Meu mod de 3D&T e blablabla...

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por FrozenFie » 30 Set 2015, 12:34

Nada novo aqui, só compartilhando minhas insanas regras caseiras.

Muita coisa ripada, adaptada, criada e inovada.
Tenho o manual a uns 2 anos mas precisei dar uns retoques e por isso nunca postei.
Ainda falta ajeitar coisas e nem sei por que to postando, mas dane-se.

Aberto a congratulações (duvido), esculachos, opiniões, críticas, desabafos e tudo mais.

3D&T Combo

PS: O pdf está sem diagramação e paginação! O índice é puro enfeite!
Não consegui colocar, sou uma anta, desculpem!

Abraços!

EDIT
Atualizei regras e o manual agora é outro. Ainda precisando ajustes.
Editado pela última vez por FrozenFie em 26 Set 2019, 07:49, em um total de 1 vez.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Lance
Mensagens: 1621
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por Lance » 30 Set 2015, 15:46

Alguns pontos:

-logo de cara no pdf, assim como nesse post aí, vc repete várias vezes como não tem pretensão nenhuma e tals e blá blá. Para de dar desculpas antes mesmos das críticas, é chato de ler. E várias vezes.

-nada de novo nas características e nos combates. Uma pena.

-as vantagens ficaram bem bacanas. Apesar de eu torcer o olho para exigências, aqui elas funcionaram e ficaram prásticas. Sério, ta muito boa a lista. Ainda assim da para vc mesmo dar uma refinada em algumas coisas . Como por exemplo Aceleração Instantânea não faz o q o nome propõem: deveria dar uma deslocamento a lá dbz para um outro ponto ao invés de simplesmente dar H+3.

-nada novo nas perícias. Uma pena.

-kits únicos no lugar de vantagens únicas. Boa sacada. Ficaram legais.

-Magia: Foco. Estranho... Acumula problemas tando de Focus como das Vantagens Mágicas. Não gostei.

-Efeitos e Manobras: repete tanto as palavras abstrações e na hora de colocar os efeitos e as manobras q são justamente os mais vários possíveis, usa modelos engessados. A ideia é boa, mas a aplicação ficou ruim. Generalizei e abstraia-os. Vai q vc consegue rs.
Imagem

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por FrozenFie » 01 Out 2015, 14:21

Valeu pela lida e pelo review. :D

Meu objetivo não era fugir das raízes do sistema, só deixar elas menos grossas. Tentei VÁRIAS formas de combate diferentes e alterações de características (por exemplo) e achei que se fosse pra fugir da base do sistema seria melhor criar um novo.

Vivia relendo as vantagens pra sempre melhorá-las, mas dei uma pausa no RPG pra dar um jeito na vida. (e sobre Aceleração Instantânea... bom, eu tava sem criatividade pra nomes já depois de tantas vantagens, hahaha). A última ideia que tive e ainda falta aplicar no manual é não dar pontos por desvantagens, mas colocar que cada desvantagem adquirida que tenha sido "usada" numa sessão rende 1 PE no final da mesma. Assim, com a recompensa sendo constante e não imediata, a preocupação da desvantagem fica mais com o jogador do que com o mestre (uma coisa que eu sempre achei chata).

Os Kits Unicos (como menciono em algum ponto do manual) foram "roubados" de uma ideia do Lord Seth, mas é uma das "criações" da qual me orgulho.

Minha regra de magia na prática eu administro bem. Foi um capítulo feito no rush e precisa de uma polida. Como não tenho usado magia no grupo, acabei não focando.

Da regras extras e manobras... É. Eu sempre dava uma remexida lá, mas não chegando num consenso. Sempre falta algo (apesar de gostar do que já fiz. :).
Editado pela última vez por FrozenFie em 04 Out 2015, 02:02, em um total de 1 vez.
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Lance
Mensagens: 1621
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por Lance » 01 Out 2015, 15:24

FrozenFie escreveu:Meu objetivo não era fugir das raízes do sistema, só deixar elas menos grossas. Tentei VÁRIAS formas de combate diferentes e alterações de características (por exemplo) e achei que se fosse pra fugir da base do sistema seria melhor criar um novo.
Então q seja ué.
FrozenFie escreveu: A última ideia que tive e ainda falta aplicar no manual é não dar pontos por desvantagens, mas colocar que cada desvantagem adquirida que tenha sido "usada" numa sessão rende 1 PE no final da mesma. Assim, com a recompensa sendo constante e não imediata, a preocupação da vantagem fica mais com o jogador do que com o mestre (uma coisa que eu sempre achei chata).
Ideia bacana, algo parecido com alguns outro sistema. Não sei se exatamente 1 PE no final fique adequado, talvez 1 PE no final e 1PD na hora, não sei. Mas dá pra desenvolver isso.
FrozenFie escreveu:Os Kits Unicos (como menciono em algum ponto do manual) foram "roubados" de uma ideia do Lord Seth, mas é uma das "criações" da qual me orgulho.
Seph tem ótimas ideias, continue roubando rs.
Imagem

