Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 24 Jul 2021, 12:40

Pra que servem Ataques Especiais? Pra dar mais dano, simples. "Quebrar os limites" é subjetivo, pois um aumento de 2 na FA pode te tornar capaz de causar dano que antes tu não teria como alcançar (principalmente em um crítico), e isso por si só já é 'quebra de limite' o suficiente.

Leia novamente o que eu disse e tu vai ver que o teu segundo parágrafo foi em sua maioria baseado em um argumento que eu não dei. Eu concordei com o bõnus ser levado em conta quando sustentável.

E não, uma 'luva F+5 (contusão)' não serve para testes, serve pra dar porrada. Se tu quiser fazer diferente do que a regra diz não tem problema, mas a regra atual é clara quanto a bônus mágicos: só servem pra dano.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 31 Jul 2021, 16:57

Não sei se atrapalharia perguntar isso em específico. Mas, achariam válido colocar a vantagem Interpor como uma técnica de luta e melhorar os familiares Sapo e serpente, adicionando por exemplo A+1 e Pdf+1 respectivamente (são os únicos com 2 pontos de ficha, ficando atrás dos outros)?


Edit: Uma outra mudança que cogitei foi considerar a desvantagem óbvio do ataque especial com um efeito extra de nunca atacar inimigos indefesos. Por ser óbvio o inimigo sempre saberá o que lhe atingiu
Editado pela última vez por Narutoluap em 01 Ago 2021, 07:45, em um total de 2 vezes.
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 31 Jul 2021, 18:24

Uma nova duvida:
Um Guerreiro mago(kit do manual do aventureiro) com Aptidão magica + que use os talentos metamagicos Habilidoso e tenha uma F5 E A5 que garantem capacidade pra soltar magias como se tivesse H10 (graças ao kit que muda a forma de conjurar habilidade) recebe + 2 por aptidão magica + 2 por habilidoso? Então seu limite max pra conjurar magia seria cerca de H:14X5? cerca de 90 de PM de uma vez certo?

Magia extrema tem 2 efeitos: Eleva a magia a um novo patamar onde ela custa o dobro do custo original porem seu efeito é uma escala maior no caso se for dano fica dano X10? Porem Outro benefício é a possibilidade de ultrapassar os limites da magia de forma irrestrita.
Um mago extremo é capaz de realizar efeitos que estão além das descrições das magias
do Manual 3D&T Alpha e neste livro, gastando tantos PMs quanto for capaz para elevar o
efeito da magia conjurada. O custo final das magias ainda continua restrito ao gasto de PMs
máximo de H×5.

Então eu posso conjurar uma magia explosão por exemplo o dano seria H(14)+ 5D6 por 10 PMs numa escala maior custaria 20 pms e causaria H(14) + 5D6 x10? Sabendo que posso torrar 90 PMs de uma vez eu posso conjurar uma explosão
mais forte se eu gastar cerca 40 PMS pra ter uma explosão equivalente a H14 + 20D6 se acrescentar o efeito de aumentar uma escala gastaria cerca de 80 PM? pra causar H14 + 20D6 X10?

OBS: Eu sei que poderia ter um efeito maior se tivesse pego elementalista ou Kits que reduzem gasto de Pontos de magia.
OBS2: Eu sei que se tivesse a vantagem Especialista eu seria capaz de causar um dano maior tb

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Ago 2021, 12:22

Narutoluap escreveu:
31 Jul 2021, 16:57
Não sei se atrapalharia perguntar isso em específico. Mas, achariam válido colocar a vantagem Interpor como uma técnica de luta e melhorar os familiares Sapo e serpente, adicionando por exemplo A+1 e Pdf+1 respectivamente (são os únicos com 2 pontos de ficha, ficando atrás dos outros)?


Edit: Uma outra mudança que cogitei foi considerar a desvantagem óbvio do ataque especial com um efeito extra de nunca atacar inimigos indefesos. Por ser óbvio o inimigo sempre saberá o que lhe atingiu
Interpor como TdL até poderia funcionar, mas com gasto de PMs. Acho que 2 tá de bom tamanho, ou 1 e rolar um teste de H talvez.

Eu nem usaria Familiar, usando Aliado no lugar. Deixa o jogador fazer a ficha, compra Parceiro e/ou Ligação Natural (sem Ligação Vital). Ou mesmo sem Aliado, coloca o Familiam duas categorias de ponto abaixo que já tá bom (ai Parceiro e Ligação natural podem fazer parte sem custo algum), até um mínimo de 4pts (Pessoa Normal).

