Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Waldson » 17 Abr 2020, 12:56

Então. Eu concordo com algumas coisas e discordo de outras.

1º Acho importante que a pontuação para início da aventura seja 12 pontos no máximo. Isso porque no 13º ponto o personagem pode escolher uma vantagem lendária qualquer e elas são super cabulosas, como Armadura suprema (super necessária) e Poder Oculto Primordial (super apelão).

2º Acho que é necessário uma reimaginação de toda a aventura em vez da simples adaptação. Isso se dá por vários motivos, mas é fácil imaginar que com as novas regras, existe uma enorme discrepância do que é possível para os personagens e o que não é! Para começar... Na masmorra de nimb você pode aleatoriamente dar de cara com personagens Kiodai, tão ou até mais fortes que o avatar de Valkária, então melhor evitar isso com uma reimaginação de todas as masmorras.

3º Algumas regras vão entrar no caminho... Personagens frequentemente vão economizar alguns PE para queimar na batalha final subindo uma escala... Sinceramente acho que essas regras merecem um quadro no PDF de como se pode lhe dar com isso, porque eu acho super frustrante equilibrar um personagem de escala superior para um personagem do grupo usar essa manobra no início da batalha e vencer com um golpe.

4º Talvez fazer de trás pra frente seja mesmo o melhor caminho. Pois facilitaria um monte de coisas.

Daí tipo, o Avatar de Valkária do livro TA é obviamente ela liberta, podemos e devemos alterar isso sim! Eu não vejo como eles venceriam se não fosse assim. Mas a obtenção do SK é mais complexa que isso... Alguns são simples de obter, outros complicados, dá para relativizar sim a obtenção dos SK, mas todos tem que adquirir os SK ao mesmo tempo (em termos de regras, e porque é mais legal assim também). Nesse caso temos o problema dos personagens estarem sempre questionando o narrador "mas todo mundo tem 25 pontos e quer um SK cujas exigências e missão foram cumpridas" e aí quebrar toda a aventura novamente.

Então no início eles entrariam na masmorra com 12 pontos e lutariam para vencer o primeiro boss. Depois já estariam com uma ou mais vantagens lendárias, isso facilitaria bastante as batalhas contra tudo que não fosse um guardião, e até contra os guardiões também! Depois viria a Valkaria... que poderia ser desequilibradamente forte, ou fraca, e tudo sai do lugar. (não me entendam mal, eu adorei o Tormenta Alpha, só acho que algumas coisas são desequilibradas, você ter um personagem de 13 pontos que escala para Kami pra mim é desequilibrado...)

Então. É preciso uma reimaginação levando em conta esses "pequenos" detalhes.

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por sasukerdg » 17 Abr 2020, 13:04

Tiagoriebir escreveu:
17 Abr 2020, 09:47
Isto posto, a primeira coisa que eu mudaria no avatar da Valkaria seria uma redução considerável na Armadura dela, mas mantendo a quantidade alta de Pontos de Vida e Magia, para o desafio se manter desgastante. Outro ponto que eu mudaria são os superkits dela. Acho que retiraria o Libertadora totalmente (uma vez que ela ainda não foi libertada, não faz sentido este SK existir) e teria que dar uma olhada no SK Avatar, que se não me engano é focado em defesa e pode se tornar um problema.

Ainda assim, se o avatar ficar muito poderoso, podemos baixar a pontuação dele, sem dó. Dá até para justificar isso no lore, dizendo que Valkaria não está de posse de seu poder total e portanto não consegue fazer um avatar tão poderoso; ou algo do gênero.
Acho muito boa essa ideia de tirar o SK Libertador. Tanto ele quanto o avatar, possuem vários poderes voltados pra combate. Acho que Valkaria poderia ficar com o SK Avatar mesmo. ele já é bem forte. Além disso, Valkaria tem um dos maiores combos de aumentar H que eu já vi num personagem.

