Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 24 Ago 2022, 02:01

É Indefeso mesmo. Lá diz 'vulnerável' e não com "Vulnerabilidade" ou "Vulnerável" (se usasse um V maiúsculo seria diferente).
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 24 Ago 2022, 16:36

Escudo da Lua (20 PEs): este grande e raro escudo prateado pode refletir qualquer
ataque baseado em Poder de Fogo de volta para o atacante, como a vantagem Reflexão.
Adicionalmente, esse poder também funciona com qualquer magia ofensiva que ignora a
Armadura do alvo (como a Lança Infalível de Talude).

Pera, lança infalível? Não seria indefeso?

E outra coisa, se é como a vantagem eu gasto mana e esquiva certo? E preciso defender?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 25 Ago 2022, 18:50

Basicamente, tu recebe a vantagem Reflexão, mas também funciona contra certas magias, como Crânio Voador e Inferno de Gelo.

O texto foi reutilizado então ignore a parte da Lança Infalível, isso tá errado desde a versão anterior (Turbo); a Lança Infalível ignorava a A do alvo na primeira versão do 3D&T só (a que está no manual Revisado e Ampliado).
Imagem

Avatar do usuário
NiamAngel
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Set 2022, 07:07

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por NiamAngel » 03 Set 2022, 09:41

Bom dia/tarde/noite damas e cavalheiros, eu estou narrando uma historia própria utilizando o 3D&T Alpha (mais recente), utilizando suplemento de Megacity e tenho algumas duvidas e ideias que gostaria de compartilhar e caso possível me ajudem a decidir como narrador:

1- A vantagem Equipamento lhe dá um "aliado e parceiro" com ficha e etc, mas os pontos da ficha do equipamento podem ser usados para comprar "itens mágicos acoplados" nesse mesmo equipamento? E caso sim, o equipamento passa a ser considerado inteiramente magico?

2- Há alguma desvantagem além da percepção ao ser atacado cego? Por exemplo: Um personagem cego está sendo atacado, ele tem ciência que estão o atacando, ele sofre alguma penalidade além de -3 em esquivas?

3- Caso um Aliado morra, o personagem recebe outro automaticamente no final da aventura ?

Talvez surjam mais duvidas no decorrer dos dias, porém por enquanto é isso senhoras e senhores.

Avatar do usuário
NiamAngel
Mensagens: 7
Registrado em: 02 Set 2022, 07:07

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por NiamAngel » 03 Set 2022, 10:16

Outra duvida, tirando magias muito especificas existe algum outro metodo não magico de destruir itens (seja eles mágicos ou não?)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 03 Set 2022, 10:28

1 - Não.

2 - Sofre o que está escrito na desvantagem.

3 - Esse é um dos casos em que o mestre e o jogador precisa conversar.

4 - Não que me lembre, mas um vulcão em atividade sempre é uma alternativa.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 04 Set 2022, 14:19

1- um Equipamento segue as mesmas regras que um personagem normal (mais próximo de um Construto inanimado, eu diria), por tanto ele não pode comprar bônus mágicos. O mestre poderia permitir a ele comprar a VU "Item Mágico" que existe no Manual da Magia, mas fora isso ele segue as regras de criação de personagem.

2- como o Seph disse, só o que está lá. Estar cego (ou enfrentar um inimigo invisível) tem poucos contra. Imagino que seja porque assim como as características de um personagem são sobre-humanas mesmo em níveis baixos, leva-se em conta que o personagem usa seus outros sentidos para ter alguma idéia de onde o inimigo está. Não são só personagens com Sentidos Especiais (Audição Aguçada) que podem ouvir os passos de um inimigo escondido por exemplo, só é mais fácil pra eles caso tenham a vantagem.

3- normalmente, não. Até porque raramente uma morte é permanente, tu quase sempre pode reviver/consertar o Aliado, um dos motivos porque um Aliado com uma VU de Construto sempre foi popular.

4- via de regra crua, não tem nada a respeito que me lembre. Geralmente danificar itens comuns é feito via redutor na característica que eles representam. Alguns inimigos tem poderes corrosivos por exemplo, causando perda temporária de F/A/PdF (que pode ser recuperada com descanso ou conserto, usando a perícia Máquinas).

O que eu faria é pedir um teste de H para atingir o item em questão e mais um teste de F/PdF (talvez com redutor igual a A do alvo) pra quebrar o item. Tem regras para desarmar, que geralmente reduzem a característica em -1 até o item ser recuperado, que poderia ser aplicada aqui, como uma forma de 'troca de dano forçada'.

Para itens mágicos é mais complicado, já que se tem apenas a regra em magias como Raio Desintegrador. Se tu tiver uma forma de 'desligar' o item (por exemplo, um efeito, magia ou poder que anula magia como o que Beholders tem, ou a magia "Área de Antimagia" vista no Manual da Magia), poderia então se usar a mesma regra usada para itens comuns.

Não pode-se deixar a coisa muito banal porque itens mágicos fazem parte do personagem, eles são comprados com PEs assim como quaisquer outras caracteristicas e vantagens. Para fins de simplicidade, ter uma espada mágica F+1 (Fogo) ou F1 (Fogo, uma espada em chamas) deveria ser tratado praticamente da mesma forma (exceto claro quando alguma regra específica trata de itens mágicos).
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 04 Set 2022, 23:30

Uma pessoa com H3 que ataca com membros extras (H0) ou adianta a ação, se a pessoa tentar se esquivar do ataque ela se baseia na habilidade da criatura ou na H do ataque?
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 05 Set 2022, 02:37

Do ataque (H0), por isso esses ataques extras (como de Membros Extras ou de um Centauro) são chamados de "ataques imprecisos".

São bons contra inimigos fracos ou quando o alvo não pode tentar uma Esquiva (agarrado, paralisado, congelado e afins). Esses ataques se beneficiam bastante de builds de crítico e bônus na F/PdF (itens mágicos, aumento de dano...) nessas situações, já que na prática é o mesmo que ambos terem a mesma H.
Imagem

Avatar do usuário
Narutoluap
Mensagens: 58
Registrado em: 22 Fev 2019, 19:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Narutoluap » 05 Set 2022, 13:56

No texto da esquiva afirma que o esquivador recebe um redutor igual a H do atacante, e não do ataque. Por isso a dúvida.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”