Calculo diferenciado para FA & FD

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 02 Jan 2015, 18:32

acho que todos ja observamos a importância da característica Habilidade na ficha de qualquer personagem em 3D&T.
Ela atualmente adiciona +1 no FA e FD.
Afeta seu deslocamento por turno (assim como a Resistência)
Afeta o seu teste de Iniciativa e de Esquiva.
Afeta seu teste de pericias e capacidades intelectuais.
Afeta algumas vantagens que dependem de tal característica para seu limite (como ataque múltiplo e tiro múltiplo)

Força, Armadura e PdF na verdade não fazem muita diferença na ficha de um personagem ja que todas afetam somente a FA ou FD do possuidor.
algumas vantagens e poucos testes relacionados. convenhamos que a maioria dos testes feitos em 3D&T são de Habilidade e Resistencia.

por fim a Resistência afeta seus PVs, Pms e a sua capacidade de resistir a efeitos de modo geral.

Tendo isso em vista eu tive a seguinte conclusão. Habilidade simplesmente é o melhor atributo em 3D7T não é melhor vc aumentar nem Força nem armadura e nem PdF. é sempre melhor aumentar Habilidade. e a Resistência pra mim esta no mesmo patamar pois os ganhos em pvs pms e capacidade de evitar efeitos é muito benéfica também.

Acabei criando uma regra da casa entre meus jogadores (ao jogar Brigada ligeira estelar, porque ao pilotar Mechas a sua característica Habilidade fica ainda mais em evidencia, ja que é a unica que passa para o robô durante a pilotagem)

Força e PdF ao invés de aumentar o FA em +1 aumenta em +2. em caso de críticos triplique as Características durante o calculo de FA (ao invés de dobrar como antigamente, ja que tecnicamente os valores ja são sobrados por fornecerem FA +2 ao invés de +1)

A armadura fornece FD +2 ao invés de FD+1 assim como a FOrça e PdF triplica a armadura em caso de um acerto critico.

mas porque oferecer FA +2 ao invés de +1?
Simples, porque a Habilidade fornece +1 em FA e +1 em FD equivalente a 2 pontos de "combate" alem de outros benefícios ja informados acima.
desse modo Força, Armadura e PdF fornecem também um bônus de +2 em "combate", equilibrando mais as coisas.

Este foi um raciocínio que eu tive com meus jogadores. bem simples mas que mudou completamente o jogo em si e fez com que antes Características desvalorizadas fossem mais escolhidas e valessem mais a pena de vc pegar dependendo de como vc quer personalizar seu personagem.

Espero que tenham gostado. Bom jogo a todos.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Atmo » 02 Jan 2015, 21:00

Essa formatação tá de matar...

No fim das contas, você parece um jogador novo de 3D&T.
º Habilidade não multiplica num crítico, F, A e PdF sim;
º Habilidade pode ser negada na FD com alguns poderes de Kit;
º Testes de Habilidade, seja perícia ou "percepção", quando não tem uma penalidade de no mínimo -2 são para algo que o mestre poderia narrar sem precisar que o jogador tocasse o dado;
º Esquiva só presta quando o usuário tem H5 e alguma vantagem para aumentar H e o inimigo tem H3 ou menos.

Aliás, faltou perguntar uma coisa: você está falando do 3D&T Alpha ou dos antigos?

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 03 Jan 2015, 12:23

Atmo escreveu: º Habilidade não multiplica num crítico, F, A e PdF sim;
º Habilidade pode ser negada na FD com alguns poderes de Kit;
º Testes de Habilidade, seja perícia ou "percepção", quando não tem uma penalidade de no mínimo -2 são para algo que o mestre poderia narrar sem precisar que o jogador tocasse o dado;

Aliás, faltou perguntar uma coisa: você está falando do 3D&T Alpha ou dos antigos?
sim esta configuração seria para o ja para o Sistema Alpha. porque nos antigos 3D&T (antes do turbinado), habilidade servia para acertar os ataques e não para o dano em si.

habilidade pode sim ser ignorada na FD por alguns poderes de kit, porem a armadura também pode. analisando nos kits oferecidos no brigada ligeira estelar uma mesma quantidade de kits que ofereciam ignorar a Armadura também ignoravam a Habilidade. porem com a constelação do sabre vol 1 e 2 a quantidade de poderes de kits que ignoravam a Habilidade era bem maior. 13 kits de personagem no tal podiam ignorar a Habilidade na FD, enquanto 6 kits poderiam ignorar a Armadura na FD.

