Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Eddie
Mensagens: 91
Registrado em: 11 Dez 2013, 00:10

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eddie » 15 Jan 2014, 17:05

Short Hope escreveu:
Darknarallatoch escreveu:Mas aí não bateria muito contra outras situações de Parceiro? Se algo lançado contra um personagem vale tanto pra ele quanto para um parceiro, não retornaríamos praquela questão de uma magia (ex: Megalon) lançada contra o personagem valer para os dois também? (ferindo a regra de que a magia só afeta um personagem por conjuração).

Reli o Manual e vejo que, quando se trata de Parceiro, não há nenhuma resposta oficial quanto à efeitos que deveriam afetar apenas um personagem. Sem dúvida é a Vantagem mais desequilibrada e bugada do jogo, kkk.
Rapaz, Parceiro ganha o prêmio de "Vantagem Mais Mal Explicada" do 3D&T e deixa Forma Alternativa com invejinha :p

Até onde foi minha experiência, a melhor forma de lidar com esta vantagem é chegar a um consenso com seus colegas sobre como ela deve funcionar na mesa de vocês; na minha, Parceiro exige um movimento para juntar os personagens e cria um terceiro. Quando a vantagem termina (o que exige outro movimento), os personagens não carregam nenhum benefício temporário do terceiro.
Uma magia Megalon valeria para os dois, sim, pois, como disse, os dois estão unidos como uma só criatura. Que diferença faria se o bônus fosse para os dois, já que as características não são somadas, mas sim escolhidas as melhores entre as de ambos personagens? Quando eles se separassem, a magia seria cancelada e teria que ser lançada de novo.

Para Aumento de Dano, Proteção Mágica e outras, a mesma coisa: uma magia não se acumula consigo mesma, a menos que sua descrição diga o contrário. Então, um Aumento de Dano +1 em duas criaturas unidas por Parceiro ainda seria um bônus de +1 para a "criatura" que elas formariam.

Bom. Essa é a minha visão, tentando ver a coisa por um ponto de vista de mestre, não jogador; admito, posso estar errado. Mas, num consenso, o que manda é o mestre de cada mesa.
“Sometimes, you're better off dead.
There's a gun in your hand,
and it's pointing at your head.
You think you're mad, too unstable;
kicking in chairs and knocking down tables.

In a restaurant, in a West End town,
call the police, there's a madman around!
Running down, underground,
to a dive bar, in a West End town.”

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Short Hope » 15 Jan 2014, 18:28

Eddie escreveu:Uma magia Megalon valeria para os dois, sim, pois, como disse, os dois estão unidos como uma só criatura. Que diferença faria se o bônus fosse para os dois, já que as características não são somadas, mas sim escolhidas as melhores entre as de ambos personagens? Quando eles se separassem, a magia seria cancelada e teria que ser lançada de novo.

Para Aumento de Dano, Proteção Mágica e outras, a mesma coisa: uma magia não se acumula consigo mesma, a menos que sua descrição diga o contrário. Então, um Aumento de Dano +1 em duas criaturas unidas por Parceiro ainda seria um bônus de +1 para a "criatura" que elas formariam.

Bom. Essa é a minha visão, tentando ver a coisa por um ponto de vista de mestre, não jogador; admito, posso estar errado. Mas, num consenso, o que manda é o mestre de cada mesa.
Cara, se não faz diferença "se o bônus fosse para os dois" ou não, então pra quê discutir se Megalon valeria para os dois? :D Eu uso do modo que mencionei porque decidi junto com o pessoal com quem jogo que é mais simples, eficaz e gera menos dor de cabeça entre a gente fazer assim: não é todo mundo que entende ou aceita que o dano é dividido entre os dois personagens (como está explicitado na descrição de Parceiro), mas as magias não.

Na minha mesa faço assim e, na minha mesa, não concordo com essa de quem "manda" num consenso é o mestre.