Indefeso quer dizer que o alvo não pode se defender, não que ele não sabe do ataque, isso seria Surpreso. Alguém paralisado ou agarrado não pode fazer nada pra se proteger, mesmo que saiba que tem uma Lua caindo lentamente em cima dele...
Dartarian escreveu:
31 Jul 2021, 18:24
Uma nova duvida:
Um Guerreiro mago(kit do manual do aventureiro) com Aptidão magica + que use os talentos metamagicos Habilidoso e tenha uma F5 E A5 que garantem capacidade pra soltar magias como se tivesse H10 (graças ao kit que muda a forma de conjurar habilidade) recebe + 2 por aptidão magica + 2 por habilidoso? Então seu limite max pra conjurar magia seria cerca de H:14X5? cerca de 90 de PM de uma vez certo?
Como as duas vantagens vieram depois do MAA, "certo" é uma palavra forte. Oficialmente não tem uma resposta que eu lembre, mas como tu tá substituindo a H por F+A, acho que daria pra deixar bônus que seriam na H pra magia contar.
Dartarian escreveu:
31 Jul 2021, 18:24
Magia extrema tem 2 efeitos: Eleva a magia a um novo patamar onde ela custa o dobro do custo original porem seu efeito é uma escala maior no caso se for dano fica dano X10? Porem Outro benefício é a possibilidade de ultrapassar os limites da magia de forma irrestrita.
Um mago extremo é capaz de realizar efeitos que estão além das descrições das magias
do Manual 3D&T Alpha e neste livro, gastando tantos PMs quanto for capaz para elevar o
efeito da magia conjurada. O custo final das magias ainda continua restrito ao gasto de PMs
máximo de H×5.
Então eu posso conjurar uma magia explosão por exemplo o dano seria H(14)+ 5D6 por 10 PMs numa escala maior custaria 20 pms e causaria H(14) + 5D6 x10? Sabendo que posso torrar 90 PMs de uma vez eu posso conjurar uma explosão mais forte se eu gastar cerca 40 PMS pra ter uma explosão equivalente a H14 + 20D6 se acrescentar o efeito de aumentar uma escala gastaria cerca de 80 PM? pra causar H14 + 20D6 X10?
O dano que passa a FD é multiplicado por 10 quando se é uma escala acima, não se multiplica a FA total. Fora isso sim, com Magia Extrema e uma H14 tu pode gastar até 68PMs em uma Explosão de H + 17d (17d sai 34PMs, x2 por Magia Extrema; H14x5 é 70PMs, não 90).
Editado pela última vez por Shion em 01 Ago 2021, 13:26, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 01 Ago 2021, 13:21

Shion escreveu:
01 Ago 2021, 12:22
Narutoluap escreveu:
31 Jul 2021, 16:57
Não sei se atrapalharia perguntar isso em específico. Mas, achariam válido colocar a vantagem Interpor como uma técnica de luta e melhorar os familiares Sapo e serpente, adicionando por exemplo A+1 e Pdf+1 respectivamente (são os únicos com 2 pontos de ficha, ficando atrás dos outros)?


Edit: Uma outra mudança que cogitei foi considerar a desvantagem óbvio do ataque especial com um efeito extra de nunca atacar inimigos indefesos. Por ser óbvio o inimigo sempre saberá o que lhe atingiu
Interpor como TdL até poderia funcionar, mas com gasto de PMs. Acho que 2 tá de bom tamanho, ou 1 e rolar um teste de H talvez.

Eu nem usaria Familiar, usando Aliado no lugar. Deixa o jogador fazer a ficha, compra Parceiro e/ou Ligação Natural (sem Ligação Vital). Ou mesmo sem Aliado, coloca o Familiam duas categorias de ponto abaixo que já tá bom (ai Parceiro e Ligação natural podem fazer parte sem custo algum), até um mínimo de 4pts (Pessoa Normal).

Indefeso quer dizer que o alvo não pode se defender, não que ele não sabe do ataque, isso seria Surpreso. Alguém paralisado ou agarrado não pode fazer nada pra se proteger, mesmo que saiba que tem uma Lua caindo lentamente em cima dele...
1. Sabe, eu acho interpor fraco demais para se valer 1 ponto. Não existe muitas maneiras que um tanque pode defender um aliado. Custando mana... Tipo, ataque multiplo, ataques de horda e ataques com varios inimigos sempre cagam para isso. Por curiosidade existe algum combo ou algo forte que dá para fazer com interpor?
2.Adorei a ideia do familiar, muito obrigado!
3. Caraio eu so muito burro, é isso mesmo que queria dizer, o inimigo jamais sofre um ataque surpresa. Acha valido no contexto geral?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Ago 2021, 13:31

Interpor é bem forte quando tu leva em conta que outros equivalente são poder de kit e Interpor não tem restrição nenhuma pra ser comprada, e não gasta PMs! Tu poderia ter Aceleração e sair se jogando 3x por turno na frente dos colegas. Isso é bem forte, porque o alcance é grande (Hx10m) e tu só precisaria lançar proteções nesse um personagem.

