Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 23 Mai 2018, 13:47

Ataques imprecisos servem como um jeito de lidar melhor com grandes quantidades personagens de pontuação mais baixa. Claro que contra o boss da aventura eles são inúteis, mas quando ele manda aquela horda de grunts contra os personagens, é como tu consegue se livrar de vários deles de uma vez só. É pra ser uma habilidade situacional mesmo.

Avatar do usuário
guilenp
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Dez 2013, 02:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por guilenp » 23 Mai 2018, 14:15

Mas com habilidade 4 você já pode dar 3 ataques (Veja Ataque multiplo, a manobra) sem ter de jogar 1 ponto fora com esse poder. Um personagem que limpe grandes quantidades de oponentes com ataques imprecisos é no mínimo alguém poderoso o bastante pra não precisar disso.
É melhor aproveitar esse 'slot' de habilidade para outra coisa.
Fazendo adaptação para passar o tempo...E que nem vou narrar .zZ

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 23 Mai 2018, 19:36

guilenp escreveu:Mas com habilidade 4 você já pode dar 3 ataques (Veja Ataque multiplo, a manobra) sem ter de jogar 1 ponto fora com esse poder. Um personagem que limpe grandes quantidades de oponentes com ataques imprecisos é no mínimo alguém poderoso o bastante pra não precisar disso.
É melhor aproveitar esse 'slot' de habilidade para outra coisa.
Concordo, além disso, deveriam mudar isso em "membros extras"...

Ataques imprecisos poderia ser uma manobra igual a "ataque múltiplo manobra" ... eu não me importaria de simplificar as coisas como "você pode trocar seu ataque normal por um número de ataques imprecisos igual a sua H". Só para simplificar mesmo... Não que a manobra ataque múltiplo seja ruim... Mas do jeito que está, ela é situacional e CARA... Não vale o custo... Quando eu vejo personagens como a Lamashtu eu fico pensando "poh, que desperdício de pontos..." por mais que eu entenda o fator interpretativo... Acredito que se ao menos os membros extras servissem também como um anel de lotação valeria a pena...

Avatar do usuário
Volsung
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jun 2016, 11:52
Localização: Zakharov

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Volsung » 23 Mai 2018, 23:17

Sobre Ilusão Total:
Escola: qualquer
Custo: 4 PM ou mais (veja adiante)
Alcance: longo; Duração: sustentável

Esta é a mais eficiente magia de Ilusão, capaz de enganar completamente todos os sentidos — porque é uma imagem sólida. Apenas em casos muito especiais são permitidos testes de Resistência para perceber essa ilusão (como a imagem de uma pessoa morta, por exemplo), a critério do mestre. Sentidos Especiais não fazem diferença. A única forma de perceber algo suspeito é por Detecção de Magia, e nem mesmo isso garante que se trata mesmo de uma ilusão!

A Ilusão Total é tão perfeita que pode até mesmo causar dano, mas será “dano ilusório”. Caso receba dano de uma ilusão, o personagem tem direito a um teste de Resistência; se tiver sucesso, ele percebe que nada sofreu. Se falhar, sofre dano normal (a FA de uma ilusão é sempre igual aos PMs usados para criá-la +1d). Uma criatura que tenha seus PVs reduzidos a zero por dano ilusório sofre o mesmo efeito de uma magia Desmaio. Quando acordar, perceberá não ter recebido nenhum ferimento real.
Dúvida 1: é possível criar uma escada em uma muralha com ilusão total e em seguida ordenar que uma tropa suba essa escada para atravessar a muralha?
Dúvida 2: é possível criar um túnel do papa-léguas em uma parede sólida usando ilusão total?

Avatar do usuário
guilenp
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Dez 2013, 02:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por guilenp » 24 Mai 2018, 01:39

Por ser uma imagem SÓLIDA, pode-se sim usa-la como escada ou se mover sobre ela.
A magia não habilita o 'enganado' a atravessar paredes, ela ainda está lá, mesmo que não seja visível.
Fazendo adaptação para passar o tempo...E que nem vou narrar .zZ

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 24 Mai 2018, 16:08

Acho que não é bem assim. Ela me parece 'sólida', não sólida. Uma pessoa tocando vai ser enganada a achar que está tocando algo, vai enganar o seu tato, mas não quer dizer que ela está de fato tocando algo. É por isso que o dano é fictício, e não dano real aos PVs. Ela vai ver um corte, sentir dor, mas não foi cortada de verdade.

Mas a Ilusão não engana a física, exatamente por isso o túnel não funcionaria, ou escada, ou ponte e por ai vai. Tem outras magias pra isso.

Por exemplo, tu pode com 1PM fazer uma Criatura Mágica em forma de escada e fazer as pessoas usarem ela.
Imagem

Avatar do usuário
Tiagoriebir
Mensagens: 883
Registrado em: 27 Ago 2015, 12:55
Localização: Porto Alegre, Namalkah

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Tiagoriebir » 24 Mai 2018, 18:08

Porque não a nova forma possuir monstruoso e modelo especial de forma obrigatórias? e com os pontos dessas duas desvantagens (cumulativas com outras já possuídas) permitir mais poderes...
Pensamos nisso, mas decidimos deixar em aberto para que o personagem tenha liberdade de dar à forma dracônica a aparência que quiser. Assim, ela pode ser só humanoide com escamas e asas, um dragão de fato e qualquer outra coisa dentro desse espectro. Fica a critério do jogador adotar Monstruoso ou Modelo Especial na Forma de Dragão.

