Criação de Raças e Kits

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Bolare
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Mar 2015, 02:23

Criação de Raças e Kits

Mensagem por Bolare » 20 Mar 2015, 02:43

Olar Marilene, mais à noite tainha, vinho e muito se-... Digo, RPG.

Bem, pessoas, eu sempre fui um grande fã de 3D&T, principalmente por ter sido o primeiro RPG que joguei na vida. Com o passar dos anos, à medida que fui aprendendo mais sobre RPG eu comecei a querer modificar as regras existentes em um sistema ou criar novas para complementar as que já estão presentes nos livros. Mas uma coisa que sempre tive dúvida em 3D&T fora justamente o sistema usado para criar raças (ou Vantagens Únicas). Isto por que raças possuem custos diferentes. Se fosse como no D&D, onde as raças são "grátis" e você pode escolher qualquer uma no livro básico sem perder nada (apesar dos pesares) seria mais fácil tentar determinar isto, mas em 3D&T as raças sempre tiveram custos diferentes baseado nos benefícios garantidos pela raça, como é o caso do Elfo (2) e do Anão (1), ou do próprio Humano (0).

Mas como eu disse, me tornei um fã em criar/modificar regras, e quando pensei muitas vezes em criar um cenário mais específico eu me vi "barrado" por não ter em mãos um sistema que me indicasse exatamente como determinar este custo, para tentar fazer as raças o mais balanceadas possível. Obviamente que acabei criando meu próprio sistema, mas que não vejo utilidade de postar aqui. O que eu queria saber de vocês é se alguém conhece ou já ouviu falar de um sistema oficial para determinar isto, indicando coisas como quanto custa uma característica X ou Y, quando a "raça" é uma Vantagem Única (elfo, anão, halfling) ou uma Desvantagem Única (goblin, esqueleto, zumbi).

Se alguém souber um sistema que também ajude a criar kits, já agradeço antecipadamente do fundo do coração :)

Ah! Já passei por algumas versões do 3D&T, mas atualmente uso o Alpha (por ser sinceramente o melhor). Se souberem de regras voltadas para o Alpha, deixem ai dicas ou onde posso procurar e ler sobre isso.

Há braços a todos.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Lord Seph » 20 Mar 2015, 07:17

Alguns já pensaram em criar kits simulando raças (fiz isso nos kits modelos do Projeto kits 3D&T).

Mas eu prefiro o sistema de somar as vantagens e subtrair as desvantagens e ver no que vai dar. A adaptação de Breath of Fire que fiz foi assim.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por the ga » 20 Mar 2015, 08:39

Não acho que tenha um "manual de criação de VUs" pra 3D&T, mas a VU parece ser sempre um pacote fechado com um desconto, às vezes de 1, ás vezes de um número quebrado de pontos. O Kemono custa 1 ponto e dá 1 ponto e 2/3, por exemplo.

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Lucena » 20 Mar 2015, 10:41

É por causa do desconto cultural. Raças estigmatizadas de algum modo tendem a receber desconto por questões de interpretação. Não precisa ser 'má fama', é só que terá aqueles que te odiarão por ter orelhas animais ou sangue de dragão ou ser uma criatura de Tenebra.
É só procurar por racismo fantastico no tv tropes.
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Short Hope » 20 Mar 2015, 12:02

Uma das características da edição Alpha é a diminuição do custo dos benefícios do jogo. A impressão é que alguém descobriu que 3D&T não funciona muito bem com altas pontuações, então tornaram alguns recursos do jogo mais acessíveis para incentivar o jogo em pontuações menores; a troca de Focus pelas vantagens mágicas é um exemplo.

As VUs, por sua vez, têm um pequeno incentivo em termos mecânicos: a maioria tem seu custo menor que a soma de seus benefícios. A questão é simples: comprando o "pacote fechado" das VUs você ganha um pequeno incentivo. O Kemono, citado, ganha H+1 por 1 ponto e de quebra recebe dois Sentidos Especiais de uma limitada lista gratuitamente. Era isto que o pessoal reclamava no humano; simplesmente SEMPRE valia mais a pena você fazer um personagem Meio-Elfo, que pelo mesmo custo (FREAKIN' ZERO) ganha uma série de benefícios.

O único porém é que você, ao invés de adquirir várias VUs e acumular os vários incentivos, pode escolher apenas uma. E a VU que você escolher acaba oferecendo algo que valha a pena, reforçando a opção por uma VU.

