Dúvidas e Discussão de Regras

Na Cidade das Cidades, super-heróis, lutadores, robôs, vampiros e agentes secretos andam lado a lado — e a aventura nunca termina!
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Shion » 24 Mar 2019, 17:55

Sobre os Gundam, não esqueça que as regras mais atuais sobre mecha não são no manual base, e sim no BLE, onde eles são Sugoi em sua maioria.

E NPCs podem ser feitos com tantos pontos se quiser. Tu pode fazer um Tony Stark com 10 pontos ou com 350, isso não faz diferença pra ele. Se for usar Mega City como base basta ver que lá mesmo tem um NPC baseado no IronMan e ele usa Equipamento ao invés de Aliado.

Se eu fizer o Hulk Ningem com F6 e a maioria dos outros personagens com níveis normais que o livro sugere (com caracteristicas entre 0 e 2 provavelmente), um Hulk com F6 estaria de acordo, e nesse caso uma Hulkbuster com F5~6 seria o suficiente já pra fazer frente.

Não entendi a tua colocação sobre o kit do Hulk, afinal isso é só de uma adaptação, e já tiveram pelo menos umas três oficiais em 3D&T. E nada impede de fazer algo diferente também, elas não são o único molde a se seguir, e sim a idéia de uma pessoa a respeito.

E por fim, sim o sistema tem tentado se distanciar de números altos, mas isso de nenhuma forma quer dizer que é proibido ou impossível, pelo contrário já que eles dão as regras pra ser usar os mesmos. No MB eles mostram os efeitos até de PdF1000! No TA eles dão efeitos sobre-heroicos para características até 30 também, e olha que TA tenta ser mais pé no chão que o MB, uma característica ir de 29 pra 30 já custa 10pts. Então seria falacioso afirmar que isso não está previsto nos livros.
Imagem

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 24 Mar 2019, 22:24

Shion escreveu:
24 Mar 2019, 17:55
Sobre os Gundam, não esqueça que as regras mais atuais sobre mecha não são no manual base, e sim no BLE, onde eles são Sugoi em sua maioria.

E NPCs podem ser feitos com tantos pontos se quiser. Tu pode fazer um Tony Stark com 10 pontos ou com 350, isso não faz diferença pra ele. Se for usar Mega City como base basta ver que lá mesmo tem um NPC baseado no IronMan e ele usa Equipamento ao invés de Aliado.

Se eu fizer o Hulk Ningem com F6 e a maioria dos outros personagens com níveis normais que o livro sugere (com caracteristicas entre 0 e 2 provavelmente), um Hulk com F6 estaria de acordo, e nesse caso uma Hulkbuster com F5~6 seria o suficiente já pra fazer frente.

Não entendi a tua colocação sobre o kit do Hulk, afinal isso é só de uma adaptação, e já tiveram pelo menos umas três oficiais em 3D&T. E nada impede de fazer algo diferente também, elas não são o único molde a se seguir, e sim a idéia de uma pessoa a respeito.

E por fim, sim o sistema tem tentado se distanciar de números altos, mas isso de nenhuma forma quer dizer que é proibido ou impossível, pelo contrário já que eles dão as regras pra ser usar os mesmos. No MB eles mostram os efeitos até de PdF1000! No TA eles dão efeitos sobre-heroicos para características até 30 também, e olha que TA tenta ser mais pé no chão que o MB, uma característica ir de 29 pra 30 já custa 10pts. Então seria falacioso afirmar que isso não está previsto nos livros.
Novamente eu citei os mecha funcionando dentro da mecânicas do cenário de Mega city pois a dúvida exposta e os kits exemplos citados são os de Mega City. Então eu levo em conta as mecânicas lançadas dentro dos livros oficiais do cenário e do Sistema(Manual 3D&T Alpha Básico , Manual 3D&T Alpha-Mega City , Manual do Aventureiro de Mega City e Manual do Defensor Alpha) outras regras podem ser retiradas e repostas e adicionadas de outros livros mas a base
"curricular" para referências oficiais devam ser as do livros acima já que englobam as regras OFICIAIS do cenário

Sobre o NPC ,sim o Bélico usa equipamento mas como eu já havia dito antes , a comparação era entre entre o
Mecha-Aliado (Hulkbuster) e o Equipamento com dano gigante(Canhão de Prótons) ,Com relação aos kits , sim eu citei os kits pois são o que mais se aproximam de uma adaptação mecânica , Todo mestre têm o livre direito de decidir o que é melhor para si e para seu grupo de jogo , entretanto já sabemos que o Universo de 3det tem Cenários Oficiais cada um com suas regras e mecânicas distintas. o que funciona em BLE é dentro do cenário de BLE eo que funciona em TA funciona em TA .

Agora sobre ser falacioso sobre chegar até tais níveis em diversas campanhas :

Se você chegar a uma impressionante F10 e quiser
elevá-la para F11 ou mais, agora pagará 30 PEs por cada
aumento. Com F15, pagará 50 PEs para cada novo aumento.
E chegando a F20, isso quer dizer que você passa a pagar
pesados 100 PEs por cada aumento seguinte (e também quer
dizer que talvez você esteja jogando demais...).

Manual 3D&T Alpha Básico Edição Revisada página 126.

Mas sei lá talvez eu só esteja falando demais mesmo :D

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Shion » 25 Mar 2019, 20:13

O que estou tentado dizer é que, não existe nada preto no branco sobre uma única forma 'correta' de se usar as regras. Pode-se perfeitamente usar características em valores esdrúxulos bem como se pode usar elas em níveis baixos e se aproveitar das regras de escala para fazer a diferença de poder entre duas entidades dentro da mesa.

Nada impede de se usar qualquer das duas formas em qualquer cenário, mesmo que se mude a regra apresentada já. Por exemplo, tu poderia pegar um livro como TA e ao invés de usar escalas simplesmente considera que um personagem Sugoi vai ao invés disso ter +5 em todas características, um Kiodai vai ter +10 e assim por diante. E não só o próprio TA dá regras pra usar características em tais níveis elevados como o MB vai ainda mais longe, onde tu iria normalmente precisar de um zilhão de pontos pra chegar, mas está lá.

No Mega City nem se usam escalas diferentes no geral, só em uns dois trechos isso é citado. Um sobre 'Equipamentos Ningen', que no fim só deixa mais confuso ainda, pois não diz se é possível comprar Equipamentos de escala superior sem ser de uma escala superior ou outra forma que não seja só o tamanho, o que NÃO acontece com Aliado por exemplo (uma gororoba de regra), onde pra isso é usado Aliado Gigante. O segundo é um poder de Anjo pra ter Movimento em uma escala superior. IMO isso é ruim, já que por 1pt o personagem Ningen pode comprar uma estação espacial como Equipamento de escala Kiodai ou Kami...

O Absoluto tem lá F, R, A e PdF todos 11, e poderia simplesmente ser um pesonagem Sugoi ao invés disso. Ou o Otto Oettinger, que tem um Equipamento de 14pts com F11 e A11, onde teria sido o melhor lugar pra mostrar um Equipamento de escala superior de tamanho menor (estilo um Aliado Gigante que é um traje de combate).

Tem precedentes nas fontes do sistema (games, mangás e animês) onde o grupo enfrenta inimigos MUITO mais fortes o tempo todo e só com todos em sincronia se vence e ganha um monte de EXP de uma só vez, o que pode ser feito com uma modificação simples em como os PEs são dados, sem limite por aventura e podendo chegar a mais de 10PEs por personagem a cada luta. Com isso é possível chegar em características altas mais facilmente. Apesar de que, na minha opinião, quando jogos estilo Diablo 3 chegam em danos e stats tão grandes que passam das centenas de bilhões é exagero já...

Cada caso é um caso, cada mesa é uma mesa, e desde que o resultado seja satisfatório nada impede de fazer como achar melhor.
Imagem

Responder

Voltar para “Mega City”