Idéias para Regras Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por BURP » 25 Fev 2014, 17:22

Tem algumas coisas diferentes. Eu não acho que seja tão necessário mudar a pontuação, por exemplo. Afinal, ambos os personagens continuarão equilibrados, já que os dois ganham o dado extra em ambas as rolagens (tanto FA como FD ficarão maiores, então apesar de haver a possibilidade de danos muito maiores, existe a possibilidade de defesas muito maiores também). E eu acho que reduzir o crítico a apenas um duplo 6 (ou seja, 12) meio que tira um pouco do exagero explosivo que é parte da graça do 3D&T; por isso a regra do "ataque devastador."

No BD&T eu também sugiro uma forma alternativa de rolagens de característica ou perícia, sem precisar virar dado X dificuldade (não que eu tenha alguma coisa contra, mas é uma outra opção): o jogador rola os dois dados, e fica com o melhor resultado entre eles. Assim, só se saísse um duplo 6 seria uma falha automática mesmo com característica 5 ou mais.

Avatar do usuário
Risada
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Fev 2014, 19:17

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Risada » 25 Fev 2014, 21:40

Olá

Para regras mais detalhadas... Gostaria de uma definição melhor para algumas magias (principalmente a Transformação) ou mesmo regras pra ajudar a criar outras quem sabe.
Transformaria a especialização Ciências Proibidas em uma perícia própria ou a criação de uma perícia própria que englobasse os efeitos místicos e seus derivados( itens mágicos, monstros mágicos, rituais, grupos mágicos famosos...etc).
Outra coisa que me interessaria muito seria um uso para dinheiro. Seja ligado a desvantagens (como Munição limitada), Vantagens (como Equipamentos), Perícias (bônus) ou mesmo apenas uma tabela de serviços de npcs já tava valendo. Qualquer coisa para dar uma incrementada no sistema monetário do jogo já tá valendo.
Por fim acho que mais 2 ou 3 grupos para as vantagens únicas para englobar monstros e animais seria bem legal. Com direito a tudo que um grupo de vantagens únicas merece.



No mais, acho que só. Se eu lembrar de alguma coisa eu volto.

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por BURP » 25 Fev 2014, 22:20

No BD&T que tá o link na minha assinatura tem pelo menos dois desses tópicos: uma perícia para magos (chamada Misticismo) e algumas sugestões e comentários sobre o uso de dinheiro em 3D&T. O documento é grande, então é possível que precise usar um saerch pra achar os tópicos, mas eu falei sobre eles lá =P

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Monteparnas » 26 Fev 2014, 01:59

BURP, de quando é a versão mais recente do BD&T, falando nisso?

Criar novas perícias ou especializações não é algo que eu classificaria como uma nova regra, a não ser que altere de forma significativa a mecânica do jogo (como, se não me engano, Misticismo faz no BD&T).

Lembre-se sempre que o sistema de Perícias traz uma lista que é exemplificativa, não exaustiva. Isto é, o que está ali não é tudo o que existe, são só ideias. O mestre pode alterar, destruir e criar Perícias (e avisar seus jogadores) sem grandes dificuldades.

Dinheiro também não vejo essa necessidade toda de quebrar a cabeça. Apenas dê dinheiro e use o dinheiro normalmente, pensando em seus usos mundanos, que raramente interferem com as características de ficha dos personagens. Sim, você pode usar dinheiro como "recarga" de Vantagens e Características limitadas, ou até como Fetiche e outras Vantagens do gênero, mas você também pode usar dinheiro para que os personagens paguem suas contas, adquiram objetos relevantes na campanha, oum essencialmente, qualquer coisa que não seja coberta por números na ficha e/ou não esteja relacionada a combate diretamente. Para mim, a melhor abordagem para dinheiro é a abordagem livre: o mestre decide o que fazer e pronto, o sistema não é envolvido no assunto.

Sobre VUs, eu nem mesmo gosto delas. Acho que só deveriam existir os grandes grupos, tipo Humanoide, Youkai, Morto-Vivo, e poderiam ser adquiridos como uma Vantagem, talvez nem necessariamente precisando de uma classificação própria. Só como Vantagens Comuns. Fora disso, não vejo a mínima necessidade dos pacotes fechados que são as VUs, já que suas características deveriam, todas, ser adquiríveis como Vantagens ou Características comuns (sim, antigamente isso incluía Resistências e Invulnerabilidades, e eu acho que essas Vantagens deveriam voltar a existir).