mesmo a habilidade podendo ser mais vezes ignorada na FD, ainda tem o caso da FA. mesmo ignorando a habilidade na FD ela não pode ser ignorada na FA, fazendo com que um personagem com HAB 4 seja superior a um personagem com FORÇA ou PDF 2 e ARM 2, alem do personagem com HAB vai poder esquivar dos ataques do personagem que não tem HAB alta.
Atmo escreveu: º Esquiva só presta quando o usuário tem H5 e alguma vantagem para aumentar H e o inimigo tem H3 ou menos.
de acordo com o manual 3D&T só de vc possuir 1 ponto de valor de esquiva (que é igual a HAB + vantagens ou poderes que concedem bonus de esquiva), ainda é possivel esquivar de ataques. logo alguem com HAB 3 contra alguem de HAB 4 o personagem de maior HAB vai ter 1 chance no d6 de esquivar. que é a mesm chance de um acerto critico. isso porque o o manual 3D&T não fala nada que não é possível não se esquivar de acertos críticos.
Atmo escreveu: º Habilidade não multiplica num crítico, F, A e PdF sim;
mesmo que HAB não multiplique em um critico, vc prefere ficar torcendo para um critico? um acerto critico só acontece em um resultado 6 no dado. existem alguns poderes de kit que nem fazer você jogar o dado para FA ou FD. e a HAB conta no FA corpo a corpo, E a distancia, e ainda no FD ou seja na verdade fornece 3 "pts de combate" alguém com HAB 4 mais um vez pode atacar de perto, de longe e ainda se defender suficientemente bem melhor que alguém com FOR 2 e ARM 2(mesmo custo em pontos) e esse segundo personagem não teria um ataque a distancia decente.

como você vê são diversos motivos para eu usar essa configuração que listei acima. para mim e para meu grupo foi uma otina mudança que fez com que os personagens mais especializados não ficassem para tras. nessa configuração em que falei acima, o mesmos personagens usados como exemplos o de HAB 4 e o de FOR2 e ARM 2 teriam a mesma FA e FD, apesar do de HAB 4 ainda se esquivar melhor e poder atacar a distancia. um acerto critico é sorte. apesar de geralmente eles serem devastadores. alguém com muita HAB ou bônus de esquiva por diversas vantagens ou poderes de KIT ainda poder se esquivar inclusive dos acertos críticos.

Mesmo assim, isso que mostrei nesse post, foi uma mudança que fiz e queria mostrar para outros jogadores que achassem que essa mudança poderia equilibrar seus jogos.
caso você ache que isso não mudar nada em seu jogo ou não gostou da mudança. não use. o Mestre do seu jogo é você.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Atmo » 03 Jan 2015, 21:08

Velholobo escreveu:mesmo a habilidade podendo ser mais vezes ignorada na FD, ainda tem o caso da FA. mesmo ignorando a habilidade na FD ela não pode ser ignorada na FA, fazendo com que um personagem com HAB 4 seja superior a um personagem com FORÇA ou PDF 2 e ARM 2, alem do personagem com HAB vai poder esquivar dos ataques do personagem que não tem HAB alta.
E não vejo nenhum problema nisso. Fulano que é mais forte que ciclano é mais forte que ciclano, ponto. Tentar desnivelar isso pra deixar todo mundo igual mata a necessidade de se ter um sistema de jogo, por completo.
Velholobo escreveu:de acordo com o manual 3D&T só de vc possuir 1 ponto de valor de esquiva (que é igual a HAB + vantagens ou poderes que concedem bonus de esquiva), ainda é possivel esquivar de ataques. logo alguem com HAB 3 contra alguem de HAB 4 o personagem de maior HAB vai ter 1 chance no d6 de esquivar. que é a mesm chance de um acerto critico. isso porque o o manual 3D&T não fala nada que não é possível não se esquivar de acertos críticos.
3 - 4 = -1. Pelo o que sei não dá pra ter valor negativo em Características, só com Itens Amaldiçoados (ai dá pra colocar PdF-2).
Velholobo escreveu:mesmo que HAB não multiplique em um critico, vc prefere ficar torcendo para um critico? um acerto critico só acontece em um resultado 6 no dado. existem alguns poderes de kit que nem fazer você jogar o dado para FA ou FD. e a HAB conta no FA corpo a corpo, E a distancia, e ainda no FD ou seja na verdade fornece 3 "pts de combate" alguém com HAB 4 mais um vez pode atacar de perto, de longe e ainda se defender suficientemente bem melhor que alguém com FOR 2 e ARM 2(mesmo custo em pontos) e esse segundo personagem não teria um ataque a distancia decente.
PdF mede a distância de seus ataques a distância. Tentar usar PdF sem isso acarreta em penalidades que fazem o jogador mais sensato se perguntar o por que de não ter comprado PdF. Mas, também, Reflexão e Deflexão não foram proibidos em BLE... e nem os poderes de Kit que ignoram H, ferrando com essas vantagens ao mesmo tempo.
Velholobo escreveu:como você vê são diversos motivos para eu usar essa configuração que listei acima. para mim e para meu grupo foi uma otina mudança que fez com que os personagens mais especializados não ficassem para tras. nessa configuração em que falei acima, o mesmos personagens usados como exemplos o de HAB 4 e o de FOR2 e ARM 2 teriam a mesma FA e FD, apesar do de HAB 4 ainda se esquivar melhor e poder atacar a distancia. um acerto critico é sorte. apesar de geralmente eles serem devastadores. alguém com muita HAB ou bônus de esquiva por diversas vantagens ou poderes de KIT ainda poder se esquivar inclusive dos acertos críticos.
Ainda assim, não tem nada de errado nisso. Se quiser deixar todo mundo igual eu recomendaria jogar Mutantes & Malfeitores, os cálculos da tralha toda podem te agradar mais.

