IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
luizbills
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Jul 2019, 10:42
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por luizbills » 12 Nov 2019, 18:54

Waldson escreveu:
12 Nov 2019, 12:22
Kkkk... Não! Mas foi inspirado no all might eu acho...
Ta explicado kk

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por DiegoPaja » 12 Nov 2019, 19:24

Algum tempo atrás estava ocorrendo uma discussão sobre Perícias iniciada pelo Waldson. As ideias estavam muito boas e seria muito bom ver elas finalizadas em um material oficial. Mesmo que fosse uma Dragão Brasil.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 12 Nov 2019, 20:49

É raro ver material específico para Perícias (acho que só o MdD fez algo sobre isso), mas o que dá pra fazer é pedir por isso. Aqui no fórum mesmo temos algum acesso ao pessoal, apesar de que no momento com o MAA2 (e T20...) eles andam mais ocupados.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 12 Nov 2019, 21:13

É, perícias foram muito negligenciadas até hoje exceto pelo manual do defensor.

No manual do aventureiro novo talvez eles usem mais perícias e com mais frequência dentro das exigências para kits... Mas eu não sei se vão fazer isso...

No defensor tem boas ideias mas Rui acredito que dá pra ampliar um pouco... Mas já postei sobre isso no tópico de ideias para regras.

Regras que me incomodam... Vários dos usos de xp para coisas diferentes e totalmente desproporcional... Gastar 4pe para ter um arcano emprestado ou 3pe para magia extrema temporária não é nem de longe tão bom quanto 1pe para ampliar a escala do personagem

Eu gostaria de limitantes para esses usos tipo... "Os mais fortes só 'perto da morte' e os mais comuns a qualquer momento..."

Minha mesa está estudando a possibilidade de separar xp de dinheiro para jogar... Sem muitas complicações... Só não poder transformar um em outro...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 12 Nov 2019, 23:36

Eu acho que dinheiro é algo banal demais pro sistema, nem deveria fazer parte. Deixa tudo como PEs mesmo mas separa os usos dos PEs; os PEs viram 'PEs consumíveis' e usa-se PDs em conjunto, sempre.

Todas as recompensas dentro do jogo são em PEs, inclusive como dinheiro inicial dos personagens. Com um valor base de 3PEs (ao invés de 1dx100), ignora aquelas rolagens todas, troca ''1dx100' por 1PE direto, calcula tudo e dá os PEs iniciais em forma de Tesouro (que só podem ser usados pra fazer itens, consumíveis ou não). Por exemplo, um personagem com Aparência Inofensiva e Boa Fama (que juntas dão 1dx100) dariam +1PE inicial, uma perícia da +2PEs e por ai vai. Deve-se claro lembrar de ignorar aquele valor inicial de dinheiro pra quem tem Riqueza e usar a regra alternativa de PMs para 'comprar' temporariamente alguma vantagem ou afins.

Quando derrota inimigos sempre ter PEs 'físicos' pode parecer estranho se não for se pensar em games (onde até inimigos como slimes dropam itens, nem que seja uma parte do próprio inimigo). Seria algo estilo os Tesouros mas sem ser Tesouro, podendo ser usados na evolução do personagem, mas valendo o normal de um PE (Tesouros valem mais justamente por não poderem ser usados diretamente na evolução).

Usando um pouco de imaginação dá pra inventar qualquer história do porque aquele monte de 'lixo' melhorou algo no personagem, não precisa se apegar muito com isso. "Fiz uma vitamina com os restos daqueles slimes e quando tomei fiquei mais forte", esse tipo de coisa.

Agora os PDs que são mais limitados seriam a única forma de usar em Poderes Surpreendentes e outras coisas similares, substituindo completamente esses usos extras dos PEs.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 13 Nov 2019, 05:47

Eu já penseiem fazer isso mas a diferença entre fazer o que você fala e chamar de dinheiro é mínima.

Se for separar mesmo, riqueza pode se comportar como uma propriedade, mesmo sem ser uma propriedade... Em cenários medievais seriam os muitos investimentos do personagem, pequenos demais para conceder grandes vantagens quando contados de forma individual, mas que geram uma boa renda quando juntos, de forma passiva... Ou substitui completamente riqueza por uma das propriedades do TA. Pouca diferença faz...

