NOvo 3d&T?

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
magyver
Mensagens: 102
Registrado em: 17 Dez 2013, 09:25

NOvo 3d&T?

Mensagem por magyver » 05 Jun 2021, 20:49

Olá! bOa noite!


AlguÉm quer conversar sobre esse assunto?3d&T e suas "mudanças"? AlguÉm tem informaçÕes?

PomboSagaz01
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jun 2021, 20:19

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por PomboSagaz01 » 12 Jun 2021, 14:09

Boa tarde!

Acompanho o Fórum há algum tempo, jogo 3D&T há mais tempo ainda, porém só agora tomei vergonha para me registrar XD
E o motivo, claro, falar sobre o novo 3D&T

As informações que acho que a maior parte de nós tem são aquelas que saem na Dragão Brasil.
Tô achando que as mudanças, no geral, vão incorporar algumas coisas apresentadas no "Manual do Defensor", tipo as perícias de luta e de magia o que, nesse segundo caso, é um baita upgrade pra quem usa só o módulo básico (sempre achei os magos desamparados quando usado somente o "Manual Alpha").
Falando em perícias, a dinâmica vai mudar bastante, com dados a mais de acordo com o que o personagem souber (vantagem Genialidade vai ter que se revisada com carinho, com certeza, haha).
A máxima de "número maior, efeitos melhores" vai ser universal também, ao que parece.

A expectativa é todo mês saber um pouco mais até chegar o financiamento coletivo (Jambô, me diz que vai ter, por favor) e, claro, os playtests pra passar noites debruçado na análise do que vem por aí

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Shion » 13 Jun 2021, 01:03

Sabe que eu acho justamente o contrário? Com o MB sozinho magos me parecem bem mais fortes, já que eles conseguem atingir efeitos maiores (como dano ou proteções) muito além dos outros com menos pontos. Sem Técnicas de Luta ou coisas como Ataque Especial Dano Gigante e itens mágicos do Manual da Magia a chance de se ver dano na casa dos 40+ só é possível com magia ou pontuação elevada comprando características além do 5 para os demais. Isso sem falar na quantidade de efeitos diferentes que uma simples vantagem de 2pts te permite conseguir.
Imagem

magyver
Mensagens: 102
Registrado em: 17 Dez 2013, 09:25

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por magyver » 04 Jul 2021, 13:19

Agradeço as respostas! A algum tempo que tmb acompanho e Jogo o RPG! Do caralho!

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Eldrarg » 08 Ago 2021, 09:36

Particularmente estou gostando do rumo que o novo 3d&t está tomando. Claro que é preciso um pouco mais de material pra uma análise completa, além de testes.

A mudança no sistema de escalas me pareceu bem interessante. Agora parece mais possível de se enfrentar uma criatura de escala superior, ainda tendo que lidar com um combate desafiador. Não cheguei a testar na prática.

Uma coisa que eu sempre quis no sistema foi uma divisão de magias por nível, algo na pegada dos círculos de sistemas d20. O único limitador semelhante existente é a H do mago, que pode ser facilmente aumentada de diversas formas em pontuações baixas. Seria legal ter essa divisão pra saber se um personagem pode ou não aprender determinada magia, sem o mestre precisar analisar e aprovar. Talvez vá contra a premissa do sistema, mas é uma ideia.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Shion » 08 Ago 2021, 15:14

O problema com magia nem é aumentar a H (de forma direta ou Aptidão ou Metamagia), é que tem magias muito fortes que podem ser usadas mesmo com H1. Então uma divisão delas por poder, não por custo, seria legal mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por sasukerdg » 25 Jan 2022, 21:50

Acabei de ler a DB 175, que sobre fala sobre conflitos e "morte" (ou a falta dela).

Falando sobre a possibilidade de morte, eu nunca entendi essa maré do meio rpgístico em demonizar o encontro aleatório. Se seu personagem só pode morrer de forma trágica ou heroica num momento super importante e dramático, é muito mais fácil eliminar os encontros e não correr esse risco.
Gosto da frase (da qual não me recordo onde li): "se esse é único jeito de prosseguir na história, ou não vai haver consequências, não peça uma rolagem pra isso".
Se o proposito do encontro aleatório, é minar os recursos dos PJs, é mais fácil inventar um gás que elimina PMs, ou queda difícil de evitar que quebre alguns frascos de poções. Sei lá, opções não faltam pra isso.

Dito isto, acho um pouco estranho essa ideia de "é difícil morrer". Acho que é mais simples o mestre estipular se um combate é letal ou não, possibilitando que personagens morram de forma leviana ou não. Se for retirar o risco de todas os desafios, a verdade é que você não ta jogando nada, por que nada têm risco de verdade. Em algum momento a "batalha final" tem que acontecer, mas se só ela oferecer um risco de verdade, é mais fácil escrever um background de como todo mundo chegou nela.
Uma das coisas que considero mais legais no RPG é são os teste muito difíceis em que os personagens têm sucesso - pq são muito emocionantes - e as falhas mais banais - pq são muito engraçadas, até mesmo as mortes.

