BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por CharlesFJr » 29 Out 2019, 11:24

BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T Alpha

A ideia é ter uma maneira fácil de montar encontros equilibrados e também alternar a dificuldade em diferentes pontuações.

Primeiro: equilibrando encontros.
Um encontro é considerado equilibrado quando tem uma quantidade de inimigos aproximada 1:1 e a pontuação dos inimigos também é equivalente a dos personagens jogadores

Assumindo uma média de 4 personagens jogadores por mesa, isso dá 4 inimigos por encontro.

E se você quiser inimigos mais fortes / fracos?

Inimigos com 1/2 (arredonde para cima) a pontuação dos personagens jogadores contam como "meio inimigo", já inimigos com 50% a mais (2/3) contam como "dois inimigos" e inimigos com o dobro da pontuação dos personagens jogadores contam como "quatro inimigos / inimigo solo".

Então, para um Encontro de Nível Campeão - 10 pontos (veja detalhes mais adiante) você pode construir encontros equilibrados usando:

8 inimigos de 5 pontos
4 inimigos de 10 pontos
2 inimigos de 15 pontos
1 inimigo de 20 pontos
1 inimigo de 15 pontos e 2 de 10 pontos
2 inimigos de 5 pontos, 1 de 10 pontos e 1 de 15 pontos

Com relação à flutuação de dificuldade durante o jogo: certas pontuações devem ter a sensação de que o jogo ficou fácil, afinal depois de tanto trabalho duro é merecido detonar os inimigos que te davam trabalho antigamente. Mas logo em seguida o jogo deve subitamente ficar difícil, forçando os jogadores a usarem o máximo de seus poderes recém-adquiridos, criando assim um ciclo de dificuldades.

Vamos dividir as pontuações em ciclos da seguinte forma:

Novato: 5 pontos.
Lutador: 6 a 8 pontos.
Campeão: 9 a 11 pontos.
Lenda: 12 pontos.

CICLO NOVATO

Encontros de nível Novato devem assumir 4 inimigos de 5 pontos (ou 3 pontos para um "meio" inimigo, 7-8 pontos para um "dois inimigos" e 10 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").

5 pontos: Encontros de Nível Novato são equilibrados.

CICLO LUTADOR

Encontros de nível Lutador devem assumir inimigos 4 de 7 pontos (ou 4 pontos para um "meio" inimigo, 10-11 pontos para um "dois inimigos" e 14 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").

6 pontos: Encontros Novato são Fáceis, mas ainda podem ser um desafio, porém encontros Lutadores são Difíceis.

7 pontos: Encontros nível Lutador são equilibrados.

8 pontos: Encontro nível Lutador são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.

CICLO CAMPEÃO

Encontros de nível Campeão devem assumir 4 inimigos de 10 pontos (ou 5 pontos para um "meio" inimigo", 15 pontos para um "dois inimigos" e 20 pontos para um "quatro inimigos / inimigo solo").

9 pontos: O jogo fica difícil novamente, forçando os jogadores a usarem ao máximo seus poderes.

10 pontos: Encontros nível Campeão são equilibrados agora.

11 pontos: Encontros nível Campeão são fáceis. Deixe que os jogadores varram o chão com eles, antes de inserir o próximo ciclo.

LENDA

O livro recomenda que ao atingir 12 pontos os jogadores se tornam Lendas e enfrentam o Desafio Final, mas você pode inserir quantos ciclos quiser (ciclos de 3 pontos: difícil, médio, fácil).

Texto no Google Drive: https://docs.google.com/document/d/1E8Y ... sp=sharing

Créditos: peguei a ideia desse cara para D&D 5e, simplifiquei e adaptei pra 3D&T (acho que ficou melhor no 3D&T do que no D&D 5e) https://theangrygm.com/f-cr-theres-a-better-way-part-2/

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Shion » 29 Out 2019, 13:26

Como geralmente os inimigos tem apenas as caracteristicas e vantagens ligadas a combate (pois eles só serão usados em combate), lembre-se de verificar a pontuação dos jogadores para vantagens/pericias/poderes não ligados ao combate e descontar isso na hora de calcular a pontuação.

Um personagem especialista com várias pericias/vantagens de suporte para ajudar o grupo fora de situações de combate estaria apenas inflacionando a pontuação dos inimigos na hora da luta sem poder ajudar muito ele mesmo, então tem que tomar cuidado nessa hora.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por CharlesFJr » 29 Out 2019, 13:53

Sim, bem lembrado, eu pensei nisso, vou escrever explicitamente.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Waldson » 31 Out 2019, 12:08

Gostei. Muita gente vai se beneficiar disso.

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por CharlesFJr » 31 Out 2019, 22:37

Poxa, obrigado pelo incentivo! Avisem o que acharam se usarem.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Waldson » 03 Nov 2019, 08:04

Eu faço. Ou tento fazer. Algo parecido.

Sempre tenho que adaptar um pouco pelo simples fato de que poderes de kit são bem cabulosos.

Acredito que os maiores desbalanceadores do sistema sejam poderes de kit, redutores de crítico e principalmente certos usos de xp. Não todos. Mas alguns são meio cabulosos.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Shion » 03 Nov 2019, 11:58

Poderes de kit de fato adicionam uns efeitos bem fortes. As vezes aquele um inimigo com A5 e Armadura Completa consegue tankar um grupo todo porque eles dependiam demais de críticos por exemplo. Por isso o MHB fala que para cada kit do inimigo deve-se reduzir em 2pts o seu total na hora de ajustar a pontuação do mesmo (por exemplo, 10pts com kit = 12pts; 8pts com 2 kits = 12pts também).
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Waldson » 03 Nov 2019, 13:53

Mas tem que ver o outro lado dessa conta. Um personagem (jogador) de 5p que tem um kit já conta como 7. Um de 12 conta como 14... Pela lógica...

Kits bem "casados" geram efeitos mais cabulosos que vetor poderes únicos de monstros. E cada kit da direito a 3 ou 4 poderes...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por Shion » 04 Nov 2019, 11:30

Não é isso que o livro diz. Um personagem de 12pts com 5 kits vai contar como 12; um inimigo de 8pts com 2 kits vai contar como os mesmos 12.

E depende se o kit e os poderes são combativos ou não, e no caso de inimigos não tem porque colocar kits e poderes que não ajudem na única ocasião que são usados, combate.

Mas isso é o que o livro diz, o mestre sempre pode ignorar.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: BALANCEAMENTO DE DIFICULDADE DE ENCONTROS E PONTUAÇÕES - 3D&T ALPHA

Mensagem por CharlesFJr » 04 Nov 2019, 14:24

Isso já está rendendo outra discussão sobre como calcular a pontuação de combate de um personagem

Responder

Voltar para “3D&T”