Perícias, uma velha ideia nova.

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por Waldson » 27 Fev 2017, 17:53

Pessoal eu pensei recentemente em um modo de valorizar um pouco as perícias, desvinculando quase que totalmente elas dos atributos.

Sei que a primeira vista parece "errado" mas a ideia de um jovem professor desastrado é possível com essa ideia, isso sem contar que as perícias passariam a ser vantagens mais valorizadas pelos jogadores a meu ver. Bem, gostaria das opiniões em relação a prós e contras, bem como se vocês gostaram ou não da ideia claro.

Então, primeiro eu pensei em contar a perícia em dois "níveis" (sem especializações). Perito (que custa 2 pontos normalmente) e Especialista (que custa 1 ponto).

Quando o personagem tiver que testar, ele teria que conseguir resultado igual ou menor que o dobro do valor da perícia que possuí... ou seja, 4 para a completa, e 2 para a incompleta... isso desconsiderando qualquer bônus ou redutor.

Nesse caso genialidade concede bônus de 1 ponto para todas as perícias (possuindo ou não), e personagens sem a perícia precisariam de um resultado 1 para passar em um teste (novamente sem contar penalidades e bônus possíveis).

Desse modo seria como um atributo exclusivo para cada perícia, e completamente intuitivo uma vez que não constaria na ficha.

Os atributos não estarão totalmente desvinculados, de modo que testes que envolvam o atributo em questão podem ter um bônus de acordo que o intervalo de nível do atributo. Exemplo:

Intervalo de "nível" do atributo adequado Bônus
0-5.............................................. +0
6-10............................................. +1
11-15........................................... +2
16-20........................................... +3
20+............................................. +4

E a tabelinha de dificuldade para testes seria uma só para todos.

Fácil = teste com bônus de 1
Médio = teste
Difícil = teste com penalidade de 1

Assim um personagem com H6 sem perícias que precise fazer um teste fácil teria que conseguir 3 ou menos no dado... (+1 por ser fácil, +1 por não ter perícia nem especialização, +1 por ter H alta).

Enquanto um especialista com H0 precisaria conseguir 3 ou menos no mesmo teste fácil (+1 por ser fácil, +2 por ser especialista)

Um perito com H0 precisaria conseguir um 5 ou menos no mesmo teste fácil. (+1 por ser fácil, +4 por ser perito)

E assim por diante...

Esses bônus e penalidades poderiam ser ajustadas de acordo com as tarefas... de forma que pode-se ter maiores bônus ou penalidades nesses casos...

Tarefas difíceis seriam testadas com penalidade de 1

Ou seja, sem uma perícia você não tem como testar (a menos que seja um gênio, ainda assim com margem de sucesso mínima)... Já um perito teria mais de 50% de chance de conseguir... principalmente se for um gênio, e, ou, tiver um atributo adequado em nível alto...

Enfim, espero ter sido claro em minha explicação, caso não me falem que tento esclarecer meu ponto de vista.... =)

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por Shion » 28 Fev 2017, 04:16

Tu devia dar uma olhada no Manual do Defensor, ele traz várias idéias para outras formas de fazer testes de perícias.

Por exemplo:
Contra Dificuldade
Um método muito popular em sistemas mais recentes de RPG: role um dado, some uma característica, e você deve chegar a um resultado igual ou maior
do que uma dificuldade estabelecida pelo mestre. Essa dificuldade varia com a situação, mas pode partir dos seguintes valores:

Tarefas Fáceis. Dificuldade 6.
Tarefas Médias. Dificuldade 10.
Tarefas Difíceis. Dificuldade 14.

Ter uma perícia adequada à tarefa, como no modelo anterior, concede um bônus de +4 na rolagem.

Por exemplo: você possui H3, a perícia Esporte e vai fazer um teste para realizar uma acrobacia. O mestre determina dificuldade Média — portanto, igual a 10. Você rola um 4 no dado, e com +4 da perícia e +3 da característica, tem um total de 11. Você foi bem sucedido.

Entre outras coisas, este modelo facilita a realização de testes resistidos: basta rolar um disputa de 1d + característica entre os dois envolvidos na disputa, e o maior resultado vence.

Você também pode usar a regra de acertos críticos: um resultado 6 no dado dobra a característica testada, o que permite que o personagem atinja valores de dificuldade muito maiores!
Imagem

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por Atmo » 04 Mar 2017, 13:52

Waldson escreveu:Pessoal eu pensei recentemente em um modo de valorizar um pouco as perícias, desvinculando quase que totalmente elas dos atributos.
É sempre uma ideia boa futucar nas perícias, eu mesmo costumo recorrer ao kit Perito (ou era Especialista?) pra comprar o poder único que ele tem e gastar 1 PE pra ter sucesso em qualquer teste de perícia; ajuda bastante no final das contas. :D
Enfim, le Shion falou ali que agora temos umas ideias novas no Manuel do Defensoro, então seria divertido tu dar uma olhada por lá também e ver no que pode melhorar aí.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por Shion » 04 Mar 2017, 20:34

Essa parte de testes de perícias e a suas vantagens sempre foi um ponto meio fraco no sistema (sendo geralmente o motivo pelo pessoal pedir uma característica 'inteligência'), afinal não é o foco, que são os combates. Mas o Manual do Defensor traz umas regras que deixam esse lado bem mais interessante.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por BURP » 06 Mar 2017, 20:28

Parece um pouco complicado =P Não sei, ter que ficar calculando e somando cada elemento diferente... Eu gosto da ideia de perícias usarem as características do personagem diretas, primeiro porque dá um sentido pra elas, e segundo porque assim tu valoriza mais a perícia em si do que um nível de proficiência fictício. Fica mais simples e prático no final, tanto que até jogos d20 recentes, como o próprio Tormenta RPG, acabaram adotando ideias parecidas.

Apesar de que, e isso é algo que ninguém notou, o Manual do Defensor meio que deixa escondido uma possibilidade de incluir um substituto de níveis de perícia também, embora é algo que eu tenha preferido não desenvolver. =P

Avatar do usuário
corsario
Mensagens: 61
Registrado em: 10 Jan 2014, 14:52
Localização: ALI
Contato:

Re: Perícias, uma velha ideia nova.

Mensagem por corsario » 04 Abr 2017, 18:12

humm eu uso algo bem semelhante no meu blog, olha so vou passar o link
http://cavernadraconica.blogspot.com.br ... as_14.html
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”