia disponibilizar esse sistema como um simulador de batalhas, um tipo de mapa virtual para jogadores de 3D&T, de um jeito parecido com os serviços do Roll20 e do antigo Taulukko.

Ele poderia ser focado na simplicidade: o mestre pode desenhar um mapa rapidamente, estabelecendo tipos de terreno, e computar fichas de jogadores e NPCs também com facilidade.

Penso que algo assim poderia te ser muito útil porque você pode pegar as impressões das pessoas que usarem o simulador, corrigindo erros que surgirem e implementando, com o tempo, correções e melhorias de recursos.

Além disso, fazer um simulador de batalhas assim é bem mais simples do que um jogo de RPG inteiro. Não que você não deva fazer o jogo (muito pelo contrário!), mas é que com um simulador você já poderia testar a funcionalidade das mecânicas, recebendo feedback do trabalho que já fez. Enquanto isso, você poderia se dedicar a fazer os outros aspectos do jogo, como a história do game em si e outros detalhes.

Então, resumindo, minha sugestão é:
(1) fazer um simulador online de 3D&T. Isso vai te ajudar com embasamento e motivação para
(2) fazer um jogo de RPG com as regras de 3D&T.

Enfim, fica a ideia. =)
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: RPG eletrônico baseado nas regras de 3D&T

Mensagem por Shion » 17 Fev 2017, 19:30

É uma baita idéia, fazer uma versão sem background nenhum, só o simulador com as regras do sistema, uma ferramenta.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”