Final Fantasy 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Final Fantasy 3D&T

Mensagem por CharlesFJr » 30 Set 2017, 14:18

Olá :)

Estou em uma árdua tarefa de adaptar Final Fantasy para 3D&T - Jobs, magias, equipamentos, raças... e vou fazer nessa ordem. Comecei com os Jobs. Aqui estão as regras que eu criei para os Jobs. Conforme for escrevendo, e dependendo do interesse e das sugestões e críticas, vou colocando outros. Aguardo opiniões! Abraços.

Final Fantasy 3D&T – Jobs

Análogas às “classes” de personagem, os Jobs são um dos elementos mais icônicos de Final Fantasy, permitindo grande variedade e customização de seu grupo. Jobs são bastante diferentes dos Kits de personagem. Embora em cada jogo eles sejam tratados de maneira um pouco diferente (como Jobs exclusivos), a mecânica aqui apresentada é mais próxima de jogos como Final Fantasy III e Final Fantasy Tactics, mas é possível adaptá-la e modificá-la de diversas formas.

Jobs
Cada personagem tem direito a escolher um Job, gratuitamente. Um Job concede ao personagem uma série de benefícios que equivalem a cerca de 5 pontos de personagem. Portanto, ao escolher um Job, o personagem já é considerado um Novato, sendo os Jobs inacessíveis para Pessoas Comuns (jogadores ou NPCs). Estes benefícios são divididos entre:
- Características: São somadas diretamente às Características do personagem, porém ainda restrito ao valor máximo de Característica durante a criação de personagem (3 para Novatos, 4 para Lutadores, 5 para os demais).
- Pontos de Vida e Magia: O Job determina quantas vezes você multiplica sua R para calcular seus PVs e PMs. Por exemplo, Jobs focados em magia podem ter um multiplicador de PVs baixo (Rx2) e um multiplicador de PMs alto (Rx6). Um personagem com R0 tem metade do seu multiplicador em PVs e PMs (no exemplo anterior, um personagem com R0 teria 1 PV e 3 PMs).
- Ação do Job: Uma Vantagem que permite usar vários poderes específicos do Job. Todos esses poderes consomem uma ação para serem utilizados. Todo Job já começa com a vantagem Ação do Job e algum poder, e pode mais tarde aprender e usar outros poderes.
- Suporte: Uma Vantagem que representa um poder específico do Job. Ela está normalmente sempre ativa ou então permite fazer alguma coisa diferente usando sua esquiva (que será chamada de reação). Todo Job já começa com alguma vantagem Suporte e pode mais tarde aprender outras.

Níveis de Job
Todo personagem começa com seu Job escolhido no Nível 1, independente da pontuação inicial do personagem. Ao contrário de sistemas como Dungeons & Dragons, onde seu “nível de personagem” é igual à soma de todos os seus “níveis de classe”, o seu nível de Job e sua pontuação de personagem são coisas distintas. Normalmente, personagens novos em uma campanha de Final Fantasy são Novatos (5 pontos de personagem) e ganham 1 nível no seu Job.
A cada 10 PEs que o personagem adquire, o personagem também ganha automaticamente 1 nível no seu Job (não é preciso pagar pontos por isso).
Ganhar níveis em um Job oferece mais poderes para serem utilizados com Ação do Job ou mais vantagens Suporte.

Trocando de Job
Em FF3, FF Tactics e outros, é muito simples e frequente trocar de Job. Em qualquer momento fora das batalhas (em alguns jogos, é até possível trocar de Job no meio das batalhas!), o personagem pode trocar de Job. Caso prefira, o Mestre pode limitar a troca a uma vez por descanso ou uma vez por dia. Ao trocar de Job, você recebe os benefícios do Job atual (PVs e PMs, Características, Ação de Job e Suporte) e perde os antigos. Assim como Forma Alternativa, porém, trocar de Job nunca pode aumentar seus PVs ou PMs atuais, apenas diminuir (se o novo total for menor que os atuais).

Conseguindo novos Jobs
Normalmente, no começo do jogo, os personagens começam com apenas algumas opções de Job, e precisam obter os outros de alguma forma. A desvantagem desse sistema é que, de início, com poucas opções de Job disponíveis, os personagens podem ficar parecidos. Por outro lado, isso permite com que os personagens vão se especializando e individualizando com o tempo, assim como novas opções são introduzidas aos poucos, o que dá um espírito de evolução e progressão onde cada novo “nível” traz alguma nova opção empolgante. Também é bastante motivador dentro do jogo conquistar esses novos Jobs, realizando aventuras paralelas para tal ou utilizando novos Jobs como uma recompensa diferente para o grupo, diferente dos tradicionais PEs, Moedas e itens mágicos. Algumas opções são apresentadas abaixo:
Todos disponíveis: Todos os Jobs estão disponíveis logo de cara. Isso dá mais diversidade aos personagens do grupo logo de cara.
Jobs iniciais: O Mestre deixa alguns Jobs como disponíveis logo de cara: em FFI, o grupo começa com quatro personagens e seis opções de Jobs. Em outros jogos, só há uma ou duas opções iniciais. Os demais Jobs devem ser obtidos ao longo do jogo.

