A (difícil) arte de mestrar

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
lordladon
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Ago 2015, 17:31

A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por lordladon » 19 Ago 2015, 10:08

Olá pessoal! Este é meu primeiro tópico neste fórum, mas ele é bem apropriado para o apoio que preciso ;)

Sou um jogador de um grupo bem estável e jogamos uma campanha épica há 7 anos, no cenário de Tormenta e com as regras do 3D&T Alpha. A campanha já rendeu muita diversão a todos os jogadores e também ao mestre. Por ser épica, a campanha já nos desafiou de diversas formas, inclusive com a morte de deuses do panteão...

A campanha se passa no passado de Arton e gira em torno da revolta de três deuses do panteão artoniano, o que culminará com uma grande guerra entre os três deuses revoltosos, um deus que se manteve neutro (Thyatis) e os demais dezesseis deuses, que formaram uma aliança. Culminará também com o surgimento da tormenta...

Recentemente, porém, um fato me desagradou e, no momento, tenho dificuldade para escolher a melhor forma de dizer isso ao mestre, sem que fique chateado, afinal sei como é a função de mestre pois já o fui em outros sistemas...

Na campanha, meu personagem é um mago de tendência bondosa que foi escolhido pela deusa da magia (na época, Wynna) para a grande guerra. Entre as várias reviravoltas que tivemos, ela e outros deuses morreram e no intuito de trazê-los de volta, um ritual foi criado, mas exigiria o sangue do deus da ressurreição (Thyatis) ou seu avatar...

Previamente à missão, meu personagem recebeu de um NPC um misterioso livro e foi dito que esse livro lhe faria muito poderoso e que seria muito útil no futuro. Obviamente, como jogador, tentei de todas as formas possíveis descobrir mais sobre o livro e principalmente seus poderes e como poderiam ser usados, mas nada pode ser feito (nenhum teste, pesquisa ou consulta). Enfim, não havia nada a ser descoberto nesse momento e fomos então ao campo de batalha...

O plano traçado pela aliança envolvia alguns deuses da aliança que se confrontariam diretamente com Thyatis, enquanto nós (os PJs) enfrentaríamos o seu avatar para colher seu sangue (em mecânica, isso seria feito com dano ao avatar). Não sabia se conseguiria causar qualquer dano ao avatar, mas precisava tentar e se possível, fazer isso sem que mais um deus fosse morto pra se evitar os efeitos nefastos disso...

Tentei usar as magias Ataque Mágico e Fogo do Inferno (Sim, essas mesmo :oops: ... com síntese de magia). Porém, nesse momento as coisas se complicaram e o livro se "ativou"... as magias "subiram de escala" e além disso passaram a ignorar totalmente as invulnerabilidades/imunidades do avatar, que morreu no ato... O objetivo da aliança foi alcançado com o sangue coletado, mas com isso ganhei a famosa desvantagem de quem mata as fênix... eternamente com 1 PV.

Nem preciso mencionar o quanto isso atrapalha qualquer PJ, mas o meu desagrado se deu por que não senti que foi meu personagem, pois seria impossível isso ter acontecido sem que o livro se ativasse sozinho... Não estou dizendo que a cena em si seria impossível, afinal isso poderia ter sido tramado por algum astuto inimigo, mas não foi divertido... E é nesse ponto que foco, pois acredito que o mestre precise ficar atento a esse aspecto do jogo.

Como nosso mestre é assíduo neste fórum, as chances são muito boas que ele leia também este tópico e por isso peço dicas de vocês sobre a melhor forma de tratar ou reverter isso.

Abraços a todos :D
I Shall Be As God!!

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por Lord Seph » 19 Ago 2015, 10:21

Isso deveria estar na Taverna... Lerei com mais calma mais tarde.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Cloud
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Dez 2013, 14:42

Re: A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por Cloud » 19 Ago 2015, 11:19

encontre um jeito e torne-se invulneravel ou praticamente isso para n perder esse 1 PV. Busque um jeito de reverter a maldição, talvez descobrindo o poder verdadeiro do livro, ressucitando o deus da ressureição ou tomando o lugar dele... Enfim, o que eu acho é que seu mestre pode te adicionado novos ganchos aí e cabe a vc tentar aproveitar isso. Realmente é difícil essa condição mas tente dar uma chance e veja que novas oportunidades surgem no jogo, pode ser algo bem legal do tipo vc se tornar um deus e ficar com PV infinito xD No mínimo novos desafios e coisas interessantes podem surgir. Se não ficar legal de jeito nenhum mesmo tenta conversar com ele e dizer que não está gostando, tlvz ele mude, tlvz vc tenha que procurar um mestre melhor lol Não desista, é na superação de grandes dificuldades que os verdadeiros heróis são forjados.

