Qual a diferença entre Defesa e Salvamento de Resistencia ?

Um RPG com super-poderes! Mutantes & Malfeitores é o jogo ideal para campanhas modernas e de super-heróis.
keven42cezanni
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Jan 2017, 18:50

Qual a diferença entre Defesa e Salvamento de Resistencia ?

Mensagem por keven42cezanni » 02 Jan 2017, 19:00

Eu já li o livro - Mutantes e Malfeitores 2a edição - e reli algumas partes e não entendi ainda como funciona o sistema de combate, principalmente quando devo usar a 'defesa' ou 'salvamento de resistencia' em um ataque contra mim... Alguém poderia me ajudar ? Obrigado ^^

Avatar do usuário
Thiago Flores
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2017, 09:59
Localização: Campinas SP.

Re: Qual a diferença entre Defesa e Salvamento de Resistenci

Mensagem por Thiago Flores » 26 Jan 2017, 12:14

Olá Kevem,

Recentemente eu adquiri todos os livros do RPG Mutantes & Malfeitores (não consegui ler todos ainda kkkk) e eu também estou relendo o Módulo Básico pois algumas coisas não ficaram claras, mas quanto a esta parte consegui entender bem, então vamos lá.

Começamos com a definição:
- O valor de DEFESA determina a CD a qual o personagem precisa vencer para acertar um golpe em seu adversário;
- A jogada de SALVAMENTO DE RESISTÊNCIA, é usada quando um personagem é atingido pelo golpe do adversário, para determinar o quanto será reduzido do DANO causado pelo ataque. Veja o exemplo abaixo:

- Simeon saca a sua espada começa uma luta contra um adversário Orc (DEF 15), e em sua jogada de ataque rola o D20 e tem um resultado "18", sendo bem sucedido pois superou a CD 15 determinada pela defesa do Orc;
- O dano que Simeon com sua espada é de +4 (+3 pela espada e +1 por sua FOR12), logo a CD da jogada de Salvamento de Resistência do Orc deve ser igual ou superior a 19 (CD básica 15 + bônus de Dano do ataque com a espada +4);
- Desta forma o mestre rola o D20 e tem um resultado "3", um péssimo resultado que somado ao bônus de +4 de Salvamento de Resistência do Orc, obtém o resultado 7;
- O DANO que o Orc levou é 19-7=12 ("19" é o dano de Simeon,e "7" o resultado da jogada de Salvamento de Resistência do Orc);
- Segundo a Tabela de Jogada de Salvamento de Resistência (M&M - Módulo Básico, pág. 163) uma falha por 10 ou mais acarreta a condição de "Atordoado + Abatido" registrado na Tabela de Dano (ficha de personagem) do Orc.

Espero ter ajudado em esclarecer esta dúvida, abraxxx!

keven42cezanni
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Jan 2017, 18:50

Re: Qual a diferença entre Defesa e Salvamento de Resistenci

Mensagem por keven42cezanni » 01 Fev 2017, 11:03

Ajudou sim, muito obrigado, esclareceu minha duvida =D

Trancado

Voltar para “Mutantes & Malfeitores”