Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games, com regras simples e rápidas.
Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Armageddon » 15 Nov 2015, 18:29

Esse tópico é voltado para criarmos uma errata do Manual do Aventureiro Alpha.

Boa parte dos erros já foram apontados no fórum antigo aqui da editora. Não há necessidade de trazer nenhum deles pra cá.
Vou, inclusive, catar todos e ir atualizando essa primeira mensagem do tópico aqui aos poucos.
Pra ficar organizado, vamos seguir esse formato que o Fellipe apontou na época:
Página: 31
Kit: Clérigo de Glórienn
Erro: Na Descrição do Kit: (...) Entretanto, após a queda de Lenórienn, seu culto ficou cada ver maior (...), o correto seria menor.
Evitem tirar dúvidas nesse tópico, exceto se estiver relacionado a algum erro do livro.
Combinado? =)
Imagem

Avatar do usuário
sakamuca
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jun 2015, 22:41

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por sakamuca » 16 Nov 2015, 11:39

Página: 80
Kit: Mestre Armeiro
Erro: Na Descrição do Kit: (...) Com talento especial para forjar armas (...) Ele fabrica suas próprias armas (...), com a compra do kit você não forja nada, não seria o caso de ter a exigência alquimista e 3 especializações de máquinas (assim mantendo o custo) e em uma das habilidades o mestre armeiro poder usar a magia permanência exclusivamente na fabricação? Como está, 2 das 3 habilidades não podem ser usadas pelo próprio kit, Já que usa a regra de item mágicos (p. 120 MA)
Página: 105
Kit: Shinobi
Erro: Nas exigências: (...)capacidade de lançar magias (...), A habilidade do kit 'magia demoníaca' te dá essa capacidade, ficou incoerente, ao que me parece a intenção é que o jogador compre a habilidade para ter essa capacidade, não seria o caso de tirar essa exigência ou tirar essa habilidade e colocar União com as trevas do kit elementalista das trevas (dando a entender que realmente precisa da exigência)
Página: 45
Kit: Discípulo do dragão / Escolhido de Hydora
Erro: Na Descrição do Kit: (...) Nesta forma você possui 3 ataques (...), o correto seria deixar explícito que os ataques são imprecisos.
Página: 93
Kit: Pistoleiro
Erro: Na Descrição do Kit: (...) O pistoleiro carrega consigo um grande número de pistolas (...), É dito no manual básico só pode usar armas de fogo com genialidade tornando o kit incoerente, pois não tem como exigência, o correto não seria ter genialidade e 3 especializações de máquinas (assim mantendo o custo)?
Página: 10, 96, 97 e 99
Kit: Amazona, Ranger, Ranger de Allihanna e Rei das Feras
Erro: Na Descrição dos Kits: (...) Companheiro animal: você recebe um Aliado que deve ter as seguintes vantagens e desvantagens (...), gerou ambiguidade, você ganha o aliado com essas características ou você deve ter que comprar? O correto seria (...) um aliado que ganha as seguintes (...)
Página: 24, 26 e 27
Kit: Cavaleiro, Cavaleiro da Morte e Cavaleiro dos Céus
Erro: Na Descrição da habilidade: (...) Aliado: seu aliado deve ser uma montaria com (...), mesmas ponderações dos kits acima /\.
Página: 67, 102 e 110
Kit: Impostor, Sedutor e vigarista
Erro: Na Descrição da habilidade: (...) Impostor: você sabe fingir habilidades que na verdade não tem. (...) entra em contradição com (...) para substituir um teste de qualquer outra perícia por um teste de Manipulação (...), pois de fato você realiza o teste verdadeiro e não 'fingi', o correto seria usar o texto de "Conhecimento de bardo" (...) sua vida de andanças (...), proponho que seja o mesmo texto, mas para impostor/vigarista seja "sua vida de trapaças" e no caso do sedutor "Sua vida de conquistas".
Página: 17
Kit: Bardo
Erro: Nas exigências: "artes, manipulação" o correto seria artes OU manipulação, não?
Página: 31
Kit:Clérigo de Glórienn
Erro: Na Descrição das habilidades: (...) Espada de Glórienn / Arco de Glórienn (...), a habilidade Elfo eleito já engloba essas, não seria melhor poupar texto usando o Elfo Eleito, a não ser que a intenção do autor seja de a habilidade ser mais fraca do que a de paladino, mesmo...
(ps: Eu já reli as 15 páginas da discussão no fórum antigo, esses erros eu não encontrei lá, caso eu tenha me enganado em algo eu edito o post, vlw gente)

