E aí pessoal, beleza? Muito Feliz
Bom, vou direto ao ponto sem delongas. Fiz um bem bolado e criei um sistema alternativo de rolagem, que não altera nenhuma regra de criação de personagem. Apenas de rolagem de perícia. Esta regra eu fiz porque sempre quis tirar um pouco o peso da importância da Habilidade (H) do personagem, e para poder jogar diversos gêneros com nosso RPG tão querido. Vamos lá então.
Pra cada ação que o personagem fizer, envolvendo realmente um risco relacionado à sua pericia, role 1d6. A questão é: O personagem foi bem sucedido? A resposta está no resultado do 1d6...
1 - Não, e...
2 - Não.
3 - Não, mas...
4 - Sim, mas...
5 - Sim.
6 - Sim, e...
O jogador pode rolar mais dados (1PM para cada d6 a mais)até o máximo de valor de Habilidade de seu personagem. Assim um guerreiro com H3, poderia gastar 3 PMs e rolar 4d6, e escolhendo o melhor resultado.
Me baseei no sistema FU (Free Universal Role Playing Game), que é bem narrativo e traz alguns elementos do Fate e Apocalypse World ao trazer um sistema não-binário de resolução de ações.
Vamos ao exemplo:
"Anakin Skywalker (H3, Máquinas) está pilotando seu caça espacial no meio de uma frota de cruzadores interestelares para infiltrar-se na nave de comando do General Grievous e resgatar o Chanceler Palpatine. Muitos
droids abutres se aproximam de seu Starfighter e começam a atacá-lo. Anakin tentará usar de seu dom na pilotagem e pressionar seu caça contra o de Obi-Wan, esmagando alguns dos droids. Anakin consegue destruir os pequenos droids? Rolo o 1d6 e...
tiro um 4!
Sim, mas... os sistemas de escudo defletores foram danificados, qualquer dano agora causará um impacto significativo na nave.
E mais infinitas possibilidades. Vamos lá pessoal. O que acharam? Criem alguns exemplos e testem vocês mesmos. =D
Novo sistema de rolagem de perícias!
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Re: Novo sistema de rolagem de perícias!
Funciona mais como um sistema próprio do que como sub-sistema pra 3D&T.
- Armageddon
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Re: Novo sistema de rolagem de perícias!
Engraçado que, para tirar a importância da Habilidade, você gerou uma tabela em que personagens com H mais alta tem mais chances.
Eu gosto de viajar sobre possibilidades novas pro sistema de perícias. E estes elementos narrativos sempre são bacanas pra guiar os mestres em mesa. ^ ^
Eu gosto de viajar sobre possibilidades novas pro sistema de perícias. E estes elementos narrativos sempre são bacanas pra guiar os mestres em mesa. ^ ^
- Vicente Pinto
- Mensagens: 137
- Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28
Re: Novo sistema de rolagem de perícias!
De certa forma, sim, mas a Habilidade é só pra tentar ajudar um pouco mais o jogador.Armageddon escreveu:Engraçado que, para tirar a importância da Habilidade, você gerou uma tabela em que personagens com H mais alta tem mais chances.
Eu gosto de viajar sobre possibilidades novas pro sistema de perícias. E estes elementos narrativos sempre são bacanas pra guiar os mestres em mesa. ^ ^
Eu tiraria o limite de dados adicionais por H, mas faria um esquema progressivo:
Se quer 1d a mais, paga 1 PM. (1)
Se quer 2d a mais, paga 1 PM + 2 PM. (3)
Se quer 3d a mais, paga 1 PM + 2 PM + 3PM. (6)
E assim por diante. ;D
Aka Viko, no fórum antigo.
-
- Mensagens: 2
- Registrado em: 24 Dez 2013, 01:50
Re: Novo sistema de rolagem de perícias!
acredito que não tenha como fugir da importância da Habilidade. Mas talvez tenha como amenizá-la desta forma, de qualquer forma um personagem com mais H sempre deve ter mais chances. Só acho que um personagem com H2 (o que significa extrema habilidade) só ter 33% base de chance de ser bem sucedido, é pouco. Adicionando alguns elementos narrativos tornaria a rolagem sempre interessante. Só acho.Armageddon escreveu:Engraçado que, para tirar a importância da Habilidade, você gerou uma tabela em que personagens com H mais alta tem mais chances.
Eu gosto de viajar sobre possibilidades novas pro sistema de perícias. E estes elementos narrativos sempre são bacanas pra guiar os mestres em mesa. ^ ^
Gostei! Muito boa sacada!Vicente Pinto escreveu:De certa forma, sim, mas a Habilidade é só pra tentar ajudar um pouco mais o jogador.Armageddon escreveu:Engraçado que, para tirar a importância da Habilidade, você gerou uma tabela em que personagens com H mais alta tem mais chances.
Eu gosto de viajar sobre possibilidades novas pro sistema de perícias. E estes elementos narrativos sempre são bacanas pra guiar os mestres em mesa. ^ ^
Eu tiraria o limite de dados adicionais por H, mas faria um esquema progressivo:
Se quer 1d a mais, paga 1 PM. (1)
Se quer 2d a mais, paga 1 PM + 2 PM. (3)
Se quer 3d a mais, paga 1 PM + 2 PM + 3PM. (6)
E assim por diante. ;D
Re: Novo sistema de rolagem de perícias!
Na realidade, eu sempre quis retirar a importância da H. Mas, depois de mtas possibilidades... o problema não é um atributo. Netão, tbm fiz um esqueminha de perícia. MTO parecido com outros que rolam por aí!
Perícia funcionariam como FA.
Com perícia
FA: H+H+1d
Sem Perícia
FA: H+1d
A dificuldade das realizações seriam igual a FD. Pode ser calculado da seguinte forma
FD: Fixo
Fácil: 5
Médio: 8
Dificil: 11
FD: Variável
Imaginar que cada coisa funcione como algo que responde a certas ações. Dessa forma os testes seriam sempre resistido. Ou seja, fazer ligação direta num carros eria o mesmo que realizar um teste de perícia resistido.
Ex: um carro sem sistema de trava comum R1+1d, Carro com sistema de trava H1, R1. Carro vigiado por satélite com computador de bordo inteligente H2 e R2
Testes de Perícias Resistido
Com perícia:
FD: H+R+1d
Sem perícia:
FD: R+1d
Basta a FA atingir um número igual ou maior que a FD para conseguir o objetivo
Perícia funcionariam como FA.
Com perícia
FA: H+H+1d
Sem Perícia
FA: H+1d
A dificuldade das realizações seriam igual a FD. Pode ser calculado da seguinte forma
FD: Fixo
Fácil: 5
Médio: 8
Dificil: 11
FD: Variável
Imaginar que cada coisa funcione como algo que responde a certas ações. Dessa forma os testes seriam sempre resistido. Ou seja, fazer ligação direta num carros eria o mesmo que realizar um teste de perícia resistido.
Ex: um carro sem sistema de trava comum R1+1d, Carro com sistema de trava H1, R1. Carro vigiado por satélite com computador de bordo inteligente H2 e R2
Testes de Perícias Resistido
Com perícia:
FD: H+R+1d
Sem perícia:
FD: R+1d
Basta a FA atingir um número igual ou maior que a FD para conseguir o objetivo