Por onde começar em 3D&T ?

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
dl.fernandes
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jul 2017, 12:01

Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por dl.fernandes » 28 Jul 2017, 12:09

Boaa Tarde caros Aventureiros,

Sou um mero camponês NPC, neste mundo do RPG de mesa, mas não quero mudar meu destino junto com meus amigos e preciso de alguns conselhos de vocês para isso :D

Ainda não li todo o manual do 3D&T, mas dei uma vasculhada. Sei que existe um universo já criado, denominado Arton (ou algo assim), mas esse tipo de informação não se encontra no manual.

Sei que posso apenas utilizar a estrutura do 3D&T e criar uma campanha em qualquer universo, mas me interessei por esse e quero conhecê-lo. Onde vejo quais são esses livros ? Realmente não conheço nada a respeito desse universo e nem de nenhum outro, e se já houver um tópico no fórum sobre isso, como um "Guia Básico para Iniciantes", por favor, me encaminhem que estou bem perdido :S

O guia que estou lendo é o gratuito, que acredito que seja a versão mais atualizada.

Então minha dúvida é essa.. o que preciso ler para conhecer esse universo já criado e como faço para iniciar minhas aventuras nele ?


Se puderem me aconselhar quando a isso, que algum deus benevolente lhes concedam muitos itens raros em suas próximas aventuras ! :D :D :D

Obrigadoo :D :D

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por Tiagoriebir » 28 Jul 2017, 12:45

Opa, e aí dl.fernandes. Tudo bem?

Antes de mais nada, bem-vindo ao fórum. =)

O livro que você está procurando é o Tormenta Alpha. Ele tem as informações atualizadas do cenário + regras: https://nerdz.etc.br/produto/tormenta-alpha/

Você também pode se interessar pelo Manual do Aventureiro, que traz uma porção de kits para os personagens: https://nerdz.etc.br/produto/manual-do- ... iro-alpha/

No mais, respeite as regras do fórum e fique à vontade para tirar dúvidas ou conversar a respeito de 3D&T por aqui.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por Alexandre Lancaster » 28 Jul 2017, 12:54

Olá.

Em primeiro lugar, seja bem-vindo.

Em segundo, 3D&T é um sistema genérico. Então você pode ter diferentes cenários.

• MANUAL 3D&T ALPHA: o livro principal com as regras.

https://nerdz.etc.br/produto/manual-3dt ... -revisada/

• MANUAL DO DEFENSOR: para mestres e jogadores mais avançados. Essencialmente é o livro do mestre do sistema.

https://nerdz.etc.br/produto/manual-do- ... r-digital/

Aqui estão seus cenários:

FANTASIA MEDIEVAL

De modo geral o livro básico já permite que você jogue nesse cenário, as magias fazem referência a Tormenta inclusive, mas se você quiser realmente entrar no mundo de Arton, um universo de fantasia medeival com anões e elfos atacado por uma invasão extradimensional, seus livros são estes:

• TORMENTA ALPHA: o livro de cenário. É muito rico e permite que você entre em uma escalada de poder absurda (porque Tormenta não é um cenário de baixo poder).

https://nerdz.etc.br/produto/tormenta-a ... o-de-luxo/

• MANUAL DO AVENTUREIRO ALPHA: uma série de kits de personagem para que seus jogadores comecem de uma vez a jogar no mundo de Arton. Apesar do nome genérico ele se aplica apenas a campanhas de fantasia medieval.

https://nerdz.etc.br/produto/manual-do- ... iro-alpha/

CONTEMPORÂNEO

Se você quer cenários passados nos dias de hoje, seja de ação, terror, sci-fi contemporânea, seus livros são estes:

• MEGA-CITY: uma espécie de caixinha de brinquedos aonde você pode construir seu próprio cenário. O livro apresenta uma cidade e sua história, em estado bruto. Cada um dos capítulos seguintes mostra um gênero diferente aonde você pode usá-la — super-heróis, games de luta, tokusatsu japonês, terror ou filmes de ação tradicionais, com regras separadas para a necessidade de cada um. É possível pensar apenas em uma Mega City de super-heróis, ou de Horror, ou o que for, mas você pode também misturar tudo, com regras para isso.

https://nerdz.etc.br/produto/mega-city/

• MEGA-CITY — MANUAL DO AVENTUREIRO: assim como o Manual do Aventureiro Alpha, oferece muitos kits para os personagens contemporâneos de Mega City, dentro da divisão de gêneros do cenários.

https://nerdz.etc.br/produto/mega-city- ... entureiro/

FICÇÃO CIENTÍFICA

Se você gosta de space opera, robôs gigantes, naves espaciais, seus livros são os de Brigada Ligeira Estelar. Eles se passam em um futuro distante na Constelação do Sabre, um império espacial composto de quase cem planetas — sendo dezenove plenamente habitáveis e refletindo diferentes abordagens do gênero. Quer algo parecido com Gundam, com robôs, intriga e política entre mundos diferentes? Como Macross, com romance e aventura em uma campanha de guerra? Como os velhos animes da U.S. Mangá, com cenários devastados e violência? Com Cyberpunk, como em Ghost in the Shell? Em todos os mundos da Constelação há algo que você procura!

