Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Ryuu Hayato
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Out 2015, 02:06

Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Ryuu Hayato » 09 Out 2015, 05:00

E ai galera, tudo bom?

É o meu primeiro tópico e gostaria de abordar com vocês algo que sempre senti falta no 3D&T há anos, um sistema de níveis. Tenho um grupo que joga este sistema há anos, desde a evolução do livro azul para o Alpha, e tinha certos momentos que, realmente, ficávamos estagnados na questão de progressão de ficha, faltava algo, nada conseguia evoluir naturalmente. Hoje, temos mais de 8 anos de mesa e, como podem imaginar, fica impossível continuar usando as mesmas fichas por questões técnicas; o mestre sempre tinha que criar criaturas absurdas para poder criar um certo desafio.

Não sei se vocês já perceberam, mas chega em um ponto durante o jogo que os bônus raciais e das classes não são tão efetivos e/ou poderosos quanto eram no inicio. Chega em um ponto que ter a FA+1 não importa nada, porque você já tem uma F ou H absurdas. Habilidades mágicas não surtem mais efeitos, principalmente aquelas que impõe teste de Resistência, porque os inimigos já possuem uma R superior a 10, somente uma falha crítica que daria a chance de fazer algo.

A verdade seja dita, o 3D&T não foi projetado para durar tanto ou ter campanhas tão longas, quando chega a este ponto você tem duas opções: adaptar o sistema ou abandonar o sistema. Foi pensando em adaptar o sistema que passei dias projetando um sistema eficaz de progressão de níveis, acredito que ele tenha algumas falhas, que devo corrigir com o tempo e vendo em prática jogando, mas de uma forma em geral acho que ficou muito interessante.

O jogador inicial possui 12 pontos na ficha, sendo considerado personagem de nível 0. No todo há mais 15 níveis, sendo do nível 0 ao 15. Cada nível possui seu efeito e suas características. Não há a limitação de pagar pontos de experiência a mais por uma característica maior que 5. Sendo assim, a progressão de níveis fica desta forma:
Nível 01 -> +1 ponto na ficha*
Nível 02 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 03 -> +1 em todas as características***
Nível 04 -> 1 ponto na ficha*
Nível 05 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 06 -> +1 em todas as características***
Nível 07 -> +1 pontos na ficha*
Nível 08 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 09 -> +1 em todas as características***
Nível 10 -> +1 pontos na ficha*
Nívei 11 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 12 -> +1 em todas as características***
Nível 13 -> +2 pontos na ficha*
Nível 14 -> +1 em todos os bônus de vantagens**
Nível 15 -> +1 em todas as características***

* Este ponto pode ser gasto de qualquer forma, seja comprando uma vantagem, melhorando uma característica, recomprando uma desvantagem, comprando perícias.
** Todos os equipamentos comprados (exceto aqueles adquiridos em campanha) com sua ficha recebem este benefício também; vantagens únicas não recebem esta bonificação; todos os custos para utilizar manobras e vantagens aumentam em +1PM.
*** Todas as características em que você investiu algum ponto, sendo elas: F; A; H; R; PdF.
Com isto você pode perceber que um Mago da Mente no nível 15 poderá utilizar a sua vantagem Magia Irresistível (+3) e dar um poderoso redutor de R -8 nos testes para resistir suas magias. Devemos entender que o nível 15 é o nível máximo, ele chegou ao limite de seus poderes e habilidades. Seguindo as regras naturais do sistema, o redutor de R seria 3, sendo que em algum momento haveria inimigos que teriam R8 ou mais para conseguir bloquear com certa facilidade suas magias, contando apenas com uma falha crítica para se ter sucesso.

Um outro exemplo seria a habilidade Fúria de Combate que concede F +2 e R +1. Um bárbaro de nível 15 poderia invocar esta habilidade aumentando sua F em +7 e sua R em +6, o tornando muito mais brutal e poderoso.

Gostaria de saber sobre a opinião de vocês, o que acharam? :D
Samurai, discípulo de Lin-Wu.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Atmo » 09 Out 2015, 11:46

Tem Escala (agora revisada) pra isso. Na minha opinião, que vai soar hostil pra caralho, botar nível em 3D&T é uma ideia retardada: 3D&T é um jogo "point buy", ou seja, compra de pontos. Tem vários outros jogos por aí que botam níveis no meio de pontos e seguem uma progressão do jeito que você quer (tipo M&M), mas que precisam de um trabalho danado pra ter algum gosto interessante pro seu grupo (tipo M&M). Não estou querendo ser chato ou hostil, mas é o que acho.

"Ah, mas não quero trocar de sistema." Tudo bem, pode continuar com esse. Seu grupo já acostumou, então é o mais certo pra vocês.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Padre Judas » 09 Out 2015, 13:28

De boa, acho o sistema de níveis engessado paca.

Em D&D também há limite, pelo que sei - que seria o 20º Nível.