Uma ideia aqui. Não seria interessante adotar aquela ideia de Táticas como no Manual dos Monstros pra ela? Sei que ela tem que ser a mais difícil da masmorra, mas a real é que se ela começar full power desde o primeiro turno, os personagens num tem chance não. Na verdade, se ela não possuísse Armadura Suprema, ela poderia derrotar a si mesma com apenas um ataque.
Tiagoriebir escreveu:
17 Abr 2020, 09:47
Outra questão que deve ser levada em conta é que no início da masmorra de Valkaria ela abençoa os PJs com um beijo que os coloca no máximo de seu potencial. Minha sugestão aqui é que este seja o momento em que os personagens ascendem para a escala Sugoi e recebem seus Superkits. Como provavelmente os PJs vão usar os PEs que ganharem na aventura na evolução do personagem, dificilmente eles vão ter pontos disponíveis para comprar novos poderes de Superkit (além do gratuito que recebem na aquisição do SK). Então, sugiro também que, além do SK (e do poder gratuito que recebem), os PJs também recebam temporariamente, até o final da masmorra, um segundo poder de seus SKs. Isso já vai dar uma boa ajuda aos PJs.

Deve haver uma orientação aos mestres específica sobre superkits, na preparação da aventura, orientando a conversar com os jogadores sobre quais SKs gostariam de adquirir, para que o mestre coloque os requisitos de aquisição dos superkits no decorrer da aventura. Assim, quando Valkaria abençoá-los, no início da última masmorra, eles já cumpriram todos os pré-requisitos.
Isso vai contra a proposta do Tormenta Alpha, que diz que os primeiros Libertadores foram os que salvaram Valkaria. Nesse caso a ideia é que eles subam novamente de escala após libertá-la, ou seria um exceção da regra de um SK por escala? Possibilitar que o PJ tenha um segundo SK ainda na escala Sugoi, pode ser uma das recompensas que ela oferece talvez?
To só dizendo isso, pq na aventura é beeeeeem difícil conseguir premiação completa em todas as masmorras, então os personagens provavelmente não chegariam a 50 pontos dentro da progressão que vc propôs.

Ideia minha aqui: quando eu tava preparando meu material de adaptação, eu pensei que os personagens poderiam já pertencer a escala Sugoi, mas eles a perderiam na Antecâmara do desafio, desabilitando qualquer poder com o requisito de ser Sugoi ou mais. Eles voltariam pra escala normal justamente no inicio da masmorra de Valkaria como vc pensou.
Isso pode ser um adendo pra quem quiser adaptar a aventura para personagens mais fortes.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Waldson » 17 Abr 2020, 13:22

Quando é dito que os primeiros libertadores foram os que salvaram Valkaria, não quer dizer que eles já salvaram ela com esse SK. Quer dizer que os primeiros que vieram a ter essas capacidades (do SK) foram personagens desse grupo de heróis... não necessariamente todos, não necessariamente logo após salva-la...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Waldson » 17 Abr 2020, 13:42

Uma ideia aqui...

Em vez de criar uma aventura com 20 masmorras super difícil de adaptar para as regras atuais... porque não criar uma campanha inteira, bem estruturada na lore?

Em vez de entrarem em dimensões de bolso para enfrentarem desafios sem razão aparente, podia 1º haver uma real necessidade de Valkaria ser liberta, não uma razão divina, mas uma razão que envolva mais que apenas a igreja de Valkaria... Alguma coisa que só uma divindade pudesse enfrentar e a única forma de conseguir isso seria conseguindo um grande favor de um dos deuses maiores (quer dívida maior que a liberdade?).

Uma vez com a razão e motivo de liberta-la, os personagens teriam que visitar os reinos divinos e completar tarefas para os deuses, assim obtendo sua aprovação e uma medalha (ou similar) para indicar essa aprovação, obviamente esses desafios seriam penosos e complicados de vencer, mas uma vez tendo feito 19 deles, eles conseguiriam junto a uma lágrima de Valkaria a possibilidade de entrar na prisão... (aka ultima masmorra), lá na última masmorra sim, teriam que enfrentar Valkaria, que conforme a conversa com Khalmyr... É exigência de sua libertação... Dentro da masmorra pode haver um labirinto com vários desafios também. Mas o core da campanha seria conseguir as 20 chaves para essa masmorra...

Uma vez liberta ela poderia lutar para defender o mundo... OU defender seu reino que encontrava-se desguarnecido desde sua prisão (vai que alguém estava se aproveitando dele para algo...)

Daí, isso além de dar mais trabalho para os jogadores, permite evoluções mais interessantes do que "entra no círculo mágico e aprende, e ganha, e evoluí..."

Além disso, pode dar muitas chances de explorar o mundo entre uma tarefa e outra, caso achem que a aventura já deu o que tinha que dar (e resolvam deixar o vilão no reino de Valkaria.... concretizando seus planos... sejam quais forem...)

