Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Armageddon » 11 Abr 2014, 20:58

Opa, vamos lá então.

Alguns usuários aqui do fórum (e acho que no facebook também) conversaram sobre a possibilidade de lançar uma edição revisada do PDF do Manual Alpha de tempos em tempos, com as correções necessárias e catando os piolhos que passaram pela errata que estava no fórum antigo e pela nossa revisão/diagramação. Levei a ideia para o Guilherme e ele topou. Então é a hora para que todos vocês sejam também revisores do nosso livro de jogo favorito pra deixar ele lindão. :lol:

Algumas coisas que vale a pena levar em consideração: não adianta querer mudar as regras básicas do livro. É uma revisão, não uma nova versão. E também não podemos incluir toneladas de texto nele, porque não há espaço pra isso. Precisam ser mudanças pontuais, bem definidas e bem localizadas pro diagramador poder fazer isso em tempo hábil. Eu mesmo vou compilar tudo antes de passar pra editora.

Além disso, é legal deixar bem claro do que estamos falando ao apontar os erros. Um exemplo de como vamos trabalhar:
Magia voo, pág. 116. Está com as exigências trocadas: o correto é Alcance: padrão. Duração: sustentável.
Assim podemos ir direto até a raiz do problema. O tópico, a princípio, também está liberado pra que os jogadores conversem sobre as alterações. Lembrem-se, menos é mais. Quanto mais resumida a informação ficar, maior a chance da gente conseguir fazer a alteração. :D
Imagem

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por the ga » 11 Abr 2014, 21:54

Então vamos começar A PUT... digo, a revisão.

Licantropo (0):
+1 em duas Características: ao invés de ser apenas F e A, pra representar mais tipos de animais (H e R pra uma hiena, ou R e A para um elefante, por exemplo).
Monstruoso: aqui nada muda.
Vulnerabilidade apenas à prata, não mais à Magia.
Transformação: nada a declarar.

Acho que isso já dá uma corrigida legal. Acho que aumentando o custo da VU para 1, dá pra dar um ponto de Vantagens ou desconto para a forma transformada (pra comprar Sentidos Especiais ou baratear Voo, por exemplo).

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Monteparnas » 12 Abr 2014, 02:06

Primeiro, temos que organizar as coisas aqui. Arma, você vai precisar linkar nesse seu post inicial as postagens mais importantes, pelo menos as com versões acabadas de material, pra gente não se perder conforme o tópico crescer (coisa que ele eventualmente deve fazer, seja em um mês, seja em uma década).

Quanto às VUs, eu acho que poderíamos fazer uma revisão mais funda, seguindo o princípio de que menos é mais: torná-las mais genéricas e menos detalhadas. Isso as faria mais adaptáveis, economizaria pontos dos jogadores (que poderiam depois colocar por conta própria os pedaços que sentissem falta), e ainda reduziria o texto total. Aliás, o espaço ganho poderia até ser preenchido com alguma coisa sobre como customizar VUs para a sua campanha.

E Invulnerabilidade/Resistência/Vulnerabilidade precisam dos pontos de volta. Não rola de ficar limitando a aquisição dessas vantagens/desvantagens às VUs.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Alexandre Lancaster » 12 Abr 2014, 02:51

Posso meter meu dedo também?

Um dos motivos dos implantes em Brigada (ou de ter se criado uma vantagem única para proscritos mentalistas) é o fato de que as vantagens únicas as vezes esbarram em questões de lógica. Os implantes foram para que pudéssemos ter, digamos, um evo ciborgue ou um mentalista ciborgue – e eu não tivesse que considerar que apenas humanos podem ser ciborgues e inventar uma razão para isso (embora, sim, haja um motivo pelo qual cossacos não podem ser mentalistas, mas isso deixa pra outra hora).

É possível flexibilizar mais certas vantagens únicas?
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Lord Seph » 12 Abr 2014, 12:11

Eu gosto como estão as VUs, então não falo nada.

Em todo caso a Magia Branca Remover Maldição é citada na parte de discrição de itens malditos do Manual Básico, mas a magia não aparece na lista da mesma forma que não aparecia criação de mortos vivos antes da revisão.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Atmo » 12 Abr 2014, 15:49

Eu até tinha uma lista de mudanças, mas liguei o foda-se faz tempo. Quem quiser ajeitar os negócios zoados pode ir, como colocar um texto extra em Energia Vital e Energia Extra informando que não funcionam juntas, ajeitar Invisibilidade e dar uns custos diferenciados pra certas magias OU criar uma Vantagem Magia diferente pras mais fortes. E deletar as "magias piada" de vez.

