Anúncios, Erratas e Dúvidas

Entre em seu robô gigante e parta em direção à Constelação do Sabre, um império galáctico repleto de intriga e aventura!
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Alexandre Lancaster
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Alexandre Lancaster » 03 Out 2017, 12:04

Shion escreveu:Na desvantagem Incompetência o personagem pode pegá-la mais de uma vez para Especializações/Perícias diferentes?
Sim, mas da mesma forma que não é bom subestimar as perícias, não é bom pegar incompetências em excesso — ou seu personagem vai ser uma bomba ambulante! XD
Shion escreveu:E ele deve ter a Especialização/Perícia em questão? Se não, ele poderia comprar a desvantagem de -2 em uma perícia que outro aliado tenha, cobrindo a deficiência...
Não, não tem. Na verdade se ele tiver incompetência em uma perícia, é sinal de que não a domina.
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Shion
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Shion » 03 Out 2017, 12:45

É que na proporção atual, o personagem pode pegar várias vezes para uma Especialização e 'cobrir' uma perícia com vários -1's, o suficiente para atingir o limite de pontos por desvantagens e ganhando muito mais do que se pegasse para uma perícia completa, e ainda vai sobrar Especialização.

Por exemplo, tem 13 especializações em Artes indicadas no MB, mais outras em aberto. Isso é potencialmente -13 ou mais pontos com Incompetências de -1. Claro que um mestre pode ter o bom senso de barrar, mas talvez deixar mais difícil de abusar na regra original seja bom também. Tipo, na versão de -1 ser três ou quatro Especializações (já que 1pt compra três), talvez obrigatoriamente de perícias diferentes.
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Alexandre Lancaster
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Alexandre Lancaster » 03 Out 2017, 16:51

Shion escreveu:É que na proporção atual, o personagem pode pegar várias vezes para uma Especialização e 'cobrir' uma perícia com vários -1's, o suficiente para atingir o limite de pontos por desvantagens e ganhando muito mais do que se pegasse para uma perícia completa, e ainda vai sobrar Especialização.

Por exemplo, tem 13 especializações em Artes indicadas no MB, mais outras em aberto. Isso é potencialmente -13 ou mais pontos com Incompetências de -1. Claro que um mestre pode ter o bom senso de barrar, mas talvez deixar mais difícil de abusar na regra original seja bom também. Tipo, na versão de -1 ser três ou quatro Especializações (já que 1pt compra três), talvez obrigatoriamente de perícias diferentes.
É possível. Mas lembre que o mestre pode vetar abusos ou usá-los contra o personagem — como fazê-lo precisar produzir uma falsificação ou simplesmente dançar com uma garota (um crítico seria um constrangimento só, desses que todo mundo vai testemunhar). Um mestre sádico pode encontrar mil formas de explorar as incompetências do personagem.
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Wolfsbane
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Wolfsbane » 03 Out 2017, 17:57

Estamos nos organizando para começar a campanha de Belonave Supernova e surgiu uma dúvida que não encontrei no tópico, seguinte:

No poder Sincretismo do kit Habitante dos Mundos diz "...Você pode adquirir os poderes de outros kits sem
adquirir o kit propriamente dito. Contudo, ainda deve satisfazer as exigências de cada poder..."
, como não existe exigência nos poderes, então isso se refere a exigência do kit que se quer adquirir cada poder, certo?

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Shion
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Shion » 03 Out 2017, 19:52

Um mestre sádico vai encontrar mil formas de explorar até as competências do personagem :twisted:

Aquela noite no quarto com o grupo todo depois de uma feijoada é o terror pra quem tem Faro Aguçado :lol:
Wolfsbane escreveu:Estamos nos organizando para começar a campanha de Belonave Supernova e surgiu uma dúvida que não encontrei no tópico, seguinte:

No poder Sincretismo do kit Habitante dos Mundos diz "...Você pode adquirir os poderes de outros kits sem
adquirir o kit propriamente dito. Contudo, ainda deve satisfazer as exigências de cada poder..."
, como não existe exigência nos poderes, então isso se refere a exigência do kit que se quer adquirir cada poder, certo?
Acredito que é dos poderes mesmo. Alguns só funcionam ampliando alguma vantagem, que geralmente é exigência do kit, logo o personagem sem a mesma não pode ter seus benefícios. Como o Agente Secreto, que pede Dupla Identidade e um de seus poderes é "Dupla Identidade Aprimorada"; você não pode ter este poder se não comprar Dupla Identidade, mesmo que não precise ter o kit em si para ter o poder usando Sincretismo.
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Wolfsbane
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Wolfsbane » 03 Out 2017, 22:25

Shion escreveu:Acredito que é dos poderes mesmo. Alguns só funcionam ampliando alguma vantagem, que geralmente é exigência do kit, logo o personagem sem a mesma não pode ter seus benefícios. Como o Agente Secreto, que pede Dupla Identidade e um de seus poderes é "Dupla Identidade Aprimorada"; você não pode ter este poder se não comprar Dupla Identidade, mesmo que não precise ter o kit em si para ter o poder usando Sincretismo.
Então Shion, o lance é que como você mesmo disse, é uma exigência do kit, poderes não tem exigência. Se você quiser ser um Agente Secreto, para ter qualquer poder do kit você tem que ter a vantagem Dupla Identidade e a perícia Investigação, mesmo que não escolha o poder Dupla Identidade Aprimorada, não faz sentido o Habitante dos Mundos que na própria descrição do kit diz "Nunca de forma tão completa quanto alguém treinado, mas suficiente para garantir sua sobrevivência em certos casos extremos" ou seja, ele não poderia ter o poder pleno sem nem atender os requisitos mínimos e usar plenamente como alguém que é treinado para aquilo.

