Nota:
O assunto é velho, manjado e até dispensável. Não tenho intenção de por um ponto final na questão e nem de mudar a visão de ninguém sobre esta Característica ou sobre 3D&T. Posto aqui com a intenção de receber opiniões e idéias para esta regra.
Agradeço a compreensão de todos.
Dito isto, começo:
Pensando sobre a Característica Habilidade e tudo o que já se debateu sobre ela, regras para diminuir sua importância, o texto do Armaggedon, além de MODS como o BD&T do Burp, o 3D&T Delta do Ricardo Peraça e as Regras da Casa do Zacksun, acabei me fixando na seguinte frase do BD&T:
"Se Habilidade não é uma mistura confusa de destreza e inteligência, enfim, o que ela é, afinal? Eu costumo defini-la como a sua capacidade de fazer coisas, digamos assim. É a medida da sua competência geral;"
Com isso em mente, comecei a conjecturar sobre uma possível house-rule aqui para a minha mesa na qual a Habilidade funcionaria como o nível de personagem em TRPG, tendo em vista que os dois influenciam em muitos aspectos do jogo e dos personagens.
Seria mais ou menos assim:
NÍVEL DE HABILIDADE
A Habilidade deixaria de ser uma característica comprada e passaria a ser uma indicação do poder geral do personagem, sua medida de competência geral. Cada ponto em habilidade corresponderia a um total de pontos de personagem:
H0 - Pessoa Comum: 1-2 Pontos de Personagem
H1 - Pessoa Excepcional: 4 Pontos de Personagem
H2 - Novato: 6 Pontos de Personagem
H3 - Lutador: 8 Pontos de Personagem
H4 - Campeão: 10 Pontos de Personagem
H5 - Lenda: 12 Pontos de Personagem
E a partir daí mais um ponto de Habilidade a cada 2 pontos de Personagem.
Então ao iniciar um campanha Novato, todos estariam no nível de Habilidade 2; quando ganhassem mais dois pontos de personagem (total 8), passariam para o nível de Habilidade 3.
Adequação ao Sistema:
- Bônus e redutores em Habilidade: Seriam como talento e habilidades do sistema d20 que consideram o personagem nível acima ou abaixo.
Pendências:
- Multiplicadores: Ainda sem idéias
- Movimento: Todos os personagens têm sua movimentação inicial considerada como H0. Caso o personagem possua uma especialização adequada (esporte, corrida, natação, etç.) ele passa a utilizar seu valor total de habilidade para calcular a movimentação.
- Esquiva: Passa a ser uma vantagem de 1 ponto. Passa a utilizar a característica armadura (fonte de defesa)
- Vantagens únicas: Substituir o bônus/redutor por outro ou alguma (des)vantagem relevante do mesmo valor
- Força e Resistência: No meu raciocínio, utilizando a Habilidade como um nível geral de competência, os testes de Força e Resistência também deveriam estar atrelados a esta característica. Ainda não encontrei uma solução satisfatória.
Algumas idéias:
- Força
- A Característica Força passaria a determinar apenas a capacidade de causar dano do personagem, sendo renomeada para Fonte de Dano.
- O uso de Força para realização de proezas físicas ficaria atrelado a uma especialização de Esporte - Força.
- Resistência
- A Característica Resistência passaria a determinar apenas os Pontos de Vida e Pontos de Magia do personagem, sendo renomeada para Energia.
- O uso de Resistência para realização de proezas físicas ou mentais ficaria atrelado a uma (ou duas) especialização - Resistência (e talvez dividida entre física e mental)
Adequação ao sistema:
- Bônus/Redutores em Força ou Resistência: Necessária avaliação subjetiva de cada caso. Geralmente é explicitado em quais situações determinado bônus é válido. Quando não, deve-se buscar na origem do bônus e aplica-lo ou a Característica ou ao teste de perícia ou aos dois.
- Testes de Força/Resistência:São utilizadas as Especializações (Força/Resistência), tendo o nível de Habilidade como referência, como em todas as outras perícias.
Com essas alterações creio que é possível utilizar o material disponível sem mudanças radicais na mecânica das regras.
É necessária uma reformulação das fichas de personagens, npcs e criaturas, para adequar o valor da habilidade ao total de pontos de personagem, e as novas Especializações – Força e Resistência (Física e Mental).
Em resumo:
- A Habilidade passaria a representar o NÍVEL GERAL DE COMPETÊNCIA do personagem, aplicável em todas as suas ações.
- As Perícias/Especializações passam a ter um valor crucial, pois elas determinam em QUAIS ÁREAS O PERSONAGEM É COMPETENTE. Ou seja, se ele quer ser inteligente precisará de adquirir Especializações que representem isso, se quer ser forte ou ágil terá que adquirir especializações de Esporte e por aí vai.
- As demais Características tradicionais passar a ser delimitadas às suas funções nos combates (ou conflitos), sendo portanto renomeadas: Fonte de Dano (Força), Fonte de Defesa (Armadura), Energia (Resistência) e Poder de Fogo.
Aguardo a colaboração de vocês com idéias e principalmente apontando incompatibilidades com o sistema.
Abraços.
Regra Alternativa: Habilidade como Nível de Personagem
Re: Regra Alternativa: Habilidade como Nível de Personagem
Virou outro jogo. Nada mais a acrescentar da minha parte.