IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por CharlesFJr » 13 Nov 2019, 19:51

Curiosamente estou trabalhando nisso.

Minha campanha é sobre aventureiros que cumprem missões, ganham XP e recompensas financeiras. Eu fiz vários sistemas complexos de recompensa por missão e encontro mas joguei tudo fora.

Eu uso dinheiro porque o meu jogo é sobre aventureiros que realmente economizam pra comprar coisas, eu contabilizo munições, contabilizo comida... Essa administração e logística é parte do jogo. Senão, não usaria.

Cada missão / aventura, dá: $80 pra Novato, $100 pra Lutador, $120 pra campeão, por grupo.

Só que aí tenho que anotar o gasto em dinheiro de cada jogador (faço cada $100 = 1 ponto de personagem, ou seja, $10 = 1 PE) e claro eles acabam evoluindo "rápido". Um personagem de 6 pontos + $100 equipados conta como 7 pontos pra fins de "balanceamento".

Tem uma economia de itens como armas e armaduras que têm desvantagens para ficar com custo $50 ou $25, além de itens consumíveis, comida e munição, cavalos... várias coisas.

Em compensação dou de 1 a 3 XP por aventura, não mais que 3, dou por missão completa não por combate justo etc.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 14 Nov 2019, 02:36

Lembro de ter visto em algum lugar sobre 'Recurso' como uma característica extra, para dinheiro. É uma forma interessante de manter algum controle sobre esses gastos mais mundanos sem precisar contabilizar demasiadamente os gastos, moeda a moeda.
Imagem

CharlesFJr
Mensagens: 67
Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por CharlesFJr » 14 Nov 2019, 08:46

Na verdade não vejo muito sentido pois se são gastos mundanos não vale à pena contabilizar. Eu contabilizo pq nos games que eu curto tipo os FF da vida o equipamento é uma forma paralela de customizar e evoluir o personagem (e mais fácil de trocar também do que as Características básicas). E eu crio desafios baseados em recursos, expedições, viagem, por isso contabilizo as rações e o peso das coisas.

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por DiegoPaja » 14 Nov 2019, 16:06

O Padre Judas e Bruno criaram, cada um uma Característica relativa a dinheiro.

A do Padre era mais complexa e detalhada, com vários exemplos de coisas para comprar e vender. Já a do Bruno (se não me engano chamava Poder de Compra) era mais simples e com aquela ideia das Características que evoluem de modo independente de modo parecido com Reputação e Mácula.

Ao meu ver, ambas combinam bem com 3D&T e poderiam servir para esse tipo de jogo com personalização ligada aos equipamentos.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 14 Nov 2019, 22:41

Eu não penso em contabilizar o "supérfluo" para aventuras "comida,estadia,manutenção de equipamento..." todo esse "custo de vida" seria apenas uma interpretação referente às propriedades possuídas. Se o personagem possui muitas propriedades (vectorius e talude por exemplo) podem ostentar um estilo de vida opulento. Já um dono de mercadinho... Não.

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por FrozenFie » 24 Nov 2019, 08:21

Chegando de gaiato aqui depois de um longo tempo rs

Sobre o fantasma da Habilidade...
O tema mais (de)batido do sistema.
Já joguei fazendo a maioria das modificações sugeridas aqui, inclusive combate sem esquiva e acerto, exatamente pra agilizar as jogadas, então eu reparei um detalhe. Removendo a Habilidade na FA/FD atrasa o combate por um motivo simples, o "DPR" (dano por rodada) e os críticos ficam bem mais fracos. Ocorrem muito mais ataques que que não causam dano. Então entre 'desmonopolizar" a característica e agilizar o combate eu preferi agilizar o combate, e usei outras regras pra valorizar as outras características, em vez de só desvalorizar a Habilidade (como tem sido feito nos manuais recentes).
Porém, vale aqui a regra de ouro dos hacks de RPG: se serve na tua mesa, vai na fé de Nimb.

Como o tópico deu uma descentralizada, vou dar uma de entrão em outros tópicos.

Sobre a "combabilidade" dos novos manuais...
Antes vou fazer um desabafo (que já fiz aqui). Eu odeio kits. :3
Principalmente por que vai um tanto contra o que 3D&T originalmente oferece.
O que ele oferece? Regras genéricas, diversidade, liberdade para explorar sua criatividade. Kits limitam, rotulam, generalizam. Sim o jogador ainda pode usar sua criatividade em torno do kit, mas não é a mesma coisa que criar seu BG do zero. Eu não gosto.
Outra coisa é que poderes de kits são, basicamente, vantagens que exigem algo para que você a tenha, então, por que não criar logo uma lista de vantagens que possuam exigências? rs