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 03 Jan 2015, 23:55

Atmo escreveu:
E não vejo nenhum problema nisso. Fulano que é mais forte que ciclano é mais forte que ciclano, ponto. Tentar desnivelar isso pra deixar todo mundo igual mata a necessidade de se ter um sistema de jogo, por completo.
até onde sei sistemas de jogo são feitos para equilibrar as coisas e resolver disputas de forma concisa e justa. simplesmente dizer que cilcano é mais forte que cilcano é uma ferramenta do mestre para resolver coisas para qual ele não jogar dados. e se vc não quer jogar dados é só procurar um sistema que não jogue dados.
Atmo escreveu: 3 - 4 = -1. Pelo o que sei não dá pra ter valor negativo em Características, só com Itens Amaldiçoados (ai dá pra colocar PdF-2).
Eu falei que de HAB MAIOR iria conseguir esquivar com um 1 no dado. logo vc nem soube interpretar oque escrevi. o correto seria. HAB 4 MENOS HAB 3 = HAB 1. logo da esquivar sim com um resultado 1 no dado de esquiva.
Atmo escreveu: PdF mede a distância de seus ataques a distância. Tentar usar PdF sem isso acarreta em penalidades que fazem o jogador mais sensato se perguntar o por que de não ter comprado PdF. Mas, também, Reflexão e Deflexão não foram proibidos em BLE... e nem os poderes de Kit que ignoram H, ferrando com essas vantagens ao mesmo tempo.
mesmo medindo a distancia de seus ataques para PdF 1 a distancia é 10m, e dobrando a partir dai para cima. logo alguém com PdF 0 tem alcance 5m. e sempre que vc extrapolar o seu alcance de Distancia de PdF diminui o seu FA em -1. logo ainda da pra atingir alvos a no minimo uns 20m e ainda ficar com o mesmo FA de alguém com PDF2 e alguém com HAB 4
Atmo escreveu: Ainda assim, não tem nada de errado nisso. Se quiser deixar todo mundo igual eu recomendaria jogar Mutantes & Malfeitores, os cálculos da tralha toda podem te agradar mais.
eu gosto de 3D&T pela sua simplicidade. oque proponho aqui não é nada demais somente um equilíbrio para que os próprios jogadores se sintam mais a vontade. e não fiquem gerando personagem de tudo 0 e HAB 5 e RES 5 (acredite isso ja aconteceu e o personagem fazia muita diferença, foi por isso que criei estas regras alternativas)

E lembrando que não estou mudando e nem "nerfando" a HAB, mas dando um boost nas outras características. assim encorajando os personagens a não ficarem pegando somente HAB.
e mais um vez. so falei isso no fórum pra mostrar uma ideia e ajudar a qualquer um que veja este tópico e goste da regra e deseje incorpora-la. não gostou da regra. é so não usar.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Avatar do usuário
mister X
Mensagens: 389
Registrado em: 10 Dez 2013, 00:41
Localização: Devil's bar, Nova Memphis

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por mister X » 04 Jan 2015, 03:44

Velholobo escreveu:eu gosto de 3D&T pela sua simplicidade. oque proponho aqui não é nada demais somente um equilíbrio para que os próprios jogadores se sintam mais a vontade. e não fiquem gerando personagem de tudo 0 e HAB 5 e RES 5 (acredite isso ja aconteceu e o personagem fazia muita diferença, foi por isso que criei estas regras alternativas)

E lembrando que não estou mudando e nem "nerfando" a HAB, mas dando um boost nas outras características. assim encorajando os personagens a não ficarem pegando somente HAB.
e mais um vez. so falei isso no fórum pra mostrar uma ideia e ajudar a qualquer um que veja este tópico e goste da regra e deseje incorpora-la. não gostou da regra. é so não usar.
Essa discussão é tão velha quanto o 3D&T, é aquela maldição da discussão sobre H...

