Calculo diferenciado para FA & FD

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Vicente Pinto » 05 Jan 2015, 20:50

ISMurff escreveu:
Velholobo escreveu:No final o bem da verdade é que o jogo esta rodando maravilhosamente bem. com o pessoal que faz personagem especializados em ataque por exemplo ficando bem destrutivos e pouco defensivos. e o contrario tbm acontecendo.
Essa é a parte mais importante. Se funciona na sua mesa e o pessoal está se divertindo não se preocupe com regras oficiais, use suas regras caseiras. O importante do RPG é se divertir, não é se preocupar com regras ;)
O Importante também é deixar as regras bem claras, e se possível, escreve-las, para que não fique alterando-se a regra ao seu bel prazer.

Minha sugestão é a mesma do ISMurff, tira H do ataque e da defesa, e tira o dobro do dado. ;)
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 06 Jan 2015, 13:20

O mal de tirar a HAB do ataque e da defesa é com os veiculos e mechas. no qual o piloto não vai contribuir de modo consistente para o robo.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por ISMurff » 06 Jan 2015, 13:38

Ué, é só manter a H quando o cidadão tiver pilotando. Até porque o paralelo é dirigir e pilotar algo, necessita de alguém habilidoso para que o veículo faça as manobras certas. A contrapartida só não é verdadeira no combate físico normal, onde o Mike Tyson em 3d&t apanharia do Usain Bolt.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 07 Jan 2015, 21:23

ISMurff escreveu:Ué, é só manter a H quando o cidadão tiver pilotando. Até porque o paralelo é dirigir e pilotar algo, necessita de alguém habilidoso para que o veículo faça as manobras certas. A contrapartida só não é verdadeira no combate físico normal, onde o Mike Tyson em 3d&t apanharia do Usain Bolt.
Ai se eu manter a HAB quando ele estiver pilotando sabe oque acontece? caímos na regra que eu criei para o primeiro post deste tópico. agora você entendeu o porque cheguei naquelas regras?

nas minhas variações das regras o BOlt nunca ganharia o mike tyson. porque FOR da mais FA que HAB pura.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por ISMurff » 07 Jan 2015, 23:24

Pra falar a verdade eu nem li tua regra (na verdade eu nunca leio :lol: ). Regra caseira é regra caseira. A que der certo na sua mesa tá valendo.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Armageddon » 11 Jan 2015, 14:14

Como o ISMurff disse, se tá funcionando pra ti, ótimo. O importante é jogar ;D

Escrevi minhas opiniões quanto a H aqui: http://rpgista.com.br/2013/05/16/c-c-c- ... eaker-002/
Acho que o link encaixa nessa conversa também.
Imagem

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 17 Jan 2015, 13:11

Armageddon escreveu:Como o ISMurff disse, se tá funcionando pra ti, ótimo. O importante é jogar ;D

Escrevi minhas opiniões quanto a H aqui: http://rpgista.com.br/2013/05/16/c-c-c- ... eaker-002/
Acho que o link encaixa nessa conversa também.
Eu estou usando estes mesmos de testes como você falou neste artigo acima.
o grande problema é que a maioria das pessoas acha que HAB é a sua capacidade de "acerto" e "desvio", ja que HAB esta relacionada a velocidade do personagem.

mas na verdade os atributos do 3D&T são bem abstratos. e mostram a capacidade total do personagem em tal área de modo bruto.
mas isto é reflexo do antigo 3D&T em que se usava HAB para acertar os ataques, e a F ou PdF para dano puro. logo se pensa em usar HAB parar acertar alvos distantes.
tendo F e PdF como capacidade bruta e não completa.
porem no 3D&T Alpha as modificações de FA & FD fazem com que as características sejam ainda mais abstratas do que eram antes.
como por exemplo. F ser a sua capacidade de carregar peso causar dano e ainda mais,tambem a sua capacidade de combate corpo a corpo de forma geral.
é totalmente certo fazer testes de PdF para acertar alvos a distancia por exemplo ja que o PdF é a sua capacidade de Mira alem de potencia dos seus acertos.
por isso não existe mais jogada de ataque em 3D&T. tudo é demonstrado de forma bem abstrata e narrativa.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

salvaterra
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2015, 22:17

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por salvaterra » 27 Jan 2015, 22:35

Eu estava justamente quebrando a cabeça com a superpoderosa H.