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por Armageddon » 20 Ago 2015, 21:53

lordladon escreveu:O objetivo da aliança foi alcançado com o sangue coletado, mas com isso ganhei a famosa desvantagem de quem mata as fênix... eternamente com 1 PV.
Como alguém disse uma vez, morrer atrapalha muito a interpretação do personagem. :D

Tive que escavar essa regra da Maldição de 1PV lá no manual dos monstros turbinado. Que sacanagem! :lol:
Como vocês são épicos (estão lidando com deuses) vocês tem três caminhos (tá, tem vários outros, mas...):

- Achar um conjurador épico com H8, a vantagem Elementalista para magia branca através de algum kit específico e 40 PMs para remover a maldição com Cura de Maldição (achar esse cara já rende uma outra aventura épica).

- Usar um Desejo... ou melhor, três deles. Considero essa uma Maldição de -3 pontos.

- Gastar três pontos pra recomprar a desvantagem (essa é dolorosa, e meio chatinha).

Mas tenho certeza de que você vai conseguir reverter isso, o mestre colocou essa restrição pra que vocês consigam um jeito de superar. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Darknarallatoch
Mensagens: 211
Registrado em: 09 Dez 2013, 22:41

Re: A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por Darknarallatoch » 28 Ago 2015, 08:44

Olá, o mestre do rpg em questão era eu, haha.

Bem, metade das informações descritas sobre os eventos da aventura estão erradas, foi oferecida sim chance de descobrir sobre o que era o tal poder do grimório (o personagem apenas não passou nos testes necessários, e pelo jeito convenientemente esqueceu que a chance ocorreu) e, obviamente, outras chances viriam. Mas entre a chance e a situação atual só se passaram duas lutas, logo...

Creio que vir perguntando como não ofender o mestre em um fórum que o mestre sempre acompanha foi apenas uma tentativa de agulhada, já que eu não dava o braço a torcer sobre essa situação quando ele reclamava no grupo do rpg no whatsapp, kkkk. Mas neste caso, o tal poder que permitiu o personagem derrotar o avatar de Thyatis não foi "criado na hora do ataque" igual o colega disse, mas sim um poder que já estava com ele desde que milagrosamente ele foi ressuscitado em uma batalha contra um grupo de dragões anciões. E o personagem já sabia muito bem que o poder concedia uma ofensiva alta, visto que venceu posteriormente os mesmos dragões com poucos turnos. Ele inclusive já admitiu em um grupo de whatsapp que não se lembrava disso, mas isso não quer dizer que ele mandaria um post no fórum dizendo que a crítica foi apenas por esquecimento (um esquecimento muito conveniente, na minha opinião xD). E também na minha opinião este é só mais um caso de jogador que acha ruim que aconteceu algo com o personagem e tenta contornar o assunto fora de sessão, a ponto de abrir tópicozinho na categoria de 3d&t, haha.

A verdade verdadeira é que o jogador estava comemorando a morte do avatar antes de saber da Maldição de Thyatis (e quem lembrou que matar fênix concede maldição foi um jogador [que adora ver a desgraça alheia, haha] da mesa, e não eu, e este sim foi o meu erro como mestre). O tal poder em questão não era nada se comparado ao dano natural do personagem de lordladon, visto que outro jogador com muito menos dano já conseguia ferir o avatar (mas 1 pv por vez, e não desintegrar o coitado do pássaro em 1 turno igual o colega fez). E também nesta situação é óbvio que seria oferecida uma forma dele se livrar da maldição, mas, parecido com a situação anterior, só se passou uma luta entre o evento e a situação atual!

Tudo isso, claro, sendo coisa que ninguém do fórum precisava saber. Conheço o tal lordladon e nunca que ele irá admitir que estava errado (e se admitir vai ser com uma boa dose de agulhadas, kkkk). Mas devo concordar com o título do tópico, mestrar é de fato uma arte dificílima xD.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: A (difícil) arte de mestrar

Mensagem por Atmo » 15 Set 2015, 13:53

Lord Seph escreveu:Isso deveria estar na Taverna... Lerei com mais calma mais tarde.
Se ele botar uma pergunta no fim, dá pra "burlar a moderação" e deixar por aqui.

Responder

Voltar para “3D&T”