Manual de Armas by L.F- Texto completo

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Vicente Pinto » 06 Fev 2015, 22:34

Ta ficando interessante, mas acho que tenho uma opção melhor do que a coluna Iniciativa.

Sinceramente, acho meio inútil ter esta coluna, e até não faz sentido. Acho que seria muito melhor usar uma coluna para destacar qualidades ou defeitos das armas.

Um belo exemplo disto é a Boleadeira. Ela poderia ser assim:

Boleadeira | +3 | Contusão | Paralisante, Ataque único, Retornável

Acho que faz mais sentido usar outras qualidades até por conta do valor das armas em PEs.
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 06 Fev 2015, 22:45

Vicente Pinto escreveu:Ta ficando interessante, mas acho que tenho uma opção melhor do que a coluna Iniciativa.

Sinceramente, acho meio inútil ter esta coluna, e até não faz sentido. Acho que seria muito melhor usar uma coluna para destacar qualidades ou defeitos das armas.

Um belo exemplo disto é a Boleadeira. Ela poderia ser assim:

Boleadeira | +3 | Contusão | Paralisante, Ataque único, Retornável

Acho que faz mais sentido usar outras qualidades até por conta do valor das armas em PEs.
Achei muito interessante e realmente faz mais sentido em algumas armas.
Mas a Boleadeira Retornável? não saquei

E armas como o Bastão Fortalecido por exemplo, seria Contusão | Ataque unico somente?
Pra outras já até me veio a ideia aqui.

Mas a questão não é o valor em XP, pq meus jogadores compraram todas essas com dinheiro arrecadado em campanhas, tesouros e etc.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Vicente Pinto » 06 Fev 2015, 23:35

fudex69 escreveu:
Vicente Pinto escreveu:Ta ficando interessante, mas acho que tenho uma opção melhor do que a coluna Iniciativa.

Sinceramente, acho meio inútil ter esta coluna, e até não faz sentido. Acho que seria muito melhor usar uma coluna para destacar qualidades ou defeitos das armas.

Um belo exemplo disto é a Boleadeira. Ela poderia ser assim:

Boleadeira | +3 | Contusão | Paralisante, Ataque único, Retornável

Acho que faz mais sentido usar outras qualidades até por conta do valor das armas em PEs.
Achei muito interessante e realmente faz mais sentido em algumas armas.
Mas a Boleadeira Retornável? não saquei

E armas como o Bastão Fortalecido por exemplo, seria Contusão | Ataque unico somente?
Pra outras já até me veio a ideia aqui.

Mas a questão não é o valor em XP, pq meus jogadores compraram todas essas com dinheiro arrecadado em campanhas, tesouros e etc.
Pra Boleadiera ser Retornável poderia ser uma característica única/mágica ;) (Sim, foi erro meu)

Não sei se o Bastão Fortalecido seria Ataque Único. Na real esta característica eu tinha pensado mais pra coisas que tu pode atirar somente uma vez, como a Boleadeira, ou uma Rede. :)
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
Mataro
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Dez 2013, 19:09
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Mataro » 08 Fev 2015, 11:59

Vou mostrar a regrinha que uso na minha mesa.

1º A tabela Segue a regra do equipamento.

2º Todos os jogadores começam com 4 pontos de equipamento sem pagar nada por isso.

3º Os inimigos Dropam itens nas aventuras (geralmente as armas que eles usam no combate).

4º Desses 4 Pontos de equipamento, os personagens não podem fazer os seus equipamentos, só podem adquirir os que estão disponíveis na lista abaixo.

Simples assim.

Adaga
Características: F1 (perfuração), PdF1 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 3 Usos
Preço: 2 PO

Espada Curta
Características: F2 (corte)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 10 PO

Espada Longa
Características: F3 (corte)
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 15 PO

Espada Bastarda
Características: F4 (corte)
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 12 usos
Preço: 35 PO

Espada Grande (de Duas Mãos)
Características: F4 (corte), Ponto Fraco (os golpes são lentos e fáceis de desviar).
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 12 Usos
Preço: 50 PO

Lança
Características: F2 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 2 PO

Alabarda
Características: F4 (perfuração)
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 12 Usos
Preço: 10 PO

Maça
Características: F2 (Esmagamento)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 12 PO

Martelo de Guerra
Características: F3 (Esmagamento)
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço:  12 PO

Machado de Batalha
Características: F3 (corte)
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 10 PO

Arco Curto
Características: PdF2 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 30 PO

Arco Longo
Características: PdF3, Tiro Carregável
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 100 PO

Besta Leve
Características: PdF2 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 35 PO

