Dúvidas e Discussão de Regras

Na Cidade das Cidades, super-heróis, lutadores, robôs, vampiros e agentes secretos andam lado a lado — e a aventura nunca termina!
Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Shion » 14 Fev 2019, 19:32

Concordo. E também acho que seria legal ter essa opção, mas eu sinceramente acho que ir direto pro Aliago Gigante ao invés de Equipamento seria melhor, pois você pode acabar sem cargas no Equipamento e aí o personagem cai de escala e se ferra. E ambos custariam a mesma coisa afinal, só muda que um precisa de Parceiro à parte e o outro não.
Imagem

Avatar do usuário
VorteX001
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Out 2018, 01:10

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por VorteX001 » 14 Fev 2019, 20:31

Shion escreveu:
14 Fev 2019, 19:32
Concordo. E também acho que seria legal ter essa opção, mas eu sinceramente acho que ir direto pro Aliago Gigante ao invés de Equipamento seria melhor, pois você pode acabar sem cargas no Equipamento e aí o personagem cai de escala e se ferra. E ambos custariam a mesma coisa afinal, só muda que um precisa de Parceiro à parte e o outro não.
Teoricamente sim. Mas tem casos que o Kit obriga a pegar Equipamento ao invés de Aliado, por exemplo Super Sentai e Piloto de Mecha. Ai complica um pouco, pois pegar os dois cria uma dinâmica inviável/dispendiosa.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Shion » 15 Fev 2019, 03:20

VorteX001 escreveu:
14 Fev 2019, 20:31
Teoricamente sim. Mas tem casos que o Kit obriga a pegar Equipamento ao invés de Aliado, por exemplo Super Sentai e Piloto de Mecha. Ai complica um pouco, pois pegar os dois cria uma dinâmica inviável/dispendiosa.
As vantagens foram feitas com finalidades diferentes. No caso de Equipamento é mais algo na linha da antiga Arma Especial, mas mais acessível, já que as armas mágicas tomaram um rumo distinto de efeitos únicos e afins. É algo mais prático e descartável, com mais limitações.

Piloto de Mecha não pede Equipamento, e sim 'Aliado Mecha', que é basicamente o Aliado normal (mas com algumas caracteristicas específicas pra não acabar virando outra coisa talvez? não que faça muita diferença) justamente por ser algo duradouro, que o personagem pode usar o tempo todo. Cada uma das duas vantagens tem suas atribuições, não dá pra querer que ambas façam a mesma coisa, se não nem precisaria das duas.

Lembre-se também que tais vantagens adicionam UM MONTE de pontos na ficha do personagem, não vejo como o custo para ter ambos seria um problema se um simples ponto em Equipamento vai te dar no mínimo quatro de volta (em um pesonagem de 5pts). Um personagem com ambos vai gastar pontos em H e R apenas, já que F/PdF/A vão ser dados pelas fichas exras, bem como quaisquer vantagens de ataque que ele precise, como Ataque Especial.
Imagem

Avatar do usuário
VorteX001
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Out 2018, 01:10

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por VorteX001 » 15 Fev 2019, 10:35

Shion escreveu:
15 Fev 2019, 03:20
VorteX001 escreveu:
14 Fev 2019, 20:31
Teoricamente sim. Mas tem casos que o Kit obriga a pegar Equipamento ao invés de Aliado, por exemplo Super Sentai e Piloto de Mecha. Ai complica um pouco, pois pegar os dois cria uma dinâmica inviável/dispendiosa.
As vantagens foram feitas com finalidades diferentes. No caso de Equipamento é mais algo na linha da antiga Arma Especial, mas mais acessível, já que as armas mágicas tomaram um rumo distinto de efeitos únicos e afins. É algo mais prático e descartável, com mais limitações.

Piloto de Mecha não pede Equipamento, e sim 'Aliado Mecha', que é basicamente o Aliado normal (mas com algumas caracteristicas específicas pra não acabar virando outra coisa talvez? não que faça muita diferença) justamente por ser algo duradouro, que o personagem pode usar o tempo todo. Cada uma das duas vantagens tem suas atribuições, não dá pra querer que ambas façam a mesma coisa, se não nem precisaria das duas.

