Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 21:10

Shion escreveu:
11 Jul 2021, 20:03
Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 18:47
Shion escreveu:
05 Jul 2021, 23:28
Sim, estou falando dessa parte sobre 'cancelar' um item mágico. Acho que alguém se confundiu ou leu em um suplemento não-oficial.
Então Shion na pagina 107 do Manual 3D&T mais atualizado vc lê no final da própria magia de permanência a seguinte frase: "Uma magia Permanente ainda pode ser anulada com Cancelamento
de Magia, mas neste caso o “cancelador” também deve sacrificar para sempre os PMs utilizados." Vc consegue o Manual mais atualizado de Graça aqui na própria Jambo e pode conferir. Porem Consta no Manual 3D&T antigo que eu tenho desde 2008 tb. Lembrando que vc n precisa de permanencia pra fazer isso so precisa de cancelar magia ou cancelamento superior e sacrificar uma qtd de PM pra destrui o objeto com cancelamento magico.
Como eu falei na página anterior, o texto da magia Permanência diz:
Manual Básico; pg107
Quando usada para fabricar um item mágico, o custo da magia é 1 PM permanente, independente do poder do item. A Permanência de um item mágico não pode ser cancelada.
Tu NÃO pode simplesmente "cancelar" um item mágico que custou PEs, mas pode cancelar a Permanência em qualquer outra coisa, seja em um item ou em um personagem. Não há discussão sobre isso, está preto no branco o texto. Era assim no MB, nada sobre isso mudou com o Manual da Magia.

Sobre o Anel de Anulação, tem duas possibilidades: o personagem foi alvo do buff e está com o Anel. É impossível cancelar com magia, ponto.

A outra possibilidade é se ele estiver carregando um item, algo que não faz parte do personagem e pode ser passado pra outro personagem. Nesse caso depende apenas do mestre, mas eu diria que se o item não faz parte de um conjunto mágico com o Anel, o item não vai estar protegido. Tipo, um graveto "encantado" com Aumento de Dano e depois Permanência em cima por 3PMs permanentes (o qual não custou PEs), não um item mágico "legítimo". Esse poderia ser cancelado.

Agora se tu pega uma armadura mágica que faz parte de um set e lança nela Resistência de Helena com Permanência, e o Anel da Anulação faz parte do mesmo set, eu acho justo proteger a armadura (bem como demais itens do set).

Uma vez usada Permanência a magia não depende mais do mago que lançou, ela se torna independente. Ele pode morrer que a Permanência não vai acabar, então não acho que isso deveria estar atrelado ao mago, e sim ao alvo (seja um item ou uma pessoa).
Ok então vamos seguir as regras sem abrir chances razoáveis certo? Cancelamento eu aceitaria mas vc diz que itens n podem ser destruídos se estiverem com permanência certo? Desintegrar funciona apesar de o item ter uma alta resistência e vc n sacrifica mana permanentemente. ter vantagem ou item que melhora suas chances reduzindo as chances de resistir é uma boa , outra coisa que pode funcionar é desejo "• Cancelar qualquer doença, magia ou maldição" e vc sacrifica 5pm permanentes pra conseguir isso lembrando que depende do mestre a capacidade de usar desejo. XD


Quanto ao item que evita anulação
Então veja bem, se o item que anula faz parte do conjunto ate lá tudo bem pq significa que foi adaptado para faze-lo como se fossem uma coisa só. Porem como eu lhe disse antes vamos lá cancelar a magia do item e vc diz que n pode ? Ai o cara usa desejo pra destruir o item que faz com que o mago sacrifique de forma permanente parte de si pra realizar isso(ou seja vai perder de qualquer jeito pm). Vc vai me dizer que vai tirar um anel especifico contra desejo? Que é uma magia caotica pra caralho e difícil de vc prever os resultados? Espero que não né?
Editado pela última vez por Dartarian em 11 Jul 2021, 21:30, em um total de 1 vez.