Teríamos então os PE. E o Dinheiro. Sendo que nãodariapara misturar... Os usos continuariam iguais.

Uma coisa que sempre pensei em fazer é criar os pontos de destino. Mas gostaria de um limite interessante para eles, tanto para limitar os usos, quanto para não atrasar a evolução do personagem.

Pensei em 1d pontos de destino no começo de uma aventura e eles não serem recuperados até a próxima aventura... De forma não cumulativa, se não usar, não usou... E sempre que houver "medidas desesperadas" teria que ter metade dos pvs ou menos... Para justificar o "desespero"

Então os pe seriam particionados em 3 características se a mesa concordar. Só que ainda não falei com todos eles para amadurecer a ideia.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 13 Nov 2019, 11:59

Mas não misturar é o problema a meu ver, quando se tem itens mágicos no cenário (consumíveis ou não). Porque alguém com muito dinheiro não pode comprar um item que dá uma vantagem? Os usos são similares, mas a contagem é separada 'porque esse aqui não pode ser usado pra isso'.

Não é à toa que modificaram Riqueza, não fazia sentido que com todo aquele recurso fosse impossível simular alguma vantagem ou magia. O que resta agora é fazer com que todo dinheiro siga um caminho parecido, porque no final ele fica quase inútil sem isso.
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 13 Nov 2019, 14:48

Ah sim. Mas se for separar mesmo na minha mesa, será possível usar para comprar coisas sim...

Só que do mesmo modo que é mais fácil comprar, será mais fácil perder e mais raro de achar a venda... Para equilibrar...

Tipo. Achar itens até uns 25 pe com um início efeito deve ser possível. Acima disso seria um item bem guardado, raro, cobiçado... (como as espadas de aço valiriano em game of thrones...)

Consumíveis seriam mais simples de achar lógico...

Tesouros materiais também seriam mais tranquilos de achar, sendo mais fácil conseguir um bico de grifo... Não precisaria pagar ou comparar o nível do bicho com o seu... Você simplesmente pega, a menos que algo destruao tesouro durante a luta, tipo... Não dá pra por fogo num cavalo e querer arrancar a pele dele... Já estragou... Mas se você matou com uma flecha não precisaria pagar pe, só precisaria de uma perícia adequada para tirar a pele... Os efêmeros continuam custando xp.

Essas coisas...

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 13 Nov 2019, 15:21

O pior é que pra muitos Tesouros bons é mais barato comprar como Aliado e matar ele pro Tesouro do que tentar comprar no comércio. 5x o preço equivalente faz com que pagar 10PEs pela vantagem seja tão caro quanto um Tesouro de 2PEs; qualquer Tesouro acima desse valor é mais lucro sacrificar o Aliado. Thats fucked up.

Isso que para fins de balanceamento não é possivel pegar 'direto da fonte' o Tesouro, mesmo que isso não faça sentido. Tu pode ter um Aliado grifo mas não pode pegar uma pena dele e usar como Pena de Grifo, nem pagando o custo em PEs.

Fora a regra que pra mim faz menos sentido ainda de que ter que ser um combate justo pra poder pegar o Tesouro... sim, porque se tu tem 25pts e mata um Incubador (12N) com um soco, flechada ou asfixiado tu não pode pegar o ferrão dele...
Imagem

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 13 Nov 2019, 16:04

Então. Aliado é uma vantagem muito boa para simular mil coisas diferentes...

Naruto e as bijus São o exemplo mais forte sobre ter aliado na ficha. Mas hoje eu vejo que a vantagem deve ser adquirida em campanha em vez de comprada... Ela deveria ter custo "especial". Mas ter custo de 1 p é importante para usar como parâmetro para desejos e coisas assim...

Enfim. A questão do custo extra dos tesouros e todo o resto é mais fácil de solucionar quando dinheiro está separado dos pe.

Nessa situação da pra contabilizar as riquezas sem exaurir os pe para evoluir...

Ao mesmo tempo da para manter a contagem da pontuação dos itens para manter o equilíbrio do jogo.

Enfim...

Responder

Voltar para “3D&T”