Mesmo usando animes de referência, personagens derrotados não continuam combates (até por isso são ignorados por oponentes), eles no máximo doam sua energia pra alguém, ou se arrastam até algum objetivo.
Uma derrota em combate é diferente de uma derrota num jogo de xadrez.
O que me leva pra minha segunda preocupação: a unificação de todos os conflitos em uma única regra.

Se não me engano, o manual do defensor já apresenta essa perspectiva de todos os conflitos sob a regra de combate. Mas nele é estipulado um "estilo" de jogo. O exemplo do livro é um jogo de bandas de rock, onde todas as regras e vantagens de combate na verdade descrevem como os rockeiros tocam suas musicas. E a porradaria mesmo fica em segundo plano pras rolagens de perícia.
Eu não sei como isso vai ser apresentado no manual, mas eu realmente espero que siga essa premissa também, pq unificar tudo no mesmo tipo de regra só bom em oneshot, quando se joga campanha, é sempre bom ter a sensação de que suas rolagens são diferentes, e não que vc só ta descrevendo elas diferente.

Pra mim, 3d&t tem um equilíbrio excelente de simplicidade e complexidade, mas unificar tudo na mesma regra exige muita abstração - como a regra de usar PEs pra comprar itens, que é muito confusa pra quem é iniciante. E é uma regra muito ruim também, é só ver a lambança de tratamento que os itens receberam no Tormenta Alpha.

Despois desse textão, só tenho elogios mesmo. Tudo que foi proposto de simplificação foi só pra ajudar no entendimento do sistema o que é muito bom, só espero que não simplifiquem demais, pra não exigir abstração demais.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Asa Noturna » 03 Mai 2022, 11:21

Com tudo que tenho lido na DB, especialmente na última, meu pedido para os autores é que o novo 3DeT Victory traga um pequeno apêndice com regras para conversão do Alpha para o novo sistema, com as vantagens/desvantagens equivalentes, dicas, etc. Evidente não precisa abranger todos os suplementos, mas pelo menos as do módulo básico do Alpha. Assim podemos migrar diretamente nossas campanhas para o novo sistema, quem sabe os nossos personagens para o cenário de Mundo das Arcas...
E será que sai ainda este ano?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Shion » 09 Mai 2022, 15:33

Levando em conta que nas fontes de inspiração de 3DeT a morte sempre foi algo raro ou inexistente, acho justo que seja assim em mesa também. Dos heróis, principalmente. Não só "morrer atrapalha a interpretação", uma rolagem azarada em momento inoportuno trás problemas pros outros. Não porque alguém do grupo morreu, mas porque pra não cortar o barato do jogador é normal ele entrar com um personagem diferente durante a aventura/campanha, mas isso feito de forma forçada (ou muitas vezes) quebra o clima.

Em contrapartida, eu fiz uma regra caseira pra simular combates simples basicamente sem rolagens, funcionando como uma redução de recursos. O mestre rola pra saber quantos PVs/PMs os integrantes do grupo perderam durante a 'luta', e eles decidem se querem, individualmente, rolar a sorte pra tentar um resultado melhor/pior (quanto mais fortes, mais pende pro lado do 'melhor'). Isso acelera a aventura sem remover completamente combates menores e as recompensas pelos mesmos. Talvez poste por aqui outra hora.

Sobre conversão, quase certo que isso deve entrar em uma matéria na DB, um artigo no site da jambô ou um pdf gratuito também em alguma plataforma da jambô. O livro deve ser feito pra funcionar por si só, não tem porque ocupar o sagrado espaço (que já vai faltar, diga-se de passagem) com algo relacionado a material antigo. Na verdade, a conversão sempre foi extremamente simples entre todas as versões, o máximo que vejo mudando drasticamente é onde vão parar (ser cortados ou reduzidos) pontos gastos na parte de magia, uma das maiores revisões que vai ter pelo que vi.
Imagem

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: NOvo 3d&T?

Mensagem por Asa Noturna » 27 Mai 2022, 11:16

Eu acreditava que o 3DeT Victory já estava "no forno". Mas, pelo que acabei de ler na DB 179 ainda vai demorar bastante, pois sequer as regras de combate foram escolhidas, ainda estão na fase de teste.
Das opções apresentadas na edição, prefiro a primeira opção apresentada, "Role e Descubra". Rápida e mantém o espírito do jogo. As outras duas ou eliminam o fator emoção (valor único para defesa, sem a chance de acerto crítico na jogada para defender) ou dão a sensação de "menos poder" (limitação do valor pelo atributo).
Enquanto isso, seguimos com o bom e velho Alpha (eu tento usar somente o módulo básico e poucas vantagens do Manual do Aventureiro Mega City; caso contrário fica "muito GURPS", com um monte de vantagens espalhadas por suplementos).

Responder

Voltar para “3D&T”