Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 25 Jan 2020, 15:25

Sim, é só durante aquele combate. Ou seja, ele volta à vida depois de luta como o Seph disse, sem esperar, mas após isso estará sob efeito de Imortal 3 novamente, podendo por exemplo recuperar todos PVs e PMs.

É outra forma de dizer que ele só pode reviver DURANTE a luta com aquele efeito apenas uma vez e não indefinidamente.
Imagem

Avatar do usuário
bardofangels
Mensagens: 30
Registrado em: 21 Set 2015, 09:47

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por bardofangels » 25 Jan 2020, 15:32

Menos mal então, mas do jeito foi dito na mesa parecia até que estava caindo na possibilidade de poder perder uma vantagem, o que particularmente estava achando errado, já que apenas estaria fazendo algo que o Imortal permite.
Muito obrigado.
“Se todos fossem felizes com o que já tem, ainda estaríamos vivendo em cavernas!”

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 10 Fev 2020, 16:11

Uma questão que me chama a atenção:

Armas, Armaduras e Acessórios (Especializações)

A Especialização Armas da nova perícia Combate também pode ser aplicada em Máquinas, Crime, Esporte e Sobrevivência?

Uma arma qualquer seja ela improvisada ou não (como uma espada de aço ou uma espada de ferro comum).

Botas de Escalada com espinhos ou uma Bota com lâmina oculta, ou uma bota que não faz muito barulho.

Máscara de gás, Armadura de Kevlar também entram em alguma dessas perícias completas?

Isso é ao mesmo tempo minha dúvida, minha opinião e também uma pesquisa de opinião.

Estou certo ou errado em atribuir estes exemplos nas perícias que já existem?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 10 Fev 2020, 19:54

Assim como coisas que se aprendem no geral como uma língua, instrumento, região (sobrevivência) ou outras coisas específicas (mesmo quando não listadas) entram em uma das perícias existentes, eu consideraria que se tu NÃO estiver usando a perícia Combate as especializações das armas entrariam em outra perícia sim. O mesmo para a Misticismo, daria pra colocar aqui e ali as especializações dela em outras perícias, provavelmente Ciência ou Idiomas (no caso das partes escritas, como runas).

Acho que elas provalmente entram em Esportes pra armas brancas na maioria dos casos (não é diferente de treinar em uma arte marcial), não necessariamente de forma individual, mas da pra juntar em apenas uma especilização (como 'armas de haste' ou 'lâminas de uma mão'), permitindo armas mais exóticas em Crime também na idéia de que Crime entra como perícia que um ninja ou assassinos teriam, logo lâminas de arremesso e outras pequenas (facas) ou escondidas (como na bota) podem ser uma só Especialização ("armas ocultas" pra todas elas?).

Algumas até já estão inclusas se lembrar que uma Especialização inclui tudo necessário para a pratica da mesma: as botas de escalada já fazem parte de Alpinismo por exemplo (que engloba também Rappel) ou Escalada (de Crime).

Para armas-de-fogo, Crime ou Investigação acho que fica melhor do que Máquinas (já que Investigação é a 'perícia de policial' por assim dizer, e Crime a 'de bandido'), permitindo algumas em outra perícia (como armas de caça em Sobreviência: Caça). Juntar por categoria novamente: armas de projéteis aqui (pistola, metralhadora, rifles de todos tipos), armas de projéteis explosivos ali (lança-granadas, lança-mísseis, morteiros, canhões, bazucas...).

Equipamento de defesa depende da função e onde se vê sendo usado, mas pra não ficar enrolado demais daria pra agregar quando possível, nesse caso 'equipamento de defesa pessoal' seria uma boa Especialização para Investigação e Sobrevivência e poderia englobar de coletes a máscaras e até escudos (como os usados pelas tropas de choque). Essa é uma Especialização que combina bem menos com Crime que todas as anteriores.
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 11 Fev 2020, 17:25

Estive meditando que a Perícia Ciência é muito ampla mas ao mesmo tempo pouco clara, talvez seja impressão minha.