Uma VU como é, um pacote fechado já no Manual, só serve para engessar um sistema que deveria ser o mais versátil possível. No máximo, e isso sim eu seria muito a favor, poderia ser oferecido ao mestre a possibilidade de usar a Regra de VU em sua campanha: ele junta Características, criando os pacotinhos que são as VUs, e decide se eles serão o único meio de adquirir certas Vantagens em sua campanha, se serão mais baratos que compra individual dos elementos da lista, se será obrigatório começar com uma VU, ou se vai misturar essas coisas. Assim as VUs não ocupariam espaço no Manual, o sistema continuaria versátil, e o mestre ganharia ainda mais opções para fazer a sua campanha do seu jeito.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
Risada
Mensagens: 26
Registrado em: 23 Fev 2014, 19:17

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Risada » 26 Fev 2014, 12:33

Olá
BURP escreveu:No BD&T que tá o link na minha assinatura tem pelo menos dois desses tópicos: uma perícia para magos (chamada Misticismo) e algumas sugestões e comentários sobre o uso de dinheiro em 3D&T. O documento é grande, então é possível que precise usar um search pra achar os tópicos, mas eu falei sobre eles lá =P
Li sim. Muito interessante. Misiticismo já está incluso nas minhas regras de casa (excluindo as especializações conjuração e defesa contra magia). Quanto ao dinheiro achei muito bom mesmo, meu temor só reside mesmo no dinheiro inicial. hahaha...o documento é grande mesmo mas vou dar uma explorada para ver o que acho de preciso para ser absorvido (Aptidão Mágica... anotando)...hihi
Monteparnas escreveu:Lembre-se sempre que o sistema de Perícias traz uma lista que é exemplificativa, não exaustiva. Isto é, o que está ali não é tudo o que existe, são só ideias. O mestre pode alterar, destruir e criar Perícias (e avisar seus jogadores) sem grandes dificuldades.
Se existisse uma nota sobre isso no livro acho que já aliviaria um pouco. A falta da perícia pra mim é um detalhe simples, mas que faz uma diferença...como faz.

Tenho uma opinião bem diferente de você Monteparnas.
Essa ideia de que o mestre têm de resolver/tapar buracos/criar uma regra eu não acho muito legal. Parei de jogar 3d&t nas primeiras edições justamente por ter de ficar criando regras caseiras. Não gosto dessa de sistema simples é sistema sem regras.
Acredito que elas devem estar presente no livro usar ou não é de comum acordo entre o mestre e os jogadores.

Quanto as "VUs"
Acho que as "VUs" facilitam o trabalho tanto do jogar como do mestre (principalmente desse) por isso a minha ideia de mais VUs para outros grupo criaturas... facilitaria na criação de monstros e oponentes ou mesmo de encontros que não sejam com o chefe final ou com "grunts". Mas concordo que para quem curte a construção os valores deveriam ser mostrados e pontuados. Só uma ressalva do tipo "use o que mais lhe agradar, mas não ambos", seria mais que o suficiente para os dois tipos coexistirem o mesmo livro.
Antigamente já existia certas características que hoje definiam os grupos hoje (como morto-vivo), quem sabe nesse novo formato poderiam aparecer coisas diferentes ( um morto-vivo sem dependência, devoção) seria interessante de ver.

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Monteparnas » 26 Fev 2014, 19:03

Não acho que o mestre tem que tapar buracos, ou que o sistema precise não ter regras. Aliás, isso é um paradoxo, achar que um sistema de regras seja melhor sem regras.

O que eu acho é que algumas áreas não precisam de regras em absoluto, e economia, dinheiro, é a primeira delas.

Veja bem, não é questão de o mestre controlar cada centavo em jogo e o que se pode fazer com esse dinheiro. Isso seria onerar imensamente o mestre com trabalho desnecessário. É simplesmente questão de não quebrar muito a cabeça com isso. Quer dar dinheiro? . Você não precisa de nenhuma regra para isso. Se o contratante oferece um pagamento, se a polícia oferece uma recompensa, se os personagens caçam um tesouro, apenas dê a bendita recompensa conforme ela fizer sentido para você. Sem tabelas, sem instruções, apenas faça o que te parecer mais adequado, sem esquentar.

Por que sem esquentar? Porque não faz diferença para mais nada no sistema. Personagens não ficam mais fortes, não ganham Vantagens, não se tornam mais perigosos em combate por ter dinheiro. 3D&T foi feito para que nenhuma quantia monetária realmente torne o personagem mais ou menos perigoso, a não ser que ele seja um caso muito especial, como alguém com a Vantagem Riqueza, e casos especiais precisam de regras especiais, não de uma regra geral. E aí e só seguir as regras deles sem problemas.

Daí vem a parte dos gastos. Basta deixar os PJs gastarem com qualquer coisa que faça sentido, novamente sem esquentar muito. Veículos civis, estadias em hotéis, passagem de ônibus, ou o cachorro-quente da esquina, a esmagadora maioria dos gastos monetários, em qualquer cenário, deveria ser com coisas que não influenciam os fatores de regras em quase nenhum sistema, muito menos em 3D&T. É vantajoso para os PJs terem uma vã? Com certeza. Precisa definir isso em regras, se uma vã não é uma vantagem particular em combate? Não. Ainda mais considerando que tudo aquilo que pode ser obtido sem regra pode ser perdido sem regra. A vã está causando problemas ao mestre? Um vilão explode ela, fim de papo.