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por FrozenFie » 10 Jul 2019, 11:24

Faz quatro anos desde que enviei a primeira edição das minhas house-rules.
E uns 6 anos (tecnicamente mais) desde que criei.
Os comentários do Lance mesmo que poucos ajudaram bastante para a evolução das regras.

Vou enviar aqui a segunda edição.

Peço novamente críticas e playtest de quem puder realizar, qualquer coisa pra melhorar o sistema rs

3D&T Combo

Grato por qualquer retorno. ^^
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
DiegoPaja
Mensagens: 178
Registrado em: 25 Ago 2014, 16:20
Contato:

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por DiegoPaja » 23 Jul 2019, 14:22

Cara! Estou fazendo um "mod" pra 3D&T com essa mesma pegada de Kits Únicos. Achei que estava abalando com uma ideia nova, mas já vi que estou plagiando sem saber. Vou ler o teu manual e volto para opinar.
_________________________

Fiz uma primeira leitura e gostei muito do que vi. Vou colocando minhas considerações aqui de acordo com a minha leitura.

Medidas Abstratas
Acho que 3D&T deveria ser dessa forma. Consegue ou não consegue, alcança ou não alcança, levanta ou não levanta e medidas desse estilo são o suficiente para um sistema que se propõe a ser simples e que tenta ser genérico.

Vantagens e Desvantagens
Gosto da ideia de trazer para as regras básicas o que os diversos poderes de kit trouxeram de novo, só que para seria interessante aumentar a pontuação do personagem, já que os Kits garantem um poder gratuitamente.
A ideia da progressão das vantagens é legal, mas ao menos para o meu gosto, prefiro algo mais ao estilo de Ataque Especial, que com mais pontos e consumindo mais PMs o personagem aumenta o benefício que recebe, então eu usaria como se fossem Subvantagens, isso também permite maior personalização do personagem. Porém é um problema é ter que criar nomes pra tudo, então a progressão simplifica tudo e deixa com uma cara de "árvore de habilidades".

Revisa os nomes de algumas subvantagens, como Ataque Especial Antecipado, que em vez de antecipar causa mais dano. Poderia atingir c alvo como se ele estivesse surpreso na primeira vez que é usado, ou algo assim, como se antecipasse a percepção do inimigo em um primeiro momento. Além disso, vantagens que garantem PEs não sei não, heim!?

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por FrozenFie » 04 Ago 2019, 08:19

Já começo agradecendo pela lida! rs
Você pontuou certinho meu maior problema, criar nome para tudo é fogo. Achei melhor deixar como árvore de skill. Dá uma pegada de progressão d20, mas funciona. No começo era assim, nome para tudo, a ficha dos jogadores era lotada de coisa. É muito mais simples um Aceleração V do que Aceleração, Aceleração Avançada, Aceleração Superior, Aceleração Impetuosa, Supervelocidade, e por ai vai. O melhor de usar progressão é que pra pegar vantagem que aumente escala demora legal rs

Sobre pontuação inicial ser maior, eu não coloquei por que a maioria das vantagens eu limitei ou "nerfei" de alguma forma o uso e deixei seu valor inicial de 1 ponto.

Até então o grupo ta aceitando numa boa, infelizmente ainda tenho que testar tudo, por que é muita coisa rs
Como a vantagem que dá PE extra rs Ninguém se motivou a pegar, acredita?

O sistema ainda está em fase beta, mas até então tem suprido as necessidades do grupo legal.

Vou dar uma olhada no nome desse ataque especial aí rs Valeu!
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por Shion » 05 Ago 2019, 08:42

Estou lendo e tem muita coisa interessante. Quando terminar eu volto e aponto onde vi erros de ortografia ou coisa faltanto mesmo (texto comido), de regra do que vi que só é na descrição de Adaptação Defensiva se fala em redutor de FA e deveria ser de F ou PdF para aumentar a FD, se seguir o que diz no texto da Adaptação Ofensiva que reduz A para aumentar a FA. Ambas não diz se é pra uma ação ou pro turno inteiro.