Não tem nada a ver com "estigma racial", nem nada assim. Até porque o sistema não manda na sua campanha. E, portanto, raças tipicamente estigmatizadas em cenários típicos não precisam necessariamente passar por isto na sua mesa. O que também não acontece em todo cenário, transformando o "desconto" numa vantagem não pensada e insensata.
Bolare escreveu:Se fosse como no D&D, onde as raças são "grátis" e você pode escolher qualquer uma no livro básico sem perder nada
Só para constar, isto depende da edição de D&D. Na terceira edição, discutivelmente a mais amada e jogada, raças concedem, sim, penalidades, ainda que não todas.
Bolare escreveu: O que eu queria saber de vocês é se alguém conhece ou já ouviu falar de um sistema oficial para determinar isto, indicando coisas como quanto custa uma característica X ou Y, quando a "raça" é uma Vantagem Única (elfo, anão, halfling) ou uma Desvantagem Única (goblin, esqueleto, zumbi).

Se alguém souber um sistema que também ajude a criar kits, já agradeço antecipadamente do fundo do coração :D
Se existe algum sistema para tanto, não é oficial e provavelmente também não é endorsado por nenhum autor oficial de 3D&T. Provavelmente, também não deve ser muito bom no que se propõe.

Mas existem algumas dicas e diretrizes que podem lhe ajudar neste sentido.

A primeira, sem sombra de dúvida, é entender qual a função destes elementos dentro do sistema: para quê serve uma VU? Para quê serve um kit? Como os jogadores se relacionam com VUs e/ou kits? Entendendo isto, você consegue ter uma medida para trabalhar com a produção de novas opções para estes elementos; traduzindo, novas VUs e novos kits.

A segunda é muito mais simples, é uma dica que vem historicamente lá da comunidade "Homebrew" de D&D e também é uma dica há muito repetida pelo Cassaro e pelo Saladino: compare com o que já existe. Não vou dizer que tudo, mas muita coisa que já existe é pensada para funcionar em meio aos elementos que já estão consolidados dentro do jogo e não fornece um benefício que é simplesmente superior ou inferior a outras opções, impossibilitando assim a competição entre as opções.

A terceira, e provavelmente a mais importante, é você se perguntar: para quê eu estou criando esta nova opção? Fazendo-se esta pergunta, você elimina a possibilidade de criar uma opção que já seja coberta por outra já existente e ajuda a esclarecer seu objetivo para si. Dentro da sua proposta, não existe algum elemento que já se encaixe nas suas intenções?

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Pontus Maximus » 20 Mar 2015, 16:37

Um caso misto que achei que deu muito certo foi o Herdeiro Selvagem para Licantropo criado pelo Renato Trimestrio, um kit/Vantagem Única muito top que eu jogaria.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Aldenor » 27 Set 2015, 19:36

Ressuscitando mais um tópico...

Vim aqui dar uma sugestão sobre a raça Meio-Dragão. Dragões não são apenas seres de imenso dom mágico, mas também são criaturas poderosas fisicamente. O aspecto do "poder", básico da doutrina de Kallyadranoch, sugere que a dominação vem por todas as formas de poder. Mágico ou não.

Neste caso, o Meio-Dragão poderia ter DUAS FORMAS:

Ou o indivíduo tem o dom mágico, como consta na raça normal, ganhando a vantagem Arcano (4 pontos). Ou poderia ganhar um bônus de +1 em 4 das 5 características, a escolha do personagem. Dessa forma, mante-se o valor de 4 pontos do Arcano, mudando apenas para forma de características. A imunidade a um tipo de energia se manteria.

O que acham?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Lord Seph » 27 Set 2015, 19:50

Já tem tópico pata criação de raças, Kits, Magias e Itens mágicos. Para Kits por exemplo está na primeira página com o nome de Projeto Kits 3D&T Alpha.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Aldenor » 27 Set 2015, 19:51

e para criação de raças? Achei que como esse fala sobre "Criação de Raças (...)", servisse o propósito auhahuahuahuahua
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Criação de Raças e Kits

Mensagem por Lord Seph » 27 Set 2015, 20:00

A questão é que tem um tópuco para isso na terceira página (ou segunda) chamado de Oficina de Vantagens Únicas ou coisa do tipo. Seria interessante ir nesse tópico para esse tipo de dúvidas e perguntas. Aproveita e veja os tópicos de criação de magias, itens e equipamentos e vantagens avançadas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “3D&T”