BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
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BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T Alpha
A ideia é ter uma maneira fácil de montar encontros equilibrados e também alternar a dificuldade em diferentes pontuações.
Primeiro: equilibrando encontros.
Um encontro é considerado equilibrado quando tem uma quantidade de inimigos aproximada 1:1 e a pontuação dos inimigos também é equivalente a dos personagens jogadores
Assumindo uma média de 4 personagens jogadores por mesa, isso dá 4 inimigos por encontro.
E se você quiser inimigos mais fortes / fracos?
Inimigos com 1/2 (arredonde para cima) a pontuação dos personagens jogadores contam como "meio inimigo", já inimigos com 50% a mais (2/3) contam como "dois inimigos" e inimigos com o dobro da pontuação dos personagens jogadores contam como "quatro inimigos / inimigo solo".
Então, para um Encontro de Nível Campeão - 10 pontos (veja detalhes mais adiante) você pode construir encontros equilibrados usando:
8 inimigos de 5 pontos
4 inimigos de 10 pontos
2 inimigos de 15 pontos
1 inimigo de 20 pontos
1 inimigo de 15 pontos e 2 de 10 pontos
2 inimigos de 5 pontos, 1 de 10 pontos e 1 de 15 pontos
Com relação à flutuação de dificuldade durante o jogo: certas pontuações devem ter a sensação de que o jogo ficou fácil, afinal depois de tanto trabalho duro é merecido detonar os inimigos que te davam trabalho antigamente. Mas logo em seguida o jogo deve subitamente ficar difícil, forçando os jogadores a usarem o máximo de seus poderes recém-adquiridos, criando assim um ciclo de dificuldades.
Vamos dividir as pontuações em ciclos da seguinte forma:
Novato: 5 pontos.
Lutador: 6 a 8 pontos.
Campeão: 9 a 11 pontos.
Lenda: 12 pontos.
CICLO NOVATO
Encontros de nível Novato devem assumir 4 inimigos de 5 pontos (ou 3 pontos para um "meio" inimigo, 7-8 pontos para um "dois inimigos" e 10 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
5 pontos: Encontros de Nível Novato são equilibrados.
CICLO LUTADOR
Encontros de nível Lutador devem assumir inimigos 4 de 7 pontos (ou 4 pontos para um "meio" inimigo, 10-11 pontos para um "dois inimigos" e 14 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
6 pontos: Encontros Novato são Fáceis, mas ainda podem ser um desafio, porém encontros Lutadores são Difíceis.
7 pontos: Encontros nível Lutador são equilibrados.
8 pontos: Encontro nível Lutador são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.
CICLO CAMPEÃO
Encontros de nível Campeão devem assumir 4 inimigos de 10 pontos (ou 5 pontos para um "meio" inimigo", 15 pontos para um "dois inimigos" e 20 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
9 pontos: O jogo fica difícil novamente, forçando os jogadores a usarem ao máximo seus poderes.
10 pontos: Encontros nível Campeão são equilibrados agora.
11 pontos: Encontros nível Campeão são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.
LENDA
O livro recomenda que ao atingir 12 pontos os jogadores se tornam Lendas e enfrentam o Desafio Final, mas você pode inserir quantos ciclos quiser (ciclos de 3 pontos: difícil, médio, fácil).
Texto no Google Drive: https://docs.google.com/document/d/1E8Y ... sp=sharing
Créditos: peguei a ideia desse cara para D&D 5e, simplifiquei e adaptei pra 3D&T (acho que ficou melhor no 3D&T do que no D&D 5e) https://theangrygm.com/f-cr-theres-a-better-way-part-2/
A ideia é ter uma maneira fácil de montar encontros equilibrados e também alternar a dificuldade em diferentes pontuações.
Primeiro: equilibrando encontros.
Um encontro é considerado equilibrado quando tem uma quantidade de inimigos aproximada 1:1 e a pontuação dos inimigos também é equivalente a dos personagens jogadores
Assumindo uma média de 4 personagens jogadores por mesa, isso dá 4 inimigos por encontro.
E se você quiser inimigos mais fortes / fracos?
Inimigos com 1/2 (arredonde para cima) a pontuação dos personagens jogadores contam como "meio inimigo", já inimigos com 50% a mais (2/3) contam como "dois inimigos" e inimigos com o dobro da pontuação dos personagens jogadores contam como "quatro inimigos / inimigo solo".
Então, para um Encontro de Nível Campeão - 10 pontos (veja detalhes mais adiante) você pode construir encontros equilibrados usando:
8 inimigos de 5 pontos
4 inimigos de 10 pontos
2 inimigos de 15 pontos
1 inimigo de 20 pontos
1 inimigo de 15 pontos e 2 de 10 pontos
2 inimigos de 5 pontos, 1 de 10 pontos e 1 de 15 pontos
Com relação à flutuação de dificuldade durante o jogo: certas pontuações devem ter a sensação de que o jogo ficou fácil, afinal depois de tanto trabalho duro é merecido detonar os inimigos que te davam trabalho antigamente. Mas logo em seguida o jogo deve subitamente ficar difícil, forçando os jogadores a usarem o máximo de seus poderes recém-adquiridos, criando assim um ciclo de dificuldades.