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 21:25

Shion escreveu:
11 Jul 2021, 20:27
Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 20:16
provavelmente eles usam o mesmo custo que a gente encontra no manual Basico 3D&T
Em alguma parte do MB diz o custo em PEs para fabricação de um item a partir de magias sustentáveis? Por exemplo, uma armadura com Resistência de Helena ou um manto com Invisibilidade Superior? Não lembro disso, e olhando aqui não encontrei nada.

no livro basico pg 122 no quadrado negro. Para itens que não sejam pergaminhos ou poções, o Alquimista deve também
ser capaz de lançar a magia Permanência. Cada item exige 1 PM permanente. Como o
mago investe parte significativa de seu poder pessoal em cada item, não é sem motivo
que itens mágicos poderosos são raros, e não movimentam indústrias ou mercados.
Além disso, o mago (ou seus companheiros, ou ainda seu cliente) também deve arcar
com o custo do item em Pontos de Experiência.
Fabricar um item mágico demora 1 dia para cada Ponto de Experiência que custa
(por exemplo, 10 dias para uma arma +1).

Mas vamos ser francos no proprio manual eles explicam como é: Vc deve saber usar a magia e lançar permanencia a seguir.

Ja para os outros itens como armas e armaduras magicas e acessorios sua criação é mais complicada e portanto exigem mais tempo e ptos de experiencia para sua concepção.



Vejamos vc sabe que pode criar uma armadura com resistencia de helena usando permanencia. Mas pra vc isso n seria um item magico seria um item encantado pelo que entendi.

itens que são encantados com permanencia como vc informou n podem ser destruidos. Apenas efeitos em personagens pelo que vc informou.
Mas as exceções continuam:
-Desintegrar (com item ou vantagem que reduz a resistência do item pra facilitar sua destruição)
-Desejo • Cancelar qualquer doença, magia ou maldição por 5 pms permanentes XD!
-Missão estilo Senhor dos Aneis
- Cancelamento de magia com permissão do mestre (pq n? vai sacrificar uma porção de se mesmo no processo acho justo eu pagar um sacrificio pra nivelar as coisas contra meu inimigo)

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 22:01

bardofangels escreveu:
05 Jul 2021, 15:08
Sabe me dizer onde encontro essa regra? Não lembro de ter visto isso no Manual da Magia, que é a principal fonte de regras a respeito fora o MB.
Cara, quanto ao Raio Desintegrador, a própria magia diz que o item mágico resistiria como se tivesse R5; já quanto ao cancelamento realmente não sei.
Manual Básico; pg107
Quando usada para fabricar um item mágico, o custo da magia é 1 PM permanente, independente do poder do item. A Permanência de um item mágico não pode ser cancelada.
Mais ou menos nesse assunto, fico pensando se seria possível se livrar de um item maldito com um Campo Antimagia ou se ele voltaria quando o mago cancela a área.

Ou ainda, usar Metamagia para tornar o Campo uma magia de toque, então lançar em um objeto e largar o item maldito lá (uma caixa por exemplo). Enquanto a magia estiver ativa (inclusive por Permanência) o item seria um item comum, não voltando pro portador. Daria pra fazer uma "área cemitério de itens malditos" assim até :lol:

Quem sabe derreter ou quebrar o item maldito enquanto ele está num Campo Antimagia, será que remove a maldição?

Quanto ao item maldito, eu entendo que como a maldição venha dele seria possível se livrar do mesmo temporariamente dentro do campo. Particularmente eu não seria tão bonzinho com os meus jogadores permitindo que eles se livrem de uma arma maldita tão "facilmente", mas confesso que a ideia da caixa (cemitério) é bem criativa.
-item maldito a gente cancela com cura de maldição.
-Raio desintegrador seria forma mais segura de destruir sem chamar muita atenção e se vc tiver vantagem Magia Irresistível que aplique uma penalidade de -3 a quem possa resistir a magia seria uma boa.(Cerca de -3 ja ajuda pacas pra destruir o item) + metamagia: irresitivel -1 (ficando com -4 no total sendo que a resistencia do item é R5 né?)
-Uma missão estilo Senhor dos Aneis
- Cancelamento (com permissão do mestre)Desde q sacrifique PMs pra isso
-Desejo que cancela qualquer efeito magico com 5 pms permanentes.
-Campo Antimagia (cara perfeito sua resposta ainda sugeriu metamagia pra controlar a extensão da magia) Sinceramente foi uma otima resposta e ainda sugeriu uma vantagem pra suavisar e n chamar atenção ao tentar se livrar de um item. 10/10
- usar magia de portal ou teleporte planar e jogar a arma em um plano elemental.
- usar a magia buraco negro e jogar a arma lá dentro
- usar a magia remover da realidade com permanência.
- Nulificação total de talude (A Nulificação Total consegue fazer uma criatura ou
objeto sumir completamente da existência.)
-Morte Estelar( o. Sua Força de Ataque é
considerada infinita: qualquer coisa atingida pela magia será
destruída, seja uma criatura, um avatar, um deus menor ou
mesmo um planeta, sem direito a testes para resistir)

