Manual de Armas by L.F- Texto completo

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Manual de Armas by L.F- Texto completo

Mensagem por fudex69 » 04 Fev 2015, 00:35

Este manual é uma criação independente, sem fins lucrativos, com intuito de introduzir armas e equipamentos na mesa daqueles que assim desejarem. Tempos atrás baixei um Manual de Equipamentos, mas tanto os bônus quanto os valores não se enquadravam muito bem com os personagens do meu grupo.
Daí a iniciativa de criar um manual próprio e que ficasse balanceado, mas a vontade era grande de compartilhar o conteúdo, então usei as regras do Manual Revisado para criar o meu próprio manual de armas e armaduras. Essas regras são:

Pág. 1d+142
1 Ponto de experiência no manual, se equivale a 100 moedas, levei em consideração o tibar de cobre, 100 tibares = 1 moeda de ouro.
Pág. 1d+120
•Arma +1: 10 PEs • Arma +2: 30 PEs • Arma +3: 50 PEs • Arma +4: 70 PEs • Arma +5: 100 PEs • Arma +6: 200 PEs(criada por mim)
Seguindo esses conceitos teremos:
• Arma +1: 10 PEs = 10 O$ = 1000 T$ • Arma +2: 30 PEs = 30 O$ = 3000 T$ • Arma +3: 50 PEs = 50 O$ = 5000 T$
• Arma +4: 70 PEs = 70 O$ = 7000 T$ • Arma +5: 100 PEs = 100 O$ = 10000 T$ • Arma +6: 200 PEs = 200 O$ = 20000 T$
O bônus máximo de qualquer arma ou armadura será sempre +6, mesmo em condições especiais que veremos mais adiante.

Contusão e esmagamento

Bastão fortalecido ‡ +2 /contusão 30 O$
Bastão triplo ‡ +2/contusão 30 O$
Clava +2/contusão 30 O$
Clava com espinhos ‡ +3/contusão 50 O$
Maça leve +3/contusão 50 O$
Maça pesada ‡ +4/contusão 70 O$
Maça-estrela +4/contusão 70 O$
Mangual leve +3/contusão 50 O$
Mangual pesado ‡ +4/contusão 70 O$
Mangual duplo ‡ +3/contusão 50 O$
Manopla reforçada +1/contusão 10 O$
Manriki-Kusari +3/contusão 50 O$
Marreta de guerra ‡ +5/contusão 100 O$
Martelo de guerra +4/contusão 70 O$
Martelo leve +2/contusão 30 O$
Nunchaku +3/contusão 50 O$
Porrete +1/contusão 10 O$
Tonfa +2/contusão 30 O$
‡ Arma de duas mãos

Corte e Perfuração

Adaga +2/perfuração 30 O$
Alabarda ‡ +2/corte 30 O$
Alfanje +4/corte 70 O$
Cimitarra +4/corte 70 O$
Claymore ‡ +6/corte/perfuração 200 O$
Corrente farpada +4/perfuração 70 O$
Espada bastarda ‡ +4/corte/perfuração 70 O$
Espada curta +3/corte/perfuração 50 O$
Espada de duas laminas ‡ +4/corte 70 O$
Espada longa +4/corte/perfuração 70 O$
Espada nobre +5/corte/perfuração 100 O$
Florete +3/perfuração 50 O$
Foice +3/corte/perfuração 50 O$
Foice curta +2/corte 30 O$
Glaive ‡ +5/corte 100 O$
Guisarme ‡ +4/corte 70 O$
Kama +3/corte 50 O$
Katana ‡ +5/corte/perfuração 100 O$
Katar +3/corte/perfuração 50 O$
Kukri +2/corte 30 O$
Lança curta +3/perfuração 50 O$
Lança longa ‡ +4/perfuração 70 O$
Lança montada leve +3/perfuração 50 O$
Lança montada pesada +4/perfuração 70 O$
Machadinha +2/corte 30 O$
Machado de arremesso +3/corte 50 O$
Machado de batalha +4/corte 70 O$
Machado de guerra anão ‡ +5/corte 100 O$
Machado nobre ‡ +6/corte 200 O$
Machado Orc duplo ‡ +4/corte 70 O$
Montante ‡ +6/corte/perfuração 200 O$
Ninja-to +4/corte/perfuração 70 O$
Picareta leve +2/perfuração 30 O$
Picareta pesada +3/perfuração 50 O$
Ranseur ‡ +4/perfuração 70 O$
Sabre +3/perfuração 50 O$
Sai +2/perfuração 30 O$
Siangham +2/perfuração 30 O$
Tridente +4/perfuração 70 O$
Urgrosh anão ‡ +4/corte/perfuração 70 O$
Wakizashi +3/corte/perfuração 50 O$
‡ Arma de duas mãos

