É o meu primeiro tópico e gostaria de abordar com vocês algo que sempre senti falta no 3D&T há anos, um sistema de níveis. Tenho um grupo que joga este sistema há anos, desde a evolução do livro azul para o Alpha, e tinha certos momentos que, realmente, ficávamos estagnados na questão de progressão de ficha, faltava algo, nada conseguia evoluir naturalmente. Hoje, temos mais de 8 anos de mesa e, como podem imaginar, fica impossível continuar usando as mesmas fichas por questões técnicas; o mestre sempre tinha que criar criaturas absurdas para poder criar um certo desafio.
Não sei se vocês já perceberam, mas chega em um ponto durante o jogo que os bônus raciais e das classes não são tão efetivos e/ou poderosos quanto eram no inicio. Chega em um ponto que ter a FA+1 não importa nada, porque você já tem uma F ou H absurdas. Habilidades mágicas não surtem mais efeitos, principalmente aquelas que impõe teste de Resistência, porque os inimigos já possuem uma R superior a 10, somente uma falha crítica que daria a chance de fazer algo.
A verdade seja dita, o 3D&T não foi projetado para durar tanto ou ter campanhas tão longas, quando chega a este ponto você tem duas opções: adaptar o sistema ou abandonar o sistema. Foi pensando em adaptar o sistema que passei dias projetando um sistema eficaz de progressão de níveis, acredito que ele tenha algumas falhas, que devo corrigir com o tempo e vendo em prática jogando, mas de uma forma em geral acho que ficou muito interessante.
O jogador inicial possui 12 pontos na ficha, sendo considerado personagem de nível 0. No todo há mais 15 níveis, sendo do nível 0 ao 15. Cada nível possui seu efeito e suas características. Não há a limitação de pagar pontos de experiência a mais por uma característica maior que 5. Sendo assim, a progressão de níveis fica desta forma:
Com isto você pode perceber que um Mago da Mente no nível 15 poderá utilizar a sua vantagem Magia Irresistível (+3) e dar um poderoso redutor de R -8 nos testes para resistir suas magias. Devemos entender que o nível 15 é o nível máximo, ele chegou ao limite de seus poderes e habilidades. Seguindo as regras naturais do sistema, o redutor de R seria 3, sendo que em algum momento haveria inimigos que teriam R8 ou mais para conseguir bloquear com certa facilidade suas magias, contando apenas com uma falha crítica para se ter sucesso.Nível 01 -> +1 ponto na ficha*
Nível 02 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 03 -> +1 em todas as características***
Nível 04 -> 1 ponto na ficha*
Nível 05 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 06 -> +1 em todas as características***
Nível 07 -> +1 pontos na ficha*
Nível 08 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 09 -> +1 em todas as características***
Nível 10 -> +1 pontos na ficha*
Nívei 11 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 12 -> +1 em todas as características***
Nível 13 -> +2 pontos na ficha*
Nível 14 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 15 -> +1 em todas as características***
* Este ponto pode ser gasto de qualquer forma, seja comprando uma vantagem, melhorando uma característica, recomprando uma desvantagem, comprando perícias.
** Todos os equipamentos comprados (exceto aqueles adquiridos em campanha) com sua ficha recebem este benefício também; vantagens únicas não recebem esta bonificação; todos os custos para utilizar manobras e vantagens aumentam em +1PM.
*** Todas as características em que você investiu algum ponto, sendo elas: F; A; H; R; PdF.
Um outro exemplo seria a habilidade Fúria de Combate que concede F +2 e R +1. Um bárbaro de nível 15 poderia invocar esta habilidade aumentando sua F em +7 e sua R em +6, o tornando muito mais brutal e poderoso.
Gostaria de saber sobre a opinião de vocês, o que acharam?