Sobre os ataques imprecisos, é como o Burp disse: eles têm sua utilidade.

Mas podemos pensar em alguma outra solução para este poder ou mesmo mudar para outra coisa. Vamos revisar isso com calma mais adiante.
Tentando usar a parte colorida da massa cinzenta.
https://twitter.com/tiagoriebir

Avatar do usuário
Waldson
Mensagens: 959
Registrado em: 24 Mar 2016, 21:37

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Waldson » 24 Mai 2018, 19:49

Tiagoriebir escreveu:
Porque não a nova forma possuir monstruoso e modelo especial de forma obrigatórias? e com os pontos dessas duas desvantagens (cumulativas com outras já possuídas) permitir mais poderes...
Pensamos nisso, mas decidimos deixar em aberto para que o personagem tenha liberdade de dar à forma dracônica a aparência que quiser. Assim, ela pode ser só humanoide com escamas e asas, um dragão de fato e qualquer outra coisa dentro desse espectro. Fica a critério do jogador adotar Monstruoso ou Modelo Especial na Forma de Dragão.

Sobre os ataques imprecisos, é como o Burp disse: eles têm sua utilidade.

Mas podemos pensar em alguma outra solução para este poder ou mesmo mudar para outra coisa. Vamos revisar isso com calma mais adiante.
Hum... Valeu! =)
Shion escreveu:Acho que não é bem assim. Ela me parece 'sólida', não sólida. Uma pessoa tocando vai ser enganada a achar que está tocando algo, vai enganar o seu tato, mas não quer dizer que ela está de fato tocando algo. É por isso que o dano é fictício, e não dano real aos PVs. Ela vai ver um corte, sentir dor, mas não foi cortada de verdade.

Mas a Ilusão não engana a física, exatamente por isso o túnel não funcionaria, ou escada, ou ponte e por ai vai. Tem outras magias pra isso.

Por exemplo, tu pode com 1PM fazer uma Criatura Mágica em forma de escada e fazer as pessoas usarem ela.
Acredito que uma escada faria as tentativas de usa-la serem sempre frustradas e por algum motivo quem tenta-se subir iria sempre "escorregar e cair no primeiro degrau" o que poderia gerar um teste de R para perceber que não havia escada ali...

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 28 Mai 2018, 13:58

E aí, galera, Tudo beleza?
Bom estive pensando em certas situações e me surgiram algumas dúvidas:

1) personagens com bônus em dados na FD(como a vantagem regional caçador dos ermos do TA), quando indefesos, também perdem o dado extra e contam apenas com a A na defesa?

2)memória expandida diz que o personagem pode aprender uma perícia e usá-la como se a tivesse, isso só de ver alguém usando. Para aprender uma nova perícia ele deve "apagar" a aprendida anteriormente. Mas como ele consegue se lembrar de tudo que já viu, ele poderia ficar alternando entre esses conhecimentos? Na verdade eu não acho que faz muito sentido ele "apagar" de vez esse conhecimento da mente, então vim aqui ver a opinião de vocês.

3)quando realizo um ataque direcionado utilizando um tipo de dano contra o qual o adversário possui vulnerabilidade, poderia ignorar o redutor no teste de F/PdF por ignorar a A dele nesse "ataque"? Sei que não é um ataque convencional, mas me ocorreu essa situação.

Avatar do usuário
Keitarô
Mensagens: 1380
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:58
Localização: Mahoyiga

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Keitarô » 28 Mai 2018, 23:11

Eldrag,

1) Sim, perde tudo. FD = A.

2) Aqui o efeito preza pelo balanço. A Memória Expandida impede que você esqueça um texto, uma memória, lembrança. Aplicar o conhecimento, vamos assim dizer, envolve, muitas vezes, mais do que a simples memória. Se não fosse a última perícia mantida, com algum tempo você poderia aplicar as 11 perícias por tê-las visto todas. Além disso, o simples conceito de ver uma perícia é bem simplificado, porque perícia é um conjunto de diversas habilidades. Então, ao ver alguém usar Lábia, você não deveria aprender Manipulação (e sim, apenas Lábia). O mestre tem a palavra final de como isso funciona: se é possível memorizar uma perícia por vez, ou talvez usar alguma regra de ouro para memorizar especializações, com bônus para especializações/perícias memorizadas porém trocadas por outras. O efeito padrão é apenas prático e realmente tem essa estranheza com relação à interpretação da vantagem.

3) Sua colocação é muito lógica. Uma vez que a A dele conta como zero contra seu ataque, é natural que o teste seja sem redutor. A mesma coisa vale para qualquer redutor que esteja afetando o alvo.

Responder

Voltar para “3D&T”