Dúvidas 3D&T

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
bardofangels
Mensagens: 30
Registrado em: 21 Set 2015, 09:47

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por bardofangels » 09 Jul 2021, 12:16

Shion escreveu:
05 Jul 2021, 23:28
Sim, estou falando dessa parte sobre 'cancelar' um item mágico. Acho que alguém se confundiu ou leu em um suplemento não-oficial.
No momento eu não estou com os manuais em mãos, nem tenho acesso aos mesmos, mas lembro vagamente de que se um mago lançar aumento de dano e depois permanência em um item o adversário pode cancelá-lo sacrificando a mesma quantidade de PMs permanentes que o outro mago sacrificou. É algo do gênero.

Quanto a itens mágicos já prontos sendo cancelados eu não consegui achar em nenhum canto.
“Se todos fossem felizes com o que já tem, ainda estaríamos vivendo em cavernas!”

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 09 Jul 2021, 15:44

Sim, dá pra cancelar uma magia sustentável que seja alvo de Permanência, pois Permanência em si é "sustentável até ser cancelada". O Cancelamento normal gasta 2x mais PMs, então seria o dobro do que o primeiro mago gastou em Permanência, e no Cancelamento Superior se gasta a mesma quantidade; se foram PMs permanentes, isso se mantém no Cancelamento também.

Mas só lançar uma magia e depois Permanência não "cria" um item mágico, o processo pra isso é diferente, e é explicado tanto no MB quanto no Manual da Magia. Num laboratório equipado (que exige Riqueza, Patrono, Clericato, Base de Operações...), leva tempo, custa PEs e no fim se usa Permanência ao custo fixo de 1PM permanente. Até na magia Encantar que tem regras específicas para criação de itens mágicos no texto fala isso.

Então com um buff como Aumento de Dano + Permanência dá pra fazer um item com efeito mágico mas não é o mesmo que ter um 'item mágico legítimo', resultando mais em algo tipo um 'item encantado' que pode ser cancelado. É igual lançar um buff + Permanência em um personagem por exemplo.

Uma nota válida: usar um Anel de Anulação contra Cancelamento te torna imune à essa magia, então são 5PEs bem gastos pra manter aquele Aumento de Dano Superior + Permanência (que custou 3PMs permamentes pra ter F/PdF+10) pra sempre (pelo menos enquanto tu tiver o anel ninguém pode cancelar a Permanência). Outra coisa é que versões 'avançadas' ou 'superiores' contam como a mesma magia, então assim como tu não pode ter Aumento de Dano e Aumento de Dano Superior ao mesmo tempo, ter um Anel de Anulação a Cancelamento de Magia ter protege da forma Superior dela também. Não pretege contra Superpoder/Implemento de Cancelamento, porém.
Imagem

Avatar do usuário
bardofangels
Mensagens: 30
Registrado em: 21 Set 2015, 09:47

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por bardofangels » 10 Jul 2021, 10:01

Foi bom até você citar essa parte da criação do item mágico, eu particularmente sempre achava bem confuso na real. Nos manuais falavam dos requisitos para fazer um e tudo mais e na própria magia de Permanência fala que independente do poder só se gasta 1 PM permanente.
O povo por aqui pelo menos ignorava as regras de criação, caso o personagem tivesse permanência (o que achava meio OP demais, pois o Item ficava pronto de imediato), mas nunca focávamos nas melhorias e materiais, acho que na época nem tinha isso ainda. Só colocávamos altas magias mesmo. Ex.: uma manopla com Aumento de dano F+5 e PdF+5; Uma arma encantada com Ataque Vorpal e assim ia...
“Se todos fossem felizes com o que já tem, ainda estaríamos vivendo em cavernas!”

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 10 Jul 2021, 12:23

Eles nunca se aprofundaram muito na criação de itens mágicos no MB, até mesmo no Manual da Magia ainda faltaram algumas coisas a serem cobertas.

