Dúvidas e Discussão de Regras

Na Cidade das Cidades, super-heróis, lutadores, robôs, vampiros e agentes secretos andam lado a lado — e a aventura nunca termina!
Avatar do usuário
Chapéu Preto
Mensagens: 266
Registrado em: 17 Fev 2014, 10:37

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Chapéu Preto » 17 Fev 2016, 14:07

Alguém poderia me explicar como funciona o sistema de "Cenas"?
Bando do Chapéu Preto:
All dead.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 17 Fev 2016, 14:18

Sempre interpretei como fosse rodadas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por the ga » 17 Fev 2016, 14:29

Você é um mestre muito cruel, Seph. :lol:

Uma cena é um pedaço fechado de história. Literalmente como se fosse uma cena de uma série ou filme. Cada combate é uma cena, assim como perseguições, diálogos, etc. Geralmente quando se muda de local ou hora, uma cena acaba e começa outra. A duração varia, mas se tratando da mesma situação no mesmo local e no mesmo tempo, é a mesma cena.

Avatar do usuário
Chapéu Preto
Mensagens: 266
Registrado em: 17 Fev 2014, 10:37

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Chapéu Preto » 17 Fev 2016, 14:50

O domínio da água é tipo membros elásticos? Dá para atacar usando a força que ganha através dos PMS?


Ou seja, uma luta dentro do covil do vilão é uma cena. Se o vilão fugir para o lado de fora e continuar a luta, é outra cena. Certo?
Bando do Chapéu Preto:
All dead.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por the ga » 17 Fev 2016, 15:26

Domínio da Água funciona como Força Mágica, então acho que usaria as mesmas regras pra atacar (F do poder + 1d).

A definição de cena é bem frouxa, pra falar a verdade. Não costuma gerar problemas para a estrutura de um roteiro, mas no RPG surgem casos assim.

No seu exemplo, a cena continuaria a mesma (é o mesmo combate, na prática). Se o vilão escapasse de verdade, se tornaria outra cena para os heróis que ficam. Geralmente se fala em sequências de ação, porque elas costumam passar por vários lugares (perseguições, por exemplo), ou ter partes cortadas (começa luta, corta para outra coisa, volta para a luta no meio).

É mais útil pensar em termos de blocos de história. A invasão da casa de um nobre pode ser uma cena só, mesmo que envolva passar pelos muros, jardins e por dentro da casa até o objetivo (a menos que algo a interrompa, como uma luta. Em geral combates são contados como cenas em si mesmos, mesmo que sejam curtos). Assim como viajar através de uma região (o que demora várias horas), simplesmente porque é o mesmo evento acontecendo. Não sei se estou sendo claro, pra falar a verdade.

Avatar do usuário
Padre Judas
Mensagens: 9075
Registrado em: 13 Dez 2013, 16:44
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Padre Judas » 17 Fev 2016, 18:21

the ga escreveu:Uma cena é um pedaço fechado de história. Literalmente como se fosse uma cena de uma série ou filme. Cada combate é uma cena, assim como perseguições, diálogos, etc. Geralmente quando se muda de local ou hora, uma cena acaba e começa outra. A duração varia, mas se tratando da mesma situação no mesmo local e no mesmo tempo, é a mesma cena.
Só uma correção, the ga, cena é um termo que surge em RPGs narrativos (especificamente Storyteller - talvez outro RPG já tenha usado o termo antes, mas desconheço). No V:aM isso fica mais claro:
Vampiro: A Máscara 3ª Edição, pg. 190 escreveu:Cena: Como as divisões básicas das peças de teatro ou filmes, uma cena é um período compacto de ação e interação entre os personagens, que ocorre em um determinado local. Pode ser o ataque a uma capela dos Tremere ou uma conversa ao luar num banco de praça. Pode haver tantos turnos numa cena quantos forem necessários (pode ser que nem existam turnos na cena, se ela consistir apenas de diálogos e da interpretação dos personagens).
Dentro de uma cena podem haver perseguições, combates, tudo em sequência. De fato, tecnicamente, daria pra rolar uma aventura inteira com somente uma cena. Aventuras "dungeon crawler" normalmente só envolvem uma cena, que começa quando os aventureiros entram na masmorra, e termina quando eles derrotam o último desafio e retornam à cidade.
BAÚ DO JUDAS
JUDASVERSO

Alexander: Witch Slayer [Kaito_Sensei]
Dahllila: Relíquias de Brachian [John Lessard, TRPG]
Jonz: Tormenta do Rei da Tempestade [John Lessard, D&D5E]
Syrion: Playtest T20 [Aquila]
Takaharu Kumoeda: Crônicas do IdJ [Aquila]
Yellow: Defensores de Mega City [John Lessard]

Avatar do usuário
Chapéu Preto
Mensagens: 266
Registrado em: 17 Fev 2014, 10:37

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Chapéu Preto » 22 Fev 2016, 11:03

Domínio da gravidade : Gastando 2 Pms equivale a 1 de Força.
Se eu quiser colocar 10 em F normalmente eu gastaria 20 PMs. Utilizando a vantagem do senhor da energia

Senhor da Energia: Controle da Energia - Você gasta 2 pms a menos com o domínio escolhido.


Com esta vantagem do Kit, se eu quiser colocar 10 em F eu gastaria 18 pms ou 10 Pms?
Bando do Chapéu Preto:
All dead.

Avatar do usuário
the ga
Mensagens: 3164
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:34

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por the ga » 22 Fev 2016, 11:10

18 PMs. O desconto é aplicado ao custo total.

Avatar do usuário
Chapéu Preto
Mensagens: 266
Registrado em: 17 Fev 2014, 10:37

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Chapéu Preto » 22 Fev 2016, 15:39

Caramba, não é uma vantagem meio inútil?

Mudando de assunto agora. Como funciona os Equipamentos? Eles podem comprar até super poderes? Não é muito forte se comparado há outras vantagens? Mesmo tendo sua limitação de número de usos, se o player for calculista, fica bem overpower.

Um dos garotos ficou em dúvida de fazer um Sniper Super Herói ou um Senhor da Energia Gravidade. O Sniper pareceu amplamente superior em relação ao DPS, era para ser assim mesmo? Gravidade e Senhor da Energia mais suporte?
Bando do Chapéu Preto:
All dead.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 22 Fev 2016, 15:52

Para mim são uma das coisas mais inúteis. A única vantagem é poder mudar tudo depois que acaba a munição.

O problema dos poderes é que muitas vezes eles são custosos para efeitos fracos.

Por mim o custo em PMs seria reduzido a metade e botava a Vantagem Super Poder de Volta.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Mega City”