Idéias para Regras Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
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Kaidre
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Kaidre » 19 Jan 2018, 15:03

Shion escreveu:E se fizer a desvantagem permanente na magia sempre que ela for usada? A desvantagem ser ligada a uma vantagem ou característica e não 'livre' como as demais vantagens e características, em troca do ponto extra. Por exemplo, aprender Poder Vingativo para F, sempre que usar uma magia que tenha F na ficha ele perde 1PV mas a magia terá +1pt para gastar.
Trataria como Desvantagem de 0 ponto. Ela tem um malefício, mas também carrega um benefício.
Basicamente, uma regra pessoal ou da mesa. Mas nada que necessite alterar a vantagem diretamente.

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Shion
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Shion » 19 Jan 2018, 15:35

Mas o benefício da desvantagem sempre foi o ponto extra, de forma principal (pois sabemos que tem como usar o efeito de algumas desvantagens como um benefício). Dizer que "também carrega um benefício" e este ser justamente o ponto não é um contraponto para o argumento.

E sim, este ponto não conta para o personagem (nem entra em sua ficha), apenas para a magia que o tiver.
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Kaidre
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Kaidre » 19 Jan 2018, 17:15

Shion escreveu:Mas o benefício da desvantagem sempre foi o ponto extra, de forma principal (pois sabemos que tem como usar o efeito de algumas desvantagens como um benefício). Dizer que "também carrega um benefício" e este ser justamente o ponto não é um contraponto para o argumento.

E sim, este ponto não conta para o personagem (nem entra em sua ficha), apenas para a magia que o tiver.
Na verdade é o principal ponto do argumento. Você pegou uma desvantagem, Poder Vingativo, e a associou a um efeito.
Veja, a regra do Poder Vingativo é perder 1 PV ao usar PMs, independente de sua natureza.
Se você liga Poder Vingativo a Magias de Força, só perde 1 PV se usá-las, você pode simplesmente escolher não usar e ficar nas demais magias.

Ligar ela diretamente a vantagem Magia também cria outro argumento. Suponto que você adicione Poder Vingativo a Magia, você pagaria apenas 1 ponto por magia, mas perderia PVs sempre que lançasse uma, sem afetar outras fontes de consumo de PMs. Perfeito até aqui?
Agora, você reduziu o custo da vantagem magia ao pegar esse Poder Vingativo, por que deveria receber outro ponto ao conjurar? A desvantagem e o barateamento do custo da vantagem já se equilibram.
Se quiser que o ponto vá como extra para a magia, ele não pode vir como extra para o personagem. Compreendeu o porque do custo 0 agora?

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Shion
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Shion » 20 Jan 2018, 01:03

Tu não está entendendo o que está sendo dito.

Dar a desvatangem para o personagem nunca foi um ponto, e sim para a magia (NÃO A VANTAGEM MÁGICA, a magia mesmo). É como uma desvantagem de um Aliado; o Aliado é que ganha o ponto extra, não o personagem. Em nenhum momento foi falado de dar a desvantagem para o mago.

E não é para todas as magias, vou repetir, é para um efeito específico.

Vamos a um exemplo:

O personagem pega o Comando F por exemplo e 'compra' para ele a desvantagem Poder Vingativo. Quando usar uma magia que tenha F em sua ficha, e APENAS nessa ocasião, ela terá o efeito da desvantagem e o ponto extra na ficha da magia. O personagem em si nunca receberá a desvantagem, e sim a magia, e ele não tem a opção de desligá-la bem como uma desvantagem normal (mas que ele poderia recomprar pagando pontos mais tarde). Demais magias que não tenham F não recebem o problema da desvantagem NEM O PONTO EXTRA, já que a desvantagem está ligada aquele comando específico.

Então neste exemplo ele poderia gastar 1PM e perder 1PV (Poder Vingativo) para usar uma magia com F2, que normalmente custaria 2PMs, mas qualquer outra magia teria seu custo e efeitos normais; se ele fizer uma magia com PdF2 ela custará 2PMs e ele não sofre dano algum. Ele não tem a opção de lançar uma magia com F sem receber dano, pois o Comando tem a desvantagem (ele precisaria recomprar a desvantagem com PEs, mas provavelmente por um custo menor que 10PEs que custaria se a desvantagem fosse do personagem).

Agora, senguindo com mais exemplos, ele poderia ter outras coisas como:

Comando Aliado (Modelo Especial): quando ele usa uma magia de invocação ele sempre cria golems enormes de pedra, não podendo ser usados em ambientes pequenos/fechados.

'Comando' PdF (Ambiente Especial: água): para usar magias que tenham PdF ele não cria, ele apenas manipula a água do ambiente, precisando de um grande corpo d'água por perto.