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 23:01

Duvida nova: Anão com o Kit de Anão protetor com o poder da Posição defensiva: gastando um movimento, você pode adotar uma postura de defesa total. Enquanto estiver na posição defensiva, você adquire Armadura Extra contra todos os ataques, mas pode realizar apenas uma ação ou um movimento por rodada. + Kit Senhor do Elemento(terra)+ tecnica de luta (Defesa Aprimorada: devido a um extenso treinamento para enrijecer o corpo, por 3
PMs você recebe Armadura Extra contra ataques físicos por um turno) e com aceleração.
Fica com Ax5?(posição defensiva)+(Defesa aprimorada)+(corpo elemental de terra)+ Resistencia de helena. Como tem aceleração ele fica com uma ação e + 1 movimento por turno?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 12 Jul 2021, 05:25

Sim, Desintegração pode destruir um item, nunca falei que não. Nulificação Total e Morte Estelar também são boas opções, sempre. O ponto é que Cancelamento de Magia não é capaz de "cancelar" um item mágico feito com PEs, nunca. A magia Permanência é bem clara quanto a isso.

E eu nunca falei que um item "encantado" (só a magia sustentável + Permanência) não pode ser destruído, ele pode até ser alvo de Cancelamento, ao contrário de um item mágico que custou PEs. Eles não são a mesma coisa, as regras de criação de item falam sobre o processo (que custa PEs e leva tempo, não é só lançar duas magias e pronto).

Desejo pode funcionar também, claro, mas aqui tem outra atenuante: um item faz parte do personagem quando comprado, e destruindo o item tu está efetivamente removendo pontos dele. É como desejar que um personagem de F5 perca a sua F (a forma depende de como é o descritor da F dele; se ele é fortão mesmo tu desejaria que ele fique mais fraco por exemplo). Não acho justo ele perder 5pts por um Desejo que tem um 'valor' de 1pt, seria sacanagem demais reduzir mais que 1pt (então de F5 cairia pra F4, com mais Desejos para reduzir mais).

Da mesma forma eu imporia um custo em Desejos igual ao custo do item para destruir ele assim. Uma arma de 30PEs precisaria de 3 Desejos (15PMs permanentes) por exemplo. Mas aqui é conjectura e opinião, não tem regra nenhuma que apoie isso, exceto o que sabemos de Desejo que ele tem um 'valor' de 1pt/10PEs ao ser usado na compra de algo (caracteristica, vantagem, etc). A vantagem disso é que um Desejo não tem alcance determinado, tu poderia fazer alguns Desejos para destruir um item que tu não sabe onde ou com quem está; poderia até estar em outro plano!

Um Desejo não é onipotente, ele não capaz de tudo e não é tão forte quanto outras magias de uso espefício (como Nulificação Total por exemplo, essa acho que é a mais forte).
Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 23:01
Duvida nova: Anão com o Kit de Anão protetor com o poder da Posição defensiva: gastando um movimento, você pode adotar uma postura de defesa total. Enquanto estiver na posição defensiva, você adquire Armadura Extra contra todos os ataques, mas pode realizar apenas uma ação ou um movimento por rodada. + Kit Senhor do Elemento(terra)+ tecnica de luta (Defesa Aprimorada: devido a um extenso treinamento para enrijecer o corpo, por 3
PMs você recebe Armadura Extra contra ataques físicos por um turno) e com aceleração.
Fica com Ax5?(posição defensiva)+(Defesa aprimorada)+(corpo elemental de terra)+ Resistencia de helena. Como tem aceleração ele fica com uma ação e + 1 movimento por turno?
Eu não contaria mais de uma vez efeitos que dão Armadura Extra a tudo. Se eles fossem "dobra a A na FD" ainda vai, mas tu não pode contar duas vezes a mesma Armadura Extra. É como ter uma armadura mágica com Armadura Extra a Fogo e ser alvo da magia Armadura Extra a Fogo, não acumula 2x por ser o mesmo efeito. Agora se fosse Armadura Extra a Fogo e uma outra abrangente (F, PdF ou magia), ai conta 2x pra conseguir Ax3 (fora outros bônus).

