Dúvidas 3D&T


Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.

Avatar do usuário

Mensagens: 80

Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20

Mensagem 28 Fev 2018, 13:35

Re: Dúvidas 3D&T

Pessoal! Queria encontrar a matéria do Burp sobre a Característica Dinheiro ou Poder de Compra que ele publicou na Jambo. Não lembro se foi publicada aqui também, ou só esperando o site voltar ao ar para poder a encontrar?

Mensagens: 113

Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48

Localização: Umarizal-RN

Mensagem 03 Mar 2018, 06:28

Re: Dúvidas 3D&T

Bom dia!

Por favor, tirem-me uma dúvida, se possível.

Pontos de Ferimento - Manual do Defensor

Em caso de um acerto crítico na rolagem de FA, no entanto, os PFs
do personagem podem ser diretamente atingidos. O atacante tem a opção
de, em vez de dobrar a Força ou Poder de Fogo no cálculo da FA, causar
uma quantidade de dano igual à característica nos PFs do adversário.
Assim, um personagem com F3 e H2 que role um 6 terá FA normal de
11 (F3 + H2 + 6), mas também causará 3 pontos de dano diretamente
nos PFs do inimigo.


No caso, não basta tirar o crítico, né?! Tem que vencer a FD do adversário para causar o dano nos PF?!

Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha. O defensor pode evitar a perda de PFs se conseguir um acerto
crítico na rolagem de FD. Nesse caso, pode trocar o multiplicador da
Armadura para reduzir o dano recebido. Por exemplo, um personagem
de A2 defendendo um ataque de F3 receberia apenas 1 ponto de
dano nos PFs.


E aqui? Para atacar diretamente os PFs, basta somente o teste de F ou PDF menos a A do adversário, ou, após
esse teste, é preciso atacar e vencer a FD?!


Mais algumas dúvidas!

Medicina: Quantos PV um personagem consciente recupera com um teste de Medicina realizado por outro personagem?!

Alquimista: Um diagrama funciona, por exemplo, um combate inteiro para o poder para o qual ele foi desenhado?!


Separação: Ação, movimento, ou ação completa criar uma cópia?!

Mensagens: 54

Registrado em: 12 Jan 2017, 08:59

Mensagem 05 Mar 2018, 08:20

Re: Dúvidas 3D&T

Vou falar como eu interpreto essas coisas:

1 - Além do Crítico, tem que vencer a FD
2 - Basta passar no teste (note que esses testes de Característica - Característica do adversário são bem difíceis)
3 - Acho que a Medicina devia curar 1 PV. Porém, se você usa níveis de sucesso, pode fazer com que ela cure PVs iguais ao Nível de Sucesso. Você também, se usar PFs, pode fazer que a Medicina não cura PVs (que passam a representar mais "stamina" do que integridade do corpo), só PFs. E, no geral, acho que você devia limitar a medicina no sentido de: cada personagem só pode receber Medicina 1x por dia ou então o teste de Medicina levar algumas horas
4 - Acho que é uma ação normal. Na minha mesa temos uma regra que você pode pagar 1 ponto a mais em uma vantagem para poder usá-la como um movimento ao invés de uma ação. E por 1 ponto a mais, se isso fizer sentido, você pode usá-la como uma esquiva (ex.: o cara vai te atacar e como reação você se transforma na sua Forma Alternativa, por exemplo).
Avatar do usuário

Mensagens: 145

Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Mensagem 07 Mar 2018, 15:33

Re: Dúvidas 3D&T

Só para deixar mais claro...

leosilva7 escreveu:Em caso de um acerto crítico na rolagem de FA, no entanto, os PFs
do personagem podem ser diretamente atingidos. O atacante tem a opção
de, em vez de dobrar a Força ou Poder de Fogo no cálculo da FA, causar
uma quantidade de dano igual à característica nos PFs do adversário.
Assim, um personagem com F3 e H2 que role um 6 terá FA normal de
11 (F3 + H2 + 6), mas também causará 3 pontos de dano diretamente
nos PFs do inimigo.


No caso, não basta tirar o crítico, né?! Tem que vencer a FD do adversário para causar o dano nos PF?!


