Realmente há essa questão do DPS!
Na minha mesa eu faço F+1d contra A+3, normalmente (há mil manobras etc), então o dano médio é de 1 a 3... média 1,5, mas às vezes tem crítico... então chuto 2.
Como eu quero que a média seja 3 ataques que acertam para chegar 0 PVs...
Na minha mesa PVs = 5 + R .
IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
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Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
Tem uma coisinha que eu quero testar e é sugerida por alto no Manual do Defensor, que é retirar H dos cálculos de FA/FD, mas passar a usar só Pontos de Ação pra vantagens. A lógica é: H não vai influenciar diretamente no dano, MAS é o que vai te permitir usar mais manobras especiais e afins, então ela continua sendo relevante em combate além de testes de perícia. Nesse caso não existem mais PMs também, eles são totalmente substituídos pelos PAs (a regra tá no MdD, não lembro a página agora). Se achar que 1d + característica é muito pouco, dá pra misturar com a regra de 2d também, inclusive com os acertos devastadores.
Enfim, é algo que carece de testes mas sempre pensei em usar em alguma variação do sistema.
Enfim, é algo que carece de testes mas sempre pensei em usar em alguma variação do sistema.
Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
Nesse caso não daria no mesmo só passar os PMs pra H?
E realmente, F/PdF/A+2d na FA/FD poderia dar a variação necessária ainda. Só vem o caso do personagem com F/PdF1 dar sorte e o com A5 azar (tomando um monte de dano de alguém bem mais fraco), o que pode ser frustrante. Mas na média não deve ser tão ruim.
Façamos no exemplo prático:
F2 contra A2. A FD vai ser sempre 5, e a FA de 3~10. A média da FA é 6,5 com 1,5 de dano.
F3 contra A3, FD 6 e FA 4~12, FA média 8, 2 de dano.
F4 contra A4, FD 7 e FA 5~14, FA média 9,5, 2,5 de dano.
Como dá pra ver o padrão de 0,5 de dano a cada ponto a mais em ambos os lados não parece ruim, se não fosse pelo fato que se tem mais manobras/vantagens/itens de ataque do que de defesa. Só de trocar 1pt de F por Ataque Especial ficaria:
F3+2 contra A4, FD7 e FA 6~16, FA média 11, 4 de dano por 1PM.
Mesmo sendo mais controlado pode ser fácil de desbalancear quando usa o resto das ferramentas, até porque a FD nunca vai ter crítico nesse caso e hoje em dia multiplicadores de crítico são mais comuns pro ataque.
Não me entenda mal, se funciona pra ti funciona, tá ótimo mas ficar de olho é sempre bom. Malditas armas de Adamante Afiadas Maciças Explosivas usadas com Ataque Especial Poderoso Perigoso...
E realmente, F/PdF/A+2d na FA/FD poderia dar a variação necessária ainda. Só vem o caso do personagem com F/PdF1 dar sorte e o com A5 azar (tomando um monte de dano de alguém bem mais fraco), o que pode ser frustrante. Mas na média não deve ser tão ruim.
HmmmmCharlesFJr escreveu: ↑28 Nov 2019, 11:09Na minha mesa eu faço F+1d contra A+3, normalmente (há mil manobras etc), então o dano médio é de 1 a 3... média 1,5, mas às vezes tem crítico... então chuto 2.
Façamos no exemplo prático:
F2 contra A2. A FD vai ser sempre 5, e a FA de 3~10. A média da FA é 6,5 com 1,5 de dano.
F3 contra A3, FD 6 e FA 4~12, FA média 8, 2 de dano.
F4 contra A4, FD 7 e FA 5~14, FA média 9,5, 2,5 de dano.
Como dá pra ver o padrão de 0,5 de dano a cada ponto a mais em ambos os lados não parece ruim, se não fosse pelo fato que se tem mais manobras/vantagens/itens de ataque do que de defesa. Só de trocar 1pt de F por Ataque Especial ficaria:
F3+2 contra A4, FD7 e FA 6~16, FA média 11, 4 de dano por 1PM.
