Calculo diferenciado para FA & FD

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Shion » 15 Fev 2016, 00:00

Essa regra obriga a distribuir os pontos entre F/PdF e A, o que reduz o dano total e fazendo a) um pesonagem glass cannon, b) um personagem tanque e com baixo dano ou c) um pato. Usar a H em ambos (mesmo que reduzida) pune menos personagens de pontuação mais baixa.
Imagem

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Wellame » 15 Fev 2016, 01:11

Shion escreveu:Essa regra obriga a distribuir os pontos entre F/PdF e A, o que reduz o dano total e fazendo a) um pesonagem glass cannon, b) um personagem tanque e com baixo dano ou c) um pato. Usar a H em ambos (mesmo que reduzida) pune menos personagens de pontuação mais baixa.
Eu não vejo problemas com isso, até porque eu penso que a razão de ter várias características é essa. Senão seria o caso de fazer uma característica única para tudo. rsrs

Não vejo uma redução considerável do dano. Só se altera o que torna capaz de causar dano. E pelo que você escreveu na postagem anterior, as Habilidades meio que se anulavam, então daí já se infere que não existe uma redução acentuada.

Também não vejo punição a jogadores de pontuação baixa, pois as regras ficam praticamente inalteradas. Um personagem com H alta e baixa F, continuará causando dano, só causará menos do que um personagem com F alta. Por outro lado um personagem com F alta continuará acertando seus ataques, só o fará com menos frequência que um com H alta.

No fim, eles se equilibram sem perder a diversidade. (até porque personagens de pontuação baixa dependem mais da rolagem do D6 do que dos valores das características)

a) e b) Como eu disse, eu penso que essa é o propósito de existirem Características diferentes. Da mesma forma que um personagem com Habilidade baixa terá um deslocamento menor. Um com Resistência menor terá menos pontos de vida. Alguém sem a perícia Idiomas não falará outras línguas e etc. Construir um glass canon é uma opção, mas não uma necessidade. É para isso que existe a Armadura, Resistência e vantagens e desvantagens e etc.

c) Eu vejo como justamente o oposto. Assim como as regras de papéis de combate e proteção de nicho em 3d&t e também, por exemplo, as regras de classes em D&D, ao sistema dar a cada Característica "preferência" no seu nicho se privilegia a especialização do personagem e consequentemente a diversificação do grupo. Novamente, construir um "pato" é uma opção e não uma obrigatoriedade.

Bom, de qualquer forma eu gostei dessa regra caseira. É um alternativa simples. Talvez eu a teste nas minhas mesas.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Shion » 16 Fev 2016, 02:15

Sim, duas H idênticas se anulavam, mas 1 de diferença resultava em ambos menos dano recebido e mais dano causado, mesmo que fosse 1pt, o que era correto já que custou mais para o personagem. Não é algo que desbalanceie muito, visto que todos compravam pelo menos H3.

A meu ver o problema com a H é que é a característica mais ampla dentro e fora do combate, inclusive em algumas coisas que não deveria. Um personagem mais rápido causar mais dano ou se defender melhor é normal, a física demonstra que velocidade gera força. Mas podia por exemplo deixar "esquiva" pra A (bloqueio? A - F/PdF), já que é da Armadura a capacidade de se defender; o mesmo para de/reflexão.

Algo engraçado é que não tem limite de turnos pra um combate, então dois personagens com H5 e Aceleração podem lutar e apenas se movimentar 2x por turno, sem se atacar, e correr 100m por turno até chegar ao seu destino, sem ficar limitados pela R como aconteceria se não estivessem em luta :p
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”