Aventuras: Conseguir um novo Job requer uma aventura. Todas as opções de Job são do grupo – assim, após a missão para conseguir o Job “Ninja”, todos os personagens do grupo ganham a opção de mudarem para este Job. Normalmente, alguns Jobs são obtidos durante a “história principal”, progredindo com o objetivo da campanha, e outros são “obtidos em “missões paralelas”, que não têm relação direta com o objetivo principal da campanha.

Evolução de Jobs: O Mestre pode disponibilizar Jobs iniciais e criar requisitos para que um personagem possa trocar para outros Jobs. Por exemplo, o Mestre pode determinar que para poder mudar para o Job “Ninja” é necessário antes três níveis no Job “Ladrão”. Neste caso, normalmente estão disponíveis de cara opções mais simples e genéricas e as mais complexas possuem exigências diferentes, incluindo diverso Jobs diferentes (“Paladino” poderia exigir dois níveis em “Cavaleiro” e “Mago Branco”, por exemplo). Apenas cuidado para não exagerar em duas coisas: primeiro, os Jobs novos não devem ser tão melhores que os iniciais a ponto de tornar os iniciais inúteis, forçando uma mudança. Os personagens devem ter a opção de ficarem com o seu Job inicial sem ficarem em desvantagem em relação aos Jobs novos. Segundo, dificilmente algum Job deveria exigir mais do que quatro níveis no que quer que seja como exigência, a menos que seja realmente algo especial. O Mestre também pode colocar exigências que sejam diferentes de níveis de Jobs (por exemplo, o “Cavaleiro Negro” de FFT requer matar vinte inimigos).

Customização
Provavelmente a opção mais divertida do sistema de Jobs é a customização do seu personagem com habilidades de Jobs diferentes, podendo trocar a sua customização (ação secundária e suporte, veja abaixo) igual a trocar de Job.
Ação secundária: Além da Ação de Job correspondente ao Job que você está no momento, o Mestre pode permitir que você selecione uma Ação de Job de um único outro Job que você possua, e possa usar também essas Ações.
Suporte: Além da vantagem Suporte correspondente ao Job que você está no momento, o Mestre pode permitir que você selecione uma Ação de Suporte de outro Job que você possua, e receba também os benefícios dessa vantagem. O Mestre pode aumentar esse limite, permitindo combinar duas ou mais vantagens Suporte, de quaisquer outros Jobs que possua, recebendo os benefícios de todas. Esse limite pode ser dado logo no início, ou aumentar conforme a campanha e a pontuação dos personagens. Exemplo:
Novato – Só pode usar a Ação de Job e vantagem de Suporte do Job atual.
Lutador – Pode usar a Ação de Job de um outro Job que possua.
Campeão – Pode usar uma outra vantagem Suporte de qualquer outro Job.
Lenda – Pode usar até duas outras vantagens Suporte de outros Jobs.

Criando Jobs
Algumas guias para Mestres que desejam criar seus próprios Jobs:
- Jobs devem oferecer, de cara, benefícios equivalentes a 5 pontos de personagem. A Ação de Job deve oferecer um ou mais poderes equivalentes a uma vantagem de 1 ponto. A vantagem Suporte do Job também deve equivaler a uma vantagem de 1 ponto. Os 3 pontos restantes devem ser divididos entre Características (concedendo bônus) e PVs e PMs (o padrão seria Rx4 PVs e PMs, podendo “trocar multiplicadores” como Rx3 e Rx5 sem custo, e cada 1 ponto aumentaria em 2 um dos multiplicadores, por exemplo 1 ponto para ter PVs Rx6 e PMs Rx4, ou trocar multiplicadores para ter Rx5 em ambos...).
- Cada nível de Job deve oferecer um entre as seguintes: novos poderes para usar como Ação de Job ou nova vantagem Suporte (sempre equivalente a 1 ponto). Não é recomendado colocar mais que duas vantagens Suporte, já que há uma limitação em quantas o personagem pode usar ao mesmo tempo.
- O nível máximo sugerido em um mesmo Job é 10. Alguns jogos possuem limite maior ou menor, ou até mesmo não possuem limites. Porém, lembre-se de que para cada nível máximo você terá que criar uma vantagem exclusiva para aquele e todos os outros Jobs que você criar, e que 3D&T não é (normalmente) um jogo para ser jogado com muitos pontos.

