Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 01 Abr 2021, 15:11

Boa tarde a todos
Eu não sei se essas duvidas foram sanadas, qualquer coisa eu deleto a mensagem, mas:

1. Equipamento pode ser montado com armadura extra e invulnerabilidade? Se sim, como fica o custo (tem um colete a prova de balas que deram de exemplo, por isso me confundi)

2. Se fantasmas só podem ser atingidos por ataques mágicos, porque a vantagem do xamã não concede isso? Acho que ficaria mais fácil de entender e tornaria mais interessante

3. Porque no manual de megacity tem o movimento especial natação mas no defensor não? Esqueceram ou preferiram deixar de lado, teria uma errata para esse manual?

4. Na vantagem Grunts!, fala que você usa a sua imaginação para montar seus grunts, uma vez definido a sua ficha eles não poderam mudar ou como criatura magica poderam montar da maneira que quiser sempre?

5. Como funciona a magia Ardil do manual da magia contra armadilhas? A magia especifica que devolve o dano ao atacante e, se for magia, cancela e faz o atacante perder 2d6 de mana. O problema é que certas armadilhas afetam o pv direto e não pede FD. Logo não teria alvo para devolver, certo?

6. Continuando o assunto sobre essa magia, e se o atacante for de uma escala acima, o mago que ativou o ardil tomaria o dano mínimo da diferença de escala ou seria totalmente anulado?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Abr 2021, 17:09

1- Não, ele é montado como Aliado, não como item mágico.

2- ela é uma vantagem feita pra tornar a VU fantasma menos problemática de forma barata (comparada com o custo da VU que ela combate). Tornar o dano mágico nem sempre é uma vantagem, pois inimigos podem ter Armadura Extra e Invulnerabilidade a magia. Logo a melhor forma hoje em dia é simplesmente ter a magia Aumento de Dano ao invés de Xamã; custa o mesmo comprar um Superpoder ou Implemento de Aumento de Dano (até o Superior, 1pt).

3- talvez por invalidar ambos a VU Anfíbio e a Especialização Natação? Apesar de eu gostar desse Movimento Especial. Algo que foi deixado de lado também é a descrição completa de Deslizar no MdD, que invalida os redutores por estar caído.

4- não é especificado, ficando a cargo do mestre. Já vi alguns mestres deixarem o jogador fazer um número limitado de fichas para seus grunts e escolher quais quer usar na hora de ativar a vantagem.

5- acredito conta como dano não-mágico, sendo refletida, afinal só tem duas classificações de efeito (contra dano normal ou mágico). Não tem um 'alvo' pra voltar (talvez apenas destruir a armadilha?) mas ainda não acertaria o personagem.

6- nem toda magia tem distinção dessa forma, o que é bom. Por exemplo, uma Muralha de Energia Ningen anula magias de todas escalas. Arrisco dizer que essa magia foi feita justamente para proteger NPCs fortes de serem mortos em um ataque de escala maior feito por um jogador, já que ele arrisca se matar no processo...
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 01 Abr 2021, 17:39

obrigado pelas respostas ^-^
Mas agora eu tenho outra duvida sobre um personagem que fiz :´D

"Em termos de regras, em modo de batalha o kamen fighter recebe A+1 e Armadura Extra que muda de acordo contra o último tipo de dano que ele sofreu"

1.O que aconteceria se recebesse uma bola de fogo por exemplo, receberia armadura extra contra fogo e mágico? Se for o caso, não seria acumulado para 3 vezes a armadura como descrito na vantagem armadura extra?

2.E sobre a minha primeira pergunta, então acredito que aquele colete seja um exemplo de equipamento montado pelo próprio mestre e dado em campanha né? Logo é impossível que um jogador monte mesmo que compre a vantagem.

Editar: Surgiu uma outra duvida :P
3. Arena não pode ser comprado multiplas vezes, mas e se for um parceiro (aliado ou equipamento) com arena água e você ermos, se tiver numa floresta chovendo ele se acumulariam ou apenas um deles prevaleceria?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Abr 2021, 19:13

1- É Armadura Extra ao tipo de dano dentre os de energia ou físico, não contra a categoria toda. No exemplo seria AE a Fogo.