Mesmo sendo mais controlado pode ser fácil de desbalancear quando usa o resto das ferramentas, até porque a FD nunca vai ter crítico nesse caso e hoje em dia multiplicadores de crítico são mais comuns pro ataque.
Não me entenda mal, se funciona pra ti funciona, tá ótimo mas ficar de olho é sempre bom. Malditas armas de Adamante Afiadas Maciças Explosivas usadas com Ataque Especial Poderoso Perigoso...
Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
Sim, na verdade é exatamente isso, só aproveitando pra trocar o nome também. Pontos de Ação fica sendo um nome mais genérico, e combina mais com um recurso que tu ganha a partir da tua "capacidade de fazer coisas" (=Habilidade)
Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
Nisso concordo 100%, e fica intuitivo também, porque apesar de nós sabermos que não é isso os "pontos de magia" remetem à magia e não à vantagens no geral. "Pontos de Ação são usados em ações especiais", algo assim.
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Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)
Poxa, eu devia ter falado o combate e sistema todo na minha mesa, realmente não funciona um sem o outro.
* Todos os testes na minha mesa são Característica +1d - Dificuldade (3 fácil / padrão, equivale ao "CD10" do D&D).
* no 6 você NÃO DOBRA a Característica: você soma o 6 que deu no dado e rola outro dado: se der 1-3, nada, se der 4-6 você soma +1 e rola outro dado e repete o processo. Exemplo: F0+1d, deu 6, rola outro dado, deu 4, rola outro dado, deu 1 = total 7 (0 + 6 + 1).
* Atacar: Atacante rola F + 1d contra A+3 do adversário.
* PVs: 5+R (também pode ser 10+R, depende de quão longos você quer os combates)
* Habilidade em combate: Iniciativa (Iniciativa importa mais em combates mais curtos, na minha mesa eles são curtos então importa bastante), Conjuração e PdF (assim como Membros Elásticos essencialmente te dá PdF = F, eu tenho uma vantagem chamada Tiro que te dá PdF = H).
* Na verdade meu turno de combate é assim:
1. Todos falam o que vão fazer, não pode mudar depois, pode só adiar/desistir da ação
2. Todos rolam 1d6 e o valor que der é usado para tudo nesse turno: Iniciativa, FA, etc
3. Meste vai "lendo" os dados, os resultados, narrando o que aconteceu
P.S.: Eu também uso raramente Kits e outras Vantagens diferentes, vou adaptando uma a uma, gosto de um jogo mais "vanilla"
* Todos os testes na minha mesa são Característica +1d - Dificuldade (3 fácil / padrão, equivale ao "CD10" do D&D).
* no 6 você NÃO DOBRA a Característica: você soma o 6 que deu no dado e rola outro dado: se der 1-3, nada, se der 4-6 você soma +1 e rola outro dado e repete o processo. Exemplo: F0+1d, deu 6, rola outro dado, deu 4, rola outro dado, deu 1 = total 7 (0 + 6 + 1).
* Atacar: Atacante rola F + 1d contra A+3 do adversário.
* PVs: 5+R (também pode ser 10+R, depende de quão longos você quer os combates)
* Habilidade em combate: Iniciativa (Iniciativa importa mais em combates mais curtos, na minha mesa eles são curtos então importa bastante), Conjuração e PdF (assim como Membros Elásticos essencialmente te dá PdF = F, eu tenho uma vantagem chamada Tiro que te dá PdF = H).
* Na verdade meu turno de combate é assim:
1. Todos falam o que vão fazer, não pode mudar depois, pode só adiar/desistir da ação
2. Todos rolam 1d6 e o valor que der é usado para tudo nesse turno: Iniciativa, FA, etc
3. Meste vai "lendo" os dados, os resultados, narrando o que aconteceu
P.S.: Eu também uso raramente Kits e outras Vantagens diferentes, vou adaptando uma a uma, gosto de um jogo mais "vanilla"