A citação que você traz especifica que o dano causado é diretamente nos PFs - dano em 3D&T é invariavelmente fonte de uma diferença entre FA e FD, quando a FA superar a FD. Então para acontecer o efeito a FD deve ser superada.

leosilva7 escreveu:Uma segunda maneira de atacar diretamente os PFs de um adversário
é mirando nos pontos vitais. Isso é feito com um teste de Força
ou Poder de Fogo menos a Armadura do adversário — por exemplo, um
personagem de F3 atacando alguém de A2 precisaria rolar 1 no dado
para conseguir. Se tiver sucesso, causará dano diretamente nos PFs,
como acima; no entanto, nenhum dano será causado nos PVs, mesmo
em caso de falha. O defensor pode evitar a perda de PFs se conseguir um acerto
crítico na rolagem de FD. Nesse caso, pode trocar o multiplicador da
Armadura para reduzir o dano recebido. Por exemplo, um personagem
de A2 defendendo um ataque de F3 receberia apenas 1 ponto de
dano nos PFs.


E aqui? Para atacar diretamente os PFs, basta somente o teste de F ou PDF menos a A do adversário, ou, após
esse teste, é preciso atacar e vencer a FD?!


É como uma substituição: ao invés de rolar um crítico, você pode tentar este método - o porém é que, caso o teste falhe, o ataque não causa nem dano, superando a FD ou não. Ou seja, é preciso, sim, vencer a FD.

leosilva7 escreveu:Mais algumas dúvidas!


Fique à vontade.

leosilva7 escreveu:Medicina: Quantos PV um personagem consciente recupera com um teste de Medicina realizado por outro personagem?!


Com a especialização Cirurgia, apenas 1PV ao ser bem-sucedido num teste Médio e isto pode ser feito apenas uma vez por dia para cada personagem. A especialização Primeiros Socorros permite estabilizar um personagem com 0PVs, como descrito no Teste de Morte. O Manual é claro a respeito.

leosilva7 escreveu:Alquimista: Um diagrama funciona, por exemplo, um combate inteiro para o poder para o qual ele foi desenhado?!


Não, a descrição da vantagem deixa suficientemente claro que cada diagrama é de utilização única - usou, o diagrama não serve mais.

leosilva7 escreveu:Separação: Ação, movimento, ou ação completa criar uma cópia?!


O Manual não especifica, então provavelmente se trata de uma chamada Ação Muito Simples (Manual 3D&T Alpha, p. 70) - de qualquer forma, isto não quer dizer que as cópias criadas podem agir imediatamente. Sugiro perguntar ao mestre ou chegar a um consenso com seu grupo.
Avatar do usuário

Mensagens: 12009

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 07 Mar 2018, 15:42

Re: Dúvidas 3D&T

Duplicação, além de ser uma versão melhorada de Separação, fala que se gasta uma ação. Eu faria o mesmo para a cópia e ainda rolava a iniciativa dela.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Mensagens: 119

Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Mensagem 09 Mar 2018, 21:15

Re: Dúvidas 3D&T

Dúvida em dois casos de Ataque Continuo (kit Guerreiro)

1º caso: se eu utilizo um Ataque Especial Tempestade de Golpes e, com isso, reduzo mais de um inimigo a 0 PVs, essa quantidade de inimigos já entra na conta do ataque contínuo?

2º caso: a descrição do poder diz que o guerreiro pode usar esse poder até não conseguir derrubar um inimigo ou até derrubar um número de inimigos igual a F. Como não diz se isso é por turno, fiquei pensando em uma situação onde um guerreiro enfrenta vários inimigos ao mesmo tempo e usa ataque múltiplo. ele pode considerar o limite igual à sua F para cada ataque dos múltiplos (assumindo que ele seja capaz de derrubar os inimigos com um golpe)?

Valeu!
Avatar do usuário

Mensagens: 211

Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Mensagem 14 Mar 2018, 18:51

Re: Dúvidas 3D&T

Aqui no fórum eu vi alguns posts afirmando que há uma regra que define que o mínimo de PMs gastos em uma magia ou poderes é 1PM. Logo, se eu uso Magia Intensa (poder de Feiticeiro, que permite conjurar magia por -2 PMs) para conjurar um Aumento de Dano de 2 PMs, eu ainda teria que pagar 1 PM por turno para conjurar e manter a magia.