Avatar do usuário
Eddie
Mensagens: 91
Registrado em: 11 Dez 2013, 00:10

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eddie » 16 Jan 2014, 00:28

Minha mensagem não se referia ao que você disse; devo tê-la incluído no quote por engano. Enfim. Quando eu disse: "num consenso, quem manda é o mestre", eu quis dizer que, numa mesa de RPG, é dito que quem dá palavra final é o mestre, só.
“Sometimes, you're better off dead.
There's a gun in your hand,
and it's pointing at your head.
You think you're mad, too unstable;
kicking in chairs and knocking down tables.

In a restaurant, in a West End town,
call the police, there's a madman around!
Running down, underground,
to a dive bar, in a West End town.”

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Darknarallatoch » 16 Jan 2014, 08:44

Eddie escreveu:Uma magia Megalon valeria para os dois, sim, pois, como disse, os dois estão unidos como uma só criatura. Que diferença faria se o bônus fosse para os dois, já que as características não são somadas, mas sim escolhidas as melhores entre as de ambos personagens? Quando eles se separassem, a magia seria cancelada e teria que ser lançada de novo.
De fato não há diferença caso os Parceiros compartilhem o maior PV. A dúvida ocorre devido a uma informação anterior (que creio que foi neste tópico ou no formspring do Cassaro) que dizia que PVs e PMs não são compartilhados na Parceria (o que até faz sentido pois, se o maior PV fosse compartilhado, seria apelão o dano ainda ser dividido, e a Vantagem ficaria barata).
Sendo assim, a diferença ocorre quando qualquer poder que altere PVs e PMs é lançado sobre Aliados com Parceria. Megalon, por exemplo, iria acabar subindo os PVs dos dois, sendo que é bem esquisito magias que afetam um indivíduo por turno de repente ser capaz de afetar dois indivíduos no mesmo turno.

Creio que para tais questões a velha regra é a solução: O Manual não explica e o mestre decide.

Avatar do usuário
Eddie
Mensagens: 91
Registrado em: 11 Dez 2013, 00:10

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eddie » 16 Jan 2014, 17:50

Como eu havia dito, no caso de duas criaturas unidas por Parceiro serem afetadas por Megalon, enquanto elas estiverem juntas, a magia funcionará para ambas. Abstrato como é, a explicação para a vantagem pode ser qualquer coisa: desde duas personagens distintas agindo em perfeita sincronia a criaturas que decidem fundir seus corpos. Quando elas se separem, a magia será cancelada naturalmente.

Sobre a questão dos PVs e PMs, fica o seguinte: A e B se unem e se tornam C. Usando Megalon, cada uma ganha X PVs e X PMs temporários. Quando elas se separarem, esses PVs e PMs temporários sumirão naturalmente. Vale lembrar, via de regra (não sei em 3D&T, mas na maioria dos outros sistemas), que PVs e PMs extras concedidos por magias e poderes são sempre descontados primeiro. Então se A tem 20 PVs naturais e +5 PVs temporários e perde 3 PVs antes de separar de B, quando o fizer, ele ainda estará com 20 PVs, após a magia ser cancelada.

Agora, se você acha que é um combo apelão dois personagens compartilharem os efeitos de uma magia através de Parceiro, então eu sugiro que a magia em questão gaste o dobro de PMs ou então não funcionará. Sugestões, sempre há muitas. Mas quem vai decidir é o mestre.
“Sometimes, you're better off dead.
There's a gun in your hand,
and it's pointing at your head.
You think you're mad, too unstable;
kicking in chairs and knocking down tables.

In a restaurant, in a West End town,
call the police, there's a madman around!
Running down, underground,
to a dive bar, in a West End town.”

Avatar do usuário
Eddie
Mensagens: 91
Registrado em: 11 Dez 2013, 00:10

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Eddie » 16 Jan 2014, 17:51

(Mensagem editada por duplicação, só agora eu percebi. :-p)
Editado pela última vez por Eddie em 20 Jan 2014, 20:37, em um total de 1 vez.
“Sometimes, you're better off dead.
There's a gun in your hand,
and it's pointing at your head.
You think you're mad, too unstable;
kicking in chairs and knocking down tables.