Com regras para dinheiro, o que você vai conseguir vai ser MAIS dor de cabeça e MENOS realismo. Mais dor de cabeça porque dinheiro vai se tornar, de fato, algo com que você DEVE se preocupar. No mínimo porque, se você decidiu que não quer trabalhar com isso, vai ter jogador questionando e cobrando o uso dessa regra. Menos realismo porque, no momento em que grana se tornar um recurso de jogo, limitado, regrado e com benefícios claros, os jogadores tendem, em maior ou menor grau, a otimizar o uso desse recurso. Na vida real, você paga por conforto. Em D&D, cada centavo é economizado para comprar uma nova peça de equipamento mágico, transformando ainda mais os personagens em máquinas de matar com aspecto de árvore de natal e sem vida pessoal.

Lembre-se: todo sistema que esteja clarificado, está lá para benefício da otimização por parte dos jogadores, não do mestre. Da otimização de seus personagens. Está lá para que os jogadores saibam o que fazer e como se preparar, para que eles saibam exatamente o que esperar. Inclusive, o chato de mudar ou cortar regras é frustrar as expectativas que se formam quando os jogadores que já conhecem a regra esperam obter efeito x e y. Formar expectativas é uma coisa boa em alguns aspectos. É bom saber o que se está fazendo quando se cria um personagem. Mas deve ser evitado em outros tantos aspectos, e sim, eu acho que dinheiro deve ser um deles.

Sobre VUs, dentro de um sistema como o que eu proponho, basta apresentar as VUs pré-prontas como exemplos, se o povo fizer realmente questão. Ou até como um net-book só de sugestões de VUs para todo tipo de jogo. Não é uma coisa que se torne um grande problema, uma vez que uma rápida olhada na internet pode prover o mestre sem ideias de milhares de VUs feitas por fãs. No máximo, com a implementação da minha ideia, ficaria mais fácil criar VUs equilibradas e avaliar o equilíbrio de VUs feitas pelos outros.

Aliás, já pode considerar meu sistema como uma ideia de regra e, por conseguinte, uma house-rule minha. Ainda vou fazer meu MOD de 3D&T, e uma das coisas que devo colocar é, justamente, esse sistema: e pontuações como Vantagens e Desvantagens de todas as coisas que se tornaram acessíveis apenas por VU no Alpha.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
mister X
Mensagens: 389
Registrado em: 10 Dez 2013, 00:41
Localização: Devil's bar, Nova Memphis

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por mister X » 26 Fev 2014, 20:08

cara... tu falou tudo que eu penso sobre essa questão de dinheiro em 3D&T alpha. Aparentemente vão haver regras pra dinheiro no T3D&T alpha, eu to curioso pra ver como vai ficar, mas provavelmente não vou usar essas regras novas (a menos que elas sejam bem simples e dinâmicas)
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras, por fim o tiroteio."

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por FrozenFie » 26 Fev 2014, 20:58

Essa questão do dinheiro eu resolvi na minha mesa de uma forma meio boba. Eu apenas recompenso os jogadores com PEs e um pouco de PRs dependendo do caso (tipo do BD&T lá), o valor dos PRs é exatamente o mesmo de PEs, com diferença de que vantagens compradas com PRs vem representadas como itens (geralmente usando as regras de Equipamento). E itens podem ser perdidos ou roubados com "maior facilidade" do que se perde um poder, da mesma forma que podem ser adquiridos também, e é isso.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Monteparnas » 26 Fev 2014, 21:52

Geralmente, PEs são recompensa suficiente em 3D&T, isso porque eles já são abstratos o bastante. Eles podem representar dinheiro sem precisar representar dinheiro, da mesma forma que nem todo dinheiro precisa ser traduzido em PEs. Basta usar as ferramentas que o sistema te dá e interpretá-las como quiser, ao invés de procurar chifre em cabeça de cavalo.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
Eddie
Mensagens: 91
Registrado em: 11 Dez 2013, 00:10

Re: Idéias para Regras Alpha

Mensagem por Eddie » 27 Fev 2014, 00:02

Para dinheiro, eu tenho usado a seguinte ideia: cada Ponto de Experiência vale 100 moedas. Geralmente de prata, mas podem ser de ouro também, se o mestre for generoso. O mestre também pode optar por um número maior ou menor de moedas, se quiser...

Quando um personagem deseja comprar alguma coisa, ele deve converter 1 ou mais PEs em moedas. Digamos que ele queira, por exemplo, comprar um cavalo comum, e que o custo pelo mesmo é de 80 moedas. O personagem gasta 1 PE e ganha 100 moedas, então paga pelo cavalo e recebe 20 moedas de troco, que ficam guardadas para despesas futuras.

Entretanto, a regra continua valendo: não é possível comprar PEs com dinheiro (apenas o contrário).

Essa regra surgiu há algum tempo, depois que eu implementei em minhas mesas a ideia de os jogadores sempre começarem com alguns PEs extras.
“Sometimes, you're better off dead.
There's a gun in your hand,
and it's pointing at your head.
You think you're mad, too unstable;
kicking in chairs and knocking down tables.

In a restaurant, in a West End town,
call the police, there's a madman around!
Running down, underground,
to a dive bar, in a West End town.”

Responder

Voltar para “3D&T”