Um combo extremamente OP com essa vantagem é usar Grunts com Interpor, por 1PM tu tem 1d indivíduos se jogando na frente dos ataques pelo teu grupo. Se tu usar todo material dispoível de forma irrestrita... dá pra fazer coisas cabulosas com isso. Por exemplo, Grunts com Superpoder Ardil :twisted:

Eu achei uma idéia legal sobre Óbvio sim, porque pessoalmente eu acho que o problema dessa desvantagem é bem fraco, não é nem -2 (a média atual de bônus/redutores que usa por ponto). Sempre que uso Ataque Especial eu pego ela :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 01 Ago 2021, 14:49

Poxa, nunca considerei grande coisa (interpor) pois nas campanhas que jogo grunts são proibidos de usar manobras e técnicas de luta ou kits (são burros demais para isso). E tbm, 90% dos inimigos que enfrento ou tem ataque multiplo ou são mais de 6 cabeças XD. E difícil de usar a vantagem escudo tbm, mesmo bufando para permitir ataque físicos tbm (gastar 2 pms por ataque vs 1 é tenso...)


Edit: Tai uma coisa que c me lembrou. Por acaso o jogador controla os grusts e o aliado? Pelo que meu GM falou, apenas se eu realizasse comandar aliado que eles seriam controlados por mim. Do contrario eles são controlados por ele (o mestre) e vão agir de acordo com a personalidade. Isso é verdade?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Ago 2021, 22:20

Grunts, assim como algumas criaturas invocadas, obedecem os teus comandos. Tu não precisa gastar a tua ação como acontece com Comando de Aliado, só gritar pra eles que eles fazem :lol: um exemplo disso são os zumbis feitos com Criação de Mortos-Vivos.

Mas assim como qualquer pessoa que esteja disposta a te obedecer (até mesmo outro personagem jogador), tu pode usar Comando de Aliado pra fazer a ação do 'alvo' do comando com a tua H (só seria útil se ela for mais alta, claro).

Quem dá a palavra final é sempre o mestre, então se ele quer te sacanear e forçar a usar Comando de Aliado não tem nada que tu possa fazer.

Sobre Interpor, depende apenas da boa-vontade do mestre também, afinal se alguém com a vantagem se coloca entre tu e o inimigo atacando o inimigo não teria como te acertar outros ataques, tem alguém entre os dois impedindo. É fácil de visualizar isso em jogos tactics; se tem uma unidade atrás da outra, um ataque a curta distância só pode acertar o da frente a não ser que o atacante se mova de forma a ter uma linha de ataque limpa entre ele e o alvo. Em um combate tático isso pode ser feito de forma clara também. Ataques com PdF sofrem da mestra restrição, normalmente. Aí vai depender da mesa e do mestre.
Imagem

Avatar do usuário
bardofangels
Mensagens: 30
Registrado em: 21 Set 2015, 09:47

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por bardofangels » 31 Ago 2021, 08:50

Bom dia galera, espero que todos estejam bem.
Venho aqui com duas dúvidas básicas para que alguém possa me iluminar divinamente. Uma é a respeito do Arauto da Força e a outra é a respeito do kit Kaijin do manual MegaCity (Aventureiro). Vamos lá:

A respeito do Arauto da Força a habilidade Bloqueio diz:
"A melhor defesa é o ataque. Você pode usar sua FA para aparar golpes em vez da FD. Além disso, caso absorva o ataque do inimigo com margem, a diferença irá atingir o oponente, que tem direito a absorver esse dano apenas com A+1d."

Minha dúvida é a seguinte: Apenas a diferença de golpes por Força voltam para o atacante ou seriam quaisquer tipos de ataques respeitando o alcance do atacado (baseando-se em F ou PdF)?
Vou dar esse exemplo aqui: Uma pessoa com a vantagem Alcance Ampliado ataca por Força um Arauto. O atacante tem seu dano devolvido caso a FD do Arauto supere a FA? (ou até mesmo um ataque por PdF).

Agora quanto ao Kaijin a habilidade Daikaiju diz:
"Destruir um kaijin é extremamente difícil. Além dos terríveis poderes do vilão, ele normalmente não dá sossego mesmo depois de derrotado. Quando os PVs do kaijin chegam a 0, ele ressurge em uma versão gigantesca, chamada daikaiju. Este aumento de tamanho quase sempre ocorre por alguma maquinação de um vilão mais poderoso para quem o kaijin trabalha, ou por algum poder especial da própria criatura. Ao assumir a forma daikaiju, o personagem aumenta um passo na escala de poder (passando de Ningen para Sugoi, por exemplo), além de recuperar todos os seus PVs e PMs. Após o fim do combate, porém, o acréscimo de energia cobra seu preço e o daikaiju simplesmente explode."

Essa parte que ele "simplesmente explode". Como poderia ser tratada essa explosão? Baseado no PU Explosivo, magia Explosão, ou o cara simplesmente explode em purpurina como em Power Rangers sem causar dano algum ao local que se encontra?

Desde já, agradeço as pessoas que participarem dessa pequena discussão.
“Se todos fossem felizes com o que já tem, ainda estaríamos vivendo em cavernas!”

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 31 Ago 2021, 12:15

1) Tanto pra F quanto pra PdF, caso contrarário diria que é só pra F.

2) Não causa dano, pois se causasse ele diria quanto esse é.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”