Bom, eu já fudi tanto personagem com A0 que ninguém mais na minha mesa tem coragem de deixar ela 0, na verdade, eles não deixam nenhuma característica 0 (tirando PdF quando são focados em F e vice versa)

Você pode usar essas medidas ou o que está no próprio manual: Se o cara tá cercado por um monte de inimigo ou passando por uma chuva de flechas ou qualquer coisa do tipo, diga que ele não tem H na FD, troque H por A em deflexão e reflexão. Se está enfrentando um monstro elemental, diga que pra cada ataque corpo a corpo que o player faz ele deve fazer um teste de A, caso falhe sofre 1d pontos de dano que só pode ser absorvido pela A.

Uma medida interessante é usar A pra esquivas ao invés de H, em ataque múltiplo e tiro múltiplo usar F e PdF respectivamente como parâmetro pro número de ataques (ao invés de H).

Enfim, existe um sem número de maneiras de contornar esses problemas sem ter que mexer muito no sistema
"Primeiro vêm os sorrisos, depois as mentiras, por fim o tiroteio."

Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Vicente Pinto » 05 Jan 2015, 10:26

mister X escreveu:
Velholobo escreveu:eu gosto de 3D&T pela sua simplicidade. oque proponho aqui não é nada demais somente um equilíbrio para que os próprios jogadores se sintam mais a vontade. e não fiquem gerando personagem de tudo 0 e HAB 5 e RES 5 (acredite isso ja aconteceu e o personagem fazia muita diferença, foi por isso que criei estas regras alternativas)

E lembrando que não estou mudando e nem "nerfando" a HAB, mas dando um boost nas outras características. assim encorajando os personagens a não ficarem pegando somente HAB.
e mais um vez. so falei isso no fórum pra mostrar uma ideia e ajudar a qualquer um que veja este tópico e goste da regra e deseje incorpora-la. não gostou da regra. é so não usar.
Essa discussão é tão velha quanto o 3D&T, é aquela maldição da discussão sobre H...

Bom, eu já fudi tanto personagem com A0 que ninguém mais na minha mesa tem coragem de deixar ela 0, na verdade, eles não deixam nenhuma característica 0 (tirando PdF quando são focados em F e vice versa)

Você pode usar essas medidas ou o que está no próprio manual: Se o cara tá cercado por um monte de inimigo ou passando por uma chuva de flechas ou qualquer coisa do tipo, diga que ele não tem H na FD, troque H por A em deflexão e reflexão. Se está enfrentando um monstro elemental, diga que pra cada ataque corpo a corpo que o player faz ele deve fazer um teste de A, caso falhe sofre 1d pontos de dano que só pode ser absorvido pela A.

Uma medida interessante é usar A pra esquivas ao invés de H, em ataque múltiplo e tiro múltiplo usar F e PdF respectivamente como parâmetro pro número de ataques (ao invés de H).

Enfim, existe um sem número de maneiras de contornar esses problemas sem ter que mexer muito no sistema
Eu tinha escrito um textinho bem legal sobre o assunto para postar aqui, mas meu querido 3G me deixou na mão bem na hora que eu postei... xP

Vou recomeçar então, escrevendo a resposta para o post acima do mister X:
Concordo plenamente com essas adaptações para tirar a importância bizarra da H. O mestre tem que dar bem mais importância para outros testes do que a H, especialmente F (ou PdF) e R.

Sobre o cerne da questão, acho uma roubada completa multiplicar F, PdF e A para o FA e FD, por um simples motivo: Exponencial.
Se um personagem com F4 ataca usando tua regra, ele teria F8, e se rolar o crítico, seria F12. Se fosse F5, seria F10 e depois F15.
Isso quebraria completamente o sistema.

O que eu acho uma boa solução talvez seja realmente negar H para alguns casos, ou até para todos, como o mister X sugeriu.
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por ISMurff » 05 Jan 2015, 13:26

Só tiro a H do cálculo de FA e FD (calculo com Fx2/Ax2/PdFx2), já é o suficiente pra deixar a H equilibrada. Nego com H alta e F0 e A0 é rápido pra correr e agir, mas é papel. Simples e prático.
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por Velholobo » 05 Jan 2015, 17:25

Vicente Pinto escreveu:
Vou recomeçar então, escrevendo a resposta para o post acima do mister X:
Concordo plenamente com essas adaptações para tirar a importância bizarra da H. O mestre tem que dar bem mais importância para outros testes do que a H, especialmente F (ou PdF) e R.

