Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 21 Mar 2018, 19:11

Se for bem-sucedido, o ataque não provocará dano, mas reduz uma característica do alvo (a escolha do atacante) em –1 até o fim do combate, ou anula alguma de suas vantagens.
Por conta deste trecho acredito que precisa vencer a FD ainda. Mesmo que o dano em si não mude nada, geralmente é assim que esse tipo de manobra/vantagem/poder funciona.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 22 Mar 2018, 13:36

Ataque Direcionado não tem jogada de FA/FD. Como a Armadura do alvo já é contabilizada no teste, a defesa do alvo já está considerada ali (e ninguém mandou subestimar a Armadura se o teste foi muito fácil...).

Eu sou muito reticente com ficar adicionando um monte de rolagens a cada rodada, a menos que elas tenham uma função clara. Rolar duas vezes pra ter um único efeito não é algo que eu colocaria numa regra =P

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 24 Mar 2018, 18:47

Hmm interessante. Concordo plenamente com a forma que é feito então, mas o texto citar 'o ataque não provocará dano' quando não há um ataque, apenas um teste, vai facilmente confundir quem ler.
Imagem

leosilva7
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48
Localização: Umarizal-RN
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por leosilva7 » 14 Abr 2018, 10:38

Quantos pontos de experiência eu posso utilizar no meu turno. Por exemplo, posso usar Poder Surpreendente e Recuperação Espantosa somente em um turno?!

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 14 Abr 2018, 11:34

Em princípio não tem nenhuma restrição, nada é dito no Manual (que eu lembre no momento). Mas uma restrição comum pra esse tipo de regra em outros jogos é não poder usar a mesma habilidade mais de uma vez na mesma rodada - então dá pra usar um Poder Surpreendente e uma Recuperação Espantosa, mas não Recuperação Espantosa duas vezes, p.ex. Fica a cargo do mestre daí.

leosilva7
Mensagens: 182
Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48
Localização: Umarizal-RN
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por leosilva7 » 14 Abr 2018, 22:04

Boa noite. Mais uma dúvida:

Fuga

"Quem tenta fugir no meio de um combate fica vulnerável durante um turno inteiro, até sua próxima iniciativa, e pode ser atacado sem poder contra-atacar" P. 72 do Manual 3D&T Alpha.

Esse "vulnerável", quer dizer Alvo Indefeso, ou seja, só Armadura na FD?!

Outra dúvida, esta no Manual do Defensor:

Pontos de Ferimento

"Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha" P. 14


Basta apenas o teste de Força ou PDF menos a Armadura, ou, após o teste é preciso rolar a FA vs FD?!

Por fim,
Há alguma manobra para derrubar o adversário no chão?!
Quais são as regras?!

Obrigado desde já!

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eldrarg » 15 Abr 2018, 10:35

Para personagens que utilizam dados adicionais nas jogadas de FA/FD, gastar 1 PE para críticos rola um 6 em todos os dados, como acontece com magias?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 15 Abr 2018, 14:50

@Eldrag: dados adicionais não causam crítico, eles são um bônus na FA/FD final, exceto quando especificam que sim.

@leosilva7:
1) sim, ele fica Indefeso.

2) ainda rola FA; o teste é para que não precise depender de um crítico para causar dano aos PFs pelo que entendi.

3) tem algumas técnicas de combate que explicam (e causam) isso, no MC e no TA.
Imagem

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por BURP » 15 Abr 2018, 20:59

2) Na verdade não precisa rolar FA, lembra que nas regras do MdD a quantidade de dano nos PFs é fixa (igual à F ou PdF do personagem). Então não tem sentido rolar FA nesse caso.

Mas se quiser, o mestre pode permitir ao defensor rolar uma FD, pra tentar conseguir um acerto crítico e reduzir o dano recebido (mas ela só vai ter qualquer utilidade se rolar um crítico).

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 15 Abr 2018, 23:37

"a quantidade de dano nos PFs é fixa (igual à F ou PdF do personagem)"

Essa parte está clara no parágrafo anterior ao que ele citou, mas não diz nada no seguinte, que fala sobre causar dano com o teste. Fica interessante assim, e trouxe uma dúvida: como não tem FA ou FD nesse caso, ainda pode tentar uma Esquiva?
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”