2- tecnicamente, daria pra comprar Armadura Extra com autorização do mestre, pois se tem um custo atrelado já que sabemos (devido ao custo do item mágico e como era nas versões anteriores do sistema). Acho que o autor provavelmente apenas 'esqueceu' desse detalhe na hora de fazer alguns exemplos, ou ele decidiu que no cenário seria permitido mas não colou isso no texto. (pessoalmente acho que tirar Armadura Extra, até as comuns, e Vulnerabilidade das opção de compra normal é um erro grotesco, mas enfim)

3- não lembro de ter visto algum autor responder a respeito diretamente sobre Arena, mas de forma geral bônus de fonte igual não se acumulam exceto quando dito explicitamente (como acontece com Armadura Extra). Dessa forma eu não teria problema em permitir comprar a vantagem várias vezes já que sempre será um bônus de H+2.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 01 Abr 2021, 20:11

Shion escreveu:
01 Abr 2021, 19:13
1- É Armadura Extra ao tipo de dano dentre os de energia ou físico, não contra a categoria toda. No exemplo seria AE a Fogo.
A, eu deveria ter dado outro exemplo na armadura extra. Me lembrei de um caso que o personagem conseguiu uma espada de gelo, que dava dano de corte e frio. No caso a armadura funcionaria contra esses dois?
Acho que tem o mesmo resultado se usar a magia aumento de dano...

Edit: um exemplo melhor: Elétrica (10 PEs): além do dano original, essa arma também causa dano elétrico.
Alvos de ataques dessa arma têm A–1 para calcular FD.
Com isso daria para realizar um ataque com duas energias ou algum físico e eletrico.
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 01 Abr 2021, 20:19

Acredito que a intenção do poder é dar uma Armadura Extra só por vez, então no caso de vários tipos de dano eu CHUTO que tu escolhe um deles. Vai funcionar igual para quaisquer ataques daquele mesmo inimigo sem acumular várias vezes a vantagem.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 02 Abr 2021, 00:20

Um equipamento comprado como talento evolui junto com o personagem como um aliado ou familiar?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Abr 2021, 05:06

Não, Equipamento só aumenta de pontuação gastando pontos nele. Mas ao contrário de Aliado a proporção é maior, uma categoria de pontos por ponto extra gasto, conforme a tabela do Mega City mostra.

Ele é um boost maior proporcionalmente, e apesar de ter Munição Limitada e não poder ter kits ou VR um Equipamento bem feito causa tanto estrago quanto. Nesses aspectos ele é até mais balanceado, não à toa a VU Item Mágico do Manual da Magia torna um Aliado mais próximo de um Equipamento.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 57
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 02 Abr 2021, 16:31

Agradeço o esclarecimento
Eu realmente tentei procurar essa pergunta mas eu acho que não to sabendo pesquisar. Enfim, ainda sobre equipamento, o manual disse que o mesmo não pode ser um alvo para ataques (exceto um ataque direcionado), mas se for uma magia ou técnica que reduza o atributo principal do equipamento, é possível fazer com que ele perca os usos ou, por apenas afetar o usuário, ele não perde os usos mas fica mais fraco (Como se o usuário tivesse -3 de força e a arma 5, a dupla acaba batendo com força 2, mas os usos do equipamento não são reduzidos)?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 02 Abr 2021, 18:40

Ele age como Parceiro, então redutores vão afetar o Equipamento.

Usos são afetados de acordo com o tipo de item, ou seja, armaduras quando o personagem é atacado ou usa alguma vantagem dela (Voo por exemplo), e armas apenas quando usadas para atacar ou se usa uma vantagem. Tu pode ter uma pistola com Cura, e mesmo sem atacar com PdF ao usar a vantagem vai contar como um uso do item, por exemplo.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”