Avatar do usuário
Lord Itilan
Mensagens: 161
Registrado em: 12 Abr 2014, 17:35

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Lord Itilan » 12 Abr 2014, 17:38

Pelo que entendi a proposta deste tópico é fazer uma revisão de textos e não de regras, não? Acho que não está dentro da proposta do Armageddon de alterar pontuação de VU, Vantagens e etc, a não ser que esteja errada. Não sei se mudar descrições e habilidades das regras atuais está dentro desta revisão.

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Monteparnas » 12 Abr 2014, 19:26

Ahn, embora realmente não esteja em questão fazer uma mudança profunda, no sentido de mudar muito texto, acho que seria uma revisão como qualquer das muitas que o sistema já passou. E algumas coisas dá para fazer aos poucos, como a questão das VUs.

Por mim, tiraria de vez as VUs, na verdade, e simplesmente ensinaria ao mestre como fazer as suas VUs para a sua campanha. O conceito vale muito mais para cenários específicos que para o sistema base, como acontece com os Kits (que estão em livro separado).

No máximo, transforma as categorias de VUs (Youkai, Morto-Vivo, etc), em uma Vantagem (ou Desvantagem) cada uma. Dá um pouco de trabalho, não sei se é viável, mas tornaria o sistema mais versátil. E consistiria muito mais em retirar texto que em criar texto.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por Armageddon » 12 Abr 2014, 20:59

Monteparnas escreveu:E consistiria muito mais em retirar texto que em criar texto.
Isso a gente também não pode fazer! Porque os outros livros apontam para regras do Manual. Então se o Mega City disser que na página 35 está a vantagem Paralisia, eu não posso tirar ela dali tirando texto da frente ou de trás do livro. Então o Manual precisa ficar praticamente igual, e ainda assim alterando o que a gente apontar. Não é uma versão nova do jogo. Nem uma reedição. ;)
Por mim, tiraria de vez as VUs, na verdade, e simplesmente ensinaria ao mestre como fazer as suas VUs para a sua campanha.
Se eu puder escrever o Manual dos Monstros depois do Tormenta Alpha, pretendo ter um capítulo nessa linha, e nele então podemos brincar com todas essas possibilidades em relação às VUs. Mas pra revisão do Alpha não tem como.
Não sei se mudar descrições e habilidades das regras atuais está dentro desta revisão.
Só se forem erros.
Eu até tinha uma lista de mudanças, mas liguei o foda-se faz tempo.
Se quiser desligar e participar, estamos ai.
É possível flexibilizar mais certas vantagens únicas?
No sentido de poder adquirir duas ou mais vantagens únicas? Não. Porque vai contra a própria versão do Alpha (e ao nome delas, aliás). As VU são 'receitas de bolo' pros personagens, mas elas não são talhadas em pedra. Você pode ser um elfo sem comprar elfo, se quiser. E pra customizar os personagens é que existem as vantagens, e foi a maneira que usamos no Brigada. O Ciborgue do Manual Alpha é o 'ciborgue ideal' dentro do jogo. Mas você não precisa usar a VU pra ser um elfo com um braço mecânico, por exemplo.
Vulnerabilidade apenas à prata, não mais à Magia.
Será que não conseguimos mais opções sem deixar genérico demais? Se deixar (um pouco) mais livre já temos quase uma VU coringa, como Alien que pode ser qualquer coisa haha
Primeiro, temos que organizar as coisas aqui. Arma, você vai precisar linkar nesse seu post inicial as postagens mais importantes, pelo menos as com versões acabadas de material, pra gente não se perder conforme o tópico crescer (coisa que ele eventualmente deve fazer, seja em um mês, seja em uma década).
Sim, farei isso. Mas apenas em pontos em que conseguirmos chegar num consenso. Então podemos conversar ainda antes de linkar qualquer coisa. 8-)
Imagem

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Errata - Manual 3D&T Alpha Revisado

Mensagem por the ga » 12 Abr 2014, 23:02

Armageddon escreveu:
Vulnerabilidade apenas à prata, não mais à Magia.
Será que não conseguimos mais opções sem deixar genérico demais? Se deixar (um pouco) mais livre já temos quase uma VU coringa, como Alien que pode ser qualquer coisa haha
É, qualquer coisa genérica demais vira Alien, mas acho que só mudar a Vulnerabilidade já seria um grande avanço. Porque como está a VU é muito injusta.

Talvez dê pra fazer algo mais parecido com o Wargen, remanejando pontos da ficha pra representar as formas.

Responder

Voltar para “3D&T”