3D&T segue uma lógica razoavelmente simples: como uma série de anime, com começo, meio e fim, em que os personagens evoluem até se tornarem os mais poderosos, e então a série acaba, e começa outra. Se quer estender isso ad infinitum você precisa continuar criando oponentes mais poderosos, aumentar a Escala (agora podem enfrentar o Ironfist. Agora peitamos um Lorde da Tormenta. Já que estamos aqui, vamos encarar o Panteão. Chegamos no Nada e Vazio. "Pula nos meus peito", Azathoth, seu ceguinho retardado!). Ou você encerra a série (campanha) e começa outra, com outros personagens. Os heróis antigos se tornaram lendas, talvez suas aventuras continuem inspirando os atos dos novos personagens, talvez eles tenham virado deuses cultuados pelos novos personagens. Assim é a vida.

Uma alternativa para o ad infinitum é não evoluir os personagens. Super-herói, por exemplo, não evolui. O Batman, o Super-Homem, o Aranha, eles são os mesmos desde o começo. Podem haver algumas histórias flashback, mostrando os caras no começo, aprendendo, mas chegou na "época atual", pronto. Eles estão completos.

Não tenho certeza agora, mas acho que M&M segue uma lógica parecida.

Você muda os antagonistas, cria novos desafios, novas formas de desafio, que vão além do combate. Obriga eles a explorarem outras facetas de suas personalidades. Em uma campanha mais longa, dá pra usar ela mesma como material. Então o garoto que eles ajudaram anos atrás (no tempo da campanha) retorna como um criminoso, e eles tem que capturá-lo ou provar sua inocência. O dragão que eles mataram e abandonaram a carcaça virou um morto-vivo e está aterrorizando um povoado. Eles têm que lidar com as consequências. O combate não vai resolver, tem que usar outra coisa, avaliar a situação sob uma nova perspectiva.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Atmo » 09 Out 2015, 14:42

Ou segue a ideia de Metroid e Megaman, que em todo novo jogo a protagonista tem lá os equipamentos e... perde tudo.

Avatar do usuário
Ryuu Hayato
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Out 2015, 02:06

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Ryuu Hayato » 09 Out 2015, 16:41

Agradeço a resposta de vocês, de verdade. Achei bacana esta ideia de aumenta a escala de poder, vou conversar com o pessoal da mesa para ver o que podemos aderir. Se tiverem mais sugestões eu ficarei bastante animado.
Samurai, discípulo de Lin-Wu.

Wellame
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Mar 2014, 05:31

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Wellame » 10 Out 2015, 03:15

Também não gosto de níveis. Mas caso não queira utilizar as regras de escalas, o que eu acharia interessante na sua ideia era atrelar esse bônus ao total de pontos do personagem. 3D&T meio que tem "níveis": tem o Novato, o Lutador, o Campeão e a Lenda. Depois disso você pode ir criando novas títulos a cada tantos pontos de personagem (Fantástica, Épico, etc.), aí você atrelava os bônus das habilidades a estes "níveis".
Inclusive você poderia até mesclar isso com as escalas. Você poderia ter uma Lenda Ningen, um Lutador Sugoi e etc.

Avatar do usuário
Ryuu Hayato
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Out 2015, 02:06

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Ryuu Hayato » 13 Out 2015, 04:08

Estava vendo esta possibilidade de mesclar escala com estas pontuações padrões. Gostei muito da ideia, acho que isto vai dar um gás maior para as aventuras.
Samurai, discípulo de Lin-Wu.

Avatar do usuário
Vicente Pinto
Mensagens: 137
Registrado em: 10 Dez 2013, 22:28

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Vicente Pinto » 13 Out 2015, 09:45

Eu comecei a usar uma ideia de sistema de nível, levando em consideração a quantidade de pontos que os personagens são feitos.
Tipo, o básico seria 5 pontos (o que equivaleria a um personagem de nível 1) que são os personagens novatos. E a cada 2 pontos seria um nível. Acho que fica relativamente mais justo, e sem precisar quantificar em qual nível efetivamente um personagem está ;)
Aka Viko, no fórum antigo.
:D

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Sistema de níveis dentro do 3D&T Alpha

Mensagem por Shion » 06 Jan 2016, 20:37

Na verdade o sistema de escala é horrível para campanhas mais brandas, pois cada escala é um pulo enorme em comparação com a anterior. É completamente diferente dos níveis vistos em jogos, que se precisa de muitos para fazer uma diferença razoável e vão sendo conquistados aos poucos. O que acontece é que, na prática, conseguir 10PEs é o equivalente ao Level Up, afinal o personagem junta experiência e fica mais forte, seja comprando vantagens ou pontos nas características.

Agora se tu quer MESMO ter nível em 3D&T recomendo algo simples, tipo um bônus de +1 em algo além do 1Pt que o pergonagem compra com 10PEs. Parecido com o que tu postou mas bem menos. Ao invés de +1 em todas características, +1 em uma (e a partir do nível 5 podendo passar de 5); ao invés de +1 em todos bônus de vantagens/poderes, +1 em um à escolha do jogador. Assim a progressão pode ir bem mais longe, mais parecido com games normais (não, sem RPGs da NIS com Lv9999).
Imagem

Responder

Voltar para “3D&T”