Gostei das soluções de vocês, e vou testar no próximo final de semana. Ignorar H para FA e FD parece interessante, mas como o velholobo disse, prefiro deixá-la no cálculo pois ela faz sentido afinal de contas.

Lembro de um antigo grupo em que todos os personagens da mesa tinham H4 (o máximo que tinham conseguido e o próximo passo era todo mundo colocar H5), simplesmente pq a maioria dos jogadores, por mais despreocupados das regras que fossem, ainda preferiam garantir a própria sobrevivência, quase inconscientemente. Os jogadores que não ligavam para os números colocavam o máximo em H sem se preocupar com a variação, pois a variação ficava na interpretação, e os jogadores que se preocupavam com os números colocavam o máximo em H justamente para não ficarem para trás. No fim, os números eram todos quase iguais.

É claro que sempre tem alguém "mais forte" que o outro, mas quando personagens de jogadores ficam drasticamente mais fortes que outros pcs com os mesmos pontos, sendo todos personagens de uma aventura voltada para o combate e todos avançando juntos, não demora muito e tá todo mundo fazendo pc igual.

Estou jogando com minha filha e esposa e acabei fazendo uma gambiarra para limitar a habilidade, sem deixar de usá-la como está escrita. Basicamente ampliei os papéis de combate, dei a eles benefícios pequenos para acentuar as diferenças e coloquei um teto para habilidades que não combinam muito com o conceito do papel, dependendo da quantidade de pontos que o pc tem no momento. Mas devido à simplicidade da solução do velholobo, vou testar o jeito mais simples primeiro.

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Armageddon » 28 Jan 2015, 13:44

Chegou a ver o livro de Mega City, Salvaterra? Lá existe uma regra de "nicho" para personagens não fugirem muito daquilo que foi proposto no início da campanha. Talvez seja isso que você esteja procurando.

(Pergunta: você é o Salvaterra do fórum antigo? Se for, andou sumido, hein? =))
Imagem

salvaterra
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Jan 2015, 22:17

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por salvaterra » 28 Jan 2015, 16:13

Armageddon escreveu:Chegou a ver o livro de Mega City, Salvaterra? Lá existe uma regra de "nicho" para personagens não fugirem muito daquilo que foi proposto no início da campanha. Talvez seja isso que você esteja procurando.

(Pergunta: você é o Salvaterra do fórum antigo? Se for, andou sumido, hein? =))
Fiquei mesmo sumido, rs. Anos jogando RPG só de vez em quando dá nisso.

Vou procurar saber mais sobre as regras de nicho. Infelizmente só poderei comprar o Mega City no fim do mês que vem que já estava mesmo na minha lista, me interessei muito pelo cenário.

Li seu texto sobre a polêmica H e achei muito interessante.

Um dos pontos que me incomoda um pouco sobre essa questão e que ainda não vi nem no seu texto ou em outro lugar (mas que com certeza já devem ter discutido), é que, na prática, personagens com H1 ou 2 ficam realmente parecendo estabanados comparados com personagens com H3 ou superior, que é o recomendado. Acontece que, conceitualmente, alguém com H1 nesse jogo deveria ser alguém com uma super destreza, ou super esperteza, nos limites da capacidade humana. Então não acontece essa sintonia entre o que um personagem com H1 deveria ser e o que de fato acontece no jogo.

O irônico disso é que eu nunca me propus ou aos meus jogadores a baixar o poder da habilidade, mas o contrário. Sempre tento lembrar a todo tempo que uma H1 ou 2 já é algo sobre humano e poderoso. Por isso gosto mais de começar com personagens com apenas 5 pontos e usando os kits, que estão realmente muito bons nessa edição. (Aliás, parabéns)

Estamos criando enquanto jogamos um pequeno mundo de fantasia medieval/steampunk e minha filha está se divertindo muito, aliás, criando muitos personagens. Andei implementado pequenos benefícios ligados aos papéis de combate para eles terem uma importância maior que um guia apenas sugerido e estava planejando colocar um limite inicial para características dependendo do papel (por exemplo, Tanque não poderia começar com H maior que 1, Dominante não poderia começar com F e A mair que 1 etc, -- afinal de contas, personagens de 5 pontos raramente têm uma características maiores que 2). Mas vou ler sobre o Mega City sim, assim que conseguir.

Responder

Voltar para “3D&T”