Besta Pesada
Características: PdF3 (perfuração)
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 50 PO

EQUIPAMENTO ESPECIAL


[Espada Abaré (Elfica)
Características: F2 (corte) Ataque Especial Penetrante
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 150 PO

Espada de Duas Lâminas
Arma rara, de difícil construção.
Características: F2 (corte), Ataque Múltiplo (limitado a no máximo 2 ataques por turno).
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 50 PO

AS NIHON-TO



A simbologia existente nas Nihon-to é que a bainha representa o corpo físico, templo protetor, enquanto a lâmina, o espírito poderoso que quando utilizado com sabedoria realiza atos incríveis. Em mãos hábeis de um perito a espada Yuana pode cortar qualquer parte do corpo humano , ou uma folha de árvore caindo ao solo.



As Espadas de YU geralmente tem a mesma função das espadas feitas no império, mas tem o preço maior que as nacionais devido a importação de YU, como é normal existem muitas espadas feitas no império que são replicas "perfeitas" das espada YUanas, seu preço pode ser um pouco menor

Daito - Espada Longa
Para pertencer à categoria Daito, a lâmina precisa medir mais do que 2 shaku em linha reta entre a ponta da espada (kissaki) e a base da lâmina (munemaki). Pertencem a esta categoria:

Tachi
Ancestral da katana, o tachi (espada) é muito similar à sua sucessora. As diferenças se encontram apenas no modo de 'vestir' a espada e nos adornos. O tachi era usado suspenso na cintura, com o fio da lâmina virado para baixo. Seus adornos são mais ricos, abusando dos dourados e das cores vivas.

Katana
A katana é um sabre de lâmina curva e fio em apenas uma das faces. Durante séculos foi "a alma do samurai" segundo o shogun Tokugawa Ieyasu. Diferentemente do Tachi, as katanas tem adornos mais sóbrios e são 'vestidas' presas ao obi (faixa na cintura) com o fio voltado para cima (estilo buke-zukuri). A katana, em conjunto com a wakizashi formava o daisho (lit. grande-pequeno), as armas símbolo dos guerreiros de Yuanos.

No-Dachi
No-dachi significa 'espada de campo' e também é conhecida como 'katana de três mãos'. Geralmente usada à cavalo, esta nihon-to é significativamente maior que a katana e o tachi, e sua lâmina pode alcançar 3 shaku (90,9 cm).

Espada Katana/Tachi/No-Dachi
Características: F3 (corte)
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 50 PO

O-Dachi
Também conhecida como o-tachi. a 'espada grande' ou 'espada enorme' era geralmente tilizada com fins religiosos e media mais do que 3 shaku. Pela similaridade da pronúncia, a o-dachi é muitas vezes é confundida com a no-dachi mas são nihon-to diferentes.

Espada O-Dachi (de Duas Mãos)
Características: F4 (corte), Ponto Fraco (os golpes são lentos e fáceis de desviar).
Custo: 3 pontos de equipamento.
Usos: 12 Usos
Preço: 100 PO

Shoto - Espada curta
As 'espadas curtas' medem entre 1 e 2 shaku em linha reta entre o munemaki e o kissaki. São elas:

Ko-dachi
O prefixo 'ko' significa curto enquanto dachi é outra forma de tachi. Literalmente, uma ko-dachi é um tachi (espada) curto. Diferentemente da wakizashi, a ko-dachi era utilizada sozinha, geralmente por pessoas de estatura menor. Elas diferem também na curvatura (o ko-dachi é mais curvo) e no comprimento do cabo (tsuka).

Wakizashi
O wakizashi era o par curto da katana. Desenvolvido para ser um complemento do sabre longo, o wakizashi era usado em combates em florestas e castelos - onde o comprimento da katana prejudicava a movimentação - ou em técnicas com duas espadas.

Espada Wakizashi/Ko-dachi
Características: F2 (corte)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 30 PO


Tanto - Adaga
Chama-se tanto uma arma de corte cujo comprimento da lâmina seja inferior a 1 shaku. Em alguns períodos da história de YU, alguns samurais utilizavam-no em conjunto com um tachi ou substituindo o wakizashi no daisho. As mulheres também costumavam carregar uma adaga conhecida como kaiken para autodefesa.

Tanto/kaiken
Características: F1 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 3 Usos
Preço: 10 PO

Naginata
Apesar de não ser de fato uma espada, a naginata é considerada parte da família das nihon-to por seu estilo de forja e montagem. Montada em um cabo comprido, a naginata é o correspondente Yuano da alabarda imperial.

Naginata
Características: F4 (perfuração)
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 12 Usos
Preço: 30 PO

Yari
A Yari é a lança de combate usada pelos soldados de infantaria orientais. Geralmente sua extremidade é uma lâmina pontiaguda feita tanto para cortar quanto para perfurar, e pode ter formas variadas. A arte marcial dedicada ao uso da Yari é o sojutsu.

[Yari
Características: F2 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 2 PO


ARMAS DE FOGO

Bacamarte
Características: PdF1 (perfuração)
Custo: 1 ponto de equipamento.
Usos: 3 Usos
Preço: 20 PO



O Bacamarte é uma arma de fogo frande. Você pode carregá-la com pregos, vidro, rochas pequenas ou qualquer coisa, embora munição normal seja mais preciso e danoso. Dependendo do tipo de munição, um arcabuz atinge uma pequena área. Ele pode atirar até quatro balas de uma só vez com um tiro padrão. Requer somente uma carga de pólvora.

Arcabuz
Características: PdF1 (perfuração), Tiro Carregável
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 35 PO



Similar ao bacamanrte, o arcabuz atira um única bala, similar aquelas usada em pistolas. Requer somente uma carga de pólvora para atirar. Arma de cano longo, e como o Bacamarte, não é muito confiável e costuma falhar

Pistola
Características: PdF2 (perfuração)
Custo: 2 pontos de equipamento.
Usos: 6 Usos
Preço: 50 PO


A Pistola é como uma evolução da Arcabuz e basicamente é um tubo de metal preso a um suporte de madeira. O mecanismo de disparo fica um pouco acima do cano. Ela requer uma carga de pólvora e atira uma bala quando carregada.

Mosquete
Características: PdF3 (perfuração), Tiro Carregável
Custo: 4 pontos de equipamento.
Usos: 9 Usos
Preço: 200 PO


Os engenheiros desenvolveram uma arma que mostrou-se superior ao bacamarte e ao arcabuz em alcance. Embora essa arma seja superior a maioria das armas de fogo no Império, ela é rara e tão valorizada que aqueles que a tem nunca a vendem. Ele requer uma única carga de pólvora e atira uma única bala.
Imagem

Fórum do Meu Blog.
Meu PBF acontece la.
http://forumplus.forumeiros.com/

‎"Espíritos Gandiosos sempre encontram Oposição Violenta de Mentes Medíocres."

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 08 Fev 2015, 22:03

Mataro escreveu:Vou mostrar a regrinha que uso na minha mesa.

1º A tabela Segue a regra do equipamento.

2º Todos os jogadores começam com 4 pontos de equipamento sem pagar nada por isso.

3º Os inimigos Dropam itens nas aventuras (geralmente as armas que eles usam no combate).

4º Desses 4 Pontos de equipamento, os personagens não podem fazer os seus equipamentos, só podem adquirir os que estão disponíveis na lista abaixo.
Achei bem interessante o conceito, mas como eu disse estou seguindo as regras do próprio manual e adaptando pra minha mesa.
Fiz alguns testes já e foram bem satisfatórios.
Tanto no equilíbrio dos bônus, quanto nos valores em relação as finanças atuais do grupo.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Shion » 09 Fev 2015, 22:44

O problema é dar a opção de conseguir bonus nas caracteristicas com dinheiro. Ai o cara vai lá, compra Riqueza e não precisa se preocupar com pontos em F, A e PdF por muito tempo.
Imagem

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 09 Fev 2015, 23:09

Shion escreveu:O problema é dar a opção de conseguir bonus nas caracteristicas com dinheiro. Ai o cara vai lá, compra Riqueza e não precisa se preocupar com pontos em F, A e PdF por muito tempo.
Ai via do mestre né cara, vc tem o poder nas mãos de boicotar as coisas, na minha campanha mesmo, eu sugeri que ninguém iniciasse Mestre e que ninguém pegasse riqueza pra não desnivelar a bagaça.
Todos tem que ter bom senso, tanto jogadores, quanto mestre.
Você pode variar os preços de uma cidade para outra, ou até mesmo dizer que todos os equipamentos do ferreiro de tal cidade recebem -2 porque o ferreiro é meia boca.
Quando o bom senso falhar, vc o admin, é facil de contornar.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia2] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 19 Fev 2015, 00:05

Atualizado e aguardando opiniões.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: Manual de Armas by L.F- Texto completo

Mensagem por fudex69 » 20 Fev 2015, 22:37

Eliminei a regra de iniciativa para simplificar e ficar mais fiel a regra do manual.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Responder

Voltar para “3D&T”