Outro caso se trata da Robótica e Cibernética, bom a Robótica em si já está claro que pertence a Máquinas mas a cibernética nem sempre, acho que essa perícia também pode ser voltada para Medicina (exceto se você quer trabalhar com os militares).

Sobre Armas de fogo (na perícia Combate) talvez seja bom usar todos os modelos de armas, já Armas em outras perícias concordo haver modificações assim como Artes marciais.

No caso do Ciborgue civil acho que pode ser tanto Máquinas como Medicina.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 11 Fev 2020, 20:11

Cibernética seria uma área dupla: precisa de ambas Máquinas e Medicina (é assim na adaptação de Battle Angel Alita por exemplo). O ciborgue mesmo explica na VU: os PVs 'orgânicos' são tratados com Medicina (e pode recuperar com descanso), e os 'mecânicos' são consertados com Máquinas.

Lembre-se que é diferente fazer algo e saber usar. A parte de fazer armas fica toda em Máquinas (Armeiro; com Genialidade dá pra fazer coisas além do nível técnológico atual do cenário), mas usar as mesmas é outra história. Só porque um ferreiro sabe fazer uma katana não quer dizer que ele seja um samurai :lol:.
Editado pela última vez por Shion em 12 Fev 2020, 16:07, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 12 Fev 2020, 15:23

Bom na questão de Armas, Ferreiro e Samurai eu concordo em parte. No caso de Armas na perícia Combate eu acho que dá pra usar de uma forma mais direta, mas em outra perícia eu concordo que ela sirva para criar armas sem saber usá-la, daí entra a questão de Artes marciais.

Mas também penso na Especialização Construção, ela entra bem em artes e sobrevivência.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 12 Fev 2020, 16:05

Sobrevivência teria uma "armas improvisadas", coisas que tu pega e usa como quebra-galho. Isso lembra muito aquele poder do kit Arqueiro, que ele pode improvisar um arco e munição sempre.

Ainda teria outra(s) Especialização(ões) para saber usar o equipamento feito para aquele fim, como o caso das botas de escalada em Alpinismo.
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 13 Fev 2020, 13:25

Ainda acho que Coletes e Armadura são ambos Sobrevivência como você citou como em Máquinas (Se bem que em Sobrevivência combina melhor).

Sobre botas de escalar com espinhos eu não penso muito em subir montanhas e andar na mata, eu penso em combinar com Adaptador, Ataque Especial como arma cortante assim como a clássica lâmina na bota. Depois de ver um pouco a game Play de Umbrella Corps eu vi que essa bota dá pra ser uma arma alternativa (aliás só gostei dos uniformes dos personagens e dos acessórios desse game).

Animais e Manipulação são duas que também são pouco exploradas nos manuais, Animais você pode usar ou simular Armas naturais como presas e garras (procuro simular isso com Adaptador quando o mestre deixa), já venenos pode ser tanto Crime como mencionou e animais (porém o "veneno" simulado pelo ser humano tem que ser de outra fonte ao invés de mordidas).

Política podia ser usado em Manipulação, Religião podia ser simulado tanto em Ciência como em Misticismo. Confesso que também dá pra usar Religião quando se trata não de um credo que visa o bem das pessoas (independente da crença) mas sim de uma seita perigosa como vemos em alguns filmes e games.

Editado: Religião e Política podem ser usados tanto para o bem como para o mal, mas o uso de Religião ainda acho que seu uso primário se enquadra melhor em Ciência e Misticismo. Já Política em Manipulação.

magyver
Mensagens: 103
Registrado em: 17 Dez 2013, 09:25

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por magyver » 01 Mai 2020, 01:36

A técnica de luta "Combo" combina com outra Vantagem ou Manobra, já que caso o oponente tome dano ela disponibiliza mais um ataque?

E a técnica Força Oculta pode ser utilizada e dps usado um Ataque Especial?

Responder

Voltar para “3D&T”