Vamos dividir as pontuações em ciclos da seguinte forma:
Novato: 5 pontos.
Lutador: 6 a 8 pontos.
Campeão: 9 a 11 pontos.
Lenda: 12 pontos.
CICLO NOVATO
Encontros de nível Novato devem assumir 4 inimigos de 5 pontos (ou 3 pontos para um "meio" inimigo, 7-8 pontos para um "dois inimigos" e 10 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
5 pontos: Encontros de Nível Novato são equilibrados.
CICLO LUTADOR
Encontros de nível Lutador devem assumir inimigos 4 de 7 pontos (ou 4 pontos para um "meio" inimigo, 10-11 pontos para um "dois inimigos" e 14 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
6 pontos: Encontros Novato são Fáceis, mas ainda podem ser um desafio, porém encontros Lutadores são Difíceis.
7 pontos: Encontros nível Lutador são equilibrados.
8 pontos: Encontro nível Lutador são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.
CICLO CAMPEÃO
Encontros de nível Campeão devem assumir 4 inimigos de 10 pontos (ou 5 pontos para um "meio" inimigo", 15 pontos para um "dois inimigos" e 20 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").
9 pontos: O jogo fica difícil novamente, forçando os jogadores a usarem ao máximo seus poderes.
10 pontos: Encontros nível Campeão são equilibrados agora.
11 pontos: Encontros nível Campeão são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.
LENDA
O livro recomenda que ao atingir 12 pontos os jogadores se tornam Lendas e enfrentam o Desafio Final, mas você pode inserir quantos ciclos quiser (ciclos de 3 pontos: difícil, médio, fácil).
Texto no Google Drive: https://docs.google.com/document/d/1E8Y ... sp=sharing
Créditos: peguei a ideia desse cara para D&D 5e, simplifiquei e adaptei pra 3D&T (acho que ficou melhor no 3D&T do que no D&D 5e) https://theangrygm.com/f-cr-theres-a-better-way-part-2/
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Como geralmente os inimigos tem apenas as caracteristicas e vantagens ligadas a combate (pois eles só serão usados em combate), lembre-se de verificar a pontuação dos jogadores para vantagens/pericias/poderes não ligados ao combate e descontar isso na hora de calcular a pontuação.
Um personagem especialista com várias pericias/vantagens de suporte para ajudar o grupo fora de situações de combate estaria apenas inflacionando a pontuação dos inimigos na hora da luta sem poder ajudar muito ele mesmo, então tem que tomar cuidado nessa hora.
Um personagem especialista com várias pericias/vantagens de suporte para ajudar o grupo fora de situações de combate estaria apenas inflacionando a pontuação dos inimigos na hora da luta sem poder ajudar muito ele mesmo, então tem que tomar cuidado nessa hora.
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Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Sim, bem lembrado, eu pensei nisso, vou escrever explicitamente.
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Gostei. Muita gente vai se beneficiar disso.
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Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Poxa, obrigado pelo incentivo! Avisem o que acharam se usarem.
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Eu faço. Ou tento fazer. Algo parecido.
Sempre tenho que adaptar um pouco pelo simples fato de que poderes de kit são bem cabulosos.
Acredito que os maiores desbalanceadores do sistema sejam poderes de kit, redutores de crítico e principalmente certos usos de xp. Não todos. Mas alguns são meio cabulosos.
Sempre tenho que adaptar um pouco pelo simples fato de que poderes de kit são bem cabulosos.
Acredito que os maiores desbalanceadores do sistema sejam poderes de kit, redutores de crítico e principalmente certos usos de xp. Não todos. Mas alguns são meio cabulosos.
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Poderes de kit de fato adicionam uns efeitos bem fortes. As vezes aquele um inimigo com A5 e Armadura Completa consegue tankar um grupo todo porque eles dependiam demais de críticos por exemplo. Por isso o MHB fala que para cada kit do inimigo deve-se reduzir em 2pts o seu total na hora de ajustar a pontuação do mesmo (por exemplo, 10pts com kit = 12pts; 8pts com 2 kits = 12pts também).
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Mas tem que ver o outro lado dessa conta. Um personagem (jogador) de 5p que tem um kit já conta como 7. Um de 12 conta como 14... Pela lógica...
Kits bem "casados" geram efeitos mais cabulosos que vetor poderes únicos de monstros. E cada kit da direito a 3 ou 4 poderes...
Kits bem "casados" geram efeitos mais cabulosos que vetor poderes únicos de monstros. E cada kit da direito a 3 ou 4 poderes...
Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Não é isso que o livro diz. Um personagem de 12pts com 5 kits vai contar como 12; um inimigo de 8pts com 2 kits vai contar como os mesmos 12.
E depende se o kit e os poderes são combativos ou não, e no caso de inimigos não tem porque colocar kits e poderes que não ajudem na única ocasião que são usados, combate.
Mas isso é o que o livro diz, o mestre sempre pode ignorar.
E depende se o kit e os poderes são combativos ou não, e no caso de inimigos não tem porque colocar kits e poderes que não ajudem na única ocasião que são usados, combate.
Mas isso é o que o livro diz, o mestre sempre pode ignorar.
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Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA
Isso já está rendendo outra discussão sobre como calcular a pontuação de combate de um personagem