Por exemplo, um dos itens do conjunto do Arsenal é um elmo que custa 40PEs. Ele tem Teleporte (20PEs) e três magias sustentáveis embutidas, que juntas custam os outros 20PEs do item... mas essa conta não bate, não dá pra dividir 20 por três. Se fossem magias diferentes, com custos em PM diferentes, daria pra pensar 'a que custa mais PMs vai custar mais PEs', mas isso não acontece. A magia em questão custa 2PMs e tem três versões diferentes, então o custo deveria ser dividido igualmente. O mais próximo que daria pra fazer é dizer que pra cada 1PM da magia o item custa 3PEs (totalizando 6PEs por magia, num total de 18PEs) e a diferença (2PEs) fica pelo efeito do fluff "toda a comunicação do portador com o ambiente se dá através de meios mágicos" (seja lá o que isso significa; protege de efeitos que bloqueiam ou atrapalham algum sentido?).

Faltou uma regra pra isso, custo em PEs de magias sustentáveis para serem parte do item (quem nunca quis uma armadura com A Resistência de Helena não é mesmo?), além de algum lugar dizer que vantagens custam o mesmo que o normal na forma de item (tem exemplos de itens que corroboram isso, mas nada é dito especificamente); na teoria o custo ser 1:1 não faria diferença, mas quando se tem poderes que barateiam o custo de compra ou produção de itens mágicos isso se torna importante.

E detalhes sobre o que pode ser colocado de bônus em acessórios. Tem exemplos de acessórios que dão bônus em características (como o Cinto do Campeão que dá F+2), mas não se fala quanto do custo é esse bônus. É igual ao Bônus Mágico? 10PEs pra +1, 30 pra +2, 50 pra +3 e por aí vai?

Enfim, torço pra que um dia nos tirem essas dúvidas.
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 18:47

Shion escreveu:
05 Jul 2021, 23:28
Sim, estou falando dessa parte sobre 'cancelar' um item mágico. Acho que alguém se confundiu ou leu em um suplemento não-oficial.
Então Shion na pagina 107 do Manual 3D&T mais atualizado vc lê no final da própria magia de permanência a seguinte frase: "Uma magia Permanente ainda pode ser anulada com Cancelamento
de Magia, mas neste caso o “cancelador” também deve sacrificar para sempre os PMs utilizados." Vc consegue o Manual mais atualizado de Graça aqui na própria Jambo e pode conferir. Porem Consta no Manual 3D&T antigo que eu tenho desde 2008 tb. Lembrando que vc n precisa de permanencia pra fazer isso so precisa de cancelar magia ou cancelamento superior e sacrificar uma qtd de PM pra destrui o objeto com cancelamento magico.

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 18:56

Shion escreveu:
09 Jul 2021, 15:44
Sim, dá pra cancelar uma magia sustentável que seja alvo de Permanência, pois Permanência em si é "sustentável até ser cancelada". O Cancelamento normal gasta 2x mais PMs, então seria o dobro do que o primeiro mago gastou em Permanência, e no Cancelamento Superior se gasta a mesma quantidade; se foram PMs permanentes, isso se mantém no Cancelamento também.

Mas só lançar uma magia e depois Permanência não "cria" um item mágico, o processo pra isso é diferente, e é explicado tanto no MB quanto no Manual da Magia. Num laboratório equipado (que exige Riqueza, Patrono, Clericato, Base de Operações...), leva tempo, custa PEs e no fim se usa Permanência ao custo fixo de 1PM permanente. Até na magia Encantar que tem regras específicas para criação de itens mágicos no texto fala isso.

Então com um buff como Aumento de Dano + Permanência dá pra fazer um item com efeito mágico mas não é o mesmo que ter um 'item mágico legítimo', resultando mais em algo tipo um 'item encantado' que pode ser cancelado. É igual lançar um buff + Permanência em um personagem por exemplo.

Uma nota válida: usar um Anel de Anulação contra Cancelamento te torna imune à essa magia, então são 5PEs bem gastos pra manter aquele Aumento de Dano Superior + Permanência (que custou 3PMs permamentes pra ter F/PdF+10) pra sempre (pelo menos enquanto tu tiver o anel ninguém pode cancelar a Permanência). Outra coisa é que versões 'avançadas' ou 'superiores' contam como a mesma magia, então assim como tu não pode ter Aumento de Dano e Aumento de Dano Superior ao mesmo tempo, ter um Anel de Anulação a Cancelamento de Magia ter protege da forma Superior dela também. Não pretege contra Superpoder/Implemento de Cancelamento, porém.
Veja bem concordo com boa parte do que vc diz. Mas qto ao "macete" de ter um anel de anulação contra cancelamento como forma de n ter seu item "cancelado" existem 2 formas e interpretar aqui. O Anel serve pra proteger o usuario? ou tudo ligado a ele no momento? armas ou pessoas de mãos dadas? Veja bem uma coisa e vc ser um mago que perdeu tempo e poder pra conseguir prender efeitos em si mesmo e queira um anel desses pra n perder os efeitos. A outra e vc ser o mestre Arsenal e andar com 1 anel desses pra evitar perder suas armas e armaduras magicas. No final tudo depende do mestre. Eu escolheria a opção de proteger o mago que prendeu os efeitos usar um anel desses. Mas n permitiria alguém com armamento magico se beneficiar disso.