• BRIGADA LIGEIRA ESTELAR: o livro básico, mais focado em space opera. Apresenta as linhas básicas do cenário, a Constelação do Sabre, técnicas de combate, robôs gigantes e uma aventura pronta para se começar a jogar, A Serviço da Princesa Regente.

https://nerdz.etc.br/produto/brigada-ligeira-estelar/

• ARQUIVOS DO SABRE: reunindo artigos, trazendo vilões, personagens coadjuvantes, detalhando tanto a Brigada Ligeira Estelar quanto a nobreza da Constelação do Sabre, é na prática o Livro do Mestre no cenário. Obrigatório.

https://nerdz.etc.br/produto/arquivos-do-sabre/

• A CONSTELAÇÃO DO SABRE, VOLUMES 1 e 2: um guia para os mundos da constelação, apresentando-os um a um em ordem alfabética e trazendo locais, coadjuvantes úteis e novos kits de personagem para sua campanha.

https://nerdz.etc.br/produto/a-constela ... bre-vol-1/

https://nerdz.etc.br/produto/a-constela ... bre-vol-2/

• BELONAVE SUPERNOVA: uma longa campanha em 26 episódios, inspirada nas animações japonesas que inspiraram o cenário. Uma grande arma do passado está oculta em algum ponto do espaço e os personagens precisam chegar até ela antes que uma milícia armada o faça. Entretanto, seja quem for o vencedor da disputa, nada mais será o mesmo para quem controlar essa máquina de destruição...

https://nerdz.etc.br/produto/belonave-supernova-vol-1/

https://nerdz.etc.br/produto/belonave-supernova-vol-2/

Eu espero ter sido útil e que você aproveite muito bem sua jornada.

Divirta-se!
_______________________________________

— Lancaster —

dl.fernandes
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jul 2017, 12:01

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por dl.fernandes » 28 Jul 2017, 12:58

Obrigado meeesmo pessoal,

Vou adquirir esses livros para conhecer e poder jogar nesses mundos !! Não gosto muito de algo mais contemporâneo ou sci-fi.. prefiro aquele clássico medieval em RPG's ;)

Sobre a Tormenta, poderia por gentileza, me explicar qual seria a diferença entre "Tormenta" e "Tormenta RPG" ? Vi esses dois termos e parece que são coisas distintas..

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por Alexandre Lancaster » 28 Jul 2017, 13:11

dl.fernandes escreveu:Obrigado meeesmo pessoal,

Vou adquirir esses livros para conhecer e poder jogar nesses mundos !! Não gosto muito de algo mais contemporâneo ou sci-fi.. prefiro aquele clássico medieval em RPG's ;)

Sobre a Tormenta, poderia por gentileza, me explicar qual seria a diferença entre "Tormenta" e "Tormenta RPG" ? Vi esses dois termos e parece que são coisas distintas..
O Tormenta RPG é um OGL (open game license) com regras modificadas do Dungeons and Dragons.

O Tormenta Alpha é o livro de cenário de Tormenta para o sistema 3D&T.
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por ISMurff » 28 Jul 2017, 18:37

Acho que a pergunta dele era sobre o significado das palavras...

Tormenta: Nome do cenário medieval da Jambô Editora.
Tormenta RPG (TRPG): Sistema baseado no D20 System utilizado para jogar no cenário de Tormenta. Mas ele não é o único. É o sistema mais indicado para aventuras "pé-no-chão".
3d&t Alpha: O outro sistema utilizado para jogar no cenário de Tormenta (e em outros cenários, como indicado pelo Lancaster). Mais indicado para aventuras em escalas épicas.
Tormenta Alpha: Livro descritivo do cenário de Tormenta com regras para o sistema 3d&t Alpha.

Bem vindo e boa sorte na sua procura ;)
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

dl.fernandes
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jul 2017, 12:01

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por dl.fernandes » 28 Jul 2017, 19:45

Pesquisando um pouco mais, vi que existe o 3D&T , o 3D&Tzão, o Super 3D&T Turbo, o 3D&T Alpha e o 4D&T. A diferença entre eles é a edição, sendo a 3D&T Alpha a mais atual ? E o que mudaria entre um e outro: regras, cenários, personagens, o próximo universo (Arton) é outro, ou o que ?

