Personagens para Mega City

Na Cidade das Cidades, super-heróis, lutadores, robôs, vampiros e agentes secretos andam lado a lado — e a aventura nunca termina!
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Shion » 04 Abr 2022, 15:39

Asa Noturna escreveu:
01 Abr 2022, 12:12
A vantagem te fornece 1 item, mas não encontrei proibição para comprar a vantagem mais de uma vez.
Por exemplo, este meu ninja comprou duas vezes a vantagem, uma para Armadura, outra para a Espada. Estaria errado pelas regras oficiais?
Obrigado.
A não ser que a vantagem diga que tu pode comprar ela mais de uma vez, tu não pode. É como dizer que Aceleração não diz que não pode ser comprada de novo, por exemplo. Por isso mesmo que a vantagem Equipamento te dá mais pontos que o normal por pagar mais pontos na vantagem comparado com a outra opção, Aliado. O incentivo é, além de mais pontos (claro), uma maior flexibilidade pra montar mais de um item com a pontuação total do Equipamento.
Imagem

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Asa Noturna » 05 Abr 2022, 09:30

Entendi. Revendo o Manual percebi que, de fato, vantagens como Aliado e Parceiro trazem no seu custo "1 ponto cada", e isto não consta em Equipamento, dando a interpretação que você explanou. Terei de retificar meu ninja.
Só acho que o seu exemplo (Aceleração) é inadequado, pois certas vantagens por seu próprio conceito impedem que se compre mais de uma vez. Mas, por exemplo, Ataque Especial também não traz esta informação. O que impediria o personagem de ter dois Ataques Especiais diferentes, um para Força e outro para Poder de Fogo?

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Shion » 15 Abr 2022, 13:29

Tecnicamente, a grande maioria das vantagens poderiam ser cumulativas se fosse permitida a compra mais de uma vez. Aceleração poderia dar um movimento extra a cada 'nivel' da compra (mais o bônus na H), Torcida poderia acumular mais bônus/redutores, Resistência à Magia poderia dar mais bônus... e nas que não tem bônus numérico poderiam reduzir o custo em PMs ou aumentar um passo em seu benefício de alguma forma (como Voo, aumentando mais e mais a velocidade de voo por exemplo).

Acho que isso sobre o AE é algo que foi retificado em livros posteriories, como Mega City mesmo. Tem aquele kit do Torneio das Sombras (do Lutador Tradicional) que permite comprar vários Ataques Especiais sem pagar o ponto base, só o das melhorias. Mas a princípio não podia, seja por erro ou por escolha do autor; como tu falou, quando pode comprar mais diz 'x pontos cada'.
Imagem

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Asa Noturna » 18 Abr 2022, 09:58

"Tecnicamente, a grande maioria das vantagens poderiam ser cumulativas se fosse permitida a compra mais de uma vez (...)".
Entendi. Neste caso estaríamos fazendo com que as vantagens tivessem graduações, aumentando bônus/benefícios conforme os pontos gastos, algo que a princípio não é permitido nas regras.
Depois da sua resposta fui revisar as fichas e, de fato, como eu fiz antes estava gerando um desequilíbrio. O ninja com dois Equipamentos estava "mais apelão". Comprar Equipamento e dividir os pontos/uso equilibra mais.
O que "me pega" é que (salvo engano) não temos uma desvantagem/restrição para representar os poderes quando eles não estão transformados. Por exemplo, quero fazer um similar ao Lion Man. Temos a vantagem única Licantropo, mas nenhuma das opções dela simula a transformação do Dan Shimaru. Optei por Forma Alternativa deixando a forma humana com pontos a menos, para simular ser menos poderoso do que na forma de leão.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Shion » 19 Abr 2022, 13:37

Tem uma vantagem chamada "Transformação de Batalha" que salvo engano apareceu em duas matérias na DB (uma delas foi a #128). Basicamente, é uma Forma Alternativa mais forte mas que custa PM/turno pra manter. Tu pode pagar mais pontos pra aumentar a pontuação dessa transformação e ela pode ter desvantagens próprias também. Não duvido que ela entre no 3DeTV como vantagem base.
Imagem

Avatar do usuário
sasukerdg
Mensagens: 361
Registrado em: 08 Mar 2016, 17:38

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por sasukerdg » 28 Abr 2022, 10:15

Você sempre pode usar a desvantagem Maldição também. Algo como:

Maldição da Transformação (-2 pontos): você só possui todos os seus pontos de personagem quando transformado. na forma base você possui no máximo 2 pontos de personagem. Se transformar na versão completa custa uma ação.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Asa Noturna » 02 Mai 2022, 11:50

É uma alternativa, mas estaríamos "desvirtuando" a desvantagem. Afinal, se o personagem pode controlar a condição/transformação, não é bem uma maldição, certo?
Sei lá, pode ser só semântica, mas gosto de usar as vantagens/desvantagens dentro do que se propõem em suas descrições. Uma desvantagem tipo "Perda de Poder" (como a do MM 2ª Edição, sabe?) seria o ideal.
De qualquer forma, valeu a dica. Em último caso, sempre dá para fazer só com os atributos (o sistema já parte do pressuposto que corresponde ao máximo do personagem) e poucas vantagens, aplicando penalidades nas cenas em que os jogadores tentarem algo sem suas transformações/itens, ou eu quiser complicar para eles. Inclusive, acho que o novo 3D&T vai ser nessa pegada, trabalhar mais o conceito e menos vantagens/mecânicas, como era o jogo lá atrás.
Abraço.
Editado pela última vez por Asa Noturna em 02 Mai 2022, 18:29, em um total de 1 vez.

Asa Noturna
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2022, 10:59

Re: Personagens para Mega City

Mensagem por Asa Noturna » 02 Mai 2022, 13:55

Shion escreveu:
19 Abr 2022, 13:37
Tem uma vantagem chamada "Transformação de Batalha" que salvo engano apareceu em duas matérias na DB (uma delas foi a #128). Basicamente, é uma Forma Alternativa mais forte mas que custa PM/turno pra manter. Tu pode pagar mais pontos pra aumentar a pontuação dessa transformação e ela pode ter desvantagens próprias também. Não duvido que ela entre no 3DeTV como vantagem base.
Muito obrigado pelas dicas. Abraço.

Responder

Voltar para “Mega City”