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 19:55

bardofangels escreveu:
09 Jul 2021, 12:16
Shion escreveu:
05 Jul 2021, 23:28
Sim, estou falando dessa parte sobre 'cancelar' um item mágico. Acho que alguém se confundiu ou leu em um suplemento não-oficial.
No momento eu não estou com os manuais em mãos, nem tenho acesso aos mesmos, mas lembro vagamente de que se um mago lançar aumento de dano e depois permanência em um item o adversário pode cancelá-lo sacrificando a mesma quantidade de PMs permanentes que o outro mago sacrificou. É algo do gênero.

Quanto a itens mágicos já prontos sendo cancelados eu não consegui achar em nenhum canto.
Então eu ja respondi que na pg 107 do Manual Básico 3D&T na própria descrição da magia permanência explica como cancelar itens mágicos com permanência. Agora sobre o cancelamento ou destruição de itens pode ser feito de 3 formas.
-Cancelamento sacrificando parte de seu PM,
-Raio desintegrador (recomendavel alem de comprar a magia ter a vantagem que melhore suas chances como Magia Irresistível(a de 3 ptos) ou um item com permita os mesmos efeitos como permite o manual basico(qto a acumular os efeitos se tiver os 2 deixo pra o mestre decidir (eu permitiria)).
-Fazendo uma missão com o objetivo de destruir o item como ocorre em senhor dos anéis.

Ah se um item for criado pelas regras do manual da magia vc tem que definir com o mestre qual parte do item pode ser cancelada ou n. Exemplo vc pode anular aquilo que foi feito com magia ou que use fragmentos de criaturas magicas(como unicornio ou Dragão) , mas n pode anular o material base como adamante ou Mitral que são itens especiais.

-Uma dica pra quem quiser usar armas com bonus de +6 a +10 O Manual Basico explica que o Padrão do bonus de armas magica é sempre 20ptos de Xp de 1 nivel para o outro. Ou seja
+1 : 10 ptos
+2: 30 ptos
+3 50 ptos
+4 70 ptos
+5 100 ptos
+6 120 ptos
+7 140 ptos
+8 160 ptos
+9 180 ptos
+10 200 ptos
Sinceramente desde que saiu o aumento de dano superior tive que me adaptar pq o grupo pra quem mestro quis muito melhorar os equipamentos. E tive que atualizar a regra.

Sobre itens especiais que n usem magia pra fornecer bônus recomendo cautela pq se deixar nego criar espada + 5("refinada normal")+ 10 com aumento superior + permanência.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 11 Jul 2021, 20:03

Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 18:47
Shion escreveu:
05 Jul 2021, 23:28
Sim, estou falando dessa parte sobre 'cancelar' um item mágico. Acho que alguém se confundiu ou leu em um suplemento não-oficial.
Então Shion na pagina 107 do Manual 3D&T mais atualizado vc lê no final da própria magia de permanência a seguinte frase: "Uma magia Permanente ainda pode ser anulada com Cancelamento
de Magia, mas neste caso o “cancelador” também deve sacrificar para sempre os PMs utilizados." Vc consegue o Manual mais atualizado de Graça aqui na própria Jambo e pode conferir. Porem Consta no Manual 3D&T antigo que eu tenho desde 2008 tb. Lembrando que vc n precisa de permanencia pra fazer isso so precisa de cancelar magia ou cancelamento superior e sacrificar uma qtd de PM pra destrui o objeto com cancelamento magico.
Como eu falei na página anterior, o texto da magia Permanência diz:
Manual Básico; pg107
Quando usada para fabricar um item mágico, o custo da magia é 1 PM permanente, independente do poder do item. A Permanência de um item mágico não pode ser cancelada.
Tu NÃO pode simplesmente "cancelar" um item mágico que custou PEs, mas pode cancelar a Permanência em qualquer outra coisa, seja em um item ou em um personagem. Não há discussão sobre isso, está preto no branco o texto. Era assim no MB, nada sobre isso mudou com o Manual da Magia.
Sobre o Anel de Anulação, tem duas possibilidades: o personagem foi alvo do buff e está com o Anel. É impossível cancelar com magia, ponto.

