IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por CharlesFJr » 06 Nov 2019, 18:05

Comecei a jogar sem H na FA: se todo teste é de apenas uma Característica, pq só a FA/FD misturam Características?

FA = F ou PdF + 1d
FD = A + 1d

Pronto.

"Mas um personagem mais ágil não deveria acertar mais?"

R: Eu incluo tudo que é físico (incluindo Perícias) na Força. Aliás o dano de combate corpo-a-corpo E a capacidade de levantar peso e gerar força física já estão na Força, então por que não incluir de uma vez a coordenação e mobilidade do corpo na mesma Característica? Para ser só ágil mas não forte vc pode comprar Aceleração, Ataque Múltiplo ou Perícias que queira. Para ser só forte mas não ágil pode comprar alguma Vantagem que aumenta o poder de carga (quem iria comprar isso, sinceramente? mas é fácil fazer Carga 1 = F+4 só pra carga, ou F+2 se teu jogo tem bastante disso), Ataque Especial Impreciso(0 ponto, -X na FA, +2X no dano final caso vc passe a FD), etc.

"Pra que a H serve então?"

R: Testes de Perícia, magia e várias vantagens que usam H (como Telepatia), além disso fiz uma vantagem chamada "Tiro" - 1 pt que permite vc usar H ao invés do PdF pra ataques à distância (assim como já existe Membros Elásticos que permite usar F no lugar de PdF).

O que vocês acham de jogar assim? Na minha mesa tá funcionando bem.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 06 Nov 2019, 20:34

Eu não gosto da ideia. Mas se está funcionando bem não há problema.

Não gosto por termos muitas mecânicas voltadas para a combinação h+1d+característica relevante.

Exemplo. Um ataque de toque sempre ignora a armadura na FD. Então ficaria H+1d

Um ataque repentino pode pegar o alvo surpreso, ignorando sua H e por isso consideraria apenas a A na FD.

No caso um ataque de toque que pegue o alvo surpreso automaticamente acerta... (Rogue +raio desintegrador...?)

Enfim. Isso é só o básico, tem itens, magias, vantagens... Etc... Muita coisa usa a combinação anterior

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 06 Nov 2019, 20:44

Uma H alta serve também para Esquivas, se estiver usando essa regra. Se não (já que a idéia seria tornar as coisas mais simples) ela serve para atacar várias vezes (com Ataque/Tiro Múltiplo, vantagens ou manobra), o que é ainda bem útil para atacantes. E movimentação, que apesar de as vezes parecer menos importante hoje em dia vejo muito mais mesas usando regras de grid pra jogar (depois do MdD), onde ela ajuda razoavelmente bastante.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por CharlesFJr » 06 Nov 2019, 23:47

Obrigado pelas opiniões, gente.

Na verdade o que estou fazendo MESMO é o seguinte:

Força serve para combater corpo-a-corpo, realizar esforço físico (como antes) e adicionalmente como movimento corporal em geral.

Quando você sofre um ataque com Força você pode fazer um ataque simultâneo (como o Manual do Defensor: você leva o ataque como se estivesse indefeso e depois ataca pegando o outro personagem indefeso também), contra-atacar (igual choque de energia porém com Força: vc rola sua FA contra a FA do atacante e a diferença é causada em dano ao perdedor que é indefeso) ou lutar defensivamente (F+1d com um bônus de +2 porém se você vencer o teste vc não causa dano algum, se perder você toma o ataque como indefeso, isso pode representar vc aparando com sua arma, usando técnicas de luta e fintas causando distração com seus ataques, etc).

Na verdade fiz essa regra pensando na minha experiência de luta, assistindo esportes de luta e o sentimento que eu quero em um combate: ao invés de defender depois atacar, o que te faz pensar duas vezes em atacar alguém é o risco de você levar um ataque também, a luta é uma série de embates onde ambos se ferem depois saem, o modo default mesmo é o ataque simultâneo e assim tem sido no meu jogo (embora nada impeça de rodar FD normal).

Contra o "ataque de toque" você faria nessa regra que uso um teste de F+1d contra H+1d do mago e se você ganhar vc evita o raio desintegrador (pode defletir ele com sua arma igual a um jedi ou usou suas capacidades físicas pra sair do caminho bem rápido)

Mas vc pode facilmente usar um teste de Habilidade também.

Eu uso um 3D&T bem "vanilla", não uso mais meu Manual do Aventureiro e estou escrevendo muitas adaptações de várias vantagens.

Ataque que ignora a Armadura? Você pode usar as opções que listei acima ou, se preferir, um teste de Esquiva.

Ataque que pegou o alvo surpreso? FD = A. Ataque que ignora a H? Pode fazer só FD = A também.

Mas sim vc teria que não usar ou adaptar muito conteúdo opcional ou de manuais extra, que eu pessoalmente não gosto de usar da forma que estão escritos, acho super legais os conceitos mas acho que encheram demais o 3D&T de vantagens e manobras que tornaram o jogo tanto mais complexo quanto mais quebrado e menos divertido (questão de gosto pessoal nesse ponto).