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Shion » 17 Abr 2020, 14:40

Na minha opinião, se der um SK só que seja pro grupo na última masmorra dos que normalmente não se teria acesso sem um feito grande fora da mesma (como Arquimago ou Senhor da Guerra) a coisa pode desbalancear. Imagina que o grupo todo Sugoi chega no final contra a Valkaria Kiodai e um poder de kit (Infinita Guerra) muda tudo, agora temos um grupo Sugoi contra um avatar Sugoi, e o grupo tem vantagens/poderes que interferem na escala.

Um guerreiro com F alta segura ela (por exemplo, Poder Oculto com Liberar Poder ou Item de Poder Ancestral, ou apenas usa Força Mágica, extrapolando o custo com Magia Extrema pra ter uma F enorme; se usar a regra de Agarrar do MdD tem outras formas ainda) e o grupo tem turnos infinitos pra preparar algo como Poder Oculto Primordial em um atacante; ele sobe pra Kiodai, usa um Ataque Especial (Gigante) e puft, já era o Avatar.

Nem vou chegar no mérito de ele aumentar a H com Poder Oculto e usar Área de Batalha + Arena pra combinar Ataque/Tiro Múltiplo com Ataque Especial (Gigante), fazendo H+8 ataques sem precisar pagar os PMs do Ataque Especial (H +5 do Poder Oculto Primordial pra virar Kiodai, +1 da Área de Batalha, +2 da Arena). Um personagem de H6 chega em 13 antes da Área de Batalha, o suficiente pra puxar a Valkaria pra dentro com a R12 do Avatar no TA. E esse tipo de combo não é nada tão mirabolante, imagina se dois do grupo tem Parceiro e Fusão?

O nível de poder com as vantagens, poderes e itens mágicos hoje em dia está muito mais alto, então tem que cuidar isso. Acho que deixar eles só terem acesso aos SKs mais simples já é mais do que a aventura normalmente proporcionava. Vai "estragar" os personagens pegar esse SK menor? Talvez, mas é o preço a se pagar pelo poder proporcionado, e as vantagens que temos agora vão deixar o grupo naturalmente mais forte. Parece exagero, mas tem que ver essas opções mais extremas como algo normal quando se trata de um grupo de muitos pontos.

Um SK 'menor' seria um que exige derrotar um inimigo de escala superior como parte mais difícil, como Arauto da Força ou Guerreiro Veloz; eles tem uma exigência extra nas características mas nada extremo, tornado-os quase um degrau de graça pra subir seu nível, comparado com outros SKs. Um exemplo aqui de personagem 'estragado' seria um mago com H6 gastar 1pt em Ataque Múltiplo só pra ter acesso ao SK Guerreiro Veloz, e assim pegaria Metabolismo Acelerado pra recuperar 1PM por turno indefinidamente e tendo os benefícios da escala maior, que chega a Kiodai com Magia Extrema.

Concordo com a mudança geral no Avatar, pra tornar o desafio equilibrado, mas tem que analisar os números de forma realista, de quanto estariam as características do grupo e qual seria um mínimo e máximo de FA/FD deles nesse ponto. Com o tanto de multiplicadores no crítico atualmente (vantagens, poderes e itens mágicos) dá pra chegar em valores muito altos. Já vi personagens de 12pts chegar numa FA60! Uma sugêstão seria dar pra ela um kit com Armadura Completa, pra resistir melhor a esses ataques com multiplicadores altos no crítico. Um problema aqui seria que se reduzir a A dela demais ela ficaria vulnerável a ataques que ignoram a A. Um simples Vorpal junto com isso e lá se foi Valkaria...

Na progressão, talvez 10/15PEs e não 10/20, pra evitar dar poder demais. Se um personagem montado de forma decente pra essa aventura faz estrago, um grupo inteiro feito com uns 50pts assim tornaria a coisa quase trivial, incluindo o Avatar.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Lord Seph » 17 Abr 2020, 14:50

Com 12 pontos você já compra Vantagens lendárias, isso não é D&D com requisitos só após o nível.

Eu acho que 15 pontos seja o ideal, pois não estamos mais lidando com os limites de escala do Turbo.