Sobre o cerne da questão, acho uma roubada completa multiplicar F, PdF e A para o FA e FD, por um simples motivo: Exponencial.
Se um personagem com F4 ataca usando tua regra, ele teria F8, e se rolar o crítico, seria F12. Se fosse F5, seria F10 e depois F15.
Isso quebraria completamente o sistema.

O que eu acho uma boa solução talvez seja realmente negar H para alguns casos, ou até para todos, como o mister X sugeriu.
ISMurff escreveu:Só tiro a H do cálculo de FA e FD (calculo com Fx2/Ax2/PdFx2), já é o suficiente pra deixar a H equilibrada. Nego com H alta e F0 e A0 é rápido pra correr e agir, mas é papel. Simples e prático.
Eu gosto muito sessa possibilidade de negar a H na FA e FD. Eu ja tinha pensado nisso. Como o VIcente falou o exponencial é meio chato.Pporque desse modo que coloquei. o jogo fica mais rápido. Os danos são maiores, porque quem tem 1 ponto de atributo maior ataca ou se defende com 2 pontos de diferença ao invés de 1. sempre causando mais dano. ou se tornando mais impenetrável.

Porem eu não fiz dessa maneira negando a H por vários motivos. a HAB tem a sua utilidade realista no ataque e na sua defesa. a HAB mostra a sua capacidade de precisão e reação Ativa. Como no próprio livro sugere. isso faz com que por exemplo alguém pilotando um veiculo não faça muita diferença contra outro piloto. porque como a HAB em combate não vai contar pra FA ou FD ela vai contar somente para esquivas. e outra coisa. vários poderes de KIT no caso 15 poderes de todos os kits mostrados na brigada ligeira estelar, constelação do sabre vol 1 e 2 ignoram a HAB na FD logo tirar a HAB da FD também causaria esse problema nessas mecânicas. oque também inclui para alvos indefesos e surpresos. apesar da fácil adaptação (é só dizer que todos esses efeitos so deixam aplicar metade da ARM na FD) eu gosto de pensar que um bom piloto faz milagres com um robô ruim e atrasado e mais fraco.
Afinal foi sempre sobre isso que se tratou os universos de animes de Robos gigantes. (como zechs em gundam wing luta quase páreo a páreo com Heero pilotando o wing, enquanto zechs pilotava um leãozinho).
Nesse tipo de gênero a capacidade do piloto precisa fazer a diferença. e em combate fazer a HAB dar somente esquivas eu acho meio não condizente.

eu preferi desse jeito que foi mostrado no inicio desse tópico porque deixa sim os ataques mais letais (e as defesas mais impenetráveis). e resolve por exemplo alguns problemas de umas vantagens como o ataque especial (que por 1 ponto vc aumenta seu ataque especial em +1 F ou PdF, oque na verdade da no mesmo que colocar 1 pts na característica) só que com esse meu calculo agora o ataque especial faz FA+4 ao invés de +2 (ja que agora F ou PdF são sobrados em cálculos. fazendo com que ataques especiais façam bem mais diferença.

eu ja joguei diversos jogos com esses meus cálculos e todos foram muito satisfatórios. fazendo os chefões mais chefões. e fazendo os combates de pessoas de poucos pontos bem mais mortais. eu não precisei em nenhum momento usar as regras dos grunts por exemplo. (inimigos capangas que tem somente 1 pv)

No final o bem da verdade é que o jogo esta rodando maravilhosamente bem. com o pessoal que faz personagem especializados em ataque por exemplo ficando bem destrutivos e pouco defensivos. e o contrario tbm acontecendo.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Calculo diferenciado para FA & FD

Mensagem por ISMurff » 05 Jan 2015, 18:05

Velholobo escreveu:No final o bem da verdade é que o jogo esta rodando maravilhosamente bem. com o pessoal que faz personagem especializados em ataque por exemplo ficando bem destrutivos e pouco defensivos. e o contrario tbm acontecendo.
Essa é a parte mais importante. Se funciona na sua mesa e o pessoal está se divertindo não se preocupe com regras oficiais, use suas regras caseiras. O importante do RPG é se divertir, não é se preocupar com regras ;)
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Responder

Voltar para “3D&T”