Porém eu não consegui encontrar onde se encontra esta regra dizendo que o mínimo é 1 PM, exceto em uma menção breve no Tormenta Alpha (que falava sobre Vantagens Regionais, o que me deixou em dúvida se ela vale apenas para quando se usa Vantagens Regionais na redução do poder ou em qualquer situação mesmo). Vocês sabem se é uma regra que foi abandonada? Ou se ela é realmente oficial e faz parte da versão atual do sistema? Se ela está presente em algum manual, poderiam me informar a página?
Avatar do usuário

Mensagens: 2321

Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13

Localização: Forno Alegre

Mensagem 15 Mar 2018, 18:33

Re: Dúvidas 3D&T

@Darknarallatoch: pois é, esta regra foi removida do texto na versão Alpha, mas de acordo com um dos revisores (se bem me lembro, o Keitarô) isso foi porque não tinha como ser feito com o manual base, essa possibilidade só veio depois com os kits. Teria que achar a postagem dele de novo pra ver a resposta exata, mas era algo assim. Pelo que sei, em regras isso nunca foi mesmo abandonado apesar de não estar no texto, o que é de fato um problema.



@Eldrag: o caso do 'ataque contínuo' é um pouco complicado no roleplay pois ele é tecnicamente um só ataque que atinge vários inimigos (por isso ele mantém os bônus originais inclusive). Ou seja, o Guerreiro dá uma espadada, derrota o inimigo e continua com o movimento e atinge outro, e outro... mas em regras nada impede de serem vários ataques de fato, afinal ele rola a FA de novo até, e sabemos que se está dentro da regra podemos ajustar o roleplay de acordo livremente.

Então eu diria que não, os alvos do Ataque Especial Tempestade de Golpes não entram no limite pois este é um ataque, uma só FA, e ela pode nem derrotar todos os inimigos para contar, só precisa derrotar UM para ativar o Ataque Contínuo.

É especulação minha, mas acredito que o número máximo de inimigos derrotados do poder (até F inimigos) é por UM ataque individual 'repetido'. Então tu faz uma rolagem de FA, se deixou alguém com 0PVs pode fazer um 'novo' ataque contra outro alvo, e outro, até o limite de F alvos, se tornando assim um tipo de Ataque Múltiplo mas com uma limitação diferente. Logo, seriam F ataques a partir do primeiro. Pensando assim, ele poderia inclusive usar Ataque Múltiplo e, em um 'segundo ataque', derrubar até F alvos de novo, no mesmo turno, e depois um 'terceiro ataque' (mesmo que visualmente ele estiver fazendo vários ataques a acada ativação do Ataque Contínuo). Eu vejo como cada ataque individual podendo ativar o poder e abrir uma nova corrente de ataques.

No teu caso específico com Tempestade de Golpes seria algo assim:

O Guerreiro com F4 faz um Ataque Especial (TdG) em 4 alvos ao seu redor. Ele derrota um alvo apenas, mas é o suficiente para ativar o poder Ataque Contínuo e ele faz um novo ataque, que também terá Tempestade de Golpes. No segundo, ele derrotou dois alvos, o que permite ele fazer um novo ataque por Ataque Contínuo, e no terceiro ele derrotou o último inimigo. Se ainda tivessem alvos, ele poderia fazer mais um, mas como não têm ele pára aí.

A coisa pode fugir um pouco do controle se ele tiver também Membros Elásticos, afinal o TdG vai atingir um número enorme de inimigos, o que provavelmente vai acabar derrotando todos os possíveis alvos em algum momento, se ele foi capaz de derrotar pelo menos um por ataque (e com isso causar dano nos demais, o que facilita um ser morto no próximo ataque, se não no próximo e por aí vai). Digamos que em um determinado ataque ele não derrotou ninguém, teve lá uma rolagem 1 pra FA. Se ele começou usando um Ataque Múltiplo e no seu primeiro ataque ele conseguiu uma corrente de ativações do Ataque Contínuo até parar, ele pode agora no segundo ataque do Ataque Múltiplo começar tudo de novo, olha que bacana :lol:

Claro, isso é como eu vejo, precisaria de alguém como Arma, Tiago, BURP ou Keitarô pra confirmar mas acho que faz sentido.
Avatar do usuário

Mensagens: 119

Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Mensagem 15 Mar 2018, 23:57

Re: Dúvidas 3D&T

Shion escreveu:@Eldrag: o caso do 'ataque contínuo' é um pouco complicado no roleplay pois ele é tecnicamente um só ataque que atinge vários inimigos (por isso ele mantém os bônus originais inclusive). Ou seja, o Guerreiro dá uma espadada, derrota o inimigo e continua com o movimento e atinge outro, e outro... mas em regras nada impede de serem vários ataques de fato, afinal ele rola a FA de novo até, e sabemos que se está dentro da regra podemos ajustar o roleplay de acordo livremente.

Então eu diria que não, os alvos do Ataque Especial Tempestade de Golpes não entram no limite pois este é um ataque, uma só FA, e ela pode nem derrotar todos os inimigos para contar, só precisa derrotar UM para ativar o Ataque Contínuo.

É especulação minha, mas acredito que o número máximo de inimigos derrotados do poder (até F inimigos) é por UM ataque individual 'repetido'. Então tu faz uma rolagem de FA, se deixou alguém com 0PVs pode fazer um 'novo' ataque contra outro alvo, e outro, até o limite de F alvos, se tornando assim um tipo de Ataque Múltiplo mas com uma limitação diferente. Logo, seriam F ataques a partir do primeiro. Pensando assim, ele poderia inclusive usar Ataque Múltiplo e, em um 'segundo ataque', derrubar até F alvos de novo, no mesmo turno, e depois um 'terceiro ataque' (mesmo que visualmente ele estiver fazendo vários ataques a acada ativação do Ataque Contínuo). Eu vejo como cada ataque individual podendo ativar o poder e abrir uma nova corrente de ataques.

No teu caso específico com Tempestade de Golpes seria algo assim:

O Guerreiro com F4 faz um Ataque Especial (TdG) em 4 alvos ao seu redor. Ele derrota um alvo apenas, mas é o suficiente para ativar o poder Ataque Contínuo e ele faz um novo ataque, que também terá Tempestade de Golpes. No segundo, ele derrotou dois alvos, o que permite ele fazer um novo ataque por Ataque Contínuo, e no terceiro ele derrotou o último inimigo. Se ainda tivessem alvos, ele poderia fazer mais um, mas como não têm ele pára aí.

A coisa pode fugir um pouco do controle se ele tiver também Membros Elásticos, afinal o TdG vai atingir um número enorme de inimigos, o que provavelmente vai acabar derrotando todos os possíveis alvos em algum momento, se ele foi capaz de derrotar pelo menos um por ataque (e com isso causar dano nos demais, o que facilita um ser morto no próximo ataque, se não no próximo e por aí vai). Digamos que em um determinado ataque ele não derrotou ninguém, teve lá uma rolagem 1 pra FA. Se ele começou usando um Ataque Múltiplo e no seu primeiro ataque ele conseguiu uma corrente de ativações do Ataque Contínuo até parar, ele pode agora no segundo ataque do Ataque Múltiplo começar tudo de novo, olha que bacana :lol:

Claro, isso é como eu vejo, precisaria de alguém como Arma, Tiago, BURP ou Keitarô pra confirmar mas acho que faz sentido.


Shion, você possui uma interpretação igual a minha! Isso torna o guerreiro realmente muito perigoso na linha de frente. Agradeço pela ajuda e me mantenho receptivo a informações fornecidas pelos autores.

Mensagens: 113

Registrado em: 12 Jun 2017, 10:48

Localização: Umarizal-RN

Mensagem 20 Mar 2018, 23:06

Re: Dúvidas 3D&T

Basta apenas o teste de F ou PDF (com penalidade da A do adversário), para fazer um Ataque Direcionado, ou após sucesso no teste, eu tenho que rolar a FA para vencer a FD do adversário?!
AnteriorPróximo

Voltar para 3D&T

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 3 visitantes.