'Comando' A (Restrição de Poder 1): ele tem dificuldades de usar magias de proteção, sempre gastando o dobro de PMs nelas em determinadas situações.

Acho que deu passar bem a idéia, sempre de forma individual. As desvantagens apenas afetam a pontuação da ficha da magia e seu efeito também só se revela quando tal magia/comando é usado. Note que ele ainda vai precisar aprender os tais comandos de forma normal.
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CharlesFJr
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por CharlesFJr » 20 Jan 2018, 02:56

Era isso que eu tava falando, e pensando se aprender desvantagens era um comando, e como ficaria o custo em PEs desse comando

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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por DiegoPaja » 20 Jan 2018, 08:22

Estou gostando muito da Magia (genérica) e todas as considerações que estão colocando sobre ela.
Dá para usar ela para criar um número enorme de personagens famosos, especialmente aqueles cheios de poderes diferentes, ainda mais com o acréscimo das desvantagens, que me lembra como era usado Superpoder (UFO Team) em campanhas de CDZ.

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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por CharlesFJr » 20 Jan 2018, 10:33

O que vocês acham de 3D&T com +3d6 ao invés de +2d6? Aí a dificuldade padrão é 10 + Característica do oponente (em coisas tipo teste resistido), e deixei Fácil / Médio / Difícil em Dificuldade 10 / 14 / 18

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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Kaidre » 20 Jan 2018, 12:56

Então Shion, isso foi o que eu disse no início. Nesse caso o Poder Vingativo teria custo 0.
Você o associa a um comando, magia, tema e ao usá-lo perde 1PV. Claro, ganha 1 "PM" extra ao lançar ao usar.

Mas isso eu trataria como regra da mesa ou opcional.
Não trataria desvantagens como comando porque para usá-las em alguém é preciso Ligação Natural e tem algumas que podem acabar um combate rápido.
Se quiser aplicar uma desvantagem a alguém, escolha uma vantagem contrária e use forma alternativa para inverte-la.

Por exemplo o buraco negro. Uma magia bem forte certo? Vamos aos comandos.
F5 (para determinar a Força que fará), PdF5 (para determinar o alcance), Arena (para afetar uma área grande), Imortal III (para ser invertido), Forma Alternativa (para inverter imortal), Magia Irresistível (para ser difícil escapar).

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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Shion » 20 Jan 2018, 17:49

Não, não 0pts pois nem é na ficha do mago que isso vai, novamente, é como uma desvantagem de um Aliado: vai na ficha do Aliado, o personagem não tem nada a ver com ela. A moral seria para deixar o mago mais customizável, essas desvantagens serem aplicadas apenas na própria magia e não como efeito a ser adicionado ao alvo, afetando apenas o mago. Não precisa de Ligação Natural nem nada pois não é pra isso que a devantagem está lá, e sim pra dar ao mago um pequeno boost no Comando em troca de algo.

Pensei que seria legal também para aqueles magos vilões que usam sangue em suas magias e rituais, seria perfeito para dar Depenência nas magias deles.

E bem, tudo neste tópico é regra da casa, uma a mais não faz mal.
CharlesFJr escreveu:O que vocês acham de 3D&T com +3d6 ao invés de +2d6? Aí a dificuldade padrão é 10 + Característica do oponente (em coisas tipo teste resistido), e deixei Fácil / Médio / Difícil em Dificuldade 10 / 14 / 18
Acho ruim por deixar o resultado ainda mais aleatório, dando menos importância para a ficha do personagem nos extremos. Um teste com dificuldade 18 pode ser passado por uma pessoa com tudo zero na ficha, fica ainda mais feio para o cara com F10 que falha num teste com dificuldade 15 :lol:
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Kaidre
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Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Kaidre » 20 Jan 2018, 20:14

Shion escreveu:Não, não 0pts pois nem é na ficha do mago que isso vai, novamente, é como uma desvantagem de um Aliado: vai na ficha do Aliado, o personagem não tem nada a ver com ela. A moral seria para deixar o mago mais customizável, essas desvantagens serem aplicadas apenas na própria magia e não como efeito a ser adicionado ao alvo, afetando apenas o mago. Não precisa de Ligação Natural nem nada pois não é pra isso que a devantagem está lá, e sim pra dar ao mago um pequeno boost no Comando em troca de algo.
Eu entendi isso. Mas isso terá de ser anotado em algum lugar. A magia é tratada como um personagem, mas ela não tem ficha propriamente dita. O melhor é anotar nas desvantagens do conjurador com 0pt e descrever o efeito, conectando a algum comando, tema, ou o que quer que seja.
Isso se trata de uma peculiaridade (4º ou 5º "quote" dependendo de como se conta)
.

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