De regra geral o que discordo é que o alcance de Distância 1. A não ser que tenha 'Distância 0', a Distância 1 deveria ser em torno de 1,5m de alcance, que é uma medida geral pro alcance de ataques com F. Assim, algo que atinge Distância 1 afeta todos à distância corpo-a-corpo do personagem ou (para ataques de longe) o alvo e todos à distância corporal do mesmo. Serviria também para indicar poderes que exigem 'toque'. Aí a partir de Distância 2 seria um pouco mais longe (os 5m que agora é Distância 1) e aí vai aumentando. De 2x em 2x parece bom: Distância 2 seria 5m, 3 seria 10m, 4 seria 20m e por ai vai, que nem o alcance atual de PdF.

EDIT: Sono Reduzido te permite recuperar completamente em duas cenas em local confortável, e Sono Revigorante te permite recuperar Rx2 na mesma condição (2 cenas em lugar confortável). Porque alguém pegaria o segundo?

Nas Características Especiais, acho que Carga Extra deveria dar +2 nos testes e não +1, além de ser o único bônus interessante pra F (o outro é saltar mais alto), enquanto PdF tem umbutido até Tiro Longo. Acho que dá pra procurar algum outro poder ou efeito relacionado a F e usar aqui. Por exemplo, deixar o Corpo de Ferro para fraturas e amputações (incluindo efeito Vorpal) e os demais dar pra F (ser arremessado, empurrado/puxado, derrubado...). Também poderia adicionar um efeito relacionado a agarrões (como F+2 na FA do ataque que tenta agarrar o alvo); por sinal achei a regra de Agarrão do MdD muito boa, usando FA e FD ao invés de testes de F, pois assim um alvo com A alta também pode se soltar, o que faz sentido pra mim.

Mãos Firmes poderia adicionar Fetiche nos seus bônus (+2 no teste pra não deixar cair).

Gostei a Característica Única, é uma 'Força é Tudo' para qualquer uma delas. Como dá pra por exemplo Esquivar com F ou atacar com H fica balanceado, nenhuma característica fica acima das outras. Mas assim como Força é Tudo as vezes pode ser forte demais, talvez possa adicionar um custo de 1PM toda vez que for substituir a característica do teste.

Usar 'cortar' no lugar de 'gastar' quando se refere a PMs (que nunca se diz no plural :roll:) é estranho.
Imagem

Avatar do usuário
FrozenFie
Mensagens: 71
Registrado em: 12 Fev 2014, 18:10
Localização: Cepharia
Contato:

Re: Meu mod de 3D&T e blablabla...

Mensagem por FrozenFie » 26 Set 2019, 08:08

Shion, pelo que li da sua postagem você leu o FieD&T, que é meu manual antigo de regras antes de passar por uma revisão total. No meu post de 10 de Julho eu tinha enviado um link do manual revisado, agora pra não ter erro eu editei minha postagem original, mesmo assim obrigado pelas dicas.

Já respondendo suas dúvidas:
Parágrafo 1 - O efeito dura um turno inteiro.
Parágrafo 2 - Na realidade a regra da Distância, Alcance e outors foi meio que uma abstração, você pode colocar a medida que quiser, eu uso mais pra quando uso tabuleiro, onde todos tem Alcance de PdF+1 quadrados, se movem a uma Distância igual H+1 quadrados e por ai vai. No segundo manual tem mais detalhes.
Parágrafo 3 - Eu lembro que havia algum combo em usar as duas, mas acabei deletando o manual antes de te responder, mas acho que era que Sono revigorante passaria a recuperar Rx2 em uma cena de descanso. Não me recordo.
Parágrafo 4 - No 3D&T Combo Carga Extra virou Força Extra (Características Especiais virou Qualidades Especiais), que concede um sucesso automático em testes de Força uma vez por sessão. Nenhum dos meus jogadores comprou então não sei se ficou muito apelo.
Parágrafo 5 - Mãos Firmes é uma que não lembro, rs
Parágrafo 6 - Acabei eliminando Característica Única também rs; talvez eu volte com ela de alguma forma, só que na versão nova com o sistema de níveis de vantagens fica um pouquinho diferente... ou não.
Parágrafo 7 - Isso aí é maneirismo da minha mesa mesmo hahahaha Nunca pensei em seguir um padrão.

Depois quado puder da uma conferida no 3D&T Combo (uma coisa engraça é que apesar desse título, com as regras novas os combos ficaram mais limitados, :P)

Obrigado pela resenha!
"A poesia não se entrega a quem a define."
Mario Quintana

Responder

Voltar para “3D&T”