Claro que mais possibilidades e opções de vantagem é melhor mas prefiro reformular elas com cuidado para simplificar e balancear algumas.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 07 Nov 2019, 08:29

Suplente estarem quebrando o sistema. Tenho que concordar.

Infelizmente estão tornando tudo tão op que a fd não está acompanhando...

Certa vez um amigo criou um char de 14 pontos quecom um soco derrubou o arsenal (95 S) do TA. Verdade que o 6 no teste de morte ajudou... Mas ainda assim foi um golpe só de um personagem Ningen.... Por isso desde esse dia adaptei e venho adaptando certas cópias do sistema. Mas ainda está bem destoante.

Hoje eu vejo certos kits com poder de Skit. Esperoque não caiam no problema de diablo 3. A cada atualização sobem o poder dos personagens. Por conta disso, hoje você jogar em níveis altos te impede de enxergar os personagens (só se vê números subindo) e em um dia você pega nível 70 mais uma boa dose de paragon se estiver dedicado. O que elimina boa parte da graça do jogo e do sentimento de evolução...

Enfim. O que estou dizendo é que os livros estão ótimos mas certas coisas estão op. E seria legal se viessem mais condizentes com a proposta, kits sem poderes de super kit por exemplo, itens mágicos poderosos mais caros que os menos poderosos... Essas coisas.

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por CharlesFJr » 07 Nov 2019, 08:51

Sim, o famoso "power creep", cada novo livro edição sei lá saem poderes que tornam obsoletas boas parte das opções da edição / livro básico. Por isso acho melhor mesmo limitar tipo "só pode usar o manual básico +1 livro", "só pode um Kit", etc.

Bom o Mestre Arsenal também devia ter alguma estratégia pra não deixar alguém simplesmente chegar nele e dar uma na cara dele, afinal ele é um vilão não só forte como inteligente, se ele soubesse que tem um cara com força pra peitar ele no outro lado ele teria bolado algum plano.

Mas é isso essa é minha maneira de simplificar o sistema =)

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 07 Nov 2019, 10:43

A tendência agora me parece ser de aumentar o poder do que era mais baixo pra entrar em sintonia com o que foi lançado depois e deixou o resto obsoleto.

Os kits que aparecem em livros mais novos são mais fortes que os primeiros, então na revisão do MdA provavelmente essa diferença de poder vai sumir ou mudar, os kits revistos ficarem bem mais fortes e aí o próximo livro trazer coisas mais fortes ainda. Mais os SKs!

Os itens mágicos do MB eram bons pra quando saiu, aí veio o Manual dos Monstros e trouxe coisa MUITO mais forte, aí veio o Manual da Magia com mais coisa OP (itens mágicos 'comuns' fortes, artefatos, regra pra conjunto mágico).

Mas é fato que se um livro novo não trouxer nada equivalente ou mais forte é material inútil, vai se usar o que já tem de mais forte e ponto.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 07 Nov 2019, 16:17

Então. Ele tinha estratégia, mas ninguém esperava um ataque sugoi com mais de 100 de FA de um personagem com 14 pontos...

Nem esperava um 6 no teste de morte (que em qualquer outro resultado faria ele voltar pra luta)...

Essas coisas são possíveis graças a vantagens e poderes como "suco da força instantânea, poder oculto (com item), crítico automático, enfim..."

Avatar do usuário
luizbills
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Jul 2019, 10:42
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por luizbills » 11 Nov 2019, 17:42

Ah eu gosto da H na FA. Eu acho melhor é trocar a regra das pericias. Pericias sim são uma regra bem pobrezinha. Mas ai os mestres tem que dar mais valor para pericias também. Já vi muita mesa que os personagens nem se preocupavam em comprar pericia, pois sabiam que o mestre não ia exigir testes.

Vai fazer um teste sem pericia? Dá um redutor de H-3 ai, que nem o famoso H5 vai ajudar. E vale lembrar que coisas dificeis nem devem ser permitidas sem uma pericia. E quase tudo que é teste deve ser ligado a uma pericia, nada de ficar pensando que tudo é genérico e usar só H para teste.

Outra forma que sugiro é permitir que o valor máximo da caracteristica seja metade dos pontos de um personagem arrendodados para baixo. Assim um personagem que começa com 7 pontos só pode ter caracteristicas no máximo com 3 pontos. Somente os bônus oferecidos por uma VU que poderiam ultrapassar esse limite. Por exemplo, um Ogro com 5 pontos poderia ter até F5.
Certa vez um amigo criou um char de 14 pontos quecom um soco derrubou o arsenal (95 S) do TA. Verdade que o 6 no teste de morte ajudou... Mas ainda assim foi um golpe só de um personagem Ningen.... Por isso desde esse dia adaptei e venho adaptando certas cópias do sistema. Mas ainda está bem destoante.
O personagem em questão se chamava Saitama?

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 12 Nov 2019, 12:22

Kkkk... Não! Mas foi inspirado no all might eu acho...

Responder

Voltar para “3D&T”