Eu acredito que já estamos chegando num ponto onde todo o conteúdo Alpha pode ser reavaliado, ponderado e reestruturado numa nova versão do sistema. Talvez numa versão mais modular, por que é o que todo narrador 3D&Tista faz, modula o sistema para se adequar à mesa. 3D&T sempre teve esse potencial, se focar, pode virar um sistema absurdo. MdD provou isso com força. Talvez eu tente fazer isso um dia. rs

Sobre perícias...
Eu não li todas as postagens por preguiça, mas essa chamou a atenção. Na minha mesa 1 ponto é um custo padrão e razoável. 2 pontos é muito. Comprar uma perícia deveria fornecer mais coisas. Comprar especializações também.
Por regra uso que uma perícia completa fornece, uma vez por sessão, um sucesso automático num teste qualquer da perícia.
Certas especializações emulam vantagens, sem custo de PM, com algumas restrições e com um teste de perícia. Por exemplo, um personagem com Escalar pode simular Aderência. Em especial, Esquiva permite que o personagem uma vez por sessão esquive de um ataque físico sem testes. Empatia Com Animais permite, restrito por cenário e vida selvagem, adquirir temporariamente um Aliado. E por aí vai.
Sei que tem algumas coisas que nem precisam ser "gameficadas" e apenas interpretadas, mas o problema é que existe muito narrador e jogador de 3D&T que não consegue abstrair certas regras e as perícias costumam como algo menos "sobrenatural" do sistema, algo mais realista, o que sei que é parte do objetivo, mas acaba recebendo certas limitações que poderiam ser quebradas.
Na minha mesa funciona bem, com a fé de Nimb. rs

Não vou nem entrar na pauta da riqueza e tesouros.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 24 Nov 2019, 13:47

O maior problema das perícias é que oficialmente são quase sempre ignoradas... Em vez de um personagem ser furtivo por possuir investigação, crime ou sobrevivência... Ele tem invisibilidade...

Só o manual do defensor deu uma moral para as perícias. A falta de mecânicas palpáveis para elas levam a abusos de extremos... Ou contam demais e esquecem a lógica (já sofri com isso) ou cobram de menos e quase as ignoram...

As perícias queacabam se tornando mais úteis são "crime e sobrevivência" devido a eventuais testes durante as aventuras... As outras podem aparecer como requisitos de kits e similar... Se levar mais a sério... Idiomas seria quase indispensável (eu tento sempre levar em conta diferentes idiomas quando narro)

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Shion » 24 Nov 2019, 15:46

É, concordo com o Frozen. Perícias por terem pé no chão (quase) sempre acabam sofrendo com a falta de 'jogo de cintura' que a maioria das outras regras tem, e ficam fortemente ligadas aos elementos realistas que elas emulam, e fica tanto chato quanto pouco útil. E a falta de material que torne elas mais atrativas não ajuda.

Claro, tem perícias boas como o Waldson falou, mas isso é por conta do metagame do sistema. Exceto quando o personagem é forçado por uma mecânica (aprender magias por exemplo) ou kit a ter alguma perícia ele não tem porque gastar 2pts nisso. Isso é quase metade dos pontos de um Novato! Por isso acho que 1pt fica bom, mas apenas 1pt sem mudar mais nada não, daí vem aquela idéia de comprar "Níveis de Perícia" com mais pontos por bônus melhores e mais maeláveis, como simular certas vantagens de custo igual aos pontos gastos na perícia e coisas assim.

Sem isso ocorrem problemas como Crime virar Invisibilidade (e vários outros efeitos menores) por 1pt e sem custo em PMs, ou Medicina virar um substituto a Cura com quase nenhuma restrição (como de cenário onde magia não existe por exemplo) e por aí vai, com o downside de depender de testes e/ou gasto de PMs de acordo com o custo da vantagem a ser simulada, seja 1:1 ou 2:1. Ou ainda limitado a um número de vezes por aventura ou cena, essas coisas.

TD;DR: precisa dar um buff de opções mas com certo controle pra não virar oba oba. E custa muito caro quando a maioria tem uso muito limitado e específico.
Imagem

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por FrozenFie » 24 Nov 2019, 17:04

Diminuir o custo para 1 pt seria interessante mesmo, mas acho que nível proporcionando maiores bônus não seria tão atrativo. Só se proporcionasse bônus e efeitos, conhecendo meus jogadores ao menos rs.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: IGNORANDO A H NA FA (SEM TESTE DE ACERTO / ESQUIVA)

Mensagem por Waldson » 24 Nov 2019, 17:29

Daria pra fazer níveis de perícias se esses níveis substituem as características em testes... Nesse caso um ponto de perícia deveria custar 2 ou 3 PE. Para proporcionar personagens com "esporte 3 crime 2" ou combinações similares...

Mas isso muda todo o sistema e inutiliza fichas oficiais... Eu sempre fujo dessas situações...

Responder

Voltar para “3D&T”