Pelo menos para mim, faz muito mais sentido que se você quer comprar uns quatros poderes de qualquer kit, você pelo menos atenda as exigências de cada kit. A vantagem tá em ao invés de pagar 2 pontos para ter outro kit e o poder, você pagar apenas 1 ponto pelo poder que quer (e tem parte do conhecimento daquela profissão).

Exemplo: Um jovem albuquerquiano que cresceu em uma fazenda sonhando em ser um grande duelista, ele nunca foi treinado em esgrima, mas de tanto treinar as escondidas e/ou observar duelos (talvez até lutando clandestinamente) ele acabou aprendendo uma coisinha ou outra. Daí o jogador tem o kit Habitante dos Mundos e quer comprar o poder Ataque Acrobático, se ele não tem a perícia Esportes como ele vai realizar o teste? H-3? E personagem iniciante? E se ele vai ter Esportes, porque não cumprir as outras exigências? Como Aliado Gigante ou Patrono, Técnica de Luta?

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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Shion » 04 Out 2017, 14:05

Primeiramente, enquanto a descrição ajuda, a parte mecânica é a única realmente importante, tanto nas vantagens quando nos kits.

"Porque não cumprir as outras exigências?"

Porque sai mais caro cumprir as exigências de outro kit quando tu pode pular elas e pegar apenas o que importa. Esse é um 'kit coringa', serve inclusive para quem já tem algum kit mas que tem carência em algum aspecto, seja dentro ou fora do seu mecha. Nada impede de o personagem ser um oficial no seu hussardo e ainda sim pegar o kit Habitante dos Mundos para ter acesso a outros poderes.
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Wolfsbane » 04 Out 2017, 14:25

Shion escreveu:Primeiramente, enquanto a descrição ajuda, a parte mecânica é a única realmente importante, tanto nas vantagens quando nos kits.

"Porque não cumprir as outras exigências?"

Porque sai mais caro cumprir as exigências de outro kit quando tu pode pular elas e pegar apenas o que importa. Esse é um 'kit coringa', serve inclusive para quem já tem algum kit mas que tem carência em algum aspecto, seja dentro ou fora do seu mecha. Nada impede de o personagem ser um oficial no seu hussardo e ainda sim pegar o kit Habitante dos Mundos para ter acesso a outros poderes.
A questão, pelo menos para mim, não é porque é mais barato, é que se não houver nenhuma exigência fica desequilíbrio pesado das regras. Você poderia até simular uma habilidade de qualquer kit que quiser, mas teria que ter condições de executar, no exemplo que falei acima, como o personagem pode simular um poder de Duelista se ele não tem nem a perícia Esporte?

E se não houvesse exigência não teria sido citado na descrição do kit, acho que só ficou mal escrito. Enfim, se for como você tá dizendo, evidentemente que seria só vetar na mesa (e nesse caso com certeza eu vou kkk), mas vou aguardar para ver se o Alexandre se manifesta aqui confirmando ou não.

Em todo caso, vlw, Shion!

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Alexandre Lancaster
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Alexandre Lancaster » 04 Out 2017, 14:34

Confirmando aqui, o Shion está correto. :)
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Re: Anúncios, Erratas e Dúvidas

Mensagem por Shion » 04 Out 2017, 14:52

Obrigado pela confirmação Lancaster.

No teu próprio exemplo, o poder do Duelista pede um teste Esportes para ser usado. Se ele não tem a perícia, ele não tem como usar o poder Acrobacia, que é uma exigência para o kit original. Ou seja, o kit que tem o poder pede que o personagem tenha o que é necessário para usar os seus poderes, mas alguém com Sincretismo ainda vai ter que comprar Esportes por conta para poder usar o poder, e é este tipo de caso que entra no texto "ainda deve satisfazer as exigências de cada poder". No meu exemplo do Agente Secreto, o poder Dupla Identidade Apromorada se refere à testes para ocultar a outra identidade do personagem, a da vantagem Dupla Identidade (que é exigência do kit original). Obviamente, se o personagem não tem uma segunda identidade o poder está fora do alcance dele.

E sim, fica desequilibrado quando abusado, mas é meio que um escape para que o jogador possa montar um kit de acordo com o que ele quer para o seu personagem. Se o jogador pesar a mão (eu mesmo fiz num PbF aqui recentemente mas era de acordo com a campanha) o mestre sempre pode barrar.

Agora imagina se tem algo que tu gostaria, seja uma combinação de poderes ou algum poder específico que não faz parte dos kits disponíveis (seja pela pontuação ou por limitação da campanha) e não tem nenhum kit ou tu teria que comprar um segundo kit e pagar por suas exigências e isso se tornar inviável?

O Habitante dos Mundos entra nesse 'buraco', tapando ele de forma simples. Eu gostaria que demais cenários tivessem uma resposta simples dessas, porém é de acordo já que tanto Tormenta quanto Mega City tem kits bem mais roubados e, se combinados, o estrago seria ainda maior.
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