No teu caso note que a Técnica de Luta Defesa Aprimorada não serve para ataques por energia, só físicos, enquanto a magia A Resistência de Helena conta para dano físico e de energia, mas não mágico. Então podem ter uns ataques que não vão contar para um ou outro, as vezes ambos. O Corpo Elementa de Terra acho que não vai acumular com eles, mas se algo passaria pelos dois primeiros (como um ataque mágico por energia, seja uma arma mágica ou magia elemental mesmo), o Corpo Elemental vai proteger ainda. Aqui eu diria que o mestre tem que analisar se "contra tudo", "contra tudo físico" e "contra tudo não mágico" contam como algo igual.

Fora isso, todos bônus se acumulam sim, assim como acontece pra F e PdF em um ataque. Então dá pra conseguir um multiplicador bem alto em A, que é uma das coisas mais fortes na minha opinião. Se o personagem tiver uma arma Defensora (que aparece no Manual da Magia) a diferença entre a FD e a FA volta pro atacante!
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 12 Jul 2021, 17:52

Shion escreveu:
12 Jul 2021, 05:25
Sim, Desintegração pode destruir um item, nunca falei que não. Nulificação Total e Morte Estelar também são boas opções, sempre. O ponto é que Cancelamento de Magia não é capaz de "cancelar" um item mágico feito com PEs, nunca. A magia Permanência é bem clara quanto a isso.

E eu nunca falei que um item "encantado" (só a magia sustentável + Permanência) não pode ser destruído, ele pode até ser alvo de Cancelamento, ao contrário de um item mágico que custou PEs. Eles não são a mesma coisa, as regras de criação de item falam sobre o processo (que custa PEs e leva tempo, não é só lançar duas magias e pronto).

Desejo pode funcionar também, claro, mas aqui tem outra atenuante: um item faz parte do personagem quando comprado, e destruindo o item tu está efetivamente removendo pontos dele. É como desejar que um personagem de F5 perca a sua F (a forma depende de como é o descritor da F dele; se ele é fortão mesmo tu desejaria que ele fique mais fraco por exemplo). Não acho justo ele perder 5pts por um Desejo que tem um 'valor' de 1pt, seria sacanagem demais reduzir mais que 1pt (então de F5 cairia pra F4, com mais Desejos para reduzir mais).

Da mesma forma eu imporia um custo em Desejos igual ao custo do item para destruir ele assim. Uma arma de 30PEs precisaria de 3 Desejos (15PMs permanentes) por exemplo. Mas aqui é conjectura e opinião, não tem regra nenhuma que apoie isso, exceto o que sabemos de Desejo que ele tem um 'valor' de 1pt/10PEs ao ser usado na compra de algo (caracteristica, vantagem, etc). A vantagem disso é que um Desejo não tem alcance determinado, tu poderia fazer alguns Desejos para destruir um item que tu não sabe onde ou com quem está; poderia até estar em outro plano!

Um Desejo não é onipotente, ele não capaz de tudo e não é tão forte quanto outras magias de uso espefício (como Nulificação Total por exemplo, essa acho que é a mais forte).
Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 23:01
Duvida nova: Anão com o Kit de Anão protetor com o poder da Posição defensiva: gastando um movimento, você pode adotar uma postura de defesa total. Enquanto estiver na posição defensiva, você adquire Armadura Extra contra todos os ataques, mas pode realizar apenas uma ação ou um movimento por rodada. + Kit Senhor do Elemento(terra)+ tecnica de luta (Defesa Aprimorada: devido a um extenso treinamento para enrijecer o corpo, por 3
PMs você recebe Armadura Extra contra ataques físicos por um turno) e com aceleração.
Fica com Ax5?(posição defensiva)+(Defesa aprimorada)+(corpo elemental de terra)+ Resistencia de helena. Como tem aceleração ele fica com uma ação e + 1 movimento por turno?
Eu não contaria mais de uma vez efeitos que dão Armadura Extra a tudo. Se eles fossem "dobra a A na FD" ainda vai, mas tu não pode contar duas vezes a mesma Armadura Extra. É como ter uma armadura mágica com Armadura Extra a Fogo e ser alvo da magia Armadura Extra a Fogo, não acumula 2x por ser o mesmo efeito. Agora se fosse Armadura Extra a Fogo e uma outra abrangente (F, PdF ou magia), ai conta 2x pra conseguir Ax3 (fora outros bônus).