E além desses 3 livros: 3D&T Alpha Manual, Manual do Defensor e Tormenta Alpha, existem mais livros a cerca do universo de Arton ? E algum deles contém mapas ?

Ainda estou um pouco confuso quanto a esse universo, sobre as bibliotecas que preciso adquirir para compreender bem sobre esse universo. Sei que existe alguma livro sobre Valkyria, acho que é uma Campanha, que era uma deusa aprisionada e preciso fazer 20 missões para libertá-la. Vi para comprar esse livro, mas existe uma cronologia de missões para serem feitas ? Ex.: Primeiro acontece essa libertação de Valkyria, depois acontece a Tormenta, depois é outra campanha sobre X deus ... etc :?


Não sei se ficou claro.. queria um universo/mundo já criado para começar minhas campanhas dentro dele.. como vou jogar com meus amigos que também não conhecem nada sobre Arton, provavelmente serei o mestre, então queria algo +/- pronto para ir me aventurando pela cronologia já feita.. :P

Se não entenderam, por favor, me digam que eu tento me explicar melhor.. e se já existe algum tópico com alguma explicação sobre isso, podem me recomendar que lerei lá as respostas..

Obrigado pessoal e boa campanha ! :D

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por Alexandre Lancaster » 28 Jul 2017, 19:56

dl.fernandes escreveu:Pesquisando um pouco mais, vi que existe o 3D&T , o 3D&Tzão, o Super 3D&T Turbo, o 3D&T Alpha e o 4D&T. A diferença entre eles é a edição, sendo a 3D&T Alpha a mais atual ? E o que mudaria entre um e outro: regras, cenários, personagens, o próximo universo (Arton) é outro, ou o que ?

E além desses 3 livros: 3D&T Alpha Manual, Manual do Defensor e Tormenta Alpha, existem mais livros a cerca do universo de Arton ? E algum deles contém mapas ?
Vamos lá:

O 3D&T é o sistema como foi conhecido após sua terceira edição (antes era D&T e depois virou AD&T). Ficou e manteve o nome daí em diante, mesmo com outras edições. Tecnicamente, o 3D&T Alpha já é uma sexta edição (se contarmos com o 4D&T).

O 4D&T foi uma tentativa de fazer a migração dos jogadores de 3D&T para o D20 em uma época no qual os editores decidiram trabalhar com Tormenta exclusivamente nesse sistema, quando veio a licença aberta de Dungeons and Dragons. Até vendeu, mas não deu exatamente certo — o público de 3D&T é fiel. ;)

O 3D&Tzão e o Super 3D&T Turbo são versões bootleg feitas por fãs, e portanto não são consideradas oficialmente.
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por Shion » 28 Jul 2017, 20:47

Uma coisa, "Tormenta" é o nome do cenário e de um fenômeno dentro do mesmo, e Arton é como os habitantes o chamam, o continente em que vivem.

3D&T Alpha sendo o manual básico e tendo MUITO conteúdo direcionado especificamente para o cenário, o Manual do Aventureito (traz kits, o conceito de 'classe' do sistema) e Tormenta Alpha (que descreve o cenário em si mais profundamente) são os únicos diretamente ligados ao cenário no momento; o Manual do Defensor traz regras alternativas e modifica algumas outras existentes que são problemáticas as vezes, seja pela regra em si ou o texto não ser muito claro, porém ele não é tido como necessário para jogar.
Imagem

dl.fernandes
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jul 2017, 12:01

Re: Por onde começar em 3D&T ?

Mensagem por dl.fernandes » 28 Jul 2017, 21:58

Então de oficial mesmo só temos (tirando os lançamentos sci-fi/não-medieval):

Manual do 3D&T Alpha
Manual do Aventureiro Alpha
Manual do Defensor Alpha
Tormenta Alpha


Todos eles estão no Reino de Arton e, lendo todos esses livros, estarei lendo TUDO que há acerca dele, é isso ? :?:

Existe também livros de Campanhas e Aventuras neste Reino, que vocês poderiam me indicar ?

Vi que existem alguns livros do tipo "Guia de Monstros/Ítens/Magias/etc..." mas acredito que sejam todos lançamentos não-oficiais.. oficial mesmo, não há nenhum neste sentido, certo ?


Valeu amigos :D
Editado pela última vez por dl.fernandes em 29 Jul 2017, 10:47, em um total de 1 vez.

Responder

Voltar para “3D&T”