Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 05 Fev 2017, 14:16

O que é estranho tendo em vista que é o mesmo ataque sendo devolvido e não um feito pelo defensor. Nem é tão apelão assim devolver na escala original já que é na mesma escala do atacante e não uma acima dele (dano normal) e ainda assim tu tem que ter uma FD maior, além de pagar pela vantagem e gastar os PMs.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 05 Fev 2017, 16:31

Sim, mas sendo uma escala diferente, a coisa fica diferente também. Lembra que as escalas funcionam de forma diferente agora - no sistema antigo, como a própria FA era aumentada, era simplesmente mais difícil pro personagem conseguir uma FD maior, mesmo com De/Reflexão. Como agora a FA e FD continuam no mesmo patamar, e só se multiplica o dano, é algo que deve acontecer com mais facilidade.

Da forma como eu interpreto, o personagem simplesmente não consegue bloquear toda a força do ataque - por isso ainda recebe o dano mínimo, proporcional à escala. Então o golpe que ele devolve também tem força reduzida, já que ele não bloqueou todo ele em primeiro lugar.

E note que mesmo numa escala inferior, um golpe devolvido com Reflexão ainda pode contar pras regras de "água mole em pedra dura," o que pode tornar a vantagem bem útil.

Mas no sistema "clássico" (multiplicando diretamente as características), como a dificuldade de vencer a FA é maior, dá pra manter o ataque devolvido na mesma escala sim.

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 05 Fev 2017, 17:22

Obrigado a todos pelo esclarecimento!
Eu imaginava que a onda de choque ainda afetasse o defensor, mesmo usando reflexão/escudo, mas achei que isso impossibilitasse o efeito de refletir. Agora, sabendo da possibilidade de refletir, eu também achei estranho o ataque ser refletido na escala do defensor, e não do atacante. No caso contrário isso também é válido? Se o defensor possuir escala superior ao atacante, ele reflete o dano com a escala superior? Desde já, valeu!

Editado:
Esqueci de colocar uma observação kkk...
O fato do defensor tomar uma parte do dano pela onda de choque pode esclarecer pq o dano refletido é mais fraco, mas e se ele possuir invulnerabilidade ou rolar uma defesa crítica quando usar a vantagem, anulando a onda de choque?
Esses vilões de escala superior são fortes mesmo!!! :shock:

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 05 Fev 2017, 18:05

Em um primeiro momento, eu diria que continua tudo sendo na mesma escala do defensor. Independente da força do atacante, existe um limite de quanto ele próprio é capaz de devolver. Mas num acerto crítico na rolagem de defesa, de repente dê pra permitir que o ataque volte na mesma escala do atacante sim, pra tornar eles mais épicos.

Já quando é o defensor que está na escala maior, em princípio acho que o bom senso diria que mantém a escala original, já que ele também não pode devolver mais força do que recebeu. Mas dá pra interpretar também que o fato do atacante ser de escala superior significa que ele é capaz de aumentar a força da devolução também, devolvendo ele de forma mais precisa ou talvez só aumentando a energia do ataque mesmo. Acho que fica a critério do mestre, no caso.

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 05 Fev 2017, 18:57

Valeu, BURP! Ajudou bastante.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 05 Fev 2017, 19:33

IMO me parece mais crível o defensor aumentar o dano do ataque (ningen->sugoi+) do que o defensor não poder devolver na mesma moeda (sugoi+ -> nigen). Afinal ele pode, por exemplo, dar um tapa pra devolver aquela bola de energia e isso ele faz com a própria força. Tipo uma bola de tênis, não é porque ela foi jogada com uma força X que o outro jogador não vai poder devolver ela com uma força de X+1, ele pode botar tanta força na tacada quanto ele puder. O objeto é o mesmo mas a força/energia não.

Outra coisa é que eu vejo a onda de choque como costumamos ver em animes, o impacto do ataque no alvo faz aquele efeito estilo DBZ e tal. Ou seja, se o ataque erra (Esquiva ou Deflexão) não tem porque ele gerar uma onda de choque pois não houve choque/impacto nenhum, ele pegou no vento :lol:
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 05 Fev 2017, 19:52

Mas se ele já não foi capaz de bloquear toda a força do ataque em primeiro lugar (porque tomou o dano mínimo do ataque da escala superior), é porque uma parte da força já não foi rebatida de qualquer forma. Em tese talvez nem desse pra refletir mesmo, pois a reflexão na verdade assume que ele ignorou o dano todo; mas como as novas regras de escala abrem essa brecha, fica necessário o mestre definir como funciona, e acho que fica justo dessa forma. É como se a bolinha fosse atirada com tanta força que ele simplesmente foi obrigado a absorver uma parte do impacto, antes de devolver =P É um pouco a mesma lógica do choque de energia, na verdade. Como eu disse, acho que eu só permitiria no caso de um acerto crítico, mesmo.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 05 Fev 2017, 20:16

É, só que esse 'problema' de "porque tomou o dano mínimo do ataque da escala superior" só acontece por causa da regra que diz que ele toma esse dano mínimo, não porque é assim que acontece de verdade ou por ser como acontece com mais frequência em animes/games.

A regra deve ter sido feita assim pra demonstrar o quão forte um ataque de escala superior é e para ter vantagem na diferença de escalas, afinal um personagem de escala menor com formas de reduzir/absorver dano seria um problema pra todas escalas acima quando se usa pontuações equivalentes (ou apenas alguém que gastou tudo em A por exemplo). Acho que foi só pra evitar isso que colocaram o dano mínimo, o que não deveria afetar outros efeitos como Reflexão.

Ou ainda, a força necessária para devolver o tal ataque foi o que causou esse dano (no músculo da mão/braço usado pra devolver por exemplo), e não o ataque em si.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 05 Fev 2017, 20:39

Sim, mas o que nós estamos falando também é uma definição de regras (como Reflexão funciona em ataque com escalas diferentes). Então é claro que nós estamos nos referindo a outras regras. Pessoalmente, eu realmente acho que a opção do ataque ser devolvido na escala do defensor é a mais equilibrada e justa dentro do jogo, usando as regras atualizadas (nas regras clássicas, como devolver o ataque é muito mais difícil, acho justo permitir que ele seja devolvido direto na escala do atacante). A partir daí, fazendo a escolha que for, qualquer coisa que se disser é descrição de qualquer forma, então ali está só como eu apresentaria essa justificativa pro jogador.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Padre Judas » 06 Fev 2017, 12:44

Provavelmente esta pergunta já foi feita "n" vezes, mas estou montando um personagem e pensei nisso.

Aceleração e Mira fulminante combam entre si? O segundo permite usar Tiro Carregável usando movimento ao invés de turno e Aceleração permite dois movimentos. Então se gastar os dois movimentos vou ter PdFx4? É isso mesmo? E se juntar com Ataque Concentrado e Ataque Especial (Área), vai ser o cão chupando manga. :lol:
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Responder

Voltar para “3D&T”