Mas discordo que o Avatar de Valkaria deveria ter a mesma pontuação de antes, se até o Talude e Vec diminuíram, nada mais justo da Tia Val perder uns pontinhos, principalmente se mantiverem ela em escala Kiodai.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Waldson » 17 Abr 2020, 15:16

Exatamente Shion, o Livro é excelente mas da muito poder em baixas pontuações...

Você pode a qualquer momento ampliar seu poder em 25 pontos (um movimento e 25 pms pra isso) com poder oculto... só com isso você saí de 10 para 35 pontos por exemplo... Se levar em conta a tabela de atributos lendários do Tormenta alpha, as coisas são ainda mais graves... Eu tive um jogador que conseguiu mais de 100 de FA em um golpe... Deitou mais de um personagem Sugoi forte com um golpe, deixando toda a aventura trivial... Sem levar em conta que ele pode ainda gastar 1 PE para subir escala, ou Subir com poder oculto primordial até Kami.

Na minha concepção, algumas vantagens são realmente obrigatórias em lutas de escala vs escala... como por exemplo Armadura suprema, mas outras são simplesmente absurdas...

Mesmo as que não parecem ser...

Imagina aí, 2 personagens com poder oculto + fusão... = soma dos atributos dos personagens + 10 em cada um.... Mais uma escala acima gastando 1 PE ou algo assim...

O sistema não se sustenta mais.

Para voltar a ser jogável em altas pontuações, é necessário incluir restrições violentas e revisar várias vantagens.

Por isso é muito difícil imaginar a libertação de Valkaria como uma aventura jogável hoje em dia.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Shion » 17 Abr 2020, 16:45

Poder Oculto com Item de Poder Ancestral +5 em todas características por 25PMs em um movimento, e esse aumento na R aumenta os PVs/PMs atuais (+25/25). O custo é alto, uns 7pts no total (contando o custo dos PMs com PMs Extras aqui), mas vale a pena. Com Aparência Inofensiva melhora ainda mais.

Tem formas demais de atingir altos números agora, por isso tem que parar um pouco e pensar no que vai ser usado como chão pro resto, e tem que ter um cuidado especial em todas as vantagens/poderes no material disponível quando for calcular isso.

A versão do TA da vantagem Ataque Combinado também é bem forte e barata, se combinar tudo em um Ataque Especial Amplo por exemplo, nem precisa pensar em muito combo. Se todo mundo pagar esse 1pt o grupo acaba com a maioria dos combates em um só turno.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por sasukerdg » 17 Abr 2020, 20:42

Todos esses combos de dano altíssimos que vcs tão falando aí, são possíveis pro avatar de Valkaria. Ela tem Armadura Suprema também, então qualquer ataque acima da escala dela tem uma chance de 1 em 6 de realmente causar esse estrago todo.
A FD mínima dela é 32. É bem baixa pra pontuação dela, mas ela tem Armadura Extra (SK avatar) a qualquer ataque abaixo da escala dela (considero que todo mundo vai ter arma mágica nesse ponto né). Os personagens vão ter que ganhar de uma iniciativa de H10+1d6+2 (se usar a Exploradora) ou usar Aparência Inofensiva pra poder usar o combo do Poder Oculto. Se ela ganhar a iniciativa, ela usa o combo primeiro. Ela também pode usar o combo da Área de Batalha, com Ataque Especial X e dano gigante, mesmo ela descendo uma escala, ainda seria dano Kiodai.
E ainda, logo que a batalha começa, todo mundo tem que passar num teste de R-3 pra não tomar -2 em todas as características (não sei se reduziria PVs e PMs tbm). Acho que personagens com 50 pontos teriam só 50% de chance de passar nesse teste.
Ainda tem o poder Desafiar o Perigo do SK Libertador que não sei se funcionaria já que o fluff e as regras desse poder não se conversam direito.

Sinceramente, os personagens têm chance de usar um desses combos. Pq na vez dela, um ou todos eles morrem.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Projeto A Libertação de Valkaria Alpha

Mensagem por Waldson » 17 Abr 2020, 21:32

Aí é onde o sistema está quebrado Sasuke.

Ou você mata ou você morre... em um turno... Não há batalhas longas...

Sem contar que você como narrador tem que fazer escolhas chatas tipo "ou o npc da conta dos jogadores e eles que contem com a sorte" que é o mesmo que jogar pra vencer.... ou "o npc está equilibrado para dar um bom desafio" e acaba morrendo no primeiro ataque....

No momento não há meio termo!

Responder

Voltar para “3D&T”