Jobs e criação de personagem
- Como dito anteriormente, Jobs inicialmente equivalem a 5 pontos de personagem. Na maioria das campanhas de Final Fantasy, os personagens são Novatos e a única escolha é o Job (às vezes nem isso, começando praticamente todos iguais em números e com o mesmo Job, aumentando as opções e diversificação mais tarde durante a campanha). Caso queira dar um pouco mais de diversidade no início, o Mestre pode permitir a compra de algo entre -1 e -3 pontos em Desvantagens. Também é possível começar com Pontuação mais elevada: Lutadores começam com o Job e mais 2 pontos, Campeões com o Job e mais 5 pontos e assim por diante.
- O Mestre pode restringir as Vantagens e Desvantagens, excluindo as que possuem efeitos diretos em combate (deixando isso para as vantagens dos Jobs, como nos jogos Final Fantasy), ou então usar os Jobs em conjunto com todas as outras opções do 3D&T, incluindo Kits. Em qualquer caso, é recomendado restringir as compras das vantagens mágicas, pois em Final Fantasy a capacidade de usar magias vem de acordo com os Jobs e também possuem uma lista de magias própria (onde quase toda a “Magia Elemental” está na Magia Negra, sendo os poderes ofensivos ou de Dominador desta escola e os poderes de suporte ou de Baluarte da escola Magia Branca).

Lista de Jobs

Cavaleiro
Combatente nobre, poderoso em ataques físicos e capaz de proteger aliados.
Pontos de Vida e Magia: Rx7 PVs e Rx3 PMs.
Características: F+1, A+1.
Ação – Arte da Guerra: Técnicas de combate para destruir os inimigos.
Suporte – Proteger aliado: Quando um personagem perto de você for alvo de um ataque, você pode usar uma reação para sofrer o ataque no lugar dele.
Nível 1 – Esmagar (ação): Faça um ataque dobrando sua F ou PdF na FA. Porém, até o início do seu próximo turno, você não pode somar sua H na FD.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 30 Set 2017, 15:14

Cara, esses PVs e PMs por Kits é uma péssima ideia, tanto que foi abandonado na versão Alpha.

De resto, boa leitura: http://www.jamboeditora.com.br/forum/vi ... ?f=2&t=600
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por Shion » 30 Set 2017, 15:29

Acho que dava pra pegar algumas skills mais icônicas de cada job, como o pulo dos Dragoon ou possibilidade de atingir vários alvos (aliados e inimigos) com magias de alvo singular do Calculator, e fazer disso poderes e formar um kit normal.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por CharlesFJr » 30 Set 2017, 16:32

Obrigado pelos comentários.

Já li e já joguei essa adaptação do Tactics ^^

Gosto da ideia de poder trocar de Jobs.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por Shion » 30 Set 2017, 17:13

Nada impede os personagens de terem mais de um kit. Talvez remover o custo cumulativo: todos kits adquiridos após o primeiro custam sempre 1pt.

Também pode colocar a limitação de que só se pode usar os poderes de dois kits diferentes, assim como no FFT só se tem os comandos de suas jobs ao mesmo tempo. Peça para os jogadores avisarem, entre os combates, se quiserem mudar, ou talvez limitando a troca por dia como tu já iria fazer.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por CharlesFJr » 01 Out 2017, 00:13

Boa.

Por que o lance de PVs e PMs por Kit (ou, no caso, Job) é uma péssima ideia?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Out 2017, 01:13

Em parte por já termos vantagens e desvantagens ligadas à mudança de limite de PVs e PMs por ponto de R (além de Vantagens Regionais).
Vigoroso (1pt): Rx7 para PVs
Equilibrio de Energias (1pt): Rx7 para PMs
Frágil (-1pts): Rx3 para PVs
Desequilibro de Energias (-1pt): Rx3 para PMs
E depois que isso atrapalha quando se tem mais de um kit, adicionando uma complicação a mais.
Imagem

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Final Fantasy 3D&T

Mensagem por DiegoPaja » 03 Out 2017, 11:52

Acho que usar as Vantagens e Desvantagens Vigoroso, Equilíbrio de Energia, Desequilíbrio de Energia e Frágil poderiam simular isso de forma mais simples, mas talvez ficasse interessante colocar esse multiplicador diferenciado de PVs e PMs de acordo com a pontuação do personagem.

Por exemplo: Novato x3; Lutador x4; Campeão x5 e Lenda x6

Sei que não tem muito haver com o que tu propõe, porém é uma outra forma de simular essa variação.

Responder

Voltar para “3D&T”