In a restaurant, in a West End town,
call the police, there's a madman around!
Running down, underground,
to a dive bar, in a West End town.”

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Darknarallatoch » 17 Jan 2014, 08:11

Eddie escreveu:Agora, se você acha que é um combo apelão dois personagens compartilharem os efeitos de uma magia através de Parceiro, então eu sugiro que a magia em questão gaste o dobro de PMs ou então não funcionará. Sugestões, sempre há muitas. Mas quem vai decidir é o mestre.
Esta parece ser a opção mais equilibrada.

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Darknarallatoch » 20 Jan 2014, 08:16

Em uma sessão de rpg eu e meu grupo nos deparamos com uma situação interessante. Um personagem possui a Vantagem Regeneração, Tanque de Carne (kit Primitivo) e Cura Espontânea (kit Senhor do Gigante Rubro). A intenção do personagem é ser quase "imorrível". Por muito tempo ele foi permitido e era um combo legal, mas quando lemos novamente os poderes percebemos que eles não funcionavam da forma que imaginávamos:

Tanque de Carne + Cura Espontânea: Tanque de Carne faz o jogador cair apenas quando tira 6 no dado, enquanto que Cura Espontânea faz o jogador sempre tirar 1, 2 ou 3 no Teste de Morte. Porém, na descrição do Tanque de Carne diz que o personagem não tem Teste de Morte, sendo que o resultado 6 no dado apenas indica que o personagem morre de vez. Como Cura Espontânea é um poder que funciona com Teste de Morte, ele não pode ser unido a Tanque de Carne, não tendo como usar esta habilidade enquanto o personagem possuir este poder do Primitivo.

Regeneração + Tanque de Carne: Regeneração faz o personagem recuperar 1 PV por turno e tem um teste de Morte modificado. Porém, como Tanque de Carne anula o Teste de Morte, temos aí um efeito interessante: O personagem que chega a 0 PVs sempre irá recuperar 1 PV no próximo turno (pois ele não está morto, quase morto, inconsciente ou muito fraco), PORÉM caso ele tire 6 no dado, ele morre de vez, mesmo sem o Colapso Total. No teste de morte da Regeneração é dito que o personagem só morre realmente com Colapso Total (ou seja, se levar um dano igual a 10 x seus PVs totais), porém o Tanque de Carne anula Teste de Morte (que inclui a regra do Colapso Total) e, caso o personagem tire 6, ele automaticamente morre de vez. Ou seja, por um lado é bom, pois o personagem sempre irá recuperar 1 PV no turno seguinte (na Regeneração normal, o personagem que fique pior do que Muito Fraco demora bem mais pra recuperar 1 PV), porém um resultado 6 mata de vez até mesmo um personagem com Regeneração.

Lendo Regeneração, Tanque de Carne e Cura Espontânea, vocês consideram que esta interpretação está correta?

João Vitor
Mensagens: 181
Registrado em: 20 Jan 2014, 10:56
Localização: Belém - Pará

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por João Vitor » 20 Jan 2014, 11:05

Tenho uma dúvida relacionada ao Manual do Aventureiro de Mega City: no início do livro, na página 5 eu acho, quando explica sobre os poderes dos Kits, é dito que os poderes de Kits são cumulativos com outras vantagens, mas não consigo mesmos. Isso quer dizer que se eu tiver dois Kits diferentes, os poderes destes Kits não acumulam seus efeitos? Ou até mesmo os poderes de de um mesmo Kit não são cumulativos?

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Darknarallatoch » 20 Jan 2014, 11:36

Não li o Manual do Aventureiro Mega City mas creio que é o mesmo caso do Manual do Aventureiro 3d&t Alpha: Se você tem um poder em um kit chamado N e um poder em outro kit que também é N, você não acumula o efeito deste poder duas vezes.

Responder

Voltar para “3D&T”