A outra possibilidade é se ele estiver carregando um item, algo que não faz parte do personagem e pode ser passado pra outro personagem. Nesse caso depende apenas do mestre, mas eu diria que se o item não faz parte de um conjunto mágico com o Anel, o item não vai estar protegido. Tipo, um graveto "encantado" com Aumento de Dano e depois Permanência em cima por 3PMs permanentes (o qual não custou PEs), não um item mágico "legítimo". Esse poderia ser cancelado.

Agora se tu pega uma armadura mágica que faz parte de um set e lança nela Resistência de Helena com Permanência, e o Anel da Anulação faz parte do mesmo set, eu acho justo proteger a armadura (bem como demais itens do set).

Uma vez usada Permanência a magia não depende mais do mago que lançou, ela se torna independente. Ele pode morrer que a Permanência não vai acabar, então não acho que isso deveria estar atrelado ao mago, e sim ao alvo (seja um item ou uma pessoa).
Imagem

Dartarian
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Mai 2021, 23:33

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Dartarian » 11 Jul 2021, 20:16

Shion escreveu:
10 Jul 2021, 12:23
Eles nunca se aprofundaram muito na criação de itens mágicos no MB, até mesmo no Manual da Magia ainda faltaram algumas coisas a serem cobertas.

Por exemplo, um dos itens do conjunto do Arsenal é um elmo que custa 40PEs. Ele tem Teleporte (20PEs) e três magias sustentáveis embutidas, que juntas custam os outros 20PEs do item... mas essa conta não bate, não dá pra dividir 20 por três. Se fossem magias diferentes, com custos em PM diferentes, daria pra pensar 'a que custa mais PMs vai custar mais PEs', mas isso não acontece. A magia em questão custa 2PMs e tem três versões diferentes, então o custo deveria ser dividido igualmente. O mais próximo que daria pra fazer é dizer que pra cada 1PM da magia o item custa 3PEs (totalizando 6PEs por magia, num total de 18PEs) e a diferença (2PEs) fica pelo efeito do fluff "toda a comunicação do portador com o ambiente se dá através de meios mágicos" (seja lá o que isso significa; protege de efeitos que bloqueiam ou atrapalham algum sentido?).

Faltou uma regra pra isso, custo em PEs de magias sustentáveis para serem parte do item (quem nunca quis uma armadura com A Resistência de Helena não é mesmo?), além de algum lugar dizer que vantagens custam o mesmo que o normal na forma de item (tem exemplos de itens que corroboram isso, mas nada é dito especificamente); na teoria o custo ser 1:1 não faria diferença, mas quando se tem poderes que barateiam o custo de compra ou produção de itens mágicos isso se torna importante.

E detalhes sobre o que pode ser colocado de bônus em acessórios. Tem exemplos de acessórios que dão bônus em características (como o Cinto do Campeão que dá F+2), mas não se fala quanto do custo é esse bônus. É igual ao Bônus Mágico? 10PEs pra +1, 30 pra +2, 50 pra +3 e por aí vai?

Enfim, torço pra que um dia nos tirem essas dúvidas.
provavelmente eles usam o mesmo custo que a gente encontra no manual Basico 3D&T

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas 3D&T

Mensagem por Shion » 11 Jul 2021, 20:27

Dartarian escreveu:
11 Jul 2021, 20:16
provavelmente eles usam o mesmo custo que a gente encontra no manual Basico 3D&T
Em alguma parte do MB diz o custo em PEs para fabricação de um item a partir de magias sustentáveis? Por exemplo, uma armadura com Resistência de Helena ou um manto com Invisibilidade Superior? Não lembro disso, e olhando aqui não encontrei nada.
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”