No teu caso note que a Técnica de Luta Defesa Aprimorada não serve para ataques por energia, só físicos, enquanto a magia A Resistência de Helena conta para dano físico e de energia, mas não mágico. Então podem ter uns ataques que não vão contar para um ou outro, as vezes ambos. O Corpo Elementa de Terra acho que não vai acumular com eles, mas se algo passaria pelos dois primeiros (como um ataque mágico por energia, seja uma arma mágica ou magia elemental mesmo), o Corpo Elemental vai proteger ainda. Aqui eu diria que o mestre tem que analisar se "contra tudo", "contra tudo físico" e "contra tudo não mágico" contam como algo igual.

Fora isso, todos bônus se acumulam sim, assim como acontece pra F e PdF em um ataque. Então dá pra conseguir um multiplicador bem alto em A, que é uma das coisas mais fortes na minha opinião. Se o personagem tiver uma arma Defensora (que aparece no Manual da Magia) a diferença entre a FD e a FA volta pro atacante!
Sim eu sei concordo com o lance de o que pode destruir ou n itens acredito que chegamos num consenso. obvio que eu crio regras pro meu sistema assim como vc decide o que pode ou n.

Qto aos multiplicadores eu sei que resistencia de helena n protege contra magia, mas eis aqui uma explicação a postura defesiva do kit de anão protetor funciona contra tudo ,( você adquire Armadura Extra contra
todos os ataques pg 11 do manual do aventureiro)

Sobre a tecnica de luta Defesa Aprimorada ela funciona contra ataques fisicos eu tb sei disso mas funciona com aqueles que foram buffados com magia como aumento de dano ou megalon tb? Eis a questão. Pra min obvio que aumento de dano vc torna o dano misto mas megalon vc n ganha. porem tem um regra antiga no 3D&T q se vc tiver força num determinado nivel vc fere criaturas magicas(mas o dano n é magico).

Quanto ao corpo elemental terra ele lhe fornece como defesa armadura extra contra tudo inclusive magia.

O calculo que fiz foi exatamente o anão se defendendo de dano contusivo comun.

Sei que mesmo que ele tome um golpe embuido com magia(Aumento de dano)ele vai ter a postura defensiva do kit e o corpo protegendo ele. Mas a duvida pertinente é defesa aprimorada so n funciona com ataques de pura energia magicos? Ou ataques que aumentam dano como aumento de dano conseguem anular essa tecnica tb? Se o anão tivesse sob efeito de proteção magica buffando sua defesa isso permitiria o uso da tecnica contra um ataque sob aumento de dano?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 13 Jul 2021, 20:28

Defesa Aprimorada não funciona contra dano de energia, só contra danos por corte, esmagamento e perfuração (os tipos de dano físicos), mágicos ou não. Um simples PdF (fogo) já ignora essa Técnica de Luta por exemplo. Independente de qualquer outro bônus que tu tenha (como Proteção Mágica) isso não vai mudar, a Técnica sempre vai funcionar contra o mesmo tipo de ataque, inclusive mágico, desde que seja aos tipos de dano físicos.

É algo fácil de esquecer porque é raro ter diferença entre dano Físico ou Energia, tem pouquíssimos efeitos que usam essa distinção, na maioria das vezes é "dano normal ou mágico".

Eu acredito que Megalon não torna teus ataques mágicos, pois a magia diria isso se fosse o caso (como Aumento de Dano faz). Garras de Atavus também não fala isso então creio que também não adicione 'mágico' ao seu ataque (apenas corte).

EDIT: lembrei de mais algo que pode te ajudar, que é a manobra Defesa Total, que aparece no Manual do Defensor. Ao custo da tua ação, até o próximo turno tu recebe Ax2. Como é um bônus de multiplicador ele se soma com tudo, inclusive outros bônus idênticos (que é o mesmo caso do crítico para ataques).
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 22 Jul 2021, 13:46

Blz vamos aos pontos:
1)Valeu eu pensei que a técnica de defesa aprimorada só funcionava com ataques normais. Bom saber que funciona com ataques buffados tb sem necessidade de usar "proteção magica pra tornar ela apta".