Avatar do usuário
RVillefort
Mensagens: 17
Registrado em: 18 Dez 2014, 13:56
Localização: Varginha - MG
Contato:

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por RVillefort » 05 Jan 2016, 15:51

Página: 17
Kit: Bardo
Erro: Nas exigências: "artes, manipulação" o correto seria artes OU manipulação, não?
Dos outros casos não estou com o livro no momento para comentar, mas o do Bardo eu concordo com sua preposição, afinal Arauto da Tormenta exige Artes ou Manipulação e ambos são bardos (sendo que o Arauto é meio pirado e tal, só isso de diferença eu vejo... :P )
"Nada é eterno, perene, imutável. Tudo muda, tudo se transforma, mas nunca perde sua essência de ser!"
(R.Villefort, frase introdutória do meu Livro de Poesias, Lúcidas Alucinações)

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Armageddon » 06 Jan 2016, 10:42

No Bardo, sim, é Artes ou Manipulação e não ambos.

Prometo pegar caso a caso pra comentar, ok? Só não consegui tirar o tempo ainda.
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Aldenor » 20 Jan 2016, 18:32

Existe um pdf oficial com as erratas como tem o sistema TRPG?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Lord Seph » 20 Jan 2016, 18:51

Ainda não.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Armageddon » 01 Fev 2016, 19:36

Certo, vamos lá?

Kit: Mestre Armeiro: de fato, exigir Alquimista fica legal nesse kit. To pensando em rever Arma Escolhida pra deixar o texto um pouco menor e assim ganhar espaço em "Mestre das Armas" pra incluir a capacidade de lançar Permanência.

Shinobi: nesse caso, ignore a exigência do kit.

Discípulo do dragão / Escolhido de Hydora: certo, mas o kit explica que é apenas F e F+2, né? :roll:

Pistoleiro: faltou incluir Genialidade, de fato.

Amazona, Ranger, Ranger de Allihanna e Rei das Feras: se você disser que o Aliado "ganha" esses poderes, o jogador vai partir do pressuposto de que ele não precisa pagar por essas vantagens, o que não é o caso. A descrição nesse caso está certa. O que posso fazer pra deixar mais claro é dizer que "você recebe um Aliado que pode ser construído por você, mas que deve ter as seguintes vantagens e desvantagens" ...

Cavaleiro, Cavaleiro da Morte e Cavaleiro dos Céus: aproveitando que foram citados (acho que já está no fórum antigo, mas pra garantir) todos esses kits tem como exigência a especialização Montaria (de Animais). Falha nossa... :mrgreen:

Impostor, Sedutor e vigarista: o poder é um pouco diferente... No caso você simplesmente não pode realizar testes de Perícias que não possui. O Bardo "dá uma tapeada" e faz isso pagando 2 PMs. Esses kits fazem algo um pouco diferente, eles testam Manipulação pra convencer os outros de que fizeram algo. Por isso inclusive pagam menos PMs. Mas vou pensar nele com carinho, pode deixar.

Bardo eu já respondi acima, mas sim. É uma ou outra, não ambas.

Clérigo de Glórienn é isso mesmo, um clérigo ganha poderes mais modestos se comparado com o Paladino (ele precisa pagar um ponto adicional pra ter os mesmos benefícios). Em geral Paladinos tem exigências mais severas também.

Desculpa mesmo a demora. 8-)
Imagem

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Shion » 01 Fev 2016, 20:30

Tenho que dar uma olhada mas não lembro se todas as minhas dúvidas chegaram a ser respondidas DESTE post.
Imagem

Avatar do usuário
Armageddon
Moderador
Mensagens: 501
Registrado em: 07 Dez 2013, 17:22
Localização: Timbó, SC
Contato:

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por Armageddon » 01 Fev 2016, 21:11

Shion escreveu:Tenho que dar uma olhada mas não lembro se todas as minhas dúvidas chegaram a ser respondidas DESTE post.
Comecei a responder na época, parece que não terminei:
http://jamboeditora.com.br/forum_antigo ... 528#178528

Vou reler os pontos que você apontou. A maioria já marquei como pendência aqui na minha cópia. ;)
Imagem

Avatar do usuário
YuriCPS
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2016, 08:35
Localização: Campina Grande - PB

Re: Errata - Manual do Aventureiro Alpha

Mensagem por YuriCPS » 20 Out 2016, 08:50

Armageddon,

Teria como colocar na primeira postagem deste tópico o resumão de erratas do MAA? Eu vi as do fórum antigo também mas tem muitas que eram apenas erros nas interpretações!

Obrigado!

Responder

Voltar para “3D&T”