Celestiais em 3D&T
Enviado: 14 Jun 2016, 19:58
Confesso que os Anjos de MC não me deixaram muito satisfeito. A opinião do Andrew meio que veio ao encontro da minha, e consolidou minha vontade fazer algo diferente. Resolvi pegar ideias que vi em Trevas com o Anjo: A Salvação e criar algo próprio para o sistema.
Meu plano é rolar um futuro PBF de anjos, se houver interesse, mas antes quero consolidar bem as regras. Espero que possam me ajudar.
Meu plano é rolar um futuro PBF de anjos, se houver interesse, mas antes quero consolidar bem as regras. Espero que possam me ajudar.
Ao Cair da Noite 3D&T: Guerra pela Salvação
ÍNDICE
Palavras
Coro
JARDINS & CIDADES HISTÓRIA CELESTIALKITS
- O Princípio dos Tempos
- Os Sete Príncipes
- A Revolta de Lúcifer
- A Era Antiga
- Roma e a Segunda Guerra
- A Era das Trevas
- A Terceira Guerra
- Renascimento, Grandes Navegações e Revoluções
- A Quarta Guerra
- O Século XX
ORDENS CELESTIAIS
- Agente Secreto
- Atirador de Elite
- Comandante
- Mago
- Médico
- Monge de Meru
- Negociador
- Soldado
- Sobrevivencialista
- Hisma'il
- Vigias
Então, começar pela VU em si. Celestial é basicamente uma adaptação do Anjo de MC (que é uma adaptação do Anjo do MB). Esta VU foi feita pensando em um cenário específico, ela não "dialoga" com outros cenários (como Tormenta ou Mega City), e por isso não pode ser pensada com eles em mente.
CELESTIAIS (3 pontos)
Os Celestiais (também conhecidos pela cultura cristã como “anjos”) são almas humanas escolhidas por espíritos superiores conhecidos como Guardiões. Eles servem à Luz, uma força pura do bem, e combatem os agentes das Trevas, a força oposta. Assim como ocorre entre mortais, os celestiais não têm como claro se a Luz é um ser consciente ou não – mas a maioria dos celestiais oram à Luz, tratando-a como uma divindade, de acordo com a cultura original de cada um
Celestiais iniciantes são feitos com 10 pontos de personagem, com no máximo -5 em Desvantagens, mas três pontos são comprometidos com a VU. Todos partilham de algumas características em comum, sem pagar ou receber pontos por elas:
Arena Celestial. O Éden é a terra nativa dos celestiais, e eles são mais poderosos nela. Recebem a Vantagem Arena (Éden) gratuitamente. Esta Vantagem também se manifesta em Nodos Celestiais (veja abaixo).
Boa Fama. Guardiões da humanidade, celestiais gozam de enorme prestígio entre os mortais – mas precisam se manter ocultos.
Código de Honra (Celestiais). Os celestiais precisam observar certa conduta, virtudes associadas à sua condição divina. Veja mais abaixo, em As Leis do Éden.
Fisiologia Divina. Celestiais são muito resistentes. Sempre que faz um Teste de Morte, o celestial só considera os resultados de 1 a 3. A exceção é se o Celestial for Decapitado ou seu corpo for destruído. Veja Morte e Obliteração para mais detalhes. Adicionalmente, celestiais não precisam respirar, comer, beber ou dormir (embora precisem descansar para restaurar PVs e PMs), embora possam fazê-lo por hábito ou prazer. Apesar disso, seus corpos celestes simulam vida, e qualquer exame para detectar funções vitais irá detectar atividade normal e regular (sempre regular, independente do momento).
Mandato Celestial. Celestiais são seres divinos. Ser um Celestial substitui Clericato e Paladino como Exigência para qualquer kit ou magia.
Natureza Sagrada. Entre mortais e outras criaturas sobrenaturais, celestiais são ordenados a esconderem sua verdadeira natureza. Quando a revelam, todos que puderem vê-la (menos infernais e outros celestiais) precisam ser bem-sucedidos num teste de R+1 ou sofrem os efeitos da magia Fascinação (Manual 3D&T Alpha, página 95). Revelar sua natureza divina não tem custo para os celestiais.
Natureza Espiritual. Celestiais são almas com simulacros de corpos. Todos recebem a Vantagem Xamã (MB, pg. 39), mas sem Sentido Especial (Ver o Invisível).
Ressurreição. Celestiais são imortais. Uma vez mortos, seus corpos se desfazem totalmente, deixando somente seus objetos para trás. Ele irá ressuscitar no Éden, em seu Jardim natal. O tempo para isso ocorrer varia — de 30 dias a 1.000 anos, de acordo com o mestre. A única forma de destruir um celestial permanentemente é através da Obliteração (veja abaixo). Celestiais nunca podem comprar a Vantagem Imortal.
Voo. Todos os anjos têm asas e podem voar, recebendo a Vantagem Voo (Manual 3D&T Alpha, página 39). As asas normalmente permanecem ocultas – sempre que são abertas, ativam a Natureza Sagrada.
Palavra. Todo celestial possui uma Palavra, que define suas as principais habilidades e poderes. Veja em Palavras.
Coro. Esta característica define a posição do personagem na hierarquia celeste. Só há quatro Coros: Anjos, Arcanjos, Serafins e Príncipes. Cada um corresponde a uma escala (Ningen, Sugoi, Kiodai e Kami).
Jardim. O Éden está organizado em Jardins, semiplanos conectados entre si. Cada Celestial ou Alma Pura renasce em um Jardim, e recebe alguns benefícios por isso. Os maiores Jardins do Éden são as Cidades, que são na verdade complexos de Jardins fortemente conectados entre si por características em comum. Cada Jardim fornece uma Vantagem Regional. Veja mais abaixo, na seção Jardins.
AS LEIS DO ÉDEN (CÓDIGO DE HONRA)
Celestiais devem seguir um conjunto específico de regras – quebrar estas regras traz consequências, que vão de simples advertência verbal até a Queda ou mesmo Obliteração (em casos muito extremos).
Celestiais assume o Código de Honra dos Heróis, sem receber pontos por isso. Nem todos os celestiais se envolvem em missões de campo – uma parte inclusive nem costuma abandonar o Éden, envolvidos em missões próprias, administrativas ou estratégicas, como pesquisa. Alguns simplesmente estão “dando um tempo”, pois ninguém é obrigado a realmente abandonar o Éden e tentar salvar o mundo. Ás vezes é preciso “tirar férias”, mesmo que estas durem décadas. O Éden acredita em livre-arbítrio e que o bem deve fluir naturalmente e não ser imposto. Mas de todo celestial que ouve um pedido de ajuda ou se encontra diante de um inimigo é esperado que siga estas regras.
Segundo, celestiais devem preservar o Segredo, a real natureza dos celestiais e seus mistérios. A maioria dos mortais apenas acredita em forças superiores, sem prova disso, e o Éden acha melhor que seja assim, pois não há Fé na certeza, e a Fé é a ferramenta mais poderosa dos fracos contra as ameaças das Trevas.
Alguns magos humanos e criaturas sobrenaturais (além dos demônios) sabem sobre os celestiais, mas não conhecem seus segredos – tratando-os conforme sua própria cultura. Estas pessoas podem realizar ritos mágicos (conhecidos como Teurgia) para invocar celestiais e até controla-los (algo raro e difícil, mas possível). É fundamental manter o Segredo diante destes perigosos indivíduos. Há exceções, entretanto – alguns ganham a confiança do Éden e adquirem mais conhecimento sobre a estrutura do Paraíso. Mesmo assim este conhecimento deve ser filtrado, principalmente para proteger estas pessoas (e os celestiais) de vilões que poderiam tentar obter estas informações à força.
Celestiais devem respeitar os outros. Devem respeito a seus pares, seus superiores, seus inferiores e também àqueles que estão sob sua proteção. Um celestial deve ser cordato. Por isso também, celestiais não devem lutar entre si.
Celestiais não devem traficar com o Inferno ou negociar com Infernais – salvo sob a permissão de um superior, que se responsabiliza por isso.
Por último, é preciso respeitar o livre arbítrio das pessoas. O Éden reúne almas egressas de todas as culturas e épocas, pessoas com visões de mundo completamente discordantes a princípio, mas que através do contato com outros povos, e pela própria influência poderosa da Luz, acabam se adaptando a uma sociedade cosmopolita e multiétnica. No Éden, há sociedades completamente diferentes do imaginado. Há aquelas que na Terra foram extintas, e que aqui evoluíram por caminhos inesperados. E há culturas novas, inexistentes no mundo terreno, que só poderiam surgir neste lugar, neste ambiente. E há utopias. Muitas utopias. A chave para a sobrevivência de tantos modos de vida e visões de mundo é o respeito ao caminho de cada um. Mesmo os mais conservadores e tradicionalistas entre os celestiais entendem isso. Pelo menos a maioria. Alguns têm mais dificuldade, e ou se isolam, adotando um modo de vida eremita, ou, pior, Caem.
MORTE E OBLITERAÇÃO
Celestiais e Infernais (demônios) são imortais e difíceis de matar. Sempre que é reduzido a 0 PVs, um celestial só recebe os efeitos de 1 a 3. Somente castigo contínuo pode realmente matar um celestial desse modo – no caso de um segundo teste, este é rolado normalmente.
Decapitação também pode causar este efeito – no caso, um celestial decapitado também faz um Teste de Morte normal. O mesmo ocorre se o corpo for destruído (mergulhado em ácido, metal fundido, ou simplesmente picado em pedaços).
Quando destruídos, seus corpos desaparecem, deixando roupas e equipamentos para trás. Eles renascem em seus planos natais (Éden ou Inferno), após algum tempo.
A única forma de realmente destruir um destes seres (ou qualquer alma, como fantasmas, por exemplo) é pela Obliteração.
Para obliterar uma alma, é preciso reduzir a entidade (celestial, infernal, fantasma, alma pura, condenado, etc.) a 0 PVs, e esta precisa falhar em um Teste de Morte normal, seja por sofrer Decapitação, destruição do corpo ou Castigo Contínuo. Neste momento o “corpo espiritual” do ser se desfaz, e sua essência parte para se reformar em outro lugar. Então, uma entidade ativa (somente celestiais e infernais podem fazer isso de modo natural) que esteja próxima pode tentar capturar a essência e destruí-la. Para isso, deve se concentrar por um turno inteiro e fazer um teste de Resistência. O alvo também tem direito a um teste de Resistência para tentar evitar o efeito. Se um falha e o outro é bem sucedido, este último vence; se os dois falham ou são bem sucedidos, aquele que tem a Característica mais alta vence. Se o agressor tiver sucesso, a alma é destruída, e não pode mais ser ressuscitada. Se não, a essência escapa, e pode ressuscitar depois. Durante este turno o agressor está Indefeso e se sofrer qualquer dano, a concentração é perdida e a essência escapa.
Existe uma magia que pode fazer isso, mas é conhecida por poucos, felizmente – a maioria nem sabe que essa possibilidade é real, e a Obliteração é um segredo guardado em um acordo não-verbal e não-escrito entre Éden e Inferno. Somente os soldados principais da Guerra Pela Salvação conhecem este trunfo.