2)Qto a Megalon eu disse que o bônus dependendo do nível vc passa a afetar/causar dano a criaturas que so podem ser feridas com magia. Pq tem um regra na manual sobre atributos elevados que permite isso. Já Aumento de dano já garante que vc possa ferir.

Além do que eu escrevi lá de maneira clara da seguinte forma:

"Sobre a técnica de luta Defesa Aprimorada ela funciona contra ataques físicos eu tb sei disso mas funciona com aqueles que foram buffados com magia como aumento de dano ou megalon tb? Eis a questão. Pra min obvio que aumento de dano vc torna o dano misto mas megalon vc n ganha. porem tem um regra antiga no 3D&T q se vc tiver força num determinado nivel vc fere criaturas magicas(mas o dano n é magico)."

--------------------------

Pg : 56 do 3D&T Tormenta Alpha informa que com Força 9 seus ataques são considerados mágicos.

Logo se vc tem força 5 e recebe megalon ganhando + 4 de força ficando com força 9 vc ja pode afetar personagens como fantasmas e outros seres. E se vc tivesse força 7 e recebe garras e atavus seu bonus iria pra força 9 (que passa a ser magico).

Assim como alguém q tem força 5 e usa ataque especial nivel 2( aquele que garante F+4) que somando tudo fica tb com força 9.
Assim como alguém com força 5 que tem poder oculto e espera 4 turnos e investe tudo em força e fica com 9.

Todos são momentos que o personagem quebra algum limite temporariamente.
3D&T tem essa coisa que eu adoro que é quebra de limite.

Editado por Pyromancer. Evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 22 Jul 2021, 22:03

Sempre considerei que bônus que duram para apenas uma rolagem, como Ataque Especial, não contam para efeitos sobre-heróicos de característica, apesar de nenhum texto confirmar ou negar isso. Agora se for algo sustentável como Garras de Atavus, Megalon ou Poder Oculto por exemplo, pode-se considerar enquanto o efeito durar com certeza.

Cabe outra observação, agora é claro (em textos dos livros mais recentes como Manual dos Monstros) que bônus de armas mágicas servem só para dano, não são mais bônus na característica em si, logo esses não contam também.
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 24 Jul 2021, 02:53

Shion escreveu:
22 Jul 2021, 22:03
Sempre considerei que bônus que duram para apenas uma rolagem, como Ataque Especial, não contam para efeitos sobre-heróicos de característica, apesar de nenhum texto confirmar ou negar isso. Agora se for algo sustentável como Garras de Atavus, Megalon ou Poder Oculto por exemplo, pode-se considerar enquanto o efeito durar com certeza.

Cabe outra observação, agora é claro (em textos dos livros mais recentes como Manual dos Monstros) que bônus de armas mágicas servem só para dano, não são mais bônus na característica em si, logo esses não contam também.
Ta perai vc n considera ataque especial como algo q possa momentaneamente quebrar os limites? Pra serve os ataques especiais e poder oculto de cavaleiro do zordiaco ou yuyu?

Garra de atavus n serve? quem disse? Logico vc podia meter ai a vantagem xama pra poder afetar espíritos.
Mas um barbaro em 3D&T com licantropia (que escolhe fúria pra ativar) recebe garras de atavus e entra logo em seguida em furia pegando +5 de Força! (F+1 de licantropia e 2 de fúria + 2 de atavus)pra min se ele preenche os pré requisitos ele pode acessar os efeitos mesmo que temporariamente de características mais elevadas. Qto a magias que dão apenas dano mas n dão bônus de atributo. Temos exemplos de Arma e Armadura de Allihanna que dão bônus de dano e defesa sem buffar suas características bases! ( PG 83 do manual 3D&T alpha revisado) e temos tb Marcha de Batalha que da bônus em AMBOS sem elevar nenhuma característica base ( PG 102 do manual 3D&T alpha revisado). Mas logico agora entramos na zona em que como cada mestre interpreta. Um cara com espada +5 n pode fazer teste de força com a arma , mas o cara que tem uma luva que da força +5 contusão pode tirar proveitos de testes de força com o bônus

Responder

Voltar para “3D&T”