Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 04 Jan 2020, 20:13

Desvantagens não mudam a pontuação total do personagem. Um PJ de 12pts vai ter 12 mesmo se tiver -6 em desvantagens, porque elas não dão pontos de graça. A diferença é que pra NPCs tu não vai precisar colocar desvantagens não ligadas a combate pra ter pontos suficientes ou algo assim, tu faz eles com quantos pontos quiser e dá os problemas que achar de acordo.

Agora se tu quiser algo mais detalhado tu pode contar apenas os pontos que ajudam em combate, tanto de vantagens quanto desvantagens, pra gerar um valor de 'poder de luta'. Apesar de mais trabalhoso isso ajuda a balancear a pontuação dos inimigos quando o grupo de jogadores tem várias perícias ou vantagens sociais e podem acabar com menos poder de luta.
Imagem

Portho
Mensagens: 18
Registrado em: 09 Out 2019, 14:09

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Portho » 05 Jan 2020, 17:47

É possivel recomprar a desvantagem Devoção de um esqueleto? Por exemplo, um esqueleto cujo invocador morreu mas ele continuou "vivo"

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 05 Jan 2020, 18:47

Geralmente desvantagens Raciais não podem ser recompradas.

Converse com seu mestre, vai que.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 05 Jan 2020, 21:06

Como o Seph falou, o próprio manual diz que desvantagens de vantagens únicas não podem ser recompradas. Mas eu permito com um Desejo.
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Pontus Maximus » 05 Jan 2020, 21:57

A maioria dos casos as Vantagens Únicas não permite recomprar desvantagens, mas a exceção em poucos caso como Alien Inculto pode recompra a Desvantagem, no total a VU Alien ficaria 1 Ponto mais caro.

Zumbis também são outro exemplo de Inculto.

Vampiro do Manual Básico tem Desvantagens que podem ser recompradas (Mas a dependência deles é pior que o normal, isso eu achei ridículo no manual, uma dependência mais suave como a normal é melhor, mas isso é outro assunto).

Algumas Desvantagens podem ser "suprimidas" digamos com Equipamento, Mágicas ou Itens Mágicos como por exemplo o Licantropo ser Vulnerável a Magia, basta adquirir um meio que ele tome dano normal com Armadura Extra.

Você também pode por Optar em fazer o que o próprio Manual Básico ensina, criar Vantagens Únicas com Vantagens e Desvantagens comuns, daí fica mais fácil recomprar algo.

Outro Exemplo é a raça do Goro de Mortal Kombat.

Basta comprar Membros Extras e aumentar sua F e R para simular um Shokan.

SoumaKei
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2020, 09:36

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por SoumaKei » 09 Jan 2020, 15:58

Bom dia. Deixa eu colocar algumas duvidas. Eu venho de D&D 3.5. Então fico com algumas dúvidas.

1) Magias de Conjuração: Eu uso Exercitos de Ragnar e invoco 1d-1 goblinoides. Invocados podem agir nesse turno ou só no próximo?

2) Magias Sustentáveis: Se eu uso Megalon, gastando 3 de PM pra ativar e gasto mais 3 PM por turno pra manter. No caso quando eu uso a magia, eu posso agir, ou nesse turno eu só faço o encantamento? Se sim, isso significa que pra ter efeito durante 1 turno eu vou gastar os 6 PM?

3)Cancelando Magias: Se um mago inimigo começa a conjurar uma magia, e eu não agi ainda nesse turno, posso utilizar Cancelamento Superior nele e impedir? Tipo, o Mago está conjurando Bola de Fogo, posso usar minha magia pra cancelar ou já era?

4) Contra-Mágica: O mesmo mago está usando Bola de Fogo. Posso usar alguma magia de Defesa para me preparar para o Impact, mesmo sendo o turno dele?

5) O talento Energia Extra, leva um turno. Ele pode ser interrompido? Caso eu ataque o Usuário, ele perde a magia?

Então. Algumas duvidas.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 09 Jan 2020, 16:21

1 - Se a magia não especificar só no próximo.

2 - Quando usa pela primeira vez você gasta sua ação, mas nos próximos é livre podendo fazer outras coisas. O custo é constante.

3 - Cancelamento de Magia é só para magias Sustentável.

4 - Não sei responder essa.

5 - Funciona como diz a Vantagem. Você gasta um turno completo para recuperar seus PVs.

Não dá para interromper após usar a vantagem.

E seja bem vindo ao fórum e ao sistema.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

SoumaKei
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2020, 09:36

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por SoumaKei » 09 Jan 2020, 16:27

Lord Seph escreveu:
09 Jan 2020, 16:21

5 - Funciona como diz a Vantagem. Você gasta um turno completo para recuperar seus PVs.

Não dá para interromper após usar a vantagem.

E seja bem vindo ao fórum e ao sistema.
No talento diz que ele leva um turno. Então ele gasta essa ação, e tem a cura acontece no proximo. Quer dizer que nada que eu faça vai impedir que o cara use isso? Porque se for assim, é o talento mais roubado que existe. Se o cara tem 25 de pv e 25 de mana, e seja puro combatente, enfrentando outro puro combatente, quer dizer que ele vai ter até 325 de PV?

Ou isso ou eu tenho que matar ele num Hit Kill?

Thanks ^^

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Lord Seph » 09 Jan 2020, 16:58

Não, você é considerado indefeso nesse turno e se levar dano você não recupera os PVs.

Aconselho a baixar a versão mais recente do Manual Básico, lá tem regra atualizada.

Eu acabei respondendo a partir do Manual Alpha antigo, Sorry.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 10 Jan 2020, 02:57

4) Contra-Mágica: O mesmo mago está usando Bola de Fogo. Posso usar alguma magia de Defesa para me preparar para o Impact, mesmo sendo o turno dele?
A regra é específica pra cancelar a magia sendo usada, ela não te dá uma ação pra lançar a magia que quiser no lugar.

Seria conveniente demais se não fosse asim, porque sempre que uma magia fosse usada tu poderia usar Campo Antimagia e nunca sofrer efeito nenhum, ou lançar Muralha de Energia como reação e proteger tu mesmo e aliados próximos de qualquer magia de dano.
3)Cancelando Magias: Se um mago inimigo começa a conjurar uma magia, e eu não agi ainda nesse turno, posso utilizar Cancelamento Superior nele e impedir? Tipo, o Mago está conjurando Bola de Fogo, posso usar minha magia pra cancelar ou já era?
O Seph já respondeu, mas aqui entra justamente a regra da vantagem Contra-mágica, só assim se pode cancelar uma magia instantânea.

Pra ambos os casos, como alternativa, se tu sabe que o inimigo é um mago tu poderia usar a regra de Adiantar Ação (do MdD pg43) pra preparar algo e se defender/proteger teus aliados.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”