Lembre-se também que tais vantagens adicionam UM MONTE de pontos na ficha do personagem, não vejo como o custo para ter ambos seria um problema se um simples ponto em Equipamento vai te dar no mínimo quatro de volta (em um pesonagem de 5pts). Um personagem com ambos vai gastar pontos em H e R apenas, já que F/PdF/A vão ser dados pelas fichas exras, bem como quaisquer vantagens de ataque que ele precise, como Ataque Especial.
Certo. Realmente me confundi com a questão do Piloto de Mecha. De resto é isso por enquanto...

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 22 Mar 2019, 20:44

Creio eu que devido a lógica do cenário e sistema(que é altamente influenciado por animes !) Aliados gigantes são considerados personagens ,vide Gundam Wing que seria um aliado gigante em escala Kiodai , Macross a nave que na realidade é uma espécie de Forte-Planeta-Espaçonave em escala Kami, os Labors em patlabor que são trajes de combate em escala sugoi . Ou o própio Mach 5 de speed racer ... Estes construtos são mais do que simples equipamentos , são personagens que movimentam a trama do jogo . Já por exemplo os misseis utilizados pelos Gundam ( que seriam equipamentos em escala kiodai) são equipamentos . Outra idéia seria a blindagem do Mach-5 ( um equipamento de armadura ) ou o Projetor de saltos( um equipamento com o super poder salto) seriam os equipamentos em escala sugoi.

Um equipamento jamais pode ser considerado de escala superior sem o seu possuidor ser da própria escala .
Outro exemplo a hulkbuster , ela definitivamente não é um equipamento é um personagem utilizado pelo Tony Stark .
Já o Canhão de Prótons (um equipamento com a vantagem Ataque Especial: Dano gigante) seria o equipamento em si.

Na minha opinião tudo que for utilitário mas não move a trama pode ser considerado Equipamento.
Mas tudo que move a trama de jogo é considerado um personagem ...

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 22 Mar 2019, 21:04

VorteX001 escreveu:
14 Fev 2019, 20:31
Shion escreveu:
14 Fev 2019, 19:32
Concordo. E também acho que seria legal ter essa opção, mas eu sinceramente acho que ir direto pro Aliago Gigante ao invés de Equipamento seria melhor, pois você pode acabar sem cargas no Equipamento e aí o personagem cai de escala e se ferra. E ambos custariam a mesma coisa afinal, só muda que um precisa de Parceiro à parte e o outro não.
Teoricamente sim. Mas tem casos que o Kit obriga a pegar Equipamento ao invés de Aliado, por exemplo Super Sentai e Piloto de Mecha. Ai complica um pouco, pois pegar os dois cria uma dinâmica inviável/dispendiosa.
Como eu disse acima , vou usar ambos kits e vantagens como exemplo , um Power Ranger .. Que é um piloto de mecha e super sentai , um ranger tem um Traje de Morfação(equipamento com bonus em A,R, Pvs Extras) um Sabre de Combate(equipamento com bonus em F , e Ataque especial) e uma Pistola Laser( equipamento com bonus em PdF e Ataque especial) tudo isso é utilitário , mas o Mecha (Aliado Gigante) ele move totalmente a trama você necessita dele para movimentar a trama da parada entende ?

Outro exemplo você pode tentar por uma inteligência artificial como a Sexta Feira do Tony Stark é uma parada(equipamento com genialidade e perícias)
Mas se você quiser a Cortana do Halo(uma Aliada construto com o kit Oráculo que talvez tenha o Implemento Corpo de Luz com um restrição de poder onde só pode se manifestar holograficamente) que movimenta a trama e inclusive chega a amar o Master chief é outra coisa.

