Patrimônio (Pa) e Recursos (ou Pontos de Recursos). (PRs)
Dinheiro em 3d&t sempre foi problemático, seja por ser muito útil, seja por ser pouco útil. A mecânica que venho propor tem o objetivo de simplificar as coisas.
Usando ideias vistas principalmente no Tormenta Alpha, Manua do Defensor e Manual da Magia. A proposta é criar uma nova característica... Independente das demais. Chamada, Patrimônio.
Patrimônio (Pa)!
Assim como as perícias são um tipo especial de vantagens. Patrimônio é um tipo especial de característica, ela não representa uma característica inerente a mente, corpo ou espírito do personagem, apenas
suas posses "mundanas" e permanentes, não são o mesmo que propriedades, enquanto as propriedades representam posses que geram retorno (financeiro e outros), o Patrimônio é uma medida do quanto se acumulou e o quanto consegue-se usufruir disso, mais detalhes serão dados a frente.
A característica é uma forma de medir a quantidade de recursos de um personagem, ela pode ser comprada ao custo de 1PE por ponto, e cada ponto em Patrimônio confere ao personagem 1 Ponto de Recursos.
Pontos de Recursos!
Pontos de Recursos servem a vários propósitos. todos os usos de PMs para a vantagem riqueza, incluindo os do manual do defensor, exige agora pontos de recursos (PRs).
Gastando pontos de recursos!
Pontos de recursos servem para qualquer gasto de dinheiro, tudo que o dinheiro compra, pontos de recursos comprará! Sendo assim, você pode gastar seus pontos de recursos para:
- Comprar qualquer consumível de qualquer manual. cada 1 PR equivale a 1 PE para esse fim.
- Subornar, ou transferir recursos entre Personagens ou NPCs.
- Pagar por serviços disponíveis (alugar carroças, pagar para um mago teleportar o grupo, etc...), ao custo de 1PR para cada 1PM necessário ao efeito (ou similar).
- Pagar por bens e serviços comuns (comida, bebida, estadia...) ao custo de 1PR por dia por personagem (ou mais em locais caros)
A lista acima é apenas uma sugestão! Narradores tem e devem exercer os custos que acharem adequados.
Nenhum personagem pode possuir mais Recursos que seu nível de Patrimônio permite.
Limites para Recursos.
Os recursos podem ser gastos e repostos com certa facilidade, gerando dinamismo durante as partidas, mas eles não podem comprar nada de forma permanente. Então se seu personagem usou 10 PRs para comprar uma espada +1, essa espada será perdida, vendida, trocada, surrupiada ou se quebrará antes que o personagem possa recuperar seus PRs gastos. Como um efeito sustentável!
Recuperando Recursos!
Recuperar recursos é relativamente simples, você quase sempre conseguirá isso através de uma fonte externa, Ladrões roubam, comerciantes vendem com margem de lucro, senhores de terras cobram impostos...
Recuperar recursos pode exigir um trabalho, perícia, aventura etc. Como na vida real (ou quase). Como regra geral, cada 100 tibares equivalem a 1 PR.
Mas eu quero essa espada para sempre!
Se o personagem deseja algo de forma permanente, ele deve comprar pagando com seu patrimônio, trocando a taxa de 1 Pa para cada 1 PE, reduzindo o máximo de PRs que ele possuí... Assim, Pa são os bens permanentes sacrificados em busca de um tesouro... enquanto os PR são os recursos gastos para benefícios temporários. O narrador tem total controle sobre o que está disponível para compra.
Riqueza.
A vantagem riqueza torna-se quase obsoleta com esse novo sistema, ela é equivalente a possuir 20 Pa. Mas riqueza também confere uma forma de recuperar recursos. Um personagem com Riqueza pode, uma vez por seção, recuperar uma quantidade de pontos de recursos equivalente a 4 dados.
Propriedades.
Cada 5PE gastos em propriedades conferem 5Pa, além de permitir recuperar 1 dado pontos de Recursos, uma vez por seção, desde que a propriedade seja visitada.
Comprando pela metade! Vendendo pelo Dobro!
Existem certos kits e vantagens que conferem benefícios desse tipo, esses benefícios se aplicam apenas aos custos e bens temporários, se você deseja um item permanente ele deve ser comprado pelo preço integral.
Pobreza!
Pobreza funciona de forma inversa a Riqueza, uma vez por seção o personagem deve pagar os juros de suas dívidas, esses juros são equivalentes a 1 dado para cada 5PE ganhos com a desvantagem. (Estou sem o material mas acredito que ela seja uma desvantagem de -1 P ou seja, você pode ter que pagar até 12 PR no início da seção, mais do que recebeu...)
No Início.
O início de uma seção de jogo não confere PRs, a menos que seja após um intervalo de tempo suficiente para o personagem erguer suas finanças, cabe ao narrador decidir, mas é bem natural que se na seção passada todos estavam presos em uma masmorra, nenhum deles visitou suas propriedades ou recebeu pagamentos.
Patrono.
Patrono funciona como uma Propriedade para fins de recursos.
Perícias!
Certas perícias podem ser usadas para levantar recursos, para isso converse com seu narrador.
Alternativamente!
Patrimônio pode ser substituído inteiramente por Riqueza! De forma que você teria uma vantagem de custo variável (similar a Pontos de Magia Extras). Qualquer personagem sem a vantagem Riqueza, teria 1 ponto de recursos + 5 por perícia completa + 1 por cada especialização.
Acredito que seja basicamente essa a ideia!
O que acharam? qual versão é melhor? Aguardo comentários.