Ataque a distância

Arco curto ‡ +2/perfuração 30 O$
Arco curto composto ‡ +3/perfuração 50 O$
Arco longo ‡ +4/perfuração 70 O$
Arco longo composto ‡ +5/perfuração 100 O$
Besta de mão +2/perfuração 30 O$
Besta de repetição +3/perfuração 50 O$
Besta leve ‡ +4/perfuração 70 O$
Besta pesada ‡ +5/perfuração 100 O$
Boleadeira * +0/paralisia 10 O$
Bumerangue +1/contusão 10 O$
Chicote +1/corte 10 O$
Chuço +2/perfuração 30 O$
Funda +1/contusão 10 O$
Kusari-Gama +3/corte 50 O$
Manriki-Kusari +3/contusão 50 O$
Pistola +5/perfuração 100 O$
Rede * +0/paralisia 10 O$
Rifle ‡ +6/perfuração 200 O$
Shuriken +1/perfuração 10 O$
Zarabatana +0/perfuração 5 O$
‡ Arma de duas mãos
* Efeito da vantagem paralisia

Adicionais

Quem é que não gosta de exclusividade, algo que diferencie sua arma, chame atenção ou torne ela mais poderosa?
Segue algumas opções para os jogadores que quiserem (e puderem), incrementar suas armas.

Design exclusivo +100 O$ Como o nome diz, permite ao jogador escolher um desenho único para sua arma, seja na lamina, no cabo, algo que realmente a diferencie.
Luxuosa +100 O$ Para quem gosta de "ostentar" será possivel pagar um pouco a mais e ter aquela pedra cravada no cabo, detalhes em ouro e etc.
Poderosa +150 O$ Essa opção permite que a sua arma receba um bônus +1 adicional ao mostrado na tabela, respeitando o bônus máximo de +6.

Materiais especiais

Alguns materiais são raros e quando encontrados não costumam ser baratos, segue aqui uma tabela desses materiais e que devem ser multiplicados ao valor base da arma encontrada no manual.

Forjada em Doherimm* x3 Anões são exímios forjadores, fazem belíssimas armas, peças únicas, mas cobram caro por isso.
Forjada em Zakharov* x3 Comparadas as armas de Doherimm, seguem a mesma fama poderosas e belíssimas armas feita pelos nativos de Zakharov.
Gelo eterno* x5 Tão duro quanto aço, esse material é extremamente raro e de difícil manuseio, armas feitas com ele acrescentam frio e gelo ao ataque.
Madeira de Tollon* x10 Escura e muito resistente, essa madeira acrescenta o poder de dano magico a arma, tais características o tornam extremamente cara.

Gostaria de opiniões quantos os valores dos multiplicadores dessa parte.

Armaduras

Leves
Armadura acolchoada +1 10 O$
Camisa de malha +3 50 O$
Corselete de Couro +2 30 O$
Medias
Brunea +3 50 O$
Cota de Malha +4 70 O$
Gibão de couro +3 50 O$
Peitoral de placas +4 70 O$
Pesadas
Armadura completa +6 200 O$
Cota de talas +5 100 O$
Loriga segmentada +5 100 O$
Meia armadura +5 100 O$

Escudos

Broquel* +1 15 O$
Escudo pequeno de aço +1 15 O$
Escudo pequeno de madeira +1 10 O$
Escudo grande de aço +2 35 O$
Escudo grande de madeira +2 30 O$
Escudo torre de aço +3 55 O$
Escudo torre de madeira +3 50 O$
*Este escudo permite que o jogador use armas de duas mãos.


Por enquanto é isso pessoal, ainda vou editar as imagens e montar tudo em PDF, pretendo disponibilizar ele pra download em breve.
Gostaria muito que TODOS comentassem, seja elogio, critica ou alguma sugestão.
Editado pela última vez por fudex69 em 19 Fev 2015, 06:02, em um total de 2 vezes.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Shion » 04 Fev 2015, 02:39

o lado bom do 3D&T é que não precisa fazer sentido, mas se quiser é fácil forçar sentido.

posso simplesmente ter um picador de gelo com bonus de +5 desde que pague os 100 PEs enquanto meu colega com uma maça-estrela com cabo de 2m tem um bonus de +1 pois preferiu gastar os outros PEs diretamente em F.

explicações? a fisica ajuda: quanto menor o ponto de impacto mais concentrada é a energia aplicada. por isso o picador de gelo consegue rachar um bloco de gelo enorme ao meio. e a maça pode ser de um material ruim ou não tem uma boa dinamica, tornando os ataques desengonçados. não tem motivo para esse tipo de tabela.

agora se fosse para adicionar caracteristicas especificas ao usar certos tipos de armas, ai a coisa muda. sabe, dar mini-vantagens para tipos diferentes de armas é algo que seria bacana, como chance de atordoar com armas "não-letais" (bastão e maça), chance de deixar o alvo sangrando e perdendo PVs a cada turno com armas de corte ou perfuração.
Imagem

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 04 Fev 2015, 06:09

Shion escreveu:o lado bom do 3D&T é que não precisa fazer sentido, mas se quiser é fácil forçar sentido.

posso simplesmente ter um picador de gelo com bonus de +5 desde que pague os 100 PEs enquanto meu colega com uma maça-estrela com cabo de 2m tem um bonus de +1 pois preferiu gastar os outros PEs diretamente em F.

explicações? a fisica ajuda: quanto menor o ponto de impacto mais concentrada é a energia aplicada. por isso o picador de gelo consegue rachar um bloco de gelo enorme ao meio. e a maça pode ser de um material ruim ou não tem uma boa dinamica, tornando os ataques desengonçados. não tem motivo para esse tipo de tabela.

agora se fosse para adicionar caracteristicas especificas ao usar certos tipos de armas, ai a coisa muda. sabe, dar mini-vantagens para tipos diferentes de armas é algo que seria bacana, como chance de atordoar com armas "não-letais" (bastão e maça), chance de deixar o alvo sangrando e perdendo PVs a cada turno com armas de corte ou perfuração.
Meu caro, a minha mesa tem jogadores muito experientes, tanto em 3d&t quanto em outros sistemas como D&D, vampiro e tantos outros,
e um dos motivos de usarmos hoje o Alpha é a simplicidade do sistema e a liberdade de adaptação de "QUALQUER COISA".
Nós não usamos a tabela de poderes que vem no manual que diz que um personagem com F 5 pode levantar 10 mil quilos, usamos parâmetros um pouco menos fantásticos.
Como o grupo é bem experiente e se divide bem nos quesitos de "party" temos personagens variados, fazendo com que eles poucas vezes precisem pagar por algo que eles não saibam ou possam fazer, surgiu a ideia conjunta de criar algumas tabelas de itens, para usar melhor o dinheiro e diferenciar cada vez mais um personagem do outro.
Tanto com a tabela de armas, como a de armaduras que ainda vou fazer e outros equipamentos.
A ideia de dar algum efeito dessas armas foi cogitada, mas logo abolida por eles próprios, dizendo que para esses efeitos já existem vantagens que podem ser usadas.
O negocio é só pra deixar o jogo ainda mais interessante, pois da não só mais uma opção de personalização, quando pode criar novos objetivos para personagens individuais ou mesmo o grupo, um dos personagens do grupo mesmo, que já possui uma certa grana, já disse que um dos próximos objetivos dele é encontrar alguém quem faça uma arma de gelo eterno pra ele.
Isso varia de mesa pra mesa, de jogador pra jogador, quem sabe com esse manual vc possa mestrar uma campanha menos fantástica, com os pés mais no chão e tal.
É só mais uma vertente do nosso querido rolling play.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Velholobo
Mensagens: 47
Registrado em: 29 Dez 2014, 22:29
Localização: Rio de Janeiro

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Velholobo » 04 Fev 2015, 10:36

fudex69 escreveu:A tempos o pessoal que eu mestro vinham me pedindo um manual de armas e equipamentos.
Até acharam e levaram o "Manual de armas e equipamento 3° edição", muito bem feito por sinal,
mas pro nosso jogo achei desnivelado, tanto os bônus quanto os valores e etc.
Ai resolvi eu mesmo fazer o meu, e parti das seguintes regras do manual revisado para me orientar:

1 PE no manual, se equivale a 100 moedas, levei em consideração o tibar de cobre.
100 tibares = 1 moeda de ouro

A tabela de bonus de armas encontrado no manual é a seguinte:
Arma +1: 10 PEs • Arma +2: 30 PEs • Arma +3: 50 PEs • Arma +4: 70 PEs • Arma +5: 100 PEs.

Logo temos:
• Arma +1: 10 PEs = 10 O$ = 1000 T$
• Arma +2: 30 PEs = 30 O$ = 3000 T$
• Arma +3: 50 PEs = 50 O$ = 5000 T$
• Arma +4: 70 PEs = 70 O$ = 7000 T$
• Arma +5: 100 PEs = 100 O$ = 10000 T$

Assim calculei, e montei a primeira tabela.
Peço que avaliem com apreço, opinem, critiquem.
Peguem leve que a primeira versão, quero opiniões mesmo. ^^
Isto pode até ser uma boa ideia caso o seu grupo esteja pedindo este tipo de coisa e não queiram trocar de sistema. apesar de o 3D&T não precisar de explicação para a maioria das coisas. Ele também é um sistema bastante adaptável, mas porem eu te recomendo caso vcs queiram um sistema que utilize mais esse esquema de "dano por armas" trocarem de sistema, eu recomendo Gurps ou D&D. Porem Gurps é mais parecido com 3D&T e é possível de vcs gostarem mais.

Agora sobre essa tabela de armas eu te recomendo olhar uns livros de D&D ao faze-la porque o D&D tem o esquema bem definido para armas em sua classificação de tipo e tamanho. utilizando o D3, D4, D6, D8, D10 e D12. indo de D3 para ataque desarmado e D12( ou 2d6, da no mesmo) para uma espada larga.
isto porque ainda tem outras coisas a levar em conta. Como a arma exige uma ou duas mãos para utilizar?

Alem disso se vc fizer uma tabela para armas OBRIGATORIAMENTE vc deve fazer uma tabela de armaduras. no D&D elas vão com um bônus de +1 até +9 mas isto porque o esquema e cálculos dos D&D são bem diferenciados dos demais sistemas. no caso de vc fazer isto para 3D&T eu te recomendo fazer armaduras de bônus máximo para +5 ou +6.

Só para te dar uma ideia de tamanho e dano de armas vou listar um exemplo crescente aqui para vc, o bônus +#, seria o bônus fornecido a arma no 3D&T e o valor entre parenteses seria a comparação com D&D:
+0 (D3)= Ataque desarmado, +1(D4) =Adaga, +2(D6)= Espada Curta, +3(D8)= Espada Longa, +4(D10)= Espada Bastarda, +5(D12)= Espada Larga

Agora armaduras:
+0 sem armadura, +1 Armadura acolchoada, +2 armadura de couro batido, +3 Cota de malha, +4 Brunea (também conhecida como armadura de escamas) e por ultimo +5 Armadura de placas.

Espero que esses Exemplos te ajudem em sua tabela.
Por um mundo onde tenha mais Gundam para as pessoas serem mais felizes

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 04 Fev 2015, 12:21

Muito obrigado pela dica Velholobo.
Gostei muito dos exemplos, mas nós já jogamos Gurps, D&D entre outros, preferimos o 3D&T pela simplicidade e tbm,
quando algum novato aparece é facílimo de introduzi-lo, tornando mais fácil tbm a reposição no grupo quando alguém para de jogar.
Chegamos a Adaptar um manul que temos aqui que usava um esquema de 2 D6 e tal, mas entramos em acordo que os bônus deveriam varias entre 1 a 5,
e que colocaríamos algumas exceções para +6(super afiadas ou poderosas).
Eu vou fazer logo em seguida a de armaduras tbm, seguindo a mesma linha, 1 a 5 e etc.
Mas vlw mesmo pela dica.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por ISMurff » 04 Fev 2015, 14:46

Como é que eu ponho anexo nas postagens??????????
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Armageddon » 04 Fev 2015, 22:00

Isso é meio off-topic, mas basta Responder ao invés de mandar a resposta rápida. Ali existe a opção. ^ ^
Anexos
stearantula.png
stearantula.png (73.95 KiB) Exibido 3165 vezes
Imagem

Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por Vicente Pinto » 04 Fev 2015, 22:08

Interessante a ideia, mas eu faria um pouco diferente, em termos do dano. Acho que poderia ser mais genérico e deixar até +3, e se quiser causar mais, tem que comprar habilidades especiais pra arma, e talz...

Mas daria pra trabalhar em cima. Sinto falta de algumas tabelas em 3D&T, mesmo sem ter a necessidade delas... ;)
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 04 Fev 2015, 22:29

Vicente Pinto escreveu:Interessante a ideia, mas eu faria um pouco diferente, em termos do dano. Acho que poderia ser mais genérico e deixar até +3, e se quiser causar mais, tem que comprar habilidades especiais pra arma, e talz...

Mas daria pra trabalhar em cima. Sinto falta de algumas tabelas em 3D&T, mesmo sem ter a necessidade delas... ;)
vlw pela dica man, mas a nossa ideia aqui é não ficar tão genérico mesmo.
Mas já estou trabalhando nas variantes dessas armas, por exemplo
- Super poderosas (essas teriam um bonus de +1 alem do descrito na tabela)
- Forjada por anões
- Forjada em Zakharov
- Madeira de Tollon
- Gelo Eterno
- Design Exclusivo (do contrario elas serão no design padrão que terá nas imagens do manual)
- Luxuosas (armas que alem do dano podem ter detalhes em ouro, prata, pedras preciosas alem do polimento que a deixa naturalmente brilhante)

Esses itens vão entrar em uma tabela final em que o serviço aumentara o preço da arma em porcentagem.
Ex.: Super poderosa = +1 por +100% do valor.
Assim uma Maça+4 passar ser +5 e o preço sobe de 70 $ para 140 O$

Claro que esse bônus só pode ser comprar uma vez.
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Avatar do usuário
fudex69
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Jan 2015, 00:27
Localização: Ribeirão Preto - SP
Contato:

Re: [Prévia] Manual de Armas by L.F.

Mensagem por fudex69 » 05 Fev 2015, 23:56

Seguem as tabelas dos 3 tipos de armas.
Agora é elaborar o texto e arrumar as imagens pra montar a bagaça toda.

Opinem o balanceamento das paradas.
Anexos
Armas a Distancia.jpg
Armas a Distancia.jpg (144.2 KiB) Exibido 3135 vezes
Contusão e esmagamento.jpg
Contusão e esmagamento.jpg (134.65 KiB) Exibido 3135 vezes
Corte e Perfuração.jpg
Corte e Perfuração.jpg (248.01 KiB) Exibido 3135 vezes
http://www.medievallab.blogspot.com.br

"Uma ideia tem pouco valor sem a execução."

Responder

Voltar para “3D&T”