Avatar do usuário
Shion
Mensagens: 3114
Registrado em: 11 Dez 2013, 05:13
Localização: Forno Alegre

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por Shion » 22 Mar 2019, 21:05

Discordo de algumas comparações, pois eles só precisam fazer sentido dentro do próprio cenário. Um Gundam poderia perfeitamente ser Sugoi, já que tudo seria Sugoi junto, mas com o seu rifle tendo um Ataque Especial Dano Gigante (como é na adaptação antiga da DB); em Patlabor eles poderiam ser Sugoi sim mas levando em conta que as pessoas são 'normais' (características 0~1) eles poderiam simplesmente ter muitos pontos e continuar sendo Ningen. A escala da Macross dependeria da escala do resto dentro do cenário também, que poderia ir de Ningem mas com características extremamente altas (se os mechas também forem Ningen) a até Kami+ (se isso a deixar acima dos mechas, que nesse caso seriam Kiodai ou Kami).

O mesmo pra Hulkbuster, pode apenas ser um equipamento Ningem com tantos pontos que é considerado uma escala acima por puro poder, pontos de sobra que o Tony tinha ao fazer o traje. Lembre-se que uma característica 10 Ningen já faz testes e rolagens como se fosse Sugoi.
Imagem

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 22 Mar 2019, 21:09

VorteX001 escreveu:
14 Fev 2019, 20:31
Shion escreveu:
14 Fev 2019, 19:32
Concordo. E também acho que seria legal ter essa opção, mas eu sinceramente acho que ir direto pro Aliago Gigante ao invés de Equipamento seria melhor, pois você pode acabar sem cargas no Equipamento e aí o personagem cai de escala e se ferra. E ambos custariam a mesma coisa afinal, só muda que um precisa de Parceiro à parte e o outro não.
Teoricamente sim. Mas tem casos que o Kit obriga a pegar Equipamento ao invés de Aliado, por exemplo Super Sentai e Piloto de Mecha. Ai complica um pouco, pois pegar os dois cria uma dinâmica inviável/dispendiosa.
Bem eu tbm acho o seguinte . O mecha pode ser usado sem parceiro vc só vai utilizar as regras de comando de aliado , é algo simples . Aliado e Parceiro são para personagens que possuem uma espécie de assimetria neural, emocional e etc ...

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 24 Mar 2019, 01:03

Shion escreveu:
22 Mar 2019, 21:05
Discordo de algumas comparações, pois eles só precisam fazer sentido dentro do próprio cenário. Um Gundam poderia perfeitamente ser Sugoi, já que tudo seria Sugoi junto, mas com o seu rifle tendo um Ataque Especial Dano Gigante (como é na adaptação antiga da DB); em Patlabor eles poderiam ser Sugoi sim mas levando em conta que as pessoas são 'normais' (características 0~1) eles poderiam simplesmente ter muitos pontos e continuar sendo Ningen. A escala da Macross dependeria da escala do resto dentro do cenário também, que poderia ir de Ningem mas com características extremamente altas (se os mechas também forem Ningen) a até Kami+ (se isso a deixar acima dos mechas, que nesse caso seriam Kiodai ou Kami).

O mesmo pra Hulkbuster, pode apenas ser um equipamento Ningem com tantos pontos que é considerado uma escala acima por puro poder, pontos de sobra que o Tony tinha ao fazer o traje. Lembre-se que uma característica 10 Ningen já faz testes e rolagens como se fosse Sugoi.
Bem lembrando que ultimamente 3det Alpha não prioriza personagens com uma pontuação exorbitante mente alta , equipamentos construidos com pontuação inicial não podem ultrapassar o limite de características iniciais em 5 ,e novamente em Gundam creio que eles não seriam sugoi devido ao tamanho deles. as escalas de poder para equipamento segundo o Manual Alpha(que é a versão mais atualizada) os mechas são previamente nivelados pela escala tendo em base o tamanho dele (Manual 3det Alpha página 127) ,agora sim tudo sempre depende do cenário e do mestre ... Mas em um cenário como Mega City que é o que está sendo citado acima eu creio que esse argumento não se aplica.
3D&T por mais OP que seja elenão lida com cálculos de atributos hiper altos ,vide os NPCs heróis e vilões prontos de Mega City ,com a exceção do Absoluto que na época ainda não existia os Kits(como Alien Amigo) e nem regras para atingir escalas superiores .
E para finalizar não acredito que a Hulkbuster seja um equipamento com pontuações elevadíssimas, Tony Stark teria que ter MUITOS PE somente investidos em equipamento , fora a quantidade de PMs (isso se ele tiver o poder de kit Arsenal concedido pelo Humano Uniformizado) para remanejar os pontos do traje(que eu acredito que ele tenha o kit Encouraçado) para um equipamento MAIOR COM TANTOS PONTOS CAPAZ DE FAZER Frente ao HULK(Um personagem com kit Titânico) !!! bem é mais plausível a compra de um aliado gigante com um kit do que um equipamento com tantos pontos , em termos mecânicos de aventura seria meio inviável já que é cerca de 5PE por aventura bem sucedida
.

RonaldCosta
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Mar 2019, 08:57

Re: Dúvidas e Discussão de Regras

Mensagem por RonaldCosta » 24 Mar 2019, 01:03

Shion escreveu:
22 Mar 2019, 21:05
Discordo de algumas comparações, pois eles só precisam fazer sentido dentro do próprio cenário. Um Gundam poderia perfeitamente ser Sugoi, já que tudo seria Sugoi junto, mas com o seu rifle tendo um Ataque Especial Dano Gigante (como é na adaptação antiga da DB); em Patlabor eles poderiam ser Sugoi sim mas levando em conta que as pessoas são 'normais' (características 0~1) eles poderiam simplesmente ter muitos pontos e continuar sendo Ningen. A escala da Macross dependeria da escala do resto dentro do cenário também, que poderia ir de Ningem mas com características extremamente altas (se os mechas também forem Ningen) a até Kami+ (se isso a deixar acima dos mechas, que nesse caso seriam Kiodai ou Kami).

O mesmo pra Hulkbuster, pode apenas ser um equipamento Ningem com tantos pontos que é considerado uma escala acima por puro poder, pontos de sobra que o Tony tinha ao fazer o traje. Lembre-se que uma característica 10 Ningen já faz testes e rolagens como se fosse Sugoi.
Bem lembrando que ultimamente 3det Alpha não prioriza personagens com uma pontuação exorbitante mente alta , equipamentos construidos com pontuação inicial não podem ultrapassar o limite de características iniciais em 5 ,e novamente em Gundam creio que eles não seriam sugoi devido ao tamanho deles. as escalas de poder para equipamento segundo o Manual Alpha(que é a versão mais atualizada) os mechas são previamente nivelados pela escala tendo em base o tamanho dele (Manual 3det Alpha página 127) ,agora sim tudo sempre depende do cenário e do mestre ... Mas em um cenário como Mega City que é o que está sendo citado acima eu creio que esse argumento não se aplica.
3D&T por mais OP que seja ele não procura lidar com cálculos de atributos hiper altos ,vide os NPCs heróis e vilões prontos de Mega City ,com a exceção do Absoluto que na época ainda não havia sido lançado o Manual do Aventureiro de Mega City com kits e nem regras para atingir escalas superiores .

E para finalizar não acredito que a Hulkbuster seja um equipamento com pontuações elevadíssimas, Tony Stark teria que ter MUITOS PE somente investidos em equipamento , fora a quantidade de PMs (isso se ele tiver o poder de kit Arsenal concedido pelo Humano Uniformizado) para remanejar os pontos do traje(que eu acredito que ele tenha o kit Encouraçado) para um equipamento MAIOR COM TANTOS PONTOS CAPAZ DE FAZER Frente ao HULK(Um personagem com kit Titânico) !!! bem é mais plausível a compra de um aliado gigante com um kit do que um equipamento com tantos pontos , em termos mecânicos de aventura seria meio inviável já que é cerca de